Notícias

Na volta do feriadão, a Câmara Municipal do Recife votará cinco projetos de lei na reunião ordinária desta segunda-feira, 16, entre os quais dois que serão avaliados em discussão única, dois serão apreciados em segunda votação e mais um, em primeira. Esse último diz respeito à aprovação do substitutivo número dois, de autoria da relatoria da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, ao projeto de lei 50/2015, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que altera a lei que versa sobe o Conselho Municipal de Política sobre o Álcool e outras Drogas.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), decidiu juntamente com a Comissão Executiva, encerrar o expediente da Casa de José Mariano às 13h desta quarta-feira, 11, suspendendo a reunião plenária e as demais reuniões de Comissões agendadas para a tarde. A decisão foi tomada considerando os protestos que ocorrem desde a manhã em vários pontos da cidade, mas que convergiram para a ocupação do pátio externo da Câmara, tendo em vista a sua localização e importância emblemática para a reverberação dos movimentos sociais.

“O embaixador é a autoridade pública que representa e defende os valores e interesses de uma nação”, e é com esse argumento que a vereadora Ana Lúcia (PRB) justificou a homenagem que fez hoje, 10, na Câmara do Recife a cinco alunos de escolas públicas da cidade previamente selecionados por meio de uma redação e de um vídeo abordando “as atrações turísticas de meu bairro”. Os vencedores que vão ocupar o cargo de Embaixadores do Turismo são os jovens alunos Maria Eduarda Nascimento, da RPA 5; Fernando Santos da Silva, RPA 3; Clebson Pereira da Silva, RPA 5; Robson Silva da Paixão, RPA 4 e Stefany Silva, RPA 2.

Uma obra no bairro do Ibura motivou questionamentos por parte do vereador Rinaldo Junior (PRB) na tarde desta terça-feira (10), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. De acordo com o vereador, a Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPA-E) da avenida Dois Rios deveria ter sido concluída em abril de 2015. Segundo o parlamentar, mais de R$ 3,5 milhões já foram repassados à empresa responsável pela construção.

Para debater com secretários do Estado e do município questões relativas à segurança, especialmente o Pacto pela Vida estadual e municipal. O vereador Almir Fernando (PCdoB) solicitou, através de requerimento, o Plenarinho da Câmara do Recife, dia 23 de novembro. O parlamentar comentou que vai convidar o secretário de Defesa Social e o de Segurança Cidadã.

“Fico muito feliz por comemorar esse dia, ainda mais porque fui o primeiro guarda da cidade do Recife. Temos lutado pela nossa categoria e aqui, nessa Casa, todos os meus pares tem apoiado muitas causas, como a aprovação da lei que permite a entrada gratuita desses servidores em estádios de futebol, teatros e cinemas”, relatou o vereador Ricardo Cruz (PPS), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (10).

Na manhã desta terça-feira (10), Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, uma reunião no Centro de Referência Clarice Lispector discutiu políticas de prevenção a esse tipo de violência no Recife. O encontro contou com a presença de vereadoras do município – uma delas, a vereadora Michele Collins (PP), subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta tarde para repercutir o tema.

Na última sexta-feira (6), uma reunião pública realizada na Câmara do Recife intitulada ‘Cada Vida Importa’ discutiu segurança pública e políticas voltadas para o problema da violência. A iniciativa do evento foi do vereador Ivan Moraes (PSOL), que subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (9) para repercutir o debate feito na ocasião.

“Precisamos refletir sobre o que significa ser herói no Brasil. O que vemos por aí, são jogadores de futebol e ganhadores de reality show sendo intitulados por atos de heroísmo que não convém. Atitudes como da professora Helen de Abreu Silva Batista, de 43 anos, que morreu salvando crianças de um incêndio criminoso em uma creche, na cidade de Janaúba, em Minas Gerais, é que figura, de fato, uma ato heroico”, enfatizou o vereador Renato Antunes (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (09).

O Balé Popular do Recife, que este ano completa 40 anos de existência, recebeu voto de aplauso da Câmara do Recife proposto pela vereadora Ana Lúcia (PRB), com a unanimidade dos presentes em plenário na tarde desta segunda-feira 09. Além do voto, a parlamentar vai propor um projeto de lei tornando o grupo Patrimônio Imaterial do Recife.