Serviços que funcionam para atender a população nas situações de risco, a exemplo do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), recebem trotes telefônicos que causam prejuízos financeiros e comprometem a qualidade do atendimento público. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou na Câmara Municipal do Recife um projeto de lei que dispõe sobre medidas contra a prática dos trotes dirigidos a esses órgãos. De acordo com a vereadora os tipos de trotes são os mais variados possíveis, e vão desde crianças que ligam por brincadeira a simulações reais de ocorrências, que muitas vezes mobilizam as viaturas e equipes da polícia sem nenhuma necessidade.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 01, os vereadores Carlos Gueiros (PTB) e Sérgio Magalhães (PSD) cobraram da Prefeitura do Recife explicações completas sobre pedidos de informação encaminhados pelos parlamentares. Para Gueiros, o Executivo não está cumprindo o que determina a Lei Orgânica do Município, o que demonstra também a falta de respeito com a Câmara do Recife.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu dois assuntos em plenária, na tarde desta quarta-feira, 09. O vereador parabenizou a aprovação do “Bônus Bienal” para os servidores da Secretaria de Educação. “Sempre votamos em projetos que melhoram a vida da população, os vereadores da Casa de José Mariano também estão do lado da melhora de vida dos servidores da educação”.
De acordo com a proposta do projeto de lei do vereador Rogério de Lucca (PSL), a Orquestra Sinfônica do recife passa a ter planos de cargos e salários para seus integrantes. Se o projeto for aprovado, ficam extintas as gratificações para manutenção e indumentária, ensaio individual e ajuda de custo para realização de concertos. Também institui o piso salarial de R$ 2.467,70 ( dois mil e quatrocentos e sessenta e sete reais e setenta centavos) e determina quais as atividades que os músicos devem exercer, entre elas os ensaios preparatórios, ensaios gerais, e a realização de 04(quatro) concertos por mês.
As atividades parlamentares da Câmara Municipal do Recife retornam nesta segunda-feira, 1º de agosto, com o final do recesso que durou 26 dias. Os debates e as votações dos projetos voltarão a ocorrer a partir das 15h, com a realização da primeira reunião ordinária do semestre. Quatro projetos de lei estarão sendo examinados em plenário pelos vereadores, que também encaminharão requerimentos ao Poder Executivo para encaminhar ações de melhorias nas comunidades.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 14, para criticar uma atitude tomada pela Prefeitura do Recife. De acordo com ele, no último dia 30 de novembro a Escola de Gestão Pública que foi responsável pela qualificação de vários servidores nesse ano, foi despejada do prédio onde funcionava. “Qual o compromisso que a gestão tem com o servidor quando a escola não tem diretor nomeado desde abril e nem a continuação do curso de espanhol por falta de espaço”, perguntou.
A desafetação de uma área no Pina para construção da obra Frei Damião e um comunicado sobre a reunião que será feita para debater sobre o binário de Casa Amarela, foram os dois assuntos que o vereador Carlos Gueiros (PTB) trouxe na reunião ordinária da Câmara Municipal de hoje, 20.
O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E o vereador Luiz Eustáquio (PT) debateu sobre o assunto na Reunião de hoje,2.
Uma visita realizada na manhã de hoje ao Teatro do Parque foi o assunto trazido à Câmara na tarde de hoje, 10, pela vereadora Priscila Krause (DEM). “Eu já sabia que o espaço estava fechado para reforma desde o final de 2010, mas não imaginava a situação que presenciei”. De acordo com ela, a última apresentação no teatro foi com a Banda Sinfônica do Recife que realizava apresentações semanalmente para toda a população.
A instabilidade dos serviços de hemodiálise foi alertada pelo vereador Magauari (PSB), no Plenário hoje, (25). “Vários pacientes estão numa situação muito difícil. O recadastramento precisaria ser feito, pois o paciente não pode ter um atendimento irregular: um dia tem e na próxima hemodiálise, não tem. A questão tem que ser sequenciada. Faço um apelo ao Secretário de Saúde para que os pacientes continuem a receber o tratamento adequado”, ressaltou.
