Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), o Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo 2ª edição foi lançado durante reunião pública realizada na manhã desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife. O Glossário, que foi elaborado com a colaboração de várias pessoas idosas, é uma iniciativa na luta contra o preconceito pelo avanço da idade e na promoção do respeito e valorização das pessoas idosas. Ele apresenta expressões que reforçam o idadismo e como ele pode ser combatido. "O manual também serve como uma ferramenta educativa para sensibilizar a sociedade sobre o idadismo e para educar as pessoas sobre a importância da valorização e respeito às pessoas", disse.
Na manhã desta quarta-feira (11), o vereador Rinaldo Junior (PSB) realizou uma audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, visando discutir um projeto em elaboração, de sua autoria, sobre as creches noturnas. A proposição, de acordo com o parlamentar, atenderia a demanda de famílias que apresentam atividades profissionais ou acadêmicas comprovadas no horário da noite, além de poder acolher crianças em situação de vulnerabilidade social.
Em homenagem “aos escritores que orgulham Pernambuco”, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife na noite desta terça-feira (10), quando fez a entrega de certificados a 66 autores e autoras do Estado, em “reconhecimento às suas memoráveis obras”. Ao justificar a realização do evento, o parlamentar disse que “o escritor é aquele que se dedica profissionalmente a fazer arte, usando como matéria-prima a língua, o texto, a inspiração e muita criatividade”. A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
Instituída em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência – ainda não é integralmente cumprida pelos estabelecimentos de ensino particular. Para discutir como solucionar esse problema no Recife, a Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (10) uma audiência pública sobre o tema. O debate, realizado por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT) no plenarinho da Casa de José Mariano, reuniu ativistas e representantes da rede particular, da categoria dos professores, e de órgãos do poder público.
A maior comenda destinada exclusivamente a mulheres no Recife, a Medalha de Mérito Olegária Mariano, foi entregue na tarde desta terça-feira (10) a Maria Eduarda Fernandes, por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SDD). Maria Eduarda é um exemplo de voluntariado. Seu trabalho individual inspirou a criação do Instituto Vizinhos Solidários, que atende a mais de 20 comunidades no Grande Recife. Com sua equipe, já distribuiu mais de 800 mil marmitas e mensalmente fornece 2.510 cestas básicas para as famílias necessitadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
A adoção de uma cartilha virtual sobre sinais de abuso em crianças e adolescentes a ser publicada no site da Secretaria de Educação do Município do Recife foi vista como medida positiva e, por isso, aprovada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara Municipal. O colegiado se reuniu na tarde desta terça-feira (10), quando aprovou o projeto de lei Ordinária (PLO) número 204/2023, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que agora precisa da aprovação do plenário. Além desse, outros cinco projetos de lei Ordinária, um projeto de lei do Executivo (PLE) e três projetos de decreto legislativo (PDL) também foram aprovados.
O censo da população em situação de rua no Recife e políticas públicas voltadas para estas pessoas – foram os assuntos debatidos em audiência pública realizada na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (9). A iniciativa do debate partiu do vereador Paulo Muniz (SD) e contou com explanações da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (10), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez destaque ao projeto de lei número 196/2023, de sua autoria, que institui a “Semana da Gastronomia do Recife”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “Que a gente possa celebrar, fomentar, dar ênfase e visibilidade às delícias que nós temos na nossa cidade”. A proposição foi aprovada em primeira discussão.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (10) o requerimento nº 11.243/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que solicita à Prefeitura que o Carnaval de 2024 tenha como homenageada a artista Lia de Itamaracá. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para defender a proposta e lembrou que a cirandeira completa 80 anos no ano que vem.
O vereador Osmar Ricardo (PT) afirmou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), que as decisões políticas do Partido dos Trabalhadores, do qual ele faz parte, devem ser debatidas internamente. “Nós, que somos dirigentes partidários, precisamos parar de mandar recado na política. Ela se constrói e é debatida internamente no partido”, disse.