Reconduzida à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a vereadora Michele Collins (PP) agradeceu aos vereadores que a escolheram para permanecer no cargo por mais dois anos. Ela foi reeleita em reunião do colegiado que ocorreu no início da tarde. “Quero dizer que me sinto honrada ao renovar o meu mandato e agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade. Também, ao presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB); e aos vereadores que me reconduziram”, disse, na reunião desta segunda-feira (11).
Requerimento de autoria do vereador Jayme Asfora (sem partido), solicitando a transcrição nos anais da Câmara do Recife do artigo intitulado “Não é sobre Lula ou Moro”, do articulista da Folha de São Paulo, Demetrio Magnoli, recebeu críticas do vereador André Régis (PSDB), que se colocou contrário à defesa feita pelo articulista acerca do recente vazamento de informações da Lava Jato, onde figuram juiz e procurador conversando sobre o processo antes mesmo do julgamento. O autor da proposta disse, na tarde dessa quarta-feira (26), que o colega ao criticar o requerimento 3666/19 não foi democrático porque o texto em questão apenas colocava posições políticas contrárias às defendidas por ele - André Régis (PSDB).
“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover-se a si mesmo. Essa frase dita por Platão reflete bem o que esses profissionais, hoje aqui homenageados, significam para a educação da nossa cidade”, disse a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante a reunião solene na noite desta quinta-feira (13), que homenageou a Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE). O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu o evento.
Com uma área territorial de 218 km², o Recife tem apenas 42% com rede de infraestrutura de saneamento básico. Diante dessa situação, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor debateu em audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (4) o tema: “desenvolvimento sustentável e política de meio ambiente e saneamento”. Foi a terceira audiência pública, de uma série de seis, que pretende realizar, para debater o projeto de lei do Executivo número 28/2018, que apresenta a proposta do Plano, e tem objetivo de viabilizar as estratégias de ordenamento territorial do Recife.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi agraciado com o Título de Cidadão do Recife na tarde desta quinta-feira (8). Nascido em Gravatá em 1953, o desembargador Manoel de Oliveira Erhardt recebeu a homenagem no plenário da Casa de José Mariano, onde foi prestigiado por personalidades das esferas jurídica e política. A iniciativa pelo título partiu do vereador Antonio Luiz Neto (PTB).
Há exatamente cem anos, nascia em Portugal o médico e professor Fernando Figueira. Conhecido no Recife pelo seu legado no campo da medicina social, ele teve sua memória celebrada na manhã desta segunda-feira (4) com uma missa realizada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). À tarde, na Câmara do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu o evento.
O líder do governo, vereador Eriberto Rafael (PTC), dirigiu-se à tribuna na manhã desta sexta-feira (1), durante a solenidade de reabertura dos trabalhos agradecendo por representar a liderança na Câmara do Recife. Ele detalhou os principais projetos de lei de relevância para a capital pernambucana e citou as novas ações que a Prefeitura do Recife executará em benefício da população recifense.
O vereador Davi Muniz (PATRI) defendeu a ideia de que a quantidade de carros que trabalham como transporte individual privado de passageiros intermediados por plataforma digitais deve ser igual ao de táxis que têm licenciamento pela Prefeitura do Recife. “Nós precisamos defender o equilíbrio e a igualdade”, afirmou o vereador, na reunião ordinária desta quarta-feira (7), que inicialmente iria discutir, mas retirou de pauta, o substitutivo ao projeto de Lei enviado pela Prefeitura do Recife, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no município do Recife.
“Observamos o crescimento absurdo de crianças e adolescentes que sofrem dentro das escolas. Padecem de um mal que a gente pensa que não existe, que é a depressão.” Com essas palavras, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez uma defesa do projeto de lei nº 27/2019, de sua autoria, ao se pronunciar na tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (23). A proposta da parlamentar visa instituir a obrigatoriedade de avaliação psicológica dos alunos da rede pública municipal de ensino.
O vereador André Régis (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13) para fazer uma cobrança: a conclusão das obras públicas atrasadas no município. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre alguns dos equipamentos da capital que estão inacabados – e lamentou as consequências dessa situação.