Na tarde desta quarta-feira, 29, o vereador Rogério de Lucca (PSL) falou no pequeno expediente da Câmara, sobre a reunião realizada pelo seu partido em um restaurante do Recife, onde foi anunciada a pré-candidatura de 39 homens e 18 mulheres completando a chapa da legenda.
O vereador Alfredo Santana (PRB) prestou homenagem ao Partido Republicano Brasileiro pela passagem dos 6 anos de fundação do partido, comemorado no dia 25 de agosto, o qual ele integra desde sua origem.
Os estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino terão direito a 70 viagens mensais, no valor correspondente ao Anel A. Os vereadores aprovaram por unanimidade, em duas votações, nesta quarta-feira, 02, o Passe Livre, projeto de lei de autoria do executivo, que institui a gratuidade.
As empresas que produzem, importam e comercializam produtos eletroeletrônicos, com representações e sedes no Recife, terão que encontrar solução para o lixo tecnológico que produzem. Esse é o teor do projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP), que institui para as organizações normas e procedimentos de gerenciamento e destinação final ambientalmente adequada dos seus produtos e componentes, que não têm mais uso. O projeto está tramitando na Câmara Municipal, à espera de pareceres de cinco comissões: Legislação e Justiça; Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; Finanças e Orçamento; Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico.
A Câmara do Recife retomou nesta terça-feira, 09, as reuniões plenárias no horário habitual, às 15 horas nas segundas, terças e quartas-feiras. O horário havia sido alterado em função do pleito eleitoral a pedido dos próprios parlamentares. As reuniões estavam acontecendo pela manhã. Os parlamentares reeleitos aproveitaram a oportunidade para agradecer os votos recebidos e prestar solidariedade aos colegas que não conseguiram a reeleição. A partir da próxima legislatura que se inicia em janeiro de 2013, a Câmara Municipal do Recife terá uma nova configuração. Dos 37 parlamentares existentes hoje na Casa, 24 foram reeleitos e 15 novos vereadores iniciarão seus mandatos. A bancada feminina cresceu de 4 para 6 vereadoras e cerca de 8 parlamentares fazem parte da bancada evangélica.
Padre, cantor e ex-professor de educação física. Marcelo Mendonça Rossi, 45 anos, um dos sacerdotes católicos mais conhecidos do Brasil, é o mais novo cidadão do Recife. Ele nasceu em São Paulo no dia 20 de maio de 1967. Filho de Wilma e Antônio Rossi, foi criado no bairro de Santana, Zona Norte da capital. Na juventude, parou de frequentar a igreja, apesar de a família ser muito católica. A perda de um primo muito querido, no entanto, o fez retornar às atividades paroquianas, que findaram por levá-lo ao sacerdócio. Cursou filosofia e teologia, sendo ordenado em 1994.
As mães foram lembradas no plenário, na tarde desta segunda-feira, 05, pelo vereador Jurandir Liberal (PT). “No dia 1 de maio, foi comemorado o dia do trabalhador e não poderia deixar de citar o melhor e mais eficiente funcionário que existe no mundo que é a mãe”.
Para homenagear a passagem dos 14 anos de criação do Jornal Folha de Pernambuco, o vereador Gilberto Alves (PTN), propôs uma reunião solene na tarde de hoje (25), na Câmara do Recife. O parlamentar pediu licença para contar um pouco da história do grupo e da criação da Folha, jornal que segundo ele inaugurou uma nova página no mercado editorial do Estado.
Uma Audiência Pública realizada na manhã de hoje, 25, que tratou sobre o combate à violência contra a mulher, foi repercutida pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). “O evento contou com a participação da vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; a médica Ana Carolina Azevedo e a Secretária da Mulher da Cidade do Recife, Silvia Cordeiro. Nós podemos dar visibilidade maior à questão do enfrentamento à violência contra a mulher. Precisamos pensar, todos juntos, Políticas Públicas que deem condições para as mulheres saírem da situação em que se encontram.”, disse.
Na tarde desta quarta-feira, 7, o vereador Estéfano Menudo (PSB) falou em seu discurso no pequeno expediente da Casa, a respeito do projeto de implantação de uma Academia das Cidades no bairro da Mustadinha. “Era uma luta da comunidade e de diversas lideranças que vinham pleiteando desde o início de meu mandato”, destacou.