Notícias

Vereador comenta saneamento no entorno da Lagoa do Araçá

O vereador Eurico Freire (PV) subiu a tribuna na tarde desta terça-feira, 19, para repercutir alguns problemas relacionados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros da Imbiribeira e do Ipsep (Proest 2). “Muitos moradores tem nos relatado que não foram avisados de que precisavam realizar a ligação de suas casas para o sistema implantado na rua. Cabe aos moradores fazerem isso, mas cabe a prefeitura o aviso. Com a falta da instalação desses sistemas os dejetos das casas continuam sendo despejados no entorno da Lagoa do Araça”.

Leia mais…

Parlamento Jovem realiza eleições na Câmara do Recife

Jovens participantes de diversos segmentos da sociedade lotaram o Plenarinho da Casa de José Mariano nesta quinta-feira (5) para eleger os novos participantes do Parlamento Jovem do Recife. A iniciativa, que aproxima a juventude do poder legislativo desde 2005, está em sua sexta edição – desta vez requerida pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). O número de jovens representantes que compõem o Parlamento Jovem é o mesmo do número de vereadores da Câmara do Recife, 39.

Leia mais…

Vereador convida para a Jornada Mundial dos Pobres

Apelo feito para que todos façam parte da Jornada Mundial dos Pobres, lançada pela Igreja Católica no último domingo e que tem como tema “Não amemos com palavras, mas com obras”, realizado pelo vereador Aerto Luna (PRP), na Câmara de Recife hoje (13), baseou-se na mensagem do Papa Francisco, publicada em junho deste ano. “O convite é dirigido a todos, independente da crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”. A jornada segue até dia 19 deste mês.

Leia mais…

Wanderson Florêncio detalha ações de mandato

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) dirigiu-se à tribuna hoje, 5, para detalhar as ações que vem executando em seu mandato parlamentar. “Iniciamos no recesso parlamentar um novo movimento que é o de escutar as pessoas. Fomos a alguns sinais de trânsito da cidade, abordamos os carros e fizemos uma grande escuta. Além disso, criamos um canal direto com a população através do número 999502392, no whatsapp.”

Leia mais…

Comissão aprova nome de Naná Vasconcelos para próximo Compaz

O próximo Centro Comunitário da Paz (Compaz) a ser construído no Recife pode vir a homenagear um dos maiores nomes da música pernambucana. É o que pretende o projeto de lei nº 62/2016, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT), que indica que o equipamento deverá se chamar Instrumentalista Naná Vasconcelos. A matéria tramita na Câmara do Recife e recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa nesta quarta-feira (12).

Leia mais…

Presidente da Câmara distribui mensagem de Natal

Mantendo a tradição dos últimos quatro anos em que esteve a frente da Câmara Municipal do Recife, o presidente Vicente André Gomes (PSB) distribuiu panetones para todos os funcionários da Casa, no final da manhã desta sexta-feira, 23. A mensagem impressa no cartão que acompanhou o presente fala de despedida, gratidão e felicitações, sentimentos que o parlamentar fez questão de ressaltar a cada um. “As pessoas que fazem a Câmara são uma referência de amizade e solidariedade. Essa é a forma simples que encontrei para me expressar”, salientou.

Leia mais…

Henrique Leite parabeniza 1ª Cerimônia Coletiva Civil para casamento homoafetivo

No último final de semana, a Prefeitura promoveu a 1ª Cerimônia Coletiva Civil para casamento homoafetivo e o vereador Henrique Leite (PT), parabenizou a iniciativa e anunciou na tribuna de hoje (25), que formulará voto de aplauso à cerimônia. O evento aconteceu no Forte das Cinco Pontas e fez parte das celebrações do dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia. No total, oito casais oficializaram suas uniões.

Leia mais…

Médico George Trigueiro recebe Medalha do Mérito José Mariano

A Câmara Municipal do Recife concedeu a Medalha de Mérito José Mariano ao médico George Meira Trigueiro, nesta segunda-feira, 15, “em reconhecimento à seriedade, dedicação e profissionalismo com que exerce sua carreira, contribuindo de forma inegável com a sociedade recifense”. A entrega, em reunião solene, foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB), atendendo a uma proposição do vereador licenciado e atual deputado Raul Jungmann. A comenda é o mais importante título entregue pelo legislativo municipal.

Leia mais…

Vereador pede desobstrução de canais

Para verificar no local como estão as obstruções de canais e córregos, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) realizou visitas em alguns deles. Ele disse que as obstruções estão sendo causadas pela ocupação de moradores nas margens desses canais e córregos, o que impede a chegada das máquinas da Prefeitura para realizar a limpeza.

