A primeira edição do Câmara nos Bairros, ocorrida na tarde desta terça-feira, 26, no Ginásio Esportivo do Sesc, em Santo Amaro, foi um exemplo de como o Poder Legislativo Municipal pode realizar projetos inovadores em favor da cidadania e do estímulo às políticas públicas sociais na construção de uma sociedade mais participativa. Quatro moradores da Região Político Administrativa 1 (RPA 1) discursaram durante a sessão ordinária. O evento é um momento histórico na Câmara Municipal do Recife, que realizou pela primeira vez uma sessão ordinária fora dos muros do prédio sede, numa iniciativa da Mesa Diretora.
No Dia Nacional do Surdo – comemorado nesta terça-feira (26) –, integrantes da população com deficiência auditiva do Recife se reuniram na Casa de José Mariano para discutir os seus direitos. Após uma marcha pelas ruas da capital, movimentos formados por pessoas surdas se dirigiram à Câmara para participar de uma audiência pública sobre o tema promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).
O Ginásio Esportivo Wilson Campos, do Sesc Santo Amaro, recebe os últimos detalhes para sediar daqui a pouco, às 15h, o projeto Câmara nos Bairros, promovido pela Câmara Municipal do Recife. Trata-se de um momento histórico para os vereadores e vereadoras da cidade, pois esta é a primeira vez que a Casa de José Mariano realiza uma Reunião Ordinária (comumente chamada de reunião plenária) fora dos muros do prédio sede.
O desempenho financeiro da Prefeitura do Recife ficou dentro das metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) durante o segundo quadrimestre deste ano. A constatação foi feita pelo secretário de Finanças, Ricardo Dantas, que participou de audiência pública realizada pela Comissão de Finanças da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 26. Apesar da crise econômica que o País ainda está enfrentando, o resultado primário apresentado no período foi de R$ 379,5 milhões.
O vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma Reunião Solene na manhã desta terça-feira (26) para homenagear o Grupo Mulher Evidência. O Plenário da Casa de José Mariano ficou repleto de personalidades e profissionais que fazem a diferença na sociedade pernambucana. A vereadora Ana Lúcia (PRB) conduziu o evento.
A Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara, durante reunião na tarde desta segunda-feira, 25, deu parecer favorável ao projeto de lei número 203/ 2017 de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP) que institui o Selo de Acessibilidade. Conforme destacou o presidente da Comissão, vereador Gilberto Alves (PSD) a finalidade da medida é incentivar e garantir que as edificações e estabelecimentos públicos e privados incorporem o conceito das normas e técnicas de acessibilidade.
A inclusão democrática das pessoas surdas em espaços públicos foi tema de dois discursos do vereador Ivan Moraes (PSOL) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (25). O parlamentar se expressou na Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o pequeno expediente, período da reunião plenária dedicado a intervenções mais curtas. Ele voltou à tribuna para tratar do mesmo assunto – desta vez em português – no grande expediente, dedicado a discursos mais longos e abertos a comentários de outros vereadores. Uma intérprete de Libras traduziu, em tempo real, o pronunciamento de Ivan Moraes e parte da reunião plenária.
O vereador André Régis (PSDB) discutiu a questão da violência nos estados do Rio de Janeiro e em Pernambuco. O assunto foi levantado na Reunião Plenária de hoje (25). O parlamentar chamou a atenção para os índices em PE e os comparou com os dos cariocas.
A Marcha para Jesus que acontece há 20 anos no Recife, saindo do Terceiro Jardim de Boa Viagem e seguindo até o Pina, mudou o percurso no último domingo (24). Ela teve início na orla de Piedade, em Jaboatão, chegando até o Parque Dona Lindu. Na tarde desta segunda-feira (25) o vereador Fred Ferreira (PSC) falou durante reunião plenária sobre o evento e agradeceu a participação de inúmeras pessoas.
O vereador Marco Aurélio (PRTB) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje (25) para lamentar os insultos racistas nas redes sociais à chef pernambucana Carmem Virginia Santos, que atua como jurada no programa “Cozinheiros em Ação”, do canal de TV por assinatura GNT. “Quero prestar a minha solidariedade à chef, em nome dos amigos da Bomba do Hemetério. Carmem Virginia é uma amiga daquele bairro e sofreu um ataque cibernético neste final de semana”.