Eleita com mais de 14 mil votos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de agradecer hoje, 6, os eleitores e citar os novos desafios do mandato para os próximos quatro anos. “Não tenho dúvidas de que teremos mais um mandato de muito trabalho e de saudáveis discussões em prol da nossa cidade. Tive a honra de ter recebido mais de 14 mil votos. Foram homens e mulheres que se identificaram com o meu trabalho e a minha forma de fazer política”.
Na véspera do Dia do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais), o Conselho Municipal de Direitos Humanos realizou reunião pública, sob a coordenação do vereador Jayme Asfora (PMDB), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, e funcionou como um protesto porque o legislativo municipal não apresentou quórum suficiente para criar, em maio, o Conselho Municipal LGBT.
O vereador Renato Antunes (PSC) disse que foi muito boa a iniciativa da Prefeitura do Recife, que no último sábado, 1º de agosto, divulgou a portaria número 1742/2018, no Diário Oficial do Município, nomeando 50 agentes escolares aprovados no concurso público realizado em 2015. “Foi um passo importante para a melhoria da qualidade dos estabelecimentos escolares. Eles fazem parte da área meio das escolas, responsáveis pelo planejamento, orçamento e organização do ambiente escolar”, afirmou, na reunião plenária desta segunda-feira, 3.
Na tarde desta segunda-feira (22), durante reunião plenária, o vereador Fred Ferreira (PSC) questionou a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). A autoria do Projeto de Lei nº 60/2013 é de autoria do poder Executivo. “Quero discutir a real necessidade de sua criação, quatro anos depois de ter sido proposto. Qual é a previsão de recursos destinados à criação do Conselho? A justificativa de 2013 é a mesma para 2017?”
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está julgando a cassação da chapa Dilma-Temer, vitoriosa sem a devida lisura de uma disputa democrática após 900 dias do pedido de julgamento, mas ainda que tardio, pertence a este Tribunal. Dessa forma, o vereador André Régis (PSDB), posicionou-se em relação ao TSE, que tem agora momento histórico para consertar o que aí está posto. “Este governo perdeu a credibilidade e as condições de governabilidade e o TSE não tem alternativa a não ser cassar a chapa, cujas delações demonstram o abuso de poder econômico. Já foram recuperados mais de R$ 20 bilhões retirados dos cofres públicos para beneficiar essas empresas”.
Leonardo Luaas Pinto de Melo nasceu no Recife em 1981. Filho de um servidor público e de uma professora, cursou Direito e desde 2011 integra a Polícia Militar de Pernambuco. Em Fevereiro de 2018, Leonardo obteve uma conquista importante: a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua história seria semelhante a de tantos outros pernambucanos, não fosse um detalhe – Leonardo é o primeiro homem trans a se tornar advogado no Estado.
O Programa Integra Recife é voltado para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade. “Os cursos oferecidos são realizados pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Juventude e Política sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai)”, contou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (13).
A exposição Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, em cartaz há quase um mês no Santander Cultural, em Porto Alegre, e que foi cancelada no último domingo (10) após uma onda de protestos nas redes sociais, foi tema do pronunciamento do vereador Renato Antunes (PSC). Ele defendeu a posição do Santader Cultural de suspender a exposição.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o Poder Legislativo na posse dos novos secretários do Estado de Pernambuco. A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta quinta-feira (28), ocasião em que o governador Paulo Câmara reafirmou sua missão de administrar Pernambuco e trabalhar para melhorar a vida da população.
Para garantir atendimento emergencial inicial a todas as crianças vítimas de pequenos acidentes em escolas e creches da rede municipal, o vereador Edmar de Oliveira (SDD), elaborou projeto de lei (PLO 295/2013) tornando obrigatória a aquisição de um kit de primeiros socorros.
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A importância do evento foi amplamente destacada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a Reunião Plenária desta terça-feira,1. “Agora, neste mês de novembro, vamos chamar atenção para cuidar da saúde dos homens e também contribuir com esse grande trabalho da Campanha Novembro Azul”.
