Notícias

Aderaldo Pinto faz balanço de mandato

O resumo do mandato e as ações à frente das comunidades, no ano de 2013, foram tema do pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PRTB) na tarde de hoje, 17. Ele agradeceu à Polícia Militar e à Civil de Pernambuco, à Prefeitura da Cidade, à Fundação Cultura e ao Secretário de Turismo Felipe Carreras.

Leia mais…

Festival Recife do Teatro Nacional agora será bianual

A 17ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN), que ocorria sempre no mês de novembro, não será realizado este ano. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, decidiu que o Festival agora será bianual. A vereadora Isabela de Roldão (PDT) lamentou a mudança, no plenário, na tarde desta segunda-feira, 03. “Esse evento é de muita importância para o Recife e reúne pessoas do Brasil todo. Ele precisa ser todo ano. Essa decisão é desrespeitosa para a cultura da cidade”, disse.

Leia mais…

Almir Fernando comemora "Novembro Azul"

Com a finalidade de chamar a atenção dos homens para os exames preventivos de câncer de próstata, o mês de novembro foi batizado de “Novembro Azul” pela Sociedade Brasileira de Urologia. O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou o assunto, no plenário, na tarde desta segunda-feira, 03. “É um mês muito importante de conscientização para nós homens. É preciso colocar os exames em dia. Quando mais cedo o diagnóstico mais chances de cura existem".

Leia mais…

André Régis repercute prisão de senador

O vereador André Régis (PSDB) comentou a prisão do senador Delcídio Amaral do PT, por tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava-Jato. Ele disse que preocupa qual será repercussão de tal fato para o país.

Leia mais…

Parlamentar critica pronunciamento em rede nacional

O vereador André Régis (PSDB) criticou hoje na Câmara do Recife o discurso feito pela presidente Dilma Rousseff em cadeia nacional sobre a Copa do Mundo. Ele condenou a convocação de rede nacional que “só deve ser usada em casos de suma importância e não para fazer discurso de campanha eleitoral”.

Leia mais…

Osmar Ricardo repercute notícia sobre conjuntos habitacionais

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu nesta segunda-feira (26), no plenário da Casa de José Mariano, uma matéria veiculada no Jornal do Commercio sobre a demora na entrega de conjuntos habitacionais no Recife. Durante sua intervenção, o parlamentar frisou o dado, trazido pelo jornal, de que o déficit de habitação da capital pernambucana seria de 70 mil unidades.

Leia mais…

Marco Aurélio tece críticas à CTTU

O vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro secretário da Casa de José Mariano, criticou a atuação Companhia de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) durante as chuvas que afetaram o Recife nesta quarta-feira (31). Em discurso realizado na Câmara do Recife, o parlamentar disse ter constatado problemas em diversos semáforos da capital e uma falta de orientadores de trânsito nessas localidades. De acordo com Marco Aurélio, não havia agentes nas ruas por falta de equipamentos apropriados para o mau tempo.

Leia mais…

Gilberto Alves responde críticas sobre compra de máquinas

Em resposta às críticas tecidas pela vereadora Priscila Krause (DEM) sobre a aquisição feita pela Secretaria de Educação do Recife de máquinas de lavar e secar industrial, o líder do governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN), fez ampla defesa da gestão municipal, na tarde desta quarta-feira, 28. De acordo com o parlamentar, o maquinário foi adquirido para lavar e secar as roupas dos alunos das creches porque a demanda da rede municipal de ensino é muito grande e as máquinas de uso doméstico quebravam frequentemente, muitas vezes com menos de um ano de uso.

Leia mais…

Michele Collins repercute legalização da maconha no país

A vereadora Michelle Collins usou à Tribuna da Casa de José Mariano, na tarde de hoje, 25, para falar da legalização da maconha no país. O assunto será tema de discussão no Senado Federal e deverá ser debatido de forma ampla no que se refere à regulamentação e legalização da maconha, consumo e mercado. “Tomei conhecimento que tem deputado federal querendo protocolar proposta, a fim de legalizar a maconha no país e terá como base as experiências do Uruguai, do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, da Espanha e de Portugal, onde o uso da droga não está legalizado”.

Leia mais…

Transporte gratuito para pacientes em tratamento

O projeto de lei 09/2015, de autoria do vereador Marcos di Bria (PTdoB), que torna obrigatório o serviço gratuito de transporte para pacientes em tratamento de Hemodiálise, Quimioterapia, Radioterapia e Fisioterapia já conta com parecer de aprovação da Comissão de Legislação e Justiça. “Com essa iniciativa buscamos sanar um problema que aflige várias pessoas em nossa cidade que, quando diagnosticadas, são obrigadas a seguirem um tratamento imediato, necessitando de um transporte adaptável e urgente para o cuidado de uma doença crônica e delicada”, defendeu vereador.

Leia mais…

Câmara do Recife anuncia data do concurso

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 01, o presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), e o primeiro secretário Augusto Carreras (PV) anunciaram a data do concurso público que irá oferecer 78 vagas para o legislativo municipal. Serão 18 cargos diferentes para nível médio e superior com salários que variam de R$ 1.445,80 a R$ 7.741,00. A prova acontecerá no dia 28 de setembro de 2014, nos horários da manhã, para cargos de nível médio, e à tarde, para os cargos de nível superior.

