Notícias

Aimée Carvalho fala sobre índice de analfabetismo no país

“O desafio da educação é fazer com que os estudantes sejam capazes de circular pelo aprendizado de forma eficiente. Ir além da gramática e ortografia é um desafio grande e delicado, até porque, a escola não pode ser transformada em um ambiente de doutrinação política, partidária, filosófica ou religiosa”, afirmou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (08).

Leia mais…

Alfredo Santana comemora reinício das obras no Geraldão

A retomada das obras no ginásio de esportes Geraldo Magalhães, mais conhecido como Geraldão, foi comemorada pelo vereador Alfredo Santana (PRB), durante a Reunião Pública desta terça-feira,12. Principal ginásio poliesportivo pernambucano, o Geraldão, vem passando por uma reforma de requalificação e modernização desde 2013.

Leia mais…

Maguari faz apelo para ações no bairro do Vietnã

De acordo com a análise do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) realizada na tarde de hoje (23), a comunidade do Vietnã precisa receber, em caráter emergencial, um conjunto de serviços. O parlamentar fez um apelo às secretarias de saúde, educação, infraestrutura, Emlurb e URB para que possam iniciar obras e ações de melhoramento.

Leia mais…

Plano Municipal de Educação é tema de audiência na Câmara

Discutir o andamento da implantação do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado pela Câmara do Recife em 2015. Com esse objetivo, o Poder Legislativo Municipal, por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PT), realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (29) no plenarinho da Casa de José Mariano. O evento reuniu principalmente membros do Fórum Municipal de Educação.

Leia mais…

Michele Collins pede voto de repúdio a revista por artigo sobre evangélicos

A publicação de um artigo sobre a população evangélica brasileira na revista Veja motivou um discurso da vereadora Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (16). Na tribuna da Câmara do Recife, a parlamentar apresentou um voto de repúdio ao semanário e disse que vai ingressar com uma representação no Ministério Público para que o caso seja tratado pela justiça.

Leia mais…

Câmara do Recife lança Frente Parlamentar LGBT

Lançada hoje, 12, no Plenarinho da Câmara Municipal, a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT é composta pelas vereadoras Aline Mariano (PMDB), Marília Arraes (PT), Natália de Menudo (PSB), e pelos vereadores Ivan Moraes (PSOL), Jayme Asfora (PMDB), Júnior Bocão (PSDB) e Rinaldo Júnior (PRB). O requerimento aprovado no Plenário é de autoria da vereadora Marília Arraes e sua aprovação originou a Resolução 2.657/2017, em outubro passado. “A Frente LGBT é suprapartidária e quer encampar as lutas desses segmentos para combater o bom combate e diminuir a violência e a discriminação”, disse Marília Arraes.

Leia mais…

Vereador explica Base Nacional Comum Curricular

Debate acalorado na Câmara de Recife sobre a inserção de questões de gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) levou o vereador Rodrigo Coutinho (SD) a explicar que a Base trata de diretrizes, não se constituindo em lei. Segundo ele, essas diretrizes devem ser discutidas pelos Conselhos de Educação de cada município e depois o Ministério da Educação determinará como será. O debate vem sendo suscitado na Casa de José Mariano em virtude de um requerimento da vereadora Michele Collins (PP), solicitando ao ministro da Educação que retire as expressões de ideologia de gênero da BNCC.

Leia mais…

Jornalista recebe Título de Cidadão de Recife

A concessão do Título de Cidadão Recifense ao Jornalista Magno Martins, antes de se constituir em uma simples homenagem protocolar, trata - se de um reconhecimento dos que fazem a Casa de Jose Mariano, a esse Pernambucano, com uma brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses maiores do povo desta Cidade. Com esta justificativa, o vereador Edmar de Oliveira (SDD), convenceu, através de um decreto legislativo, todos os seus pares na Câmara do Recife a concederem o Título de Cidadão recifense ao jornalista, nesta sexta-feira, 16. A solene foi presidida pelo vereador Henrique Leite (PDT). Presentes representantes do governador do Estado, do Prefeito, presidente da Assembleia Legislativa, deputados, vereadores, amigos e familiares.

Leia mais…

Ivan Moraes repercute realização de evento sobre ciclomobilidade

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (6) para falar da realização de um evento que promete discutir a mobilidade por bicicleta e as políticas públicas de incentivo ao uso desse veículo no cotidiano. Trata-se do Bicicultura, encontro nacional de cicloativismo e mobilidade que acontece no Recife entre os dias 7 e 10 de setembro.

Leia mais…

André Régis critica Pacto pela Vida do Recife

O Recife vive, segundo o vereador André Régis (PSDB), em um contexto de extrema violência. Relembrou uma reunião no plenário da Câmara Municipal realizada semana passada com a presença do secretário Municipal de Segurança, Murilo Cavalcante, sobre o Pacto pela Vida do Recife. Ele disse que fez questionamentos que não foram respondidos. “As informações dadas sobre o planejamento das obras dos cinco Compaz foram imprecisas. Solicitei cronograma que não foi fornecido e toda obra pública tem de ter cronograma de execução e desembolso”.

