Empossada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (4), a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Casa no mesmo dia para fazer o discurso inaugural de seu mandato. A parlamentar assumiu a vaga deixada por Wanderson Florêncio, eleito deputado estadual. Em seu pronunciamento, a nova vereadora falou sobre os principais eixos do seu mandato: a causa animal, os direitos dos grupos sociais menos favorecidos, o meio ambiente e o problema do lixo.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) questionou o nível da prova aplicada neste final de semana para o concurso de admissão de conselheiros tutelares. Ela disse na tarde desta segunda-feira (1), na Câmara do Recife, que recebeu inúmeras reclamações de candidatos a uma vaga. “É preciso verificar se as questões aplicadas atendem ao especificado no edital”.
Um projeto de lei de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), colocando o Dia do Contador de Histórias, comemorado todo dia 20 de março, no Calendário Oficial do Recife, foi lembrado na tarde desta quarta-feira (20), na Câmara. O parlamentar destacou a proposição, transformada na lei municipal número 17.881/2013. A data surgiu na Suíça em 1991 e se espalhou por mais de 25 países, incluindo o Brasil.
Após aprovar um projeto que torna a climatização dos ônibus obrigatória em maio deste ano, a Câmara do Recife pode fazer o mesmo com os terminais integrados da cidade. De autoria do vereador Carlos Gueiros (PSB), o projeto de lei nº 149/2019 está sob a análise das comissões da Casa de José Mariano. Caso venha a ser sancionada, a proposta vai promover, ainda, a requalificação dos pontos de paradas de transportes público localizados no município.
A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) foi recebida nesta segunda-feira (25) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife. Na reunião, integrantes da entidade discutiram com os vereadores a necessidade de capacitação para o cuidado de pessoas com a doença degenerativa. Presidente da Comissão, a vereadora Michele Collins (PP) disse que vai procurar levar a demanda à Prefeitura.
A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou três projetos de lei do Poder Executivo, em reunião realizada no início da tarde desta terça-feira (27): o de número 17/2019 cria o Fundo do Trabalho do Município do Recife (FT-Recife) e institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER/Recife); o 22/2019, que Institui o Programa “Chegando Junto”; e o 24/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 50.000.000,00 (Cinquenta milhões de reais), no âmbito do Programa de Eficiência de Iluminação Pública – CAIXA ILUMINA, destinados à Iluminação Pública.
Percussionista de renome mundial, morto em 2016, recebeu do vereador Chico Kiko (PP) mais uma homenagem. Ele propôs projeto de lei dando nome a uma escola municipal de Naná Vasconcelos. A proposta foi aprovada na Câmara do Recife e sancionada pelo Executivo, virando lei municipal 18.475/18.
Eles já fazem parte do cenário urbano do Recife – e agora vão ser regulamentados pela Câmara Municipal. Os patinetes elétricos e bicicletas compartilhados por aplicativos, sem o intermédio de estações, são alvo do projeto de lei nº 69/2019, que foi analisado pela Comissão de Legislação e Justiça nesta segunda-feira (17). Presidido pelo vereador Aerto Luna (PSB), o grupo concedeu um parecer positivo à matéria.
O vereador João da Costa (PT) repercutiu na tarde desta terça-feira (26) a audiência pública que debateu a Reforma da Previdência do governo federal, na manhã de ontem, na Câmara do Recife. A discussão, promovida por ele, girou em torno da extinção do BPC – benefício de proteção continuada – destinado aos mais pobres, elevação da idade mínima entre outros aspectos. "A reforma é considerada um preço muito alto para a sociedade. O encaminhamento adotado pelo encontro foi levar o debate para as comunidades".
O vereador Hélio Guabiraba fez um agradecimento nesta terça-feira (2) ao prefeito Geraldo Julio e à Polícia Militar de Pernambuco pelo apoio que ele recebeu para a realização das festividades juninas em comunidades da Zona Norte do Recife. “Foram os amigos que fizeram conosco as comemorações do São João e do São Pedro no Recife. Por isso, faço um agradecimento especial a eles e parabenizo as comunidades que organizaram os festejos”, disse, na reunião plenária.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou que o Recife comemora nesta quarta-feira, 12 de junho, o Dia Municipal do Forrozeiro, por força da lei municipal 18.244/2016, sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, a partir de um projeto de lei de sua autoria. “Quero aproveitar para convidar a todos os recifenses para a reunião solene que realizaremos nesta quinta-feira, 13, a partir das 15h, no plenário da Câmara, para homenagear todos aqueles que trabalham, cantam, dançam, tocam, compõem, produzem e divulgam o gênero musical chamado Forró”, disse.
