Notícias

Vereadores aprofundam debate político

A movimentação da oposição e do governo em torno do debate político sobre a corrupção, crise econômica, impeachment, ou renúncia da presidente vem polarizando os discursos na Câmara do Recife. O vereador André Régis (PSDB) “emprestou solidariedade” ao vereador Henrique Leite (PT), pois segundo ele, o Diario de Pernambuco diz hoje que o vereador afirmou que se pudesse, falaria à presidente sobre como o povo está sofrendo. André disse que queria que ele (Henrique Leite) tivesse essa oportunidade para dizer à presidente, pois se ela não está sendo capaz de ouvir a oposição, que ouça o próprio partido.

Leia mais…

Biblioteca do Compaz do Cordeiro homenageará Carlos Percol

O primeiro projeto de lei deste ano, de autoria do Poder Executivo (o de número 01/2017), encaminhado pelo prefeito Geraldo Julio à Câmara Municipal do Recife, propõe denominar de Biblioteca Jornalista Carlos Augusto Ramos Leal Filho o espaço de leitura e convivência do Compaz Ariano Vilar Suassuna. O Centro Comunitário da Paz fica localizado na Avenida General San Martin, nº 1083, Cordeiro, Recife.

Leia mais…

Durante visita de estudantes, André Régis comenta atribuições do Legislativo

Estudantes do primeiro período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) visitaram a Câmara do Recife nesta terça-feira (17), para conhecer as instalações do Legislativo e o seu funcionamento. Os alunos ainda assistiram à reunião plenária do dia nas galerias do plenário. Na ocasião, o vereador André Régis (PSDB), que também é professor da área jurídica, subiu à tribuna da Casa para fazer comentários sobre o Poder e responder a perguntas dos alunos.

Leia mais…

Vicente André Gomes se despede da Câmara

Em tom de despedida e bastante emocionado, o presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB), dirigiu-se ao plenário na manhã de hoje, 29, fazendo uma retrospectiva dos seus 30 anos de vida pública, do primeiro discurso, das amizades cultivadas no local e dos desafios como Presidente da Casa. Durante a reunião extraordinária, ele lembrou que cumpriu seis mandatos como vereador, mas que não foi reeleito no último pleito municipal. Muitos vereadores aproveitaram o momento para também prestar homenagens ao parlamentar.

Leia mais…

Vereador agradece participação de funcionários

O presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu a intensa participação dos funcionários de gabinetes no curso “disciplinamento regimental e técnica de sua elaboração”, para orientar os assessores dos vereadores no sentido de elaborar pareceres a projetos de lei que tramitam nas comissões.

Leia mais…

Osmar Ricardo comenta greve de professores

Professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o último dia 10 e o vereador Osmar Ricardo (PT) solidarizou-se com a categoria, durante pronunciamento na Câmara, hoje, 27. “Sou solidário com os professores do estado de Pernambuco. Infelizmente, muitos estão sendo assediados e transferidos para outras unidades porque estão fazendo greve. A luta é feita de pessoas sérias, que educam os nossos filhos e elas estão, infelizmente, recebendo salários baixos”.

Leia mais…

Alunos da UFPE visitam a Câmara

Estudantes do curso de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco acompanharam a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 28. A visita foi organizada pelos próprios jovens para ver, na prática, o que estudam na disciplina de Direito Constitucional, ministrada pelo vereador André Régis (PSDB), que também é professor.

Leia mais…

Ivan Moraes convoca para audiência sobre regularização fundiária

A Medida Provisória 759 que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal será fruto de discussões na Audiência Pública a ser realizada amanhã (23) às 9h, no Plenarinho. A iniciativa é do vereador Ivan Moraes (PSOL) que considera o assunto de extrema importância para todo o país.

Leia mais…

Maguari quer realização de reuniões do programa Câmara nos Bairros

Em 2013, a Comissão Executiva da Câmara do Recife instituiu o programa Câmara nos Bairros, que visa levar reuniões itinerantes do Legislativo municipal a diversas comunidades da capital pernambucana. Nesta terça-feira (16), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) levou à tribuna da Casa de José Mariano um pleito: o restabelecimento do projeto para que a sociedade e os parlamentares possam realizar diálogos com mais proximidade.

Leia mais…

Vera Lopes convida para audiência sobre Microcefalia e Síndrome de Guillain Barré

Os casos de Microcefalia e da Síndrome de Guillain Barré no estado de Pernambuco vêm preocupando a vereadora Vera Lopes (PPS) e a parlamentar convidou todos os vereadores da Casa para debater o assunto numa audiência pública, que será realizada próxima sexta-feira,18, a partir das 9h, no Plenarinho. “Foram convidados a FENAM, Ministério da Saúde, CREMEPE, as secretarias de saúde, enfim, todos discutirão as ações que devemos tomar a partir de agora diante desse grande problema”.

