Notícias

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), vereadores debateram o requerimento de nº 1.682/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), “dirigindo convocação ao procurador-Geral do Município do Recife a fim de que compareça a esta Casa Legislativa, em 09 de abril de 2025, e apresente esclarecimento sobre a possível restrição ou impedimento ao exercício de fiscalização dos vereadores em unidades de saúde”. O pedido, que foi discutido pelo vereador Eduardo Moura e contou com aparte do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi rejeitado por 16 votos contrários e 6 favoráveis.

O plenário da Câmara do Recife aprovou o requerimento nº 2722/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV), concedendo voto de aplausos à Receita Federal pela realização do "Programa Social Receita Cidadã", no Recife. A matéria foi analisada pela autora da proposição e pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), na reunião Ordinária da Casa de José Mariano realizada desta terça-feira (15).

Cinco requerimentos com votos de aplausos e congratulações a instituições que fazem o trabalho de acolhimento de famílias atípicas e de filhos com autismo foram debatidos pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora das proposições, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15). Os requerimentos são os de números 2618/2025 a 2622/2025 e todos foram aprovados. Eles homenageiam as seguintes entidades: Movimento Autista da Imbiribeira, Coletivo Autista Recife, Grupo de Mães de Crianças Especiais de Pernambuco, Grupo Liga Neurau e Grupo Super Mães Especiais. “A história desses grupos é quase sempre a mesma: o encontro de mães que não têm apoio do poder público e que vão em busca de soluções”, disse a parlamentar. Ela também comentou que “é importante para as famílias terem lugares e espaço para acolher seus filhos. Esse é o papel das entidades. A missão desses coletivos é acolher e trazer conforto para as pessoas”.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), o vereador Tadeu Calheiros (MDB) repercutiu a nomeação de 780 profissionais de saúde na cidade, realizada pelo prefeito João Campos (PSB), na última quinta-feira (10). "Foi uma nomeação bastante significativa e muito importante para a rede de saúde, não só na ampliação da atenção primária, mas também para a requalificação e ampliação da média e alta complexidade. Vocês conhecem o nosso trabalho em busca dessas nomeações, com o intitulado 'NomeiaJá' e não podíamos deixar de celebrar e parabenizar a Secretaria de Saúde, em nome da secretária Luciana Albuquerque, e parabenizar o Poder Executivo, em nome do prefeito João Campos", afirmou. O parlamentar também disse ter recebido uma demanda da Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (Apef), "que versa sobre o reajuste salarial, e a gente precisa ir junto à mesa setorial e eu me coloco à disposição. A gente precisa avançar para uma proposta que contemple os profissionais de saúde".

Após realizar fiscalização na Policlínica Amaury Coutinho, localizada na comunidade de Campina do Barreto, Zona Norte, o vereador Eduardo Moura (Novo) disse que ficou surpreso com o bom atendimento ao público por parte dos funcionários da unidade de saúde, mas reclamou da demora nesse atendimento. “Os servidores são esforçados, a ponto de manterem a unidade em ordem”, disse. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15), o vereador Rinaldo Junior (PSB) também falou sobre o tema e ressaltou que a unidade de saúde receberá 96 novos servidores.

O aumento do número de casos de feminicídio em Pernambuco foi o tema central do discurso realizado pela vereadora Natália de Menudo (PSB), na manhã desta terça-feira (15), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Na maioria dos casos, os assassinos estão bem próximos. Tiram a vida da vítima e também deixam nessas mulheres marcas profundas nos corpos e na mente. Somente no primeiro bimestre deste ano, 8805 mulheres procuraram a polícia em Pernambuco para registrar queixas de violência doméstica. Também ouvi vários relatos de dificuldades para fazer denúncias por falta de plantões à noite e nos fins de semana em muitas delegacias", reclamou.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (14) três requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) que tratam de pedidos em benefício das categorias de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de combate às endemias (ACE), a exemplo da atualização do incentivo financeiro de campo. “O valor que tem sido feito é um valor a menor. E, no sentido geral, precisa ser estendido a todos os trabalhadores. Existem municípios que já estão pagando esses valores”, explicou Luiz Eustáquio, que também fez pleitos em prol de servidores realocados de suas funções. Os documentos, de nº 2498/2025, nº 2499/2025 e nº 2500/2025, solicitam, respectivamente, o desempenho de funções de acordo com orientação médica para profissionais readaptados, a garantia do novo cofinanciamento também para os ACE e ACS readaptados, e o repasse de no mínimo 70% do novo cofinanciamento ao conjunto dos agentes, com início imediato do pagamento e a retirada de metas municipais.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (14) o requerimento nº 2507/2025, do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), que solicita à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) a instalação de brinquedos em uma área localizada na rua da Linha, em Boa Viagem. De acordo com o parlamentar, a comunidade já se mobilizou para identificar uma área apropriada para o espaço de convivência. De acordo com Rodrigo Coutinho, o logradouro foi beneficiado recentemente pelo programa Rua Tinindo, da Prefeitura, e agora conta com via requalificada e calçadas uniformes e acessíveis. “Essa obra da rua da Linha foi uma obra que a gente solicitou e que o prefeito conseguiu executar sem ter R$ 1 sequer gasto pela Prefeitura do Recife. Isso porque, através do deputado [federal] Augusto Coutinho (Republicanos), a gente conseguiu destinar uma emenda [parlamentar]”.

Uma reunião solene realizada no plenário da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), celebrou os 38 anos do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis). O evento, promovido por iniciativa do vereador Chico Kiko (PSB), salientou a importância do Plano para a transformação urbana e social do Recife. “O Prezeis se tornou uma referência fundamental na urbanização de favelas, promovendo um redirecionamento das políticas urbanas de desenvolvimento urbano e habitacional que ainda reverberam em nossos dias”, afirmou. O vereador Agora É Rubem (PSB) conduziu a reunião solene.

O 13º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco foi alvo de um voto de aplausos e congratulações apresentado pelo vereador Gilson Machado Filho (PL) e aprovado pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Durante a reunião plenária, o parlamentar agradeceu à atuação do grupo de policiais que o auxiliaram em uma ação fiscalizatória realizada por ele no dia 31 de março deste ano. Foram mencionados no requerimento de nº 2408/2025 o sargento Aguiar, soldado Martins Jr., sargento Aroxa, cabo Andrade Souza e capitão Monasses Júlio da Silva. De acordo com Gilson Machado Filho, os policiais foram mobilizados diante de dificuldades para acessar uma repartição pública do município. “O que está acontecendo aqui no Recife é muito sério, porque a instrução que está vindo da Prefeitura do Recife e dos secretários é para usar os porteiros das localizações da Prefeitura para barrar vereador”.