Notícias

Isabella de Roldão destaca evento sobre sistema prisional

A vereadora Isabella de Roldão (PTB) comentou a realização no Recife de um seminário nacional sobre o sistema prisional que acontece hoje (19) e amanhã, num hotel em Boa Viagem . “Promovido pela Secretaria de Ressocialização (Seres), em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, o evento discutirá o nosso sistema prisional, um assunto de grande importância para o país, visto que o Brasil não tem pena de morte e prisão perpétua”, destacou.

Leia mais…

Aline Mariano destaca Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita

Durante e Reunião Plenária de hoje (12), a vereadora Aline Mariano (PSDB), distribuiu, para todos os vereadores, um laço que representa corações envoltos, em nome de uma causa: o Dia da Cardiopatia Congênita no Recife, 12 de junho. “Este laço, que trago hoje preso em minha roupa, tem um significado especial. Suas cores, vermelho e azul, lembram o fluxo sanguíneo do coração. O vermelho representa o sangue arterial e o azul, o sangue venoso. O encontro dos dois laços formando este coração, com um pingente no centro, também em formato de coração, representa corações envoltos por outros corações em nome de uma causa. Desde a aprovação de lei de minha autoria, 17.755/2011, o dia 12 de junho é o dia da conscientização da cardiopatia congênita no Recife. E este laço bicolor é o símbolo desta luta.”, disse.

Leia mais…

Conad discute marco regulatório de comunidades terapêuticas

Para participar de discussões sobre o marco regulatório das comunidades terapêuticas no país, proposto pelo governo federal, a vereadora Michele Collins (PP), disse hoje na Câmara do Recife, que vai participar em Brasília de encontros sobre o tema. “Vou estar presente a uma reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) onde os debates acontecerão”.

Leia mais…

Vereadora repercute audiência com Rodrigo Vidal

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 03, para fazer um resumo do que foi a audiência com o Secretário de Direitos dos Animais do Recife, Rodrigo Vidal, na última quarta, 27. Ela lembrou que no encontro foram questionados alguns pontos do projeto de lei do Executivo 30/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no município do Recife.

Leia mais…

Aderaldo Pinto fala sobre obras na Caxangá

Durante o Pequeno Expediente de hoje (6), o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) falou sobre o trânsito e as obras do corredor Leste-Oeste, na avenida Caxangá. “Falo como uma pessoa que utiliza praticamente todos os dias esta via, e também por pedidos de vários cidadãos que vem até a mim para pedir informações de até quando irá toda a obra. Reclamam sobre o enorme trânsito, com grandes congestionamentos, principalmente nos horários de pico, onde se forma uma fila quilométrica de carros em toda a extensão da avenida”, disse. Aderaldo Pinto ressaltou que fará um pedido à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), durante o período de várias obstruções na via, com o objetivo de viabilizar o tráfego. “Campanhas educativas seriam necessárias nos locais de maior fluxo e onde estão sofrendo as maiores intervenções pelas obras. Até para informar os motoristas, indicando ruas e avenidas que estão escoando o fluxo de veículos da avenida Caxangá para um melhor andamento da avenida como um todo.”, disse.

Leia mais…

Medalha para homenagear profissionais do Poder Judiciário

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 63/2015, de autoria do vereador Marco Aurélio (SDD) que cria a Medalha de Mérito Judiciário Senador Marcos Freire, a ser entregue aos profissionais que atuam de forma direta na área do Judiciário. Poderão ser contemplados advogados, juízes, promotores, desembargadores, procuradores, membros dos Tribunais, bem como, assessores e funcionários da Justiça. A homenagem aconteceria em agosto, durante a semana de comemoração da fundação dos cursos jurídicos no Brasil.

Leia mais…

Vereador critica demissão em massa no Diario de Pernambuco

O Diario de Pernambuco perdeu cerca de 30 jornalistas e outros 100 profissionais de áreas diversas. A demissão em massa aconteceu nesta semana e foi noticiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (SINJOPE), que repudiou a decisão. O vereador Jurandir Liberal (PT) comentou o tema na tribuna, na tarde desta terça-feira, 31, e criticou a postura da nova administração da empresa.