Para comemorar os 75 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), a vereadora Missionária Michele Collins (PP) realizou reunião solene nesta terça-feira, 24. “Venho a esta tribuna destacar uma instituição diferenciada e inovadora, que tem se destacado no ramo da atividade comercial do nosso Estado”, disse. Mais do que uma entidade de classe, a Fecomércio se tornou uma referência também para o cidadão comum, que a vê como uma instituição reconhecida que investe no social e desenvolve estudos sobre o panorama econômico local para nortear os empresários. Ela atua ativamente no dia a dia da sociedade, de acordo com a vereadora.
Eles foram eleitos vereadores jovens do Recife há pouco mais de 10 dias, mas já promoveram a primeira reunião ordinária do grupo, no plenarinho da Câmara, durante a tarde desta segunda-feira, 29. O objetivo do encontro foi eleger os membros das duas Comissões Temáticas: a de Comunicações e Eventos e a de Elaboração e Aprimoramento de Projetos. Cada uma delas será formada por cinco parlamentares.
Seis projetos de lei analisados e cinco foram aprovados durante a reunião da Comissão de Legislação e Justiça na tarde de hoje, 13. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Marília Arraes (PT), Wanderson Florêncio (PSC), Eriberto Rafael (PTC) e Benjamim da Saúde (PEN).
A vereadora Ana Lúcia (PRB) entregou o título de cidadão do Recife ao bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), William Brígido, em solenidade realizada na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira, 29. O religioso, segundo a vereadora, sempre se destacou pela atuação frente aos projetos sociais voltados aos mais carentes. “Quando se trata dos objetivos mais nobres desta vida, para ganhar, precisamos perder. Não há como seguir em frente para a aventura do inesperado, se não tivermos coragem de renunciar. Uma vida de renúncias diárias é para poucos. Mas essa foi a vida que o bispo escolheu. Quem está recebendo o título de cidadão hoje é um dos homens que investiram no maior bem dessa cidade através de um trabalho árduo e incompreendido, que é a pregação do Evangelho”, disse.
Com o objetivo de colaborar, através da legislação, na correção de distorções históricas envolvendo os direitos e as conquistas das mulheres, o vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, apresentou o projeto de lei número 42/2017, que estabelece a condição de gênero, sexo feminino, como critério prioritário de desempate nos concursos públicos nos órgãos da administração direta ou indireta municipais.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira, 5, a Câmara Municipal do Recife realizará palestra com o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma sobre o tema “A Nova Agenda Urbana – Implementação e Desafios”, na próxima quarta-feira, às 15h. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), esclareceu que a Nova agenda Urbana é “um documento da ONU-Habitat com diretrizes para cidades sustentáveis e com a iniciativa espera-se proporcionar um rico momento para debate dos desafios inerentes às grandes metrópoles. Vamos entender como a cidade do Recife se insere nesse contexto”.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a reunião pública realizada com o objetivo de discutir a possibilidade de construção de um conjunto habitacional no terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, no bairro do Pina. “Foi uma reunião propositiva e muito importante, mas é lamentável o comportamento de representantes da gestão pública municipal. Em flagrante desrespeito ao Legislativo e à população do bairro, a Prefeitura do Recife simplesmente não enviou representante e o povo ficou frustrado”, disse, no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (3).
As eleições da sétima edição do Parlamento Jovem do Recife estão ocorrendo nesta sexta-feira, cinco de maio, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, sob a iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC). “Temos 232 candidatos inscritos e estou muito feliz, pois se trata da edição com o maior número de adesão”, disse. Existente desde 2005, o Parlamento Jovem é um programa que tem como objetivo aproximar e incentivar, de maneira participativa, a juventude do processo legislativo, da vida pública e da Casa de José Mariano.
Duas leis de autoria da vereadora Michele Collins (PP) foram sancionadas pelo Poder Executivo e durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (17) ela falou sobre a importância delas para a população. “Sem nenhum veto as duas foram aprovadas pelo prefeito Geraldo Julio, sendo publicadas hoje, no Diário Oficial. Fico muito feliz por saber que meu mandato, enquanto canal para beneficiar as pessoas, tem alcançado seu objetivo”.