“Os nossos projetos foram elaborados com base em pesquisas que mostram que 38% dos homicídios da Região Metropolitana do Recife, ocorrem após o consumo de álcool”, afirmou a vereadora Marília Arraes (PSB) na reunião plenária desta quarta-feira, 14. A parlamentar repercutiu na tribuna a audiência pública que ocorreu nesta manhã, sobre os três projetos de Lei de sua autoria que restringem o consumo de álcool no Recife.
Eleita vereadora do Recife por duas vezes, Marília Arraes (PSB) deixou o legislativo para comandar a Secretaria Municipal de Juventude, há um ano e três meses. Nesse período assumiu o suplente Jayme Asfora (PMDB). Ontem ela retornou à Câmara do Recife. “Foi com bastante ânimo que aceitei o desafio e a missão da Secretaria, mas retorno à Casa José Mariano para enfrentar novos desafios”.
teste teste
Com parecer favorável da Comissão de Redação, o projeto de lei número 120/2011, de autoria do vereador Sérgio Magalhães (PSD), chega hoje ao plenário da Câmara Municipal do Recife para votação em discussão única. Ele propõe que todas as escolas do Recife, que contemplem os ensinos infantil e o fundamental, tenham catraca eletrônica na entrada, com o objetivo de controlar o acesso dos estabelecimentos, com segurança e agilidade no fluxo de alunos.
Problema que atinge várias cidades da Região Metropolitana do Recife, o avanço do mar será tema de um seminário promovido pelo Parlamento Metropolitano. Na reunião plenária desta quarta-feira, 15, o vereador Josenildo Sinesio (PT) convidou os parlamentares a participarem do evento que será realizado na próxima sexta-feira, 17, das 8h às 13h, no auditório do Condepe/Fidem, no bairro da Boa Vista.
Condomínios com vinte ou mais unidades podem ser obrigados a organizar coletas seletivas de lixo para fins de reciclagem. O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente da Câmara durante a reunião do grupo na tarde desta quarta-feira, 01. Mas a matéria ainda precisa ser aprovada em plenário.
Vestidos com camisetas pretas, nas quais estava escrita a frase “malote inteligente desemprega, contamina e mata”, dezenas de vigilantes lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, durante a audiência pública realizada pelo vereador Romildo Gomes (DEM) para discutir o projeto de lei 36/2011, de autoria do vereador Maré Malta (PPS). O projeto, que já foi aprovado em primeira discussão, tem como objetivo obrigar as instituições bancárias, os correspondentes bancários e as empresas transportadoras de valores a utilizar equipamentos de segurança no transporte e na guarda de moeda corrente, que inutilizem as cédulas em caso de abertura não autorizada do malote. Por exemplo, em caso de assalto.
Moradores do Vietnã, no bairro de Santa Martin, lotaram o plenarinho da Câmara. Na audiência pública convocada pelo vereador Múcio Magalhães (PT), eles reivindicaram a execução do projeto de saneamento básico na comunidade que existe desde 2002, mas não saiu do papel. “Nossa proposta é reunir os principais atores deste projeto, a Prefeitura do Recife, a Compesa e a Chesf para encontrar uma solução que acabe com o sofrimento da comunidade. Não podemos admitir que essas famílias continuem sem saneamento básico”, afirmou Múcio Magalhães.
Proposto pelo vereador Henrique Leite (PT) e aprovado pela unanimidade da Câmara do Recife, a jornalista e apresentadora de TV, Eliana Victório, recebeu na tarde desta quinta-feira, 8, o Título de Cidadã do Recife. Na reunião solene ela recebeu também a homenagem do cantor Santana e do músico Beto Ortiz.
“Na tarde de hoje eu quero chamar atenção para a Maternidade Professor Bandeira Filho, no bairro de Afogados”. Assim abriu seu discurso hoje, 19, o vereador Maré Malta (PSD) que lembrou ainda ter ido há dois meses visitar o local onde, segundo ele, pouca coisa mudou até os dias atuais. “De lá pra cá, apenas duas medidas foram tomadas: no bloco cirúrgico foi implantada a autoclave e foi criado um novo posto do SAMU dentro da unidade”, disse.
O vereador Edmar de Oliveira (PHS) promoveu reunião solene, nesta quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal do Recife, para comemorar 55 anos do Batalhão de Suez e do 13º aniversário da entidade que congrega no Recife os ex-combatentes da missão que ficou conhecida como a primeira força de paz das Nações Unidas. A missão, que começou em 1956 e terminou em 1967, na antiga Palestina, atual Faixa de Gaza, teve o objetivo de preservar a paz entre judeus de Israel e árabes.
