Notícias

Almir Fernando destaca o Dia do Líder Comunitário

Instituído por uma lei municipal proposta pela vereadora Priscila Krause (DEM), o Dia do Líder Comunitário foi lembrado na Câmara do Recife. O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez questão de ressaltar a data comemorada hoje, dia 15 de abril. “Parabenizo todos os líderes comunitários que dedicam suas vidas e que lutam pela melhoria de vida para das suas comunidades e muitas vezes eles e elas não podem ser remunerados. A gente deixa aqui o nosso abraço para todos os líderes comunitários, não só de Recife como os de todo o Brasil”, disse.

Leia mais…

Vera Lopes alerta para falta de vagas nos centros de hemodiálise

Pacientes que precisam fazer hemodiálise ou diálise estão encontrando problemas para encontrar vagas, de acordo com o pronunciamento realizado pela vereadora Vera Lopes (PPS), na tarde desta terça-feira,26. Segundo a parlamentar, o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE) está sendo atingindo e, consequentemente, não está podendo transferir seus pacientes.

Leia mais…

Eurico Freire comemora ações da prefeitura

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife em prol da preservação do meio ambiente. “A gestão municipal não tem medido esforços na melhoria da arborização da cidade. Nos seus três anos de mandato foram plantadas cerca de 30 mil mudas de árvores, de acordo com dados da Secretária de Meio Ambiente, que contemplou oito bairros da cidade”.

Leia mais…

Comissão de Direitos Humanos recebe grupo AMAR

A Comissão de Direitos Humanos recebeu o grupo AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras no início da tarde desta terça-feira, 16. Elas vieram pedir apoio da Casa de José Mariano para serem reconhecidas diante do poder público. “Viemos pedir socorro. Somos mães de filhos com necessidades e o gestor público precisa nos enxergar”, disse Pollyana Dias, presidente da AMAR.

Leia mais…

Eurico destaca concurso da Câmara

Eurico Freire (PV) destacou a importância do concurso para a Câmara do Recife cujo edital deverá ser lançado ainda nesta primeira quinzena. “O presidente da Casa tem conduzido o processo da melhor forma possível, com seriedade e dando publicidade a cada passo da realização, fundamental para quem vai concorrer”.

Leia mais…

Crise do SUS é debatida na Câmara do Recife

A esperança de mudar o Sistema Único de Saúde (SUS), que está mergulhado numa crise sem precedentes, foi a tônica da audiência pública que a vereadora Vera Lopes (PPS)realizou na manhã desta quinta-feira, 8, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Coincidiu com o início da 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni, que está ocorrendo até amanhã no Centro de Convenções de Pernambuco, e cujo objetivo é discutir os rumos da saúde no país. “Esta é a segunda audiência pública nacional que está ocorrendo a pedido da Federação Nacional dos Médicos. A primeira foi em São Paulo, pois lutamos por um SUS forte e de qualidade. Mas o sistema está doente e vislumbramos um 2016 muito sombrio”, lamentou a vereadora.

Leia mais…

Vereadores debatem projetos com integrantes da prefeitura na Câmara

Uma reunião realizada na Câmara do Recife nesta sexta-feira (11) deu oportunidade para que vereadores da Casa de José Mariano debatessem, com integrantes do Poder Executivo municipal, três projetos do pacote enviado neste fim de ano pela Prefeitura. Dentre os parlamentares que compareceram à reunião, estavam os vereadores Carlos Gueiros (PTB), Eriberto Rafael (PTC), Gilberto Alves (PTN), Jurandir Liberal (PT) e Romerinho Jatobá (PR).

Leia mais…

Projeto de lei propõe isenção de IPTU a imóveis com risco de desabamento

Os imóveis edificados que vierem a ser interditados por risco de desabamento estrutural, ocasionado em razão de vícios ocultos no projeto estrutural ou em sua execução, na forma de regulamento, ficarão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP). É isso que prevê o projeto de lei número 37/2013, de autoria do Poder Executivo, que está tramitando na Câmara Municipal, propondo alterações na legislação tributária.

Leia mais…

Comissão de Revisão do Regimento Interno volta a se reunir

Com a participação de seis dos sete componentes, a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno realizou reunião na manhã desta segunda-feira, 7, para dar continuidade à elaboração do novo texto do mais importante instrumento que contém as normas e disciplinamento do processo legislativo da Câmara Municipal do Recife. “O ritmo dos trabalhos está dentro do esperado. Os vereadores estão conscientes do que devem fazer”, comentou o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PSB).

Leia mais…

Aimée Carvalho destaca Semana da Pessoa Idosa

O mês de outubro é marcado pela realização da Semana da Pessoa Idosa. O objetivo, de acordo com a vereadora Aimée Carvalho (PSB), é sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais, especialmente o direito à cidadania das pessoas idosas. O assunto foi levado ao plenário pela parlamentar na tarde desta quarta-feira, 26.

Leia mais…

Concurso da Câmara atrai quase 25 mil pessoas

As provas do concurso público da Câmara Municipal do Recife serão realizadas neste domingo, 28, em dois horários: para as funções de nível médio, o exame será aplicado das 8h às 12h e para os cargos de nível superior, das 15h às 19h. Os candidatos podem acessar informações necessárias, a exemplo do local de prova, direito a acompanhamento especial, dentre outras, no site da empresa responsável pelo certame, Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br) ou pelo telefone 0800-283-4628. Foram 24.658 pessoas inscritas.

