Repercutir ações sociais realizadas no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (11). O parlamentar salientou seu apoio para iniciativas que visam melhorar as condições econômicas e o bem estar da comunidade.
Mais uma vez, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) pediu que seja proibida a comercialização do cachimbo narguilé a menores de 18 anos no Recife. Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (11), ela falou sobre os males causados pelo uso do narguilé e defendeu o projeto de lei, de sua autoria, que aborda o assunto em questão.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (11) o projeto de lei do Executivo nº 53/2017, que visa adequar a lei do Sistema Municipal de Unidades Protegidas do Recife. Antes da votação, o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna para pedir que o projeto fosse retirado de pauta para ser analisado pelo Conselho da Cidade – que, segundo ele, deveria ter sido consultado antes que o projeto fosse enviado ao Poder Legislativo.
Na tarde desta segunda-feira, 11, o vereador Marco Aurélio (PRTB) subiu à tribuna para lembrar a passagem do Dia do Engenheiro Civil. A data surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Câmara do Recife realizou nesta segunda-feira (11) sua última reunião de trabalho de 2017. Na ocasião, o grupo – que é presidido pela vereadora Michele Collins (PP) – recebeu entidades e discutiu pareceres a projetos de lei em tramitação na Casa de José Mariano. Também participou do encontro o vereador Ivan Moraes (PSOL), integrante da comissão.
A vereadora Aline Mariano realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 11, para discutir sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. Ela partiu do princípio de que a Política Nacional Sobre Drogas, em vigor desde 2005, propõe uma abordagem menos centrada na repressão e, do ponto de vista clínico, na abstenção do uso de drogas. O único profissional previsto no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos para atuação na área é o Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, cujas bases curriculares da formação foram aprovadas em 2002, mesmo assim a profissão não está regulamentada pelo Ministério da Educação e o curso encontra-se fechado em todo o País.
Com temperatura média em torno de 30ºC o Recife é uma cidade tropical que precisa de árvores e sombra em suas ruas, onde grande parte da população se desloca a pé. Há dados garantindo que apesar de manter altas temperaturas, cerca de 5 mil árvores foram derrubadas, sem replantio, de 2013 para os dias atuais. Com o objetivo de debater a questão da arborização urbana, o vereador Jayme Asfora (PMDB) promoveu, nesta quinta-feira (7), audiência pública sobre o tema no plenarinho da Câmara Municipal. “A arborização da cidade é um fato de imensa importância para garantir uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos”, comentou.
O presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, vereador Rodrigo Coutinho (SD), informou durante reunião do colegiado, 06, na sala das Comissões da Câmara de Recife, que vai convidar o presidente da URB, João Alberto, extensivo ao presidente do Instituto Pelópidas Silveira e o Secretário de Planejamento, para debater no seio da Comissão o destino do terreno do Aeroclube. O debate sobre a área vem se intensificando em torno de que será construído ali um habitacional, parque ou projeto misto que contemple os dois equipamentos. Caso o convite seja aceito, a reunião deverá se dar na segunda-feira, 11.
Na tarde desta quarta-feira (06), durante reunião plenária, a vereadora Natália de Menudo (PSB) repercutiu a inauguração da Rua José Moreira Reis, no bairro da Mustardinha, que recebeu calçamento e passou por obras de drenagem. “A entrega do logradouro, que agora conta com toda estrutura urbana necessária, é resultado de uma solicitação realizada por meio de uma emenda do ex-vereador Menudo”.
Durante a reunião plenária desta quarta-feira (6), a Câmara do Recife debateu e aprovou o requerimento nº 10.942/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). O texto, que solicita à Prefeitura a redução da velocidade máxima do trânsito de 60 km/h para 50 km/h na cidade, foi discutido pelo seu autor na tribuna da Casa. O parlamentar lançou mão de dados e de exemplos de cidades que adotaram a redução para defender o pedido. No Recife, segundo ele, houve 1.771 acidentes com vítimas em 2016.