Notícias

Marília Arraes faz pronunciamento sobre o Hospital Miguel Arraes

A inauguração do Hospital Metropolitano Miguel Arraes foi repercutido por toda a imprensa pernambucana. Sua inauguração na tarde da terça-feira,15 de dezembro, marcou o Estado, pois o projeto de Eduardo Campos prevê oferecer uma medicina mais preparada e pautada pelo apoio nos equipamentos e estrutura física para receber pacientes dos mais variados municípios de Pernambuco. A vereadora Marília Arraes (PSB), neta do ex-governador Miguel Arraes fez um discurso emocionado na sessão plenária desta quarta-feira, 16 de dezembro.

Leia mais…

Vereadores votam projeto de lei que proíbe retenção de macas das ambulâncias nos hospitais

A cena é comum. A ambulância do SAMU chega ao hospital com um paciente. Ele é levado para o setor de emergência na maca da própria ambulância. O motorista e o restante da equipe de socorro são obrigados a esperar porque o equipamento fica retido na unidade de saúde. Preocupada com esta realidade, a vereadora Dra. Vera Lopes (PPS) elaborou um projeto de lei que proíbe a prática. O projeto será votado na sessão ordinária desta segunda-feira, 21

Leia mais…

Audiência debate o Saúde Recife

Responsável pelo atendimento médico de 28.158 servidores da prefeitura, o plano Saúde Recife, criado em 2005, foi tema de audiência pública realizada no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (22). A presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Aline Mariano (PSDB), recebeu diversas denúncias de usuários do plano de saúde. “Os servidores reclamam que estão enfrentando a falta de médicos em várias especialidades e de opções para o atendimento hospitalar por causa do descredenciamento de unidades como o Hospital Santa Joana e a Clínica de Ortopedia do Recife, além de médicos que estariam sem atender por falta de pagamento”.

Leia mais…

Presidente do TRE recebe a mais alta outorga da Câmara Municipal do Recife

Por relevantes serviços prestados à comunidade recifense, o desembargador Roberto Ferreira Lins foi homenageado nesta quinta-feira, 17 de dezembro, com a Medalha de José Mariano, a maior comenda entregue pelo poder legislativo da capital pernambucana. O requerimento de número 17/2009 que solicita a entreda da medalha de José Mariano é de autoria do vereador Vicente André Gomes (PCdoB).

Leia mais…

A saúde do Estado é tema de pronunciamento

Vera Lopes (PPS) falou dos problemas enfrentados pelo Hospital da Restauração neste tarde de 21 de dezembro. Ela pede maior atenção do governo do Estado. “O que se vê na Restauração é de cortar o coração. Há pacientes no chão, deitados em macas espalhadas pelos corredores do hospital e quase nada é feito para sanar essas questões”, disse a vereadora que aproveitou para lembrar que o governo culpa os médicos pelos problemas enfrentados na saúde.

Leia mais…

Comportamento social foi tema de palestras no plenarinho

A importância de uma boa imagem social como forma de atingir o sucesso na vida profissional foi tema de palestras realizadas por consultores de marketing e de moda, nesta terça-feira, 15, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa do evento foi do vereador Romildo Gomes (DEM), para quem a abordagem do assunto foi importante porque “a Câmara tem representantes de vários segmentos e os parlamentares precisam de orientações sobre como se apresentar”.

Leia mais…

Inauguração da iluminação natalina da Câmara Municipal

O mais novo ponto de luz natalina da cidade reuniu vereadores, prefeito e representantes de governo e funcionários da Câmara Municipal do Recife na noite desta quarta-feira, 16 de dezembro. O prédio da Casa de José Mariano é a antiga sede da Escola Normal do Recife que em 1963 passou a ser ocupada pelo legislativo. Em 300 anos de atividades desse poder, completados no último mês de novembro, é a primeira vez que se faz um trabalho de iluminação para celebrar as festividades do natal.

Leia mais…

Secretário Geral da Pesca vem ao Recife apresentar proposta de Terminal Pesqueiro

Apesar de Pernambuco ser um dos principais Estados exportadores de pescado, participando com 16.6% dos valores em dólares das vendas brasileiras, não tem infraestrutura para recepção, armazenamento e exportação da produção local. Para resolver esse problema, um Terminal Pesqueiro e Público do Recife (TPP) poderá ser implantado a partir de um projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura, envolvendo recursos da ordem de R$ 13 milhões. A convite do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), o secretário Geral de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, apresentará no plenário da Câmara, nesta quarta-feira, 5, a partir da 15h, o relatório final com análise comprovando a viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento.

Leia mais…

Daniel Coelho comenta audiência pública sobre ciclovias

O vereador Daniel Coelho (PV) foi à tribuna, nesta quarta-feira, 16 de dezembro, ressaltar a importância da audiência pública realizada nesta manhã pela Comissão de Transporte da Casa no plenarinho da Câmara Municipal. Ele e o também vereador Alexandre Lacerda (PTC) chegaram à Câmara pedalando. Eles percorreram cerca de três quilômetros do Pina até o prédio da Câmara Municipal do Recife.

Leia mais…

Josenildo Sinésio elogia primeiro ano de gestão de João da Costa

Durante 30 minutos de discurso, na sessão de encerramento dos trabalhos legislativos deste ano, o líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Josenildo Sinésio (PT), fez elogios ao primeiro ano de gestão do prefeito João da Costa e críticas à bancada de oposição, que, segundo ele, sequer deu uma trégua dos 100 primeiros dias para começa a criticar o prefeito.