Leia mais…

Câmara suspende atividades

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), decidiu suspender o expediente da Casa Legislativa nesta quarta-feira, 21 de agosto, tendo em vista a proteção da integridade física dos funcionários, a preservação do serviço de biometria que vem sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (T R E) nas dependências do prédio, bem como de todo o imóvel, que é patrimônio público e histórico da cidade.

Leia mais…

Servidores vão receber parcelas remuneratórias

Os vereadores da Câmara do Recife aprovaram em primeira e segunda votação o projeto de lei do Executivo 04/2015, instituindo parcelas remuneratórias para cargos e servidores públicos municipais, beneficiando agentes de segurança, vigia e funcionários lotados na Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano; da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e do Instituto de Assistência Social e Cidadania, Iasc. O PL chegou ao plenário ontem, após receber parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça da Câmara. Antes da votação, os líderes dos partidos, Jurandir Liberal (PT), Gilberto Alves (PTN), e André Régis (PSDB), encaminharam a votação da proposta favoravelmente. Uma vez aprovado, o PL seguiu para sanção do Executivo.

Leia mais…

Quadrilheiros recebem homenagens na Câmara

O mês de junho é particularmente festivo em todo nordeste. Afinal é São João. É tamanha a importância desse segmento que a presidente Dilma Roussef instituiu o 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro. Recife não ficou atrás e criou também, no 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro. A lei é de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na justificativa ele explicou que os quadrilheiros são pessoas íntegras que se preparam durante meses para levar alegria e a cultura da festa de São João aos arraiais em vários bairros. O vereador homenageou, na tarde desta sexta-feira 27, na Câmara do Recife, a quadrilha junina Raio de Sol, a Arrailzinho do Cordeiro e a Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe).

Leia mais…

Maguari volta a cobrar retirada de carros abandonados das ruas

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu a matéria exibida no último domingo pelo programa Fantástico que tratava dos riscos trazidos por carros abandonados em vias públicas. O vereador destacou que, em algumas cidades, há um prazo de 15 dias para o proprietário recolher o veículo, caso contrário ele será rebocado pela prefeitura. “O que trago aqui é um aviso de prevenção, para que prefeitura do Recife procure inspecionar toda a cidade em busca destes carros abandonados”.

Leia mais…

Conselhos tutelares serão requalificados

Para atualizar e qualificar a função dos conselhos tutelares do Recife, atendendo às normas nacionais vigentes na área de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, o Poder Executivo enviou um projeto de lei, o de número 11/2012, para a Câmara Municipal. O texto altera a Lei nº 16.776, de 19 de junho de 2002, que se dispõe sobre os conselhos tutelares da cidade e estabelece direitos e deveres dos seus membros.

Leia mais…

Eri propõe criação de sistema wi-fi nas escolas municipais do Recife

A criação do “Sistema Municipal de Internet Sem Fio (wi-fi)”, nas escolas municipais do Recife, é a proposta do projeto de lei número 105/2012, do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC), que foi lido na reunião plenária de terça-feira, 18 de setembro, da Câmara Municipal do Recife. A matéria agora se encontra nas comissões de Legislação e Justiça e na de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, onde aguarda emendas e está sendo submetida à análise para emissão dos pareceres.

Leia mais…

Excesso de requerimentos gera debate

Eles são um instrumento legal dos vereadores. É através dos requerimentos, encaminhados a vários órgãos do executivo municipal, que os parlamentares fazem solicitações como colocação de muro de arrimo, troca de lâmpadas, podação de árvores e pavimentação de ruas, entre outras benfeitorias públicas. Mas o vereador Jurandir Liberal (PT) questionou na tarde desta terça-feira, o excesso de requerimentos aprovados em plenário. Segundo ele, na maioria das vezes, as solicitações não são atendidas pelo Executivo.

Leia mais…

Presidente da Câmara permanece internado

É considerado estável o quadro de saúde do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), que foi atropelado por uma moto na tarde desta terça-feira, 16. Ele está internado no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, Recife, onde se submeteu a uma série de exames e deve permanecer em observação nas próximas 24 horas. O primeiro boletim médico oficial será divulgado pelo hospital às 10h da manhâ desta quarta-feira.

