Através de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara do Recife debateu, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (7), temas como como saúde mental e valorização profissional dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar (AADEEs); a instalação de banheiro público na Praça Pinto Damaso, no bairro da Várzea; e melhorias na Creche Municipal Casinha Azul, na Iputinga. Além da parlamentar, autora das proposições, outros vereadores também fizeram parte das discussão e, no final, as proposições foram, aprovadas.
Os números da educação infantil municipal foram exaltados pelo vereador Chico Kiko (PP) nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna do plenário da Casa, o parlamentar celebrou dados como o aumento de creches da capital, que saltaram de 92 para 184 unidades. Em seu pronunciamento, ele ainda teceu comparações entre os resultados obtidos pelo prefeito João Campos (PSB) e o desempenho do Governo do Estado no setor. “O Recife já é, entre todas as capitais brasileiras, a que mais gerou novas vagas em creche nos últimos anos, respondendo, sozinho, por 40,5% no total de novas vagas em todo o Brasil”, disse. “Enquanto isso, a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) prometeu, na campanha de 2022, abrir 60 mil vagas na educação infantil do nosso Estado. Chegamos a quase três anos de gestão e das 250 creches prometidas, nenhuma foi entregue até agora”.
Um conjunto de 30 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) uniu a bancada da Oposição num debate em críticas à gestão do prefeito João Campos, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7). As proposições pedem providências para melhoria no funcionamento de mercados públicos, correção estruturais em creches, contenção de barreiras em áreas de morro, regularização do atendimento em policlínica, obras de pavimentação e drenagem em ruas, revisão de auxílio moradia para moradores de comunidades, entre outras.
O requerimento de nº 9.954/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foi discutido durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (7). Trata-se de uma indicação à Secretaria de Educação para providenciar lotação e encaminhamento de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) para a Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no bairro Joana Bezerra, área central da cidade. Além da autora do requerimento, o vereador Júnior de Cleto (PSB) destacou a importância do pedido. Eles também aproveitaram a ocasião para salientar o anúncio feito pela Prefeitura do Recife da nomeação de 191 novos servidores para a Educação e Assistência Social e Combate à Fome.
Dois requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) voltados à proteção de crianças foram destacados durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (7). O requerimento número 10085/2025 sugere indicação ao prefeito para determinar a retomada da execução e agilidade na conclusão da obra da Creche Municipal Novo Pina, no bairro do Pina. O vereador mostrou fotos da unidade de ensino. “Vemos aqui as imagens das salas das crianças ao lado de uma obra parada sem nenhum tipo de proteção. O tapume está podre e as crianças passando por perto. A ferragem está exposta e a obra, há um ano parada”, lamentou. Já o requerimento, número 10087/2025, faz uma indicação ao presidente da Emlurb para a instalação de cercado ou corrimão em todo o perímetro da Praça da Primeira Infância, no bairro Ibura, bem como a retirada do brinquedo denominado Carrossel Inclusivo desta e de todas as demais praças do Recife, tendo em vista os acidentes já ocorridos. "Eu venho registrar que semana passada uma criança perdeu o seu dedo no gira gira da Praça da Infância no Ibura. Por isso, eu apresentei uma notícia crime no Ministério Público para que a gestão possa ser responsabilizada pelo que aconteceu”.
Ao debater dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), a vereadora Liana Cirne (PT) concedeu votos de aplausos à Igreja Batista Coqueiral e à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. Suas proposições foram debatidas pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Jô Cavalcanti (PSOL) e Rinaldo Júnior (PSB). As duas matérias legislativas foram aprovadas.
A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, que protocolou uma notícia crime por intolerância religiosa contra a deputada federal Clarissa Tércio. O discurso de Cirne foi realizado na reunião plenária desta terça-feira (7). “A deputada federal associou as religiões de matriz africana às trevas, desrespeitando milhões de pessoas que professam a fé de matriz africana. Mas o que mais nos causou espécie foi a deputada Clarissa Tércio dizer que não poderiam as pessoas evangélicas comparecerem ao culto em que Janja estava presente. Então, a deputada esquece que Deus não faz acepção de pessoas. E, mais perigoso, usa a religião para fazer proselitismo político professando a intolerância religiosa. Isso é muito grave”.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), o vereador Fred Ferreira (PL) lembrou que amanhã (8) se comemora em Pernambuco o Dia Estadual de Valorização da Vida do Nascituro. Ele também parabenizou a Igreja Assembleia de Deus que, na semana passada, realizou uma campanha de doação de sangue. “Centenas de pessoas atenderam ao chamamento. Parabenizo o Pastor Ailton e Ailton Júnior, que estavam à frente da ação. Uma doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, disse. Em relação ao Dia do Nascituro, cuja data foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado para promover a valorização da vida desde a concepção, o vereador disse que reafirmava “o compromisso em defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural”.
A extensa e reconhecida trajetória jurídica de relevância nacional do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Rogério Favreto recebeu mais um item: o Título de Cidadão do Recife. A honraria foi entregue em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (6), pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB), após ter sido aprovada por unanimidade no plenário da Casa. A solenidade foi conduzida pelo vereador e também presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB).
Na tarde desta segunda-feira (6), a vereadora Kari Santos (PT) promoveu uma reunião pública para discutir a questão da Palestina. Em 7 de outubro de 2023, houve um ataque do grupo palestino Hamas contra Israel. E Israel respondeu com bombardeios na Faixa de Gaza, atingindo alvos civis, como escolas e hospitais. Parlamentares, sociedade civil, movimentos populares e conselhos de moradores estiveram presentes no plenarinho da Casa de José Mariano. “Estamos aqui com a segunda comunidade árabe do país, que é a cidade do Recife, e aqui é um espaço de poder", disse a parlamentar ressaltando a participação de vereadoras na reunião. "Esse espaço de poder é representado pelas vereadoras dessa Casa que possuem compromisso também com a luta internacional".