Leia mais…

Aline Mariano responde a críticas da oposição

Na última segunda-feira (27), a Câmara do Recife resolveu adiar a discussão do projeto de lei de autoria do poder Executivo nº 04/2017, que trata da remuneração de professores municipais. Nesta terça-feira (28), o assunto foi tema de um debate entre parlamentares durante a reunião plenária, quando a vereadora Marília Arraes (PT), líder da oposição, fez questionamentos a respeito da maneira como a matéria havia sido incluída na pauta. Após as considerações da colega, a vereadora Aline Mariano (PMDB), líder da bancada do governo, se pronunciou na tribuna.

Leia mais…

Irmã Aimée debate importância do Botão do Pânico

Para discutir a instalação do Botão de Pânico nos ônibus do Recife a vereadora Irmã Aimée Carvalho (PSB) promoveu audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 17. A proposta consta no projeto de lei 59/2017, de sua autoria, e afirma que o botão seria acionado pelo motorista ou cobrador em caso de crimes como assaltos, roubos, violência contra funcionários, entre passageiros, ou ainda depredação do veículo por vandalismo. Através desse mecanismo, o letreiro do ônibus emitirá uma informação com a palavra “perigo”, e enviará os dados por meio de sistema de posicionamento global (GPS) à central de monitoramento da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).

Leia mais…

Câmara recebe visita de estudantes

O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados de alunos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco no começo da tarde desta quarta-feira (24). Com o apoio do vereador Jayme Asfora (PMDB), os estudantes vieram ao Legislativo municipal para conhecer de perto o funcionamento da Câmara do Recife.

Leia mais…

Corpo de Liberato é sepultado em Santo Amaro

Josias Tavares, Severina da Silva, Edna Marques. Os nomes nas catacumbas que cercam a última morada do ex-vereador Liberato Costa Júnior, sepultado no cemitério de Santo Amaro nesta quinta-feira (14), não são ilustres – mas, com isso, refletem o amor que o parlamentar tinha pelo povo recifense.

Leia mais…

Maguarí felicita Companhia Pernambucana de Saneamento

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) parabenizou na tarde desta terça-feira, 19, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que, a partir de maio de 2015, irá recuperar os locais danificados após realização de obras. Maguarí lembrou que esse trabalho - antes realizado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) - passará a ser de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento. “A Compesa agora terá uma empresa de recuperação e reposição de paralelos”.

Leia mais…

Eriberto Rafael quer divulgação dos cronogramas das obras públicas

Garantir à população recifense transparência em relação às obras públicas. É esse o objetivo do projeto de lei nº 288/2017, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que procura tornar obrigatória a divulgação do cronograma físico-financeiro de toda obra pública municipal. O texto tramita atualmente na Câmara do Recife e já recebeu um parecer pela aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa.

Leia mais…

Comissão de Direitos Humanos analisa e distribui projetos

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara discutiu oito projetos de lei e distribuiu outras nove propostas na reunião promovida na tarde desta segunda-feira, 13. Entre as matérias analisadas pela presidente do grupo, Michele Collins (PP), e o vice-presidente Ivan Moraes (PSol), está a de número 166/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que quer proibir os estabelecimentos empresariais, comerciais e sem fins residenciais de destinarem as calçadas públicas para estacionamentos exclusivos de seus clientes.

Leia mais…

Vereadora comenta afastamento do Conselho Municipal de Educação

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) dirigiu-se à tribuna desta segunda, 13, para lamentar o seu afastamento do Conselho Municipal de Educação. “Senti-me muito triste ao saber que fui afastada do Conselho de Educação. Desde o ano de 2013 sou conselheira e participo ativamente da vida daquele grupo. Fiquei sabendo através do Diário Oficial". Até o final do primeiro biênio desta legislatura (2013-2014) a parlamentar integrava a Comissão de Educação da Câmara do Recife, o que lhe conferia - conforme a legislação municipal - o direito de participar do Conselho.

Leia mais…

Câmara discute estacionamentos

O projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), regulamentando preços de estacionamentos para cobrarem taxa única no Recife, foi alvo de discussão entre os vereadores na tarde desta segunda-feira 18, na Câmara Municipal. Carlos Gueiros (PTB) lembrou que a cidade já tem uma lei em vigor, fruto de um projeto dele, disciplinando os estacionamentos. Segundo ele, não caberia novo projeto, até porque a proposição recebeu pareceres pela rejeição nas comissões temáticas da Casa.

Leia mais…