A vereadora Priscila Krause (DEM) pediu ontem na Câmara do Recife, explicações à PCR sobre o uso de dinheiro da venda da folha dos servidores ao Banco do Brasil para pagamento de obrigações diversas. Segundo a vereadora, no mês passado o secretário de Finanças do município, Petrônio Magalhães, esteve na Comissão de Finanças da Casa exatamente para explicar como se daria a operação de venda da folha ao BB e qual seria o uso de desse dinheiro em caixa. Na ocasião, segundo ela, o secretário garantiu que dinheiro não seria usado para pagamento salarial, no entanto no Diario Oficial do dia 25 o decreto 26.290/11 do Executivo cria crédito suplementar de R$ 21 milhões.
A Câmara Municipal de Fortaleza vive hoje uma era de modernidade, mas guarda semelhança com a do Recife por ser centenária. O prédio também era no Centro da Cidade, mas a diferença, segundo o vereador Aerto Luna (PRP), integrante do grupo que viajou até lá, é que foi construída uma nova Casa concentrando todos os serviços, incluindo Imprensa, TV Câmara com programação aberta e fechada e auto sustentável.
Para homenagear a modalidade esportiva voleibol, que está comemorando 100 anos de prática no Brasil, a vereadora Priscila Krause (DEM) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 23. “Em 2011, além do centenário da prática no Brasil, com a inédita partida ocorrida no Recife, comemoramos os 40 anos do primeiro título feminino, com a seleção brasileira infantojuvenil. Por coincidência, a vitória aconteceu no Geraldão, ginásio que por muitos anos foi referência na disseminação do vôlei no Nordeste”, disse a vereadora.
A vereadora doutora Vera Lopes (PPS) propôs, na reunião plenária desta terça-feira, 13, a criação da Frente Parlamentar de Prevenção aos Acidentes de Motocicleta. Ela apresentou a sugestão baseada em informações dos hospitais do Recife que mostram dados dramáticos: na cidade morre um motoqueiro por dia, todos os leitos de UTIs dos hospitais públicos estão ocupados por motoristas desse tipo de veículos, 70% do setor de traumatologia do Hospital da Restauração se ocupa com esse tipo de acidentes e 90% dos atendimentos das ambulâncias do SAMU é para fazer socorro aos acidentados de moto.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) comunicou hoje (26), durante o Pequeno Expediente na Câmara, o adiamento da Reunião da Comissão de Saúde que terá a presença do Secretário da pasta. “A pedido do Secretário Jaílson Correia, a nossa reunião da Comissão de Saúde será adiada para o dia 3 de abril, às 10h, na Casa de José Mariano. Durante o encontro serão discutidas as ações que a Prefeitura pretende implantar para a área, no período do governo do prefeito Geraldo Júlio (PSB)”, disse.
Será votada na reunião plenária de logo mais, às 15h, na Câmara Municipal, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Recife que pretende aumentar o número de vereadores na cidade - passando dos atuais 37 para 39 parlamentares - já na próxima legislatura, que terá início em 1º de janeiro de 2013. A Emenda dá uma nova redação ao Artigo 10 e ao Artigo 13-C, dos Atos das Disposições Transitórias da Lei Orgânica do Município.
O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou na tribuna da Casa, na tarde desta terça-feira, 20, questões relacionadas aos servidores municipais. “Tivemos uma assembleia na Guarda Municipal do Recife sobre o plano de Cargos e Carreiras (PCC) e saímos em passeata até a sede da prefeitura para reabrir o debate sobre o PCC da Guarda”.
Na semana da Parada da Diversidade Sexual o tema também virou pauta na Câmara do Recife. Na reunião plenária desta quarta-feira, 14, o vereador Osmar Ricardo convidou os parlamentares e a sociedade a participar da audiência pública promovida por ele sobre emprego, saúde e direitos humanos dos que fazem parte do Movimento LGBT. O encontro será amanhã, no plenarinho da Casa, às 15h.
Ao lembrar, na reunião plenária desta quarta-feira, 06, a trajetória do presidente morto da Venezuela, Hugo Chávez, o vereador Raul Jungmann (PPS) contextualizou historicamente os altos e baixos da luta pela democracia naquele país. Lembrou que os Estados Unidos tutelaram por muito tempo a Venezuela e esse movimento acabou com a subida de Chávez ao poder. “Foi com ele que os movimentos populares chegaram ao poder".