Notícias

Reunião solene homenageia profissionais de diversas áreas

Sob a justificativa de que “a sociedade tem nas diversas profissões uma base sólida e relevante para sua construção, continuidade e permanência”, o vereador Ebinho Florêncio (Rede) realizou reunião solene na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (25), para homenagear “os profissionais que orgulham a cidade do Recife”. Durante o evento, o parlamentar entregou certificados a 62 pessoas. “Hoje, para mim, é mais um dia de grande significado que marcará minha vida, pois fiz a proposta dessa solenidade, cheio de emoção e profundo sentimento de gratidão por todos que se destacam no desempenho de suas profissões. Sinto orgulho de estar sempre buscando esse reconhecimento aos que realmente contribuem para o crescimento da nossa cidade através de funções diversas”, disse.

Comissão de Educação aprova 21 matérias legislativas

A proposta de criação de uma “Política Municipal de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte” foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na tarde desta quinta-feira (25). Ela está prevista no PLO 54/2024, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e agora está apta para votação em plenário. Com essa proposição, o colegiado analisou 21 propostas, sendo 14 projetos de lei Ordinária (PLO), um projeto de lei do Executivo (PLE) e seis projetos de decreto legislativo (PDL).

Padre João Carlos Magalhães Silva é cidadão recifense

O padre João Carlos Magalhães Silva nasceu em Inhambupe, na Bahia, no dia 23 de junho de 1965. Veio a Pernambuco em 1997 e, atualmente, é pároco e vigário episcopal na Paróquia São Paulo Apóstolo, bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. E na manhã desta quinta-feira (25), o líder religioso recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). O vereador Alcides Cardoso (PL) presidiu a solenidade realizada no plenário da Casa de José Mariano. O Diácono Mivacyr Meira Lima e Victor Borba, representando o Movimento Pró Vida, compuseram a mesa.

Comissões aprovam projeto de lei que cria o Gabinete de Inovação Urbana

As comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizaram reuniões na manhã desta quinta-feira (25), e, em comum, analisaram e aprovaram o projeto de lei do Executivo (PLE), que cria o Gabinete de lnovação Urbana. A proposta, número 10/2024, altera a Lei Municipal nº 18.291, de 30 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a adequação da estrutura da Administração Direta e Indireta do Município do Recife às novas diretrizes administrativas, e dá outras providências. Vale salientar que Legislação e Justiça também concedeu parecer favorável a outras seis iniciativas de autoria dos parlamentares da Casa.

Coletivo de Fotógrafos-Paparazzis do Marco Zero é destaque em reunião solene

Uma reunião solene foi realizada em homenagem ao Coletivo de Fotógrafos-Paparazzis do Marco Zero da Cidade do Recife, na manhã desta quarta-feira (24), no plenário da casa de José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Rinaldo Junior (PSB). Zé Neto (PSB) presidiu o evento. Na ocasião, nove profissionais receberam um certificado das mãos do vereador Rinaldo Junior.

Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio é celebrado na Câmara do Recife

Manter viva a história dos povos originários do nosso País – este foi um dos objetivos da reunião solene em homenagem ao Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, realizada na Câmara Municipal do Recife, no final da tarde desta terça-feira (23). A iniciativa partiu do vereador Almir Fernando (PSB), que é autor da lei municipal que instituiu a data no calendário oficial de eventos da cidade. Durante a solenidade, presidida pelo vereador Doduel Varela (PSD), foram homenageados representantes de agremiações que desfilaram no carnaval 2024, bem como de duas associações.

Audiência pública debate eficiência do Centro Pop de Boa Viagem

Criados para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, que utilizam as ruas como local de moradia e sobrevivência, os Centros POP - Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua – são reconhecidos como espaços humanizados que promovem a sociabilidade e fazem proteção social dos usuários. Com o objetivo de colher, por parte da Prefeitura do Recife, os resultados alcançados com o Centro Pop de Boa Viagem, e também para dar voz aos moradores do local que se queixam de diversas intercorrências no local desde sua instalação, o vereador Paulo Muniz (PL), promoveu audiência pública na tarde desta terça-feira (23).

Rodrigo Coutinho ressalta o incentivo ao vôlei no Recife

O atual momento que atravessa o voleibol na cidade do Recife foi tema do pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (23). Na tribuna da Casa, ele destacou os campeonatos que a cidade vem sediando, a exemplo da Superliga Feminina de Vôlei – principal torneio da temporada nacional – realizada no Ginásio Geraldão, no último domingo (21).

