Notícias

O vereador Chico Kiko (PSB) anunciou, na reunião plenária desta segunda-feira (20), que a Prefeitura do Recife investirá ao longo de seis anos R$ 500 milhões de reais na macrodrenagem do Rio Tejipió, com recurso do ProMorar. Com essa iniciativa, segundo o parlamentar, serão beneficiados os bairros do Ipsep, Barro, Areias, Imbiribeira e as comunidades ribeirinhas de Jardim Uchôa. “A obra do Parque Alagável, entre o Ipsep e Areias, inclusive, já começou. O parque vai armazenar a água do Rio Tejipió, evitando, desse jeito, o alagamento que sempre ocorre naquela região”, disse.

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 3/2024, de sua autoria, que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a “atividade da pesca do marisco e do sururu”. A matéria legislativa, que chegou ao plenário com pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (20).

O vereador Luiz Eustáquio debateu o requerimento número 4282/2024, de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PP), dirigindo indicação à presidência da Autarquia de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), para autorizar a realização do serviço de recuperação de paralelo na Rua Arca de Noé, bairro Brejo da Guabiraba, Zona Norte. O requerimento foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (20).

O vereador Osmar Ricardo (PT) cobrou da Prefeitura do Recife a retirada das famílias que residem em palafitas sobre o canal de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife. Além desse tema, abordado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (20), ele também fez críticas à gestão a respeito do funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) instaladas no âmbito do município.

Uma reunião solene em homenagem ao 25º aniversário da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi realizada, na manhã desta sexta-feira (17), no plenário da Casa de José Mariano, por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). “Essa iniciativa merece ser celebrada e a Comissão reconhecida pela sua história, impacto e compromisso com os valores fundamentais dos direitos humanos”. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu o evento.

Conhecido pelo trabalho de radialista e jornalista, destacando-se atualmente no Comando das Manhãs da Rádio CBN, ao lado de Geraldo Freire, o sertanejo Wagner Gomes recebeu o Título de Cidadão do Recife na noite desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB). Como o parlamentar está licenciado, quem o representou na solenidade, foi o líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vereador Rinaldo Junior. A honraria foi concedia porque o homenageado, de acordo com a justificativa, tem “vasto e louvável currículo acadêmico” e também porque “se tornou conhecido na Capital Pernambucana pela sua experiência profissional”.

A maternidade atípica – isto é, o desempenho do papel de mãe de pessoas com deficiência ou neurodivergência – foi alvo de uma celebração promovida na Câmara do Recife nesta quinta-feira (16). A solenidade, promovida por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL), reuniu e homenageou diversas mães atípicas no plenário do Poder Legislativo. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu o evento.

Na manhã desta quinta-feira (16), servidores da Câmara Municipal do Recife puderam acompanhar o primeiro dia do curso Improbidade Administrativa e Poder Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo. A atividade ocorreu no plenarinho da Casa e foi ministrada pelo professor Arthur Nébias, doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na manhã desta quinta-feira (16), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por meio de videoconferência, para analisar 13 projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Destes, um teve pedido de vistas e os demais foram aprovados. O vereador Zé Neto (PSB), presidente do colegiado, conduziu o encontro que contou com a participação de Rinaldo Junior (PSB), Michele Collins (PP) e Samuel Salazar (MDB).

Três pessoas podem ser consideradas referência de luta pelas mesmas causas, no Recife, como o combate ao racismo, às injustiças sociais e a defesa de uma vida mais digna para quem vive em situação de vulnerabilidade. Uma é a advogada negra Maria Guadalupe Freitas de Oliveira Silva, importante líder nos movimentos de luta por moradia do município. A segunda, a vereadora Elaine Cristina (PSOL), também ativista das lutas comunitárias e feminista, que na noite desta quarta-feira (15) realizou reunião solene para conceder a Guadalupe Freitas a maior comenda para mulheres por parte do Legislativo Municipal. A terceira, é Olegária Mariano, que dá nome à medalha de mérito entregue às personalidades femininas que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.