Leia mais…

Comissão de Direitos Humanos faz balanço do semestre

Na última reunião do período legislativo, realizada na manhã desta quinta-feira, 17, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Criança e do Adolescente, do Consumidor, do Contribuinte e do Apoio Comunitário, da Câmara Municipal do Recife, realizou balanço dos trabalhos realizados neste semestre. De fevereiro até agora foram emitidos 36 pareceres, dos quais 28 aprovados, quatro rejeitados e outros quatro que se encontram em pendência. “Mesmo assim, vamos dar um prazo até segunda-feira, 21, para ouvirmos os autores dos projetos que estão em aguardo. Vamos colher alguns dados e buscar um aperfeiçoamento dos textos. Em seguida, daremos pareceres desses quatro”, afirmou a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão.

Leia mais…

Comissão aprova criação da Semana do Hip e Hop e do Mangue Beat

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, reunida na manhã desta quarta-feira (2), deu parecer favorável ao Projeto de Lei 53/2010 do vereador Estefano Menudo (PHS) instituindo a Semana Municipal do Movimento Cultural Hip Hop e Mangue Beat. O evento, que entra para o calendário cultural do Recife, é também uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science. “O movimento trouxe uma nova identidade fonográfica para o Recife e ficou conhecido como um gênero musical exclusivo da nossa cidade”, destacou o autor.

Leia mais…

Programa de Vacinação Infantil do Recife pode receber novas vacinas

As vacinas contra Hepatite A, Varicela e Prevenar poderão ser oferecidas de forma gratuita no Recife. É o que pretende um Projeto de Lei que obriga a inclusão das três novas vacinas no Programa de Vacinação Infantil do Município. De acordo com a matéria, o poder público vai disponibilizar as vacinas nos postos de saúde da Cidade. A iniciativa é da vereadora doutora Vera Lopes (PPS), que também é médica pediatra.

Leia mais…

Unificação do transporte público é debatida em audiência

A primeira discussão sobre a unificação do controle do sistema de transportes públicos do Recife, prevista num projeto de lei, foi realizada na manhã desta quinta-fera, 17, no plenarinho da Câmara Municipal. Uma audiência pública, que contou com a participação de centenas de motoristas e usuários de ônibus, foi realizada por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, a qual também é autora da proposta de transferência do controle do sistema complementar de transportes (os micro-ônibus) para o Consórcio Grande Recife, administrador da rede de ônibus da Região Metropolitana do Recife.

Leia mais…

Josenildo Sinésio homenageia Obra de Maria

A Comunidade Obra de Maria foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira, 22 de dezembro, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT). As galerias ficaram lotadas por membros, futuros componentes e pessoas atendidas pela missão religiosa que está se preparando para comemorar 20 anos de criação. “A Obra de Maria é uma instituição de especial importância para a Igreja Católica, que funciona sob a orientação de Nossa Senhora, prestando evangelização”, afirmou o vereador.

Leia mais…

Governo municipal é criticado em sessão plenária

Em seu pronunciamento desta segunda-feira, 21, a vereadora Priscila Krause (DEM) falou de outra matéria publicada pela imprensa. “O Diário de Pernambuco publicou em suas páginas a reportagem ‘Recife, uma cidade de obras encalhadas’ onde se faz um levantamento das obras iniciadas e paradas, ou ainda, quase sem andamento na nossa cidade”.

Leia mais…

Comissão de Finanças avalia contas do Executivo

A execução orçamentária da Prefeitura do Recife no primeiro quadrimestre de 2010 resultou no cumprimento das metas fiscais estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com um superávit de R$ 195,7 milhões. O relatório de avaliação do cumprimento das metas fiscais foi apresentado em audiência pública coordenada pela Comissão de Finanças e Orçamento, realizada na manhã desta segunda-feira, 31, na Câmara Municipal do Recife, cumprindo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. “A Prefeitura bateu todas as metas nos investimentos, respeitando os limites da lei. Quero parabenizar a gestão municipal por ter agido conforme determina a legislação”, afirmou o vereador Inácio Neto (PTN), presidente em exercício da comissão.

Leia mais…

Câmara votará projeto que cria Prêmio para os blocos líricos

Às vésperas da abertura oficial do Carnaval, a Câmara Municipal do Recife pode votar, na sessão plenária da tarde desta segunda-feira, o Prêmio Capiba de Blocos Líricos, da autoria do vereador Estéfano Barbosa Menudo (PHS). A ideia do projeto é recompensar, a cada carnaval, as agremiações que apresentarem frevos de bloco inéditos, mas também se destacarem no coral, traje, orquestra e simpatia dos componentes. Anualmente serão entregues prêmios – não há uma quantia em dinheiro prevista, mas o reconhecimento do trabalho artístico – aos 1º e 2º lugares.

Leia mais…

Máquinas quebradas e falta de equipamentos na Rede Municipal

O sistema de Saúde do Recife foi alvo de críticas de duas parlamentares durante a sessão desta terça-feira (9) na Câmara Municipal. As vereadoras Aline Mariano (PSDB) e Priscila Krause (Dem) denunciaram em plenário, problemas como equipamentos quebrados e falta de medicamentos em unidades de saúde.

Leia mais…