Victor André Gomes comenta requerimento que pede manutenção de ciclofaixa

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (23), o vereador Victor André Gomes (PV) discutiu requerimento de número 3.561/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que pede a manutenção das ciclofaixas da Rua Dr. Fernando Alain, no Espinheiro, Zona Norte. Ele destacou a importância de debater, na Casa, a manutenção de ciclofaixas, tendo em vista que a bicicleta tem sido um dos principais modais usados no dia a dia pela população recifense.

Rinaldo Junior contesta denúncia de Alcides Cardoso e discute projeto

O vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (23), para contestar a fala do líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), sobre denúncias à infraestrutura da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte. “Quero salientar que a função do vereador é exatamente essa: fiscalizar e legislar. Mas também é importante dizer que, muitas vezes, o bloco de oposição se une para fazer a fiscalização no período eleitoral”, disse Rinaldo Junior.

Felipe Alecrim discute projetos de lei

O vereador Felipe Alecrim (Novo) debateu, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23), o projeto de lei nº 248/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que institui a “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Abandono Paterno” no Calendário Oficial do Recife. O parlamentar também abordou o projeto de lei nº 288/2021, de sua autoria, que reconhece o trabalho voluntário como título para efeitos de pontuação em concursos públicos municipais.

Elaine Cristina apresenta substitutivo ao projeto do Dia Municipal de Conscientização sobre o uso da Maconha Medicinal

Um dia depois da discussão sobre o projeto de lei (PLO) número 285/2023, de sua autoria, a vereadora Elaine Cristina (PSOL) colheu assinaturas no plenário, na reunião ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), para apresentar um substitutivo à proposição, que permitirá trocar a palavra “maconha” por “cannabis”. A finalidade original da matéria, que já tinha tramitando e fora aprovado em duas comissões técnicas, institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o uso da Maconha Medicinal”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.

Alcides Cardoso repercute visita da oposição à maternidade Barros Lima

O vereador Alcides Cardoso (PL) repercutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (23), uma visita que fez juntamente com os demais parlamentares do bloco de oposição, à maternidade Barros Lima, localizada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade.

Ana Lúcia discute climatização de escolas e a questão do abandono paterno

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento número 3541/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para “realizar inspeção urgente e propor intervenções visando a readequação e modernização dos sistemas elétricos nas escolas municipais Novo Mangue, Cecília Meirelles, Creuza de Freitas, Guilherme Diniz, entre outras”. A discussão, que terminou com a aprovação do requerimento, foi realizada na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23). Ana Lúcia também debateu outra proposição, durante a reunião, sobre o abandono paterno.

Almir Fernando faz elogios à Prefeitura do Recife

Para elogiar as ações e obras que estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, o vereador Almir Fernando (PSB) disse que desconhece “outro prefeito que tenha feito tanto pela cidade” quanto João Campos. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), o parlamentar citou diversas áreas que estão sendo atendidas pela gestão.

Carlos Muniz destaca programa Rua Tinindo

O programa Rua Tinindo, da Prefeitura do Recife, que garante obras de infraestrutura em vias da cidade, foi destacado pelo vereador Carlos Muniz (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (23). A afirmação do parlamentar foi feita após ter anunciado que serão realizadas a pavimentação e drenagem de toda a extensão da Avenida Professor José dos Anjos, na Zona Norte. “O programa Rua Tinindo já beneficiou mais de 53 ruas na cidade e vai requalificar, ao todo, 150 vias”, disse.

Marco Aurélio Filho ressalta Urban95 e primeira infância

“Se uma cidade é boa para as crianças, para os nossos bebês, se uma cidade está fortalecida programaticamente com os objetivos da primeira infância, é uma cidade inclusiva para todos nós”. Essa afirmação foi feita pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV) na reunião Ordinária que aconteceu na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23). O parlamentar abordou o tema ao falar da programação da 10º Semana do Bebê, que sediou o Encontro Urban95, uma rede global de cidades que trabalham com primeira infância.

Solene exalta os 60 anos de Arcebispado de Dom Helder Camara e os 40 anos do IDHeC

Os 60 anos de Arcebispado de Dom Helder Camara na Arquidiocese de Olinda e Recife e os 40 anos do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) foram exaltados numa reunião solene bastante prestigiada, no plenário da Casa de José Mariano, promovida pela vereadora Cida Pedrosa (PCDoB), na noite desta segunda-feira (22). “É o reconhecimento das contribuições inestimáveis de Dom Helder Pessoa Camara ao longo de sua vida e atuação como Arcebispo de Olinda e Recife, bem como o relevante papel do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) na preservação de seu legado”, destacou a parlamentar. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu o evento.

Rodrigo Coutinho destaca trabalhos a frente da Secretaria de Esportes

Ações realizadas enquanto secretário de Esportes do Recife foram destacadas pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (22). “Fizemos um apanhado de alguns projetos de extrema importância que, através da Secretaria, sob o comando do prefeito João Campos, a gente teve o prazer de participar e efetivar”, disse. O vereador estava licenciado desde 2021, quando assumiu a pasta, e recentemente retornou à Casa de José Mariano em razão da legislação eleitoral.

