Autor da lei que criou o Dia Municipal do Fonoaudiólogo, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (12) para comemorar a data pela primeira vez. O objetivo foi chamar a atenção para a importância desse profissional que cuida da saúde da comunicação e é indicado para o tratamento da voz, fala, audição, linguagem escrita e oral. Durante a solenidade, 37 foram destacados para receber um diploma, simbolizando uma categoria que foi regulamentada em 9 de dezembro de 1981 e que trabalha na área da saúde, da educação, da pedagogia e também junto à pessoas com dificuldades na leitura e na escrita.
Entre janeiro e novembro de 2023, Pernambuco registrou mais de 47 mil casos de violência familiar e doméstica contra as mulheres, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Defesa Social. Para repercutir esse número e cobrar do Governo do Estado medidas de prevenção, proteção e repressão, a vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (12).
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu uma visita que fez ao Posto de Saúde da Família Irmã Denise, no Alto José do Pinho, na Zona Norte da cidade, e reclamou da falta de medicamentos na unidade de saúde. O parlamentar também teceu críticas à forma como a festa de revéillon será realizada no palco da orla do Polo Pina, na Zona Sul. Os assuntos foram levados à tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária desta terça-feira (12).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) debateu dois assuntos na tribuna, nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife: a colocação de um ecoponto no Campo do Café, localizado na Linha do Tiro, e a importância da continuação de investimentos à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Os requisitos para ser beneficiário do programa da Tarifa Social da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foram destacados pelo vereador Samuel Salazar (MDB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12). Segundo ele, há uma grande dificuldade de as famílias aderirem ao benefício social, dada a média de consumo estabelecida pela Compesa e o consumo mínimo de água indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “É impossível que qualquer família consiga acesso a esse benefício”, apontou.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12), o vereador Felipe Alecrim (PSC) falou sobre o projeto Gabinete na Rua, que é desenvolvido por ele, com apoio de sua equipe, e que tem o objetivo de visitar as comunidades e abordar os problemas urbanos que a população enfrenta, visando uma solução administrativa. “Essa é uma das nossas missões como vereador, que é ouvir o povo e fazer as cobranças dessas demandas junto à Prefeitura do Recife”, disse.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) fez um apelo à Prefeitura do Recife para que atenda requerimentos de sua autoria que pedem sobretudo a requalificação de asfalto de ruas de comunidades da Zona Norte. “Reforço o pedido para que a Prefeitura do Recife faça a execução dos nossos requerimentos. Eu só quero que eles sejam atendidos para o bem-estar da população recifense”, disse.
Para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, os alunos do quarto período do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (12). Eles foram recebidos pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), terceiro vice-presidente, que falou da rotina da Casa de José Mariano, das atividades parlamentares e dos projetos que interferem na vida da população. Na visita, os estudantes foram mediados por representantes da ONG Embaixada Politize, que estimula o estudo da educação política de jovens.
Com um trabalho dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência através da promoção da inclusão, quebra de barreiras e construção de uma sociedade mais justa e equitativa, 32 organizações foram homenageadas nesta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). “A reivindicação de direitos a partir da organização popular trouxe uma série de avanços para nossa legislação, como, por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, a inclusão de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial nos estabelecimentos de ensino que possibilitam desenhar um caminho mais inclusivo e justo para essas pessoas”, disse.
O desabastecimento de água nas áreas periféricas do Recife foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), nesta segunda-feira (11), no plenarinho. “O propósito é de reunir representantes do poder público, órgãos reguladores, especialistas em gestão hídrica e, principalmente, os moradores das áreas impactadas”, justificou o parlamentar.