Leia mais…

Almir Fernando elogia ações da Prefeitura para a melhoria no trânsito

A assinatura de dois editais de licitação, um visando a desobstrução de 4 pontos tradicionais de alagamento e o outro para a contratação de uma empresa de gestão do trânsito para atuar no Recife, com a contratação de 392 monitores de trânsito. “Todos estamos cientes dos problemas e transtornos causados pelas fortes chuvas. Tanto é que foi compromisso de campanha de Geraldo Júlio combater 32 pontos de alagamento na cidade, o que começa agora com a assinatura do edital d licitação. Uma das principais obras é a que envolve o ponto de alagamento da avenida Domingos Ferreira. Ainda na Zona Sul, a Emlurb implantará 73 caixas de decantação na avenida Boa Viagem, em frente ao Parque Dona Lindu. Serão alvos de ações, ainda, o trecho da Avenida Norte, na altura da rua Paraisópolis, que vai beneficiar não apenas os motoristas que circulam na área, mas também toda a população das comunidades do Vasco da Gama e Nova Descoberta”, disse.

Leia mais…

Homenagem ao centenário de nascimento de líderes do PCdoB

O vereador Almir Fernando (PCdoB) celebrou a passagem da data do centenário de Maurício Grabois e João Amazonas, líderes do Partido com discurso na tarde desta terça-feira 13 na Câmara do Recife. Ele destacou que Grabois entrou no Partido Comunista do Brasil antes de completar 20 anos e desde então dedicou toda sua vida à atividade partidária. Da mesma forma João Amazonas, construtor e ideólogo do PCdoB viveu 90 anos, dos quais dedicou quase sete décadas em defesa de convicções revolucionárias, da soberania, da democracia e do progresso social do país.

Leia mais…

Secretário faz avaliação dos últimos quatro meses de João da Costa

Diante de 13 vereadores que participaram da avaliação do cumprimento das metas fiscais da Prefeitura do Recife, referente ao terceiro quadrimestre de 2012, o secretário de Finanças, Roberto Pandolfi disse: “Os números são frios e eles mostram que as finanças estão equilibradas. Mas, é uma situação equilibrada para uma cidade que presta péssimos serviços ao cidadão”. A afirmação foi feita durante audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento realizada na manhã desta quinta-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A prestação de contas deveria ter sido dos últimos quatro meses do prefeito João da Costa, mas na prática os números apresentados pelo secretário foram referentes a todo o ano passado. Em 2012, a receita total foi de R$ 3.547.198.000 e a despesa total foi de R$ 3.278.832.000. A avaliação do cumprimento das metas fiscais é determinada pelo parágrafo quatro do artigo nono da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Leia mais…

Comissão de segurança aprova e distribui novos projetos de lei

A Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara Municipal do Recife deu pareceres favoráveis a dois projetos de lei em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 14. O primeiro, de autoria do vereador Luiz Eustáquio, número 01/2013, estabelece regras sobre o acesso de visitantes ao âmbito escolar nas instituições de ensino público e privado do município. O segundo projeto, do Poder Executivo, é o de número 15/2013, que tramita em regime de urgência. Ele trata de medidas relativas à Copa das Confederações FIFA de 2013, à Copa do Mundo FIFA de 2014 e aos eventos relacionados às duas competições.

Leia mais…

Mudança na rotina da Câmara começa nesta segunda-feira

A rotina da Câmara Municipal do Recife será alterada a partir desta segunda-feira, 6 de agosto, com a mudança de horário das reuniões ordinárias, que antes eram realizadas no turno da tarde e agora passarão a ser pela manhã. A mudança ocorreu por força do projeto de resolução número 03/2012, aprovado em plenário pela unanimidade dos vereadores e vai prevalecer durante dois meses, até 5 de outubro, quando termina o período eleitoral, de forma a não prejudicar o andamento das atividades parlamentares.

Leia mais…