Leia mais…

Aprovado projeto que melhora deslocamento nos bancos

Idosos, gestantes e pessoas com deficiência não poderão ser atendidas no segundo piso das agências bancárias do Recife. “O objetivo é garantir a segurança dessas pessoas, que encontram dificuldade para se deslocar nos bancos que não dispõem de elevador ou escada rolante”. As determinações são do projeto de lei da vereadora Michele Collins (PP). A matéria foi aprovada na Câmara, na terça-feira 15, e seguiu para sanção do prefeito Geraldo Júlio.

Leia mais…

Reunião debate erradicação do trabalho infantil

Proposto pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), parte da reunião no plenário da Câmara do Recife foi dedicado a um debate pela erradicação do trabalho infantil. Para isso foram convidados promotores públicos, auditores fiscais do Ministério do Trabalho, Conselheiros de Defesa da Criança, chefes de polícia, secretários de Estado e do Município da área social e de Justiça entre outros segmentos, além dos vereadores da Casa.

Leia mais…

Pedido de vistas a requerimento gera debate

Três requerimentos de autoria da vereadora Michele Collins (PP) determinando a implantação da política municipal sobre drogas, outro indicando a criação de um fundo municipal para políticas sobre drogas, e finalmente mais um indicando a criação de centros de referências para usuários de drogas, todos endereçados à Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack, causou intensos debates na tarde desta terça-feira 24, na Câmara do Recife, em virtude do pedido de vistas do primeiro requerimento pelo vereador Luiz Eustáquio (PT). Mas a autora pediu para discutir e discordou do pedido de vistas, que regimentalmente adia a votação. Pouco antes de terminar a reunião, o petista retirou o pedido de vistas, mas a matéria não chegou a ser votada por não ter quorum suficiente.

Leia mais…

Isabella de Roldão ressalta trabalho das parteiras

Comemorado no dia 5 de maio, o Dia Internacional da Parteira foi lembrado hoje (5), pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). A parlamentar frisou que deu entrada na Câmara a um projeto de lei que institui o dia 5 de maio como Dia Municipal das Parteiras, no âmbito do Recife. “Transformar o dia para o âmbito municipal é reconhecer a importância dessas mulheres e o resgate de um nascimento que parece estar esquecido na sociedade. Hoje tivemos um encontro com uma parteira reconhecida nacionalmente, a Maria dos prazeres, e juntas conversamos sobre o resgate e respeito às parteiras. Foi uma conversa rica onde lembramos que as mulheres hoje, infelizmente, não têm oportunidade de dizer como quer ser realizado o parto”, disse.

Leia mais…

Vereador ressalta Novembro Azul

Tendo como objetivo conscientizar a sociedade sobre o câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul foi o tema do discurso do vereador Eurico Freire (PV), hoje (4). “A ideia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é chamar atenção para a importância dos exames preventivos de câncer de próstata. É necessário alertarmos todos os que conhecemos para a necessidade de medidas de prevenção tanto do câncer de mama quanto ao câncer de próstata”.

Leia mais…

Vereador ressalta início das obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sérgio Loreto, que iniciou suas obras hoje no terreno ao lado do Conjunto Habitacional Sérgio Loreto, que está sendo construído pela Prefeitura do Recife no bairro de São José, foi tema do discurso do vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE), na tarde desta quarta-feira, 13. “Fico feliz em saber que o conjunto habitacional já está com 75% de obras concluídas e que agora os moradores além de morar bem, terão onde deixar seus filhos. O Cmei é creche de primeiro mundo”.

Leia mais…

Priscila reclama de requerimentos não atendidos

A vereadora Priscila Krause (DEM) informou que não foi atendida em quatro requerimentos enviados à Emlurb para desobstruir esgotos na rua Holmes Fontes, em Afogados. Ela disse que a rua e o entorno enchem de água quando chove e que pede a manutenção na área. “Como meus requerimentos não foram atendidos, sugeri a moradores que enviassem email direto para a Prefeitura”.

Leia mais…

Recife se despede de Arlindo dos Oito Baixos

Amigos, familiares, fãs e músicos lotam o plenário da Câmara do Recife nesta quinta-feira, 24, para prestar homenagens ao sanfoneiro Arlindo dos Oito Baixos. Ele faleceu por complicações da diabetes, esta quarta-feira, aos 72 anos. Para o presidente Vicente André Gomes (PSB), “o legislativo municipal presta um reconhecimento a quem tanto fez pela cultura do Recife e de Pernambuco”. O enterro está previsto para às 16h, no Cemitério de Santo Amaro.

Leia mais…

Vereador quer obrigar poltronas para obesos nos cinemas

Os cinemas recifenses poderão ser obrigados a disponibilizar, no mínimo, duas poltronas especiais por sala de exibição, a serem utilizadas exclusivamente por pessoas com obesidade mórbida. É o que prevê o projeto de lei 142/2013, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que se encontra em tramitação nas comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Direitos Humanos e de Saúde.

Leia mais…