Leia mais…

Osmar Ricardo comenta negociações salariais de servidores

Uma proposta de acordo salarial firmado entre a Prefeitura e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Plenária de hoje, 9.

Leia mais…

Vereadores discutem plano de carreira da Guarda

Com plenário da Câmara do Recife lotado pela Guarda Municipal, os vereadores da Casa dedicaram toda a tarde desta terça-feira 10, à discussão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da corporação. Logo após a reunião, o presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), junto com outros parlamentares, recebeu uma comissão da Guarda. O presidente informou que tem encontro agendado com a Secretaria de Segurança Urbana para definir ajustes. O projeto de lei do PCCV chegou na gestão passada. No entanto, a gestão atual retirou de pauta para realizar ajustes. O plano vem sendo discutido com a intermediação da Câmara, desde então.

Leia mais…

Projeto de lei que prevê gastos com publicidade é aprovado

Com menos de um mês de tramitação no legislativo municipal o projeto de lei do Executivo número 06/2014, que disciplina os gastos com publicidade com as administrações direta, indireta e Câmara Municipal do Recife foi aprovado em plenário nesta segunda-feira, 14. O texto diz que as despesas com publicidade do município do Recife não poderão ultrapassar 1% da receita efetiva realizada no exercício anterior, mas que, nesta previsão, não estão incluídas as campanhas de publicidade que objetivem a promoção do turismo do Recife, desde que aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo; campanhas educativas nas áreas de saúde pública, segurança do trânsito, defesa e preservação ambiental e prevenção à violência.

Leia mais…

Comissão de Saúde é instalada

Na tarde desta quarta-feira, 25, a Comissão de Saúde foi instalada para o exercício do biênio 2015-2016. Estiveram presentes os vereadores Rogério de Lucca (PSL), reeleito presidente, Aimée Carvalho (PSB), como vice-presidente, além de Erivaldo da Silva (PTC). Romildo Gomes Neto (PSD) e Marcos di Bria (PTdoB) também fazem parte do grupo.

Leia mais…

Cozinhas abertas ao público

Restaurantes, Hotéis, Motéis, Bares, Lanchonetes e Similares do Recife serão obrigados a colocar sistema de vídeo monitoramento nas instalações de suas cozinhas e disponibilizar as imagens a todos os consumidores, em tempo real. É o que propõe o projeto de lei, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que está em tramitação na Câmara do Recife. A proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Higiene, Saúde e Bem Estar Social, mas ainda não tem data definida para ser votada em plenário.

Leia mais…

Legislação e Justiça aprova Plano Municipal de Educação

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei número 10/2015, do Poder Executivo, que prevê o Plano Municipal de Educação da Cidade de Recife (PME), com vigência por 10 anos. A matéria recebeu 17 emendas modificativas e aditivas, das quais quatro delas foram de autoria do relator, vereador Carlos Gueiros (PTB). “O parecer foi sintonizado com as discussões realizadas em plenário e numa audiência pública realizada na semana passada para debater o projeto”, disse o presidente da comissão vereador Aerto Luna (PRP).

Leia mais…

Vereadora comenta luta contra as drogas

A vereadora Michelle Collins subiu à tribuna na tarde de hoje, 19, para repercutir uma matéria que saiu ontem no Diario de Pernambuco. O assunto relata que na segunda quinzena de março, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos passará a oferecer atendimento especializado às gestantes viciadas em crack em um novo centro de acolhimento. “O novo centro de acolhimento intensivo abrigará as mulheres por um ano. Além de cuidar do filho com mais segurança, as mães poderão se livrar do vicio definitivamente. Parabenizo o poder executivo estadual por mais uma ação louvável. A luta contra as drogas é de toda a sociedade. Temos que nos unir para acabar com esse mal”, destacou.

Leia mais…

Vereadores mais antigos discutem futura Lei Orgânica

Com a presença dos três mais antigos vereadores, em número de mandatos, da Câmara Municipal do Recife, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 7. O presidente da Casa de José Mariano, Eduardo Marques (PSB); o presidente da comissão, Carlos Gueiros (PSB) e o relator do colegiado, Antonio Luiz Neto (PTB), todos entrando no sétimo mandato, 24 anos de experiência no Legislativo Municipal cada um, debateram temas importantes que comporão a futura “Constituição” do Recife.

Leia mais…

Luiz Eustáquio lamenta tráfico de drogas na cidade

O Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, vereador Luiz Eustáquio (PT), lamentou hoje, 19, uma reportagem exibida em um grande veículo de comunicação sobre o tráfico de drogas no Recife. “Temos comentado aqui, na tribuna, uma questão colocada em toda cidade que é o uso de drogas e a falta de política garantindo um melhor atendimento aos usuários. Todos viram uma reportagem exibida ontem e percebemos que a droga é uma questão de saúde publica. Mas, para o tráfico, é questão policial”, disse.

Leia mais…