Fred Ferreira sugere mudança em projeto de lei

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (22), o vereador Fred Ferreira (PL) sugeriu à vereadora Elaine Cristina (PSOL) que fizesse uma alteração no projeto de lei número 285/2023 que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o Uso da Maconha Medicinal” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “Eu queria pedir fazer um pedido à parlamentar para que troque a palavra ‘maconha’ por ‘cannabis’. Eu sou a favor do uso medicinal”.

Elaine Cristina ressalta projeto de lei

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) discutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, o projeto de lei de sua autoria, número 285/2023, que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o Uso da Maconha Medicinal” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. A pedido da autora, a matéria foi retirada de pauta e voltará à votação em outra reunião plenária.

Marco Aurélio Filho comemora avanços no setor do Turismo

Os lançamentos da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 e da Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2024, que delineiam as prioridades e demandas do setor pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), foram exaltados pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), na tribuna. O assunto foi tema do discurso do parlamentar, realizado nesta segunda-feira (22), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

Ronaldo Lopes ressalta audiência sobre motoristas de aplicativos

Uma audiência pública, no plenarinho da Câmara do Recife, discutiu sobre o Projeto de Lei Complementar 12/2024, em tramitação no Congresso Nacional e que trata da regulamentação dos motoristas de aplicativo. Na reunião Ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Ronaldo Lopes (PP) usou a tribuna para repercutir o encontro, que foi promovido por ele, na última sexta-feira.

Osmar Ricardo cobra medidas para o Saúde Recife e para o Canal Santa Terezinha

O vereador Osmar Ricardo (PT) voltou a criticar, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (22), a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município , o Saúde Recife, e pediu melhoria no atendimento. Ele também cobrou, novamente, medidas para desobstruir o canal de Santa Terezinha, em Santo Amaro, área central da cidade.

Davi Muniz tece críticas à Prefeitura e elogia Governo do Estado

O vereador Davi Muniz (PSD) destacou a ocorrência das chuvas no último sábado (20) e lamentou problemas em comunidades do bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (22), ele teceu críticas ao Promorar-Recife e elogiou programas do Governo do Estado, a exemplo do Morar Bem, Mães de Pernambuco e as cozinhas comunitárias.

Cida Pedrosa aprova voto de aplausos a contabilistas, técnicas e técnicos em contabilidade

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), o requerimento número 3429/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações a contabilistas, técnicas e técnicos em contabilidade, em razão do Dia Nacional de Profissional de Contabilidade, celebrado no dia 25 de abril. “Eu sempre fico feliz quando subo a esta tribuna para apresentar um voto de aplausos a um sindicato, num mundo capitalista como o nosso, onde o trabalhador sofre com o patronado e com o capitalismo desenfreado”, disse.

Luiz Eustáquio pede pagamento do piso salarial para os agentes comunitários de saúde

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (22), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) pediu o pagamento do piso salarial para os agentes comunitários de saúde. “É inegável o trabalho que está sendo feito na cidade pelo prefeito João Campos, mas também é importante que a gente possa trazer isso para os servidores”, disse.

Carlos Muniz confirma que prédio abandonado será demolido

O vereador Carlos Muniz (PSB) informou que o edifício 13 de Maio, um imóvel localizado na Rua da União, 515, na região central do Recife, que está abandonado e oferecendo risco de desabamento, será demolido pela Prefeitura do Recife. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), o parlamentar afirmou que a gestão municipal irá cumprir a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Victor André Gomes fala de ações para melhorar a mobilidade humana

Os avanços da mobilidade humana no Recife foram tema do pronunciamento do vereador Victor André Gomes (PV), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (22). Ele disse que a “mobilidade humana não se restringe somente a trânsito. Pois quando a mobilidade é, de fato, humana, nós democratizamos o acesso à cidade e seus benefícios, como educação, saúde, moradia digna, trabalho e lazer, garantindo, assim, uma justiça social”.

Audiência pública debate projeto de lei que regulamenta profissão dos motoristas de aplicativos

No momento em que o Projeto de Lei Complementar 12/2024, que cria direitos trabalhistas para os trabalhadores por aplicativo, está em debate no Congresso Nacional, o vereador Ronaldo Lopes (PP) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira (19), para discutir o tema. Apesar de a matéria legislativa ser federal, o parlamentar reuniu deputados federais, representantes de entidades sindicais, advogados, e motoristas de aplicativos no plenarinho da Casa de José Mariano para estabelecer um diálogo e ouvir dos motoristas as suas demandas, reclamações e propostas.