Leia mais…

Vereador critica falta de justificativa em PL

A falta de justificativas em projetos de lei levou o vereador André Régis (PSDB) a tecer críticas ao Executivo. Segundo ele, trata-se de um processo de desvalorização da Câmara do Recife. “A Prefeitura envia proposta para ser votada e não explica do que se trata, mas a Casa aprova. Acredito que falta assessoria jurídica ao Executivo”.

Leia mais…

Vereador critica partidos

Osmar Ricardo (PT) criticou, na Câmara do Recife, partidos como DEM, PPS, PSDB e outros que na opinião dele continuam dando apoio ao presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, investigado e tem contas na Suíça. Osmar disse que era preciso que o Supremo Tribunal Federal aja com firmeza e retire “esse cidadão da presidência da Câmara Federal”.

Leia mais…

Jayme Asfora aborda reação contrária a dissolução de diretório do PMDB

As consequências da migração partidária do senador Fernando Bezerra Coelho, que na semana passada desfiliou-se do PSB para integrar o PMDB, foram levadas à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (12) pelo vereador Jayme Asfora (PMDB). De acordo com o parlamentar, existe uma ameaça de dissolução do diretório estadual do PMDB. Em seu discurso, ele leu a nota “Exigimos Respeito”, em que o PMDB-PE se posiciona contra a intervenção no diretório e a favor da manutenção do deputado federal Jarbas Vasconcelos na direção política do partido no estado.

Leia mais…

Wanderson Florêncio enaltece Parlamento Jovem

Hoje, 20, ocorreu a reunião preparatória para o Parlamento Jovem, no Plenarinho da Casa. Este ano, o Parlamento está em sua sexta edição tendo como objetivo principal que um número cada vez maior de jovens tenha a vivência na prática do processo democrático. E o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) apoia a iniciativa. “São jovens que representam diversos sentimentos da nossa cidade. Inclusive, trazemos uma novidade, nesta edição, que é um espaço específico para as pessoas que promovem a acessibilidade em nossa cidade. É um grande ganho e que, com certeza, trarão novas ideias, contagiando todos nós”.

Leia mais…

Michele Collins repercute visita de ministro e secretário nacional

A vereadora Michele Collins registrou nesta terça-feira, 1º, em discurso realizado na Câmara Municipal, a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, o general Adriano Pereira, à cidade do Recife. O ministro e o secretário conheceram na última segunda-feira, 31, obras de intervenção realizadas em áreas de risco da capital pernambucana.

Leia mais…

Michele Collins faz registro do 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, surgiu nos Estados Unidos e Europa e é lembrado em decorrência das batalhas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e de direito ao voto. A vereadora Michele Collins (PP) fez questão de enaltecer a data, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,8.

Leia mais…

Criação de data em bairro vai ser revista

Um projeto de lei de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT) causou polêmica e intenso debate na tarde desta terça-feira 26, no plenário da Câmara do Recife. O autor pretendia criar uma data específica no calendário oficial da cidade para que o bairro de Dois Unidos comemorasse seu próprio Dia da Diversidade LGBT. Foram muitos os argumentos contra e a favor do PL, mas venceu a ponderação do parlamentar André Régis (PSDB) sugerindo a retirada da proposta para reexame e apresentação de argumentos mais sólidos a respeito da importância de se criar esta data para aquele bairro. O autor acatou a sugestão e retirou o projeto de pauta, no entanto a discussão aconteceu.

Leia mais…

Ivan Moraes debate reivindicações da Comunidade de Passarinho em audiência pública

Um ano e cinco meses depois da primeira audiência pública que discutiu assuntos referentes às reivindicações da Comunidade de Passarinho, localizada na Zona Norte, a Câmara Municipal do Recife voltou a realizar um evento do mesmo porte para retomar os debates sobre o tema, saber se houve avanços, e onde os problemas aumentaram. Desta vez, ela foi organizada pelo vereador Ivan Moraes (PSol), que atendeu ao pleito da comunidade. “Os moradores do Passarinho têm uma luta importante em defesa dos direitos da própria comunidade em que vivem. Eles enfrentam problemas numerosos e por isso exigem que os compromissos que foram assumidos, aqui mesmo nesta Câmara, sejam resgatados. A comunidade se mobiliza e sabe muito bem o caminho para a luta”, disse Ivan Moraes. A primeira audiência pública foi o germinal de um documento que recebeu o nome de Carta de Passarinho, contendo as reivindicações, e que foi entregue a diversas secretarias municipais.

Leia mais…

Maré Malta exalta Duque de Caxias no Dia do Soldado

Um soldado por vocação e nascimento e um homem público que simbolizava a lei e a ordem. Assim foi definido Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, pelo vereador Maré Malta (PSD). A homenagem foi realizada nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal do Recife para lembrar o Dia do Soldado, comemorado em 25 de Agosto em alusão ao nascimento do militar. “Para o Exército, ele é mais que o seu Patrono, tendo sua vida como uma referência permanente”.

Leia mais…