Leia mais…

Vereadora discute projeto sobre anúncios de prevenção contra o uso de drogas

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta-feira, 15 para discutir a matéria, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação de anúncio nos teatros e cinemas em funcionamento no Recife, referente ao combate e prevenção contra o uso de drogas. De acordo com a proposta, a forma e o conteúdo do anúncio ficarão a critério dos cinemas e teatros.

Leia mais…

Osmar Ricardo debate habitacionais do Recife

Com o objetivo de cobrar da Prefeitura do Recife detalhes do andamento das obras, o vereador Osmar Ricardo (PT) realizou audiência pública na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 10, para debater a política habitacional da cidade. Dados apresentados pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), baseados no Censo de 2010, do IBGE, dizem que a capital de Pernambuco tem um déficit de 62.687 unidades habitacionais. E que a conceituação desse déficit é formada pelas condições precárias de moradia, pela situação de coabitação, ônus excessivo de aluguel e adensamento excessivo.

Leia mais…

Luiz Eustáquio lamenta nova aprovação da PEC 241

Na tarde desta quarta-feira 26, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) falou a respeito da PEC 241 que foi mais uma vez aprovada em segundo turno na Câmara Federal e segue para votação no Senado. “Essa proposta de emenda constitucional representa o retrocesso. Para mim, questões relacionadas à saúde estão ligadas a vida, e os recursos dedicados a essa área assim como na educação, não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos”, argumentou.

Leia mais…

Marília Arraes debate situação do Casarão Magitot

----------------------Informações da Assessoria Gabinete Marília Arraes/ Crédito da foto: Matheus Bernardes ----------------------- De olho na preservação do patrimônio público da cidade, a Câmara Municipal do Recife realizou, na noite de ontem (16), uma audiência pública para debater a necessidade de ações de restauro e a revisão do projeto da Prefeitura do Recife de construir uma feira livre na área onde está localizado o Casarão Magitot. A iniciativa foi da vereadora Marília Arraes (PT). O evento foi realizado no prédio do próprio casarão, localizado no bairro da Várzea e contou com a participação de um grande número de moradores, trabalhadores do entorno e pessoas ligadas aos movimentos culturais, de cidadania e de preservação e valorização dos espaços públicos urbanos.

Leia mais…

Jayme Asfora propõe criação do Dia do Procurador do Município do Recife

A Procuradoria Geral do Município do Recife é uma das mais antigas do Brasil, tendo referências históricas de sua existência na Lei 440, de 1949. Foi essa a principal justificativa que levou o vereador Jayme Asfora (PMDB) a apresentar o projeto de lei 126/2016, que inclui no calendário oficial da cidade o Dia do Procurador do Município do Recife , a ser comemorado em 27 de maio de cada ano. A matéria já está sob análise das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Leia mais…

Comissão que revisa Regimento Interno analisa 13 artigos de relatório

Em sua quarta reunião desde que foi criada, no início da semana passada, a comissão especial da Câmara do Recife que visa concluir o relatório de revisão do Regimento Interno da Casa e analisar suas emendas discutiu 13 artigos do texto nesta terça-feira (8), na Sala de Comissões do Legislativo municipal. O grupo também debateu uma das emendas propostas pelos parlamentares com a finalidade de modificar elementos do novo texto.

Leia mais…

Almir Fernando vai discutir saneamento básico na Câmara

Na próxima quinta-feira (15), a Câmara do Recife vai realizar uma audiência pública para discutir com diversos órgãos municipais a questão do saneamento básico na capital pernambucana. A iniciativa é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que falou sobre o tema durante a reunião plenária desta segunda-feira (12).

Leia mais…

Comissão da Revisão da Lei Orgânica revisa emendas e artigos

A Comissão que trata da revisão da Lei Orgânica reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 8, dando prosseguimento às análises das emendas dos vereadores e vereadoras do Recife, além de artigos da atual Lei Orgânica. Pelo 15º encontro, o vereador Carlos Gueiros (PSB), presidente da Comissão, conduziu a reunião que também contou com a participação de Chico Kiko (PP), Gilberto Alves (PSD), Antonio Luiz Neto (PTB) e Ivan Moraes (PSOL).

Leia mais…

Eurico Freire realiza reunião pública para debater contratação de veterinários

Realizado pela Prefeitura do Recife em 2012 o concurso público para contratação de diversos profissionais convocou dez médicos veterinários e o sindicato da categoria em Pernambuco afirma que existe mais vacância do que o informado no edital do certame. Além disso, insiste que alguns convocados no concurso já pediram exoneração, o que automaticamente abriria vagas. Essa situação motivou o vereador Eurico Freire (PV) a realizar reunião pública, no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 17. “Aproveitamos para trazer o debate sobre uma profissão tão essencial à saúde pública. Muitas pessoas desconhecem a importância da profissão e sempre a associam exclusivamente ao tratamento de animais, o que, por si, já seria excelente. Mas o veterinário também dá importantes contribuições na Vigilância Sanitária”, ressaltou.

Leia mais…