A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PP) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.
Inspirados pelo tema da Campanha da Fraternidade de 2019, que fala da necessidade de adoção de boas políticas públicas para sociedade, os professores do Colégio da Imaculada Conceição, bairro do Barro, trouxeram os alunos do sexto ano para uma visita à Câmara Municipal, que é um dos lugares do Recife onde essas políticas são definidas em nível local. Um grupo de 52 estudantes, em média de 10 a 12 anos, esteve na sede do Legislativo Municipal na manhã desta segunda-feira (18) e foram recebidos pelo vereador Renato Antunes (PSC). Outros alunos, da mesma escola, retornarão à Casa de José Mariano nesta terça-feira.
Localizada no bairro da Guabiraba, a rua Craveiro Leite foi alvo de uma discussão na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (26). Durante a reunião plenária, o vereador Hélio Guabiraba subiu à tribuna para tratar da necessidade de pavimentação da via, solicitada por ele por meio do requerimento nº 4863/2019. A proposta foi aprovada pelo plenário.
O vereador João da Costa (PT) manifestou solidariedade ao deputado federal Orlando Silva, membro do PCdoB, que, em seu entendimento vem sendo vítima de fake news nas redes sociais, desde que a Câmara dos Deputados colocou em pauta o projeto de lei 3369/2015, que cria o Estatuto da Família do Século 21. “O que está em pauta, através desse episódio, é algo muito grave. A nossa democracia está sendo destruída e temos que nos insurgir contra essas iniciativas para estabelecer um debate real dos fatos”, disse, em reunião ordinária desta quarta-feira (21).
A Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública de Qualidade criou uma Comissão de Vereadores para visitar e fiscalizar escolas da rede municipal e ver de perto a situação delas. O grupo, formado por Ana Lúcia (PRB), Fred Ferreira (PSC) e Renato Antunes (PSC), foi à escola Oswaldo Lima Filho e encontrou um mutirão da Prefeitura colocando ar-condicionado e outras melhorias. No entanto, a vereadora Ana Lúcia disse que as medidas só foram tomadas após críticas realizadas na Câmara do Recife.
Na manhã desta quinta-feira (14), os vereadores que integram a Comissão Suprapartidária para acompanhar os riscos que envolvem o Edifício Holiday se reuniram com o secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, na Prefeitura do Recife. Durante o encontro, o secretário relatou ações realizadas, desde 1996, no sentido de achar uma solução para os problemas apresentados pelo prédio.
Um assunto debatido de maneira exaustiva, mas que para a vereadora Aline Mariano (PP), não houve ainda mudança de cultura. Trata-se do machismo que desencadeia crimes de ódio contra as mulheres, que passaram a ser tipificados pela lei do feminicídio. Ela lembrou que fez audiências públicas para discutir o assunto e alertar para a causa, mas os crimes continuam acontecendo, como o que tirou recentemente a vida de Mayara, 19 anos, morta pelo ex-companheiro com ácido. Lembrou também, na tarde dessa segunda-feira (05), na Câmara do Recife, do julgamento do acusado pelo assassinato da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo, ocorrido há dois anos no flat em que ela residia, quando foi estuprada e morta.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) sugeriu que o Hospital Veterinário Municipal tenha em sua denominação o nome do secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife (Seda), Robson Melo, recentemente falecido. “Ele fez muito pelo hospital e foi um lutador incansável pela causa animal”. No entanto, a Prefeitura deu entrada, na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara do Recife, ao projeto de lei do Executivo número 02/2019, justamente incluindo o nome do secretário ao do hospital. Pelo projeto do Executivo será denominado o Hospital Veterinário do Recife, localizado no bairro do Cordeiro, como Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo.
A vereadora Michele Collins (PP) destacou seu posicionamento relativo a um concurso promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher. O Concurso de Fotografia Marylucia Mesquita, que está com o edital aberto no site da Secretaria, com inscrições até o dia 17 de maio, é restrito às mulheres e em especial as lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. “Coloco meu posicionamento em defesa das mulheres que precisam cada dia ser mais valorizadas, amadas e terem o seu papel na sociedade garantido”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (23).