O Recife terá uma nova lei para orientar a ocupação do seu solo urbano – e o projeto já se encontra na Câmara Municipal. A proposta do Plano Diretor Municipal foi entregue pela Prefeitura nesta sexta-feira (14) ao presidente da Casa de José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB), na sede do Poder Legislativo. O ato formal foi realizado pelo secretário de Governo e Participação Social do Recife, Sileno Guedes.
Quando se aproxima o carnaval a Prefeitura do Recife coloca tapumes em monumentos espalhados pela cidade, notadamente no Palácio do Campo das Princesas – Palácio do Governo – e o Teatro de Santa Isabel, no intuito de proteger esses equipamentos. No entanto, o vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária desta segunda-feira (18), criticou a colocação alegando que passa imagem negativa do recifense.
O vereador João da Costa (PT) falou sobre a rearticulação da Frente Parlamentar em relação à Reforma da Previdência. “Aprovamos na última audiência pública o projeto sobre a Nova Reforma, precisamos rearticular a Frente Parlamentar em defesa de uma previdência que garanta o direito dos trabalhadores e dos mais pobres”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (23).
O golpe que deu início à Ditadura Militar de 1964-1985 completa 55 anos no próximo domingo (31). No início desta semana, a Presidência da República comunicou uma determinação dada ao Ministério da Defesa para que fossem realizadas as “comemorações devidas.” Na Câmara do Recife, o assunto foi repercutido nesta quarta-feira (27) pelo vereador Jayme Asfora (sem partido). Na tribuna da Casa, ele repudiou a decisão do presidente Jair Bolsonaro.
Presidente do bloco carnavalesco Cordeiro Folia há 26 anos, o vereador Chico Kiko (PP) informou que o desfile da agremiação carnavalesca, domingo passado (17), repetiu o sucesso dos anos anteriores, levando para as ruas do bairro do Cordeiro, na Zona Leste, milhares de foliões. “Por isso, venho aqui agradecer o apoio que recebemos, por mais um ano, da Prefeitura do Recife. Ela nos deu condições para a realização do evento”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (18).
Através do projeto de lei 194/2018, o vereador André Régis (PSDB) está propondo a modificação da Lei 18.258, de 5 de Agosto de 2016, que regula o uso de alarmes sonoros de garagens no município de Recife. Apresentado em reunião plenária, o projeto foi enviado às comissões de Legislação e Justiça; e de Direitos Humanos e Cidadania para análise e emissão dos pareceres após cumprido prazo para recebimento de emendas.
Nesta quarta-feira (19), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife realizou a sua última reunião do período legislativo de 2018. Os membros do grupo discutiram cinco projetos que tramitam na Casa – e aprovaram quatro deles. Ao final do encontro, a presidente da comissão, a vereadora Ana Lúcia (PRB), fez um balanço dos trabalhos do ano.
O projeto de Resolução 27/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), cria o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo. Em votação na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (19), recebeu emenda de plenário instituindo também a Medalha de Mérito com o nome da apresentadora recentemente falecida. “É uma honraria mínima que prestamos a esta grande comunicadora, em se tratando do legado deixado por ela. A apresentadora não media esforços para dar voz aos menos favorecidos. Teve uma vida difícil, trabalhando desde os 14 anos. Encontrou na comunicação uma forma de ajudar as pessoas”.
A qualidade da água que está chegando às casas em ruas localizadas nos bairros do Engenho do Meio e Prado vem preocupando a população e o vereador Aderaldo Pinto (PSB). Na tarde desta segunda-feira (1º), o parlamentar comentou que vários moradores enviaram vídeos comprovando que a água não estaria em condição normal e pediu uma solução ao órgão do estado.
Após anos de luta e reivindicações dos coordenadores pedagógicos, chegou à Comissão de Educação da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o projeto de lei do Executivo 19/2019 criando uma gratificação para esta categoria. Em seguida o PLE vai para análise das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento. Também foram analisados oito projetos, sendo um pela rejeição e os demais pela aprovação, na tarde desta quinta-feira (09).