Uma medida de proteção à saúde, que busca minimizar os riscos decorrentes de situações de emergência e de prevenção de acidentes em academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas, está prevista no projeto de Lei Ordinária (PLO) número 414/2025, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A proposição, que torna obrigatória a fixação de placas com orientações básicas de primeiros socorros em academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas no município do Recife, já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação.
De autoria do vereador Zé Neto (PSB), tramitam, na Câmara Municipal do Recife, dois projetos de lei Ordinária (PLO) voltados ao incentivo e à valorização do empreendedorismo feminino na cidade: o Dia Municipal e a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino. As datas estabelecidas estão em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), o que reforça a relevância da iniciativa e sua integração com ações de alcance global.
Por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), está em tramitação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei de número 455/2025, que sugere instituir o “Mês do Jovem Cientista” nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Recife. O evento será realizado anualmente em novembro, com ações de incentivo à ciência, à pesquisa e aos estudos.
Foi denominado de “Campo Daniel Cosmo Macena”, o espaço localizado entre a avenida Professor José dos Anjos, a rua Farias Neves e a Travessa Capilé, no bairro de Campo Grande. A lei municipal número 19.395/ 2025, que nomeou o local, é de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB). O parlamentar explicou na justificativa do projeto, que o objetivo da homenagem é fazer um reconhecimento aos trabalhos que o morador prestou à comunidade. “Ele lutou bastante pela identificação deste espaço público, sendo inclusive apoiador de várias atividades esportivas e culturais do local”.
Parte da história política recifense está sendo contada em várias ruas da capital pernambucana, por meio de 13 painéis de azulejos que fazem parte do projeto “A História nas Paredes”, uma iniciativa do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), em parceria com a Câmara Municipal do Recife. O objetivo do projeto é manter viva a história de figuras que contribuíram para a cidade. Nos painéis dedicados aos ex-parlamentares da Casa, pode-se ler textos com as principais ações e anos dos mandatos. Cada painel é formado por 12 azulejos tipo português, medindo 40 centímetros, nas cores azul, branco e amarelo.
Presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife reuniu-se nesta quinta-feira (18), com a presença dos vereadores Fabiano Ferraz (MDB) e Eduardo Moura (Novo). No último encontro do colegiado, deste ano, foi feita a distribuição de proposições entre os membros para análise posterior e destacado o papel fiscalizatório dos vereadores. "Reafirmo o meu compromisso de permanecer e ser firme na certeza de que faremos um 2026 bem produtivo", ressaltou Hélio Guabiraba.
Já incorporado ao espetáculo natalino do centro da cidade, participando com milhares de pontos de luz na sua fachada, a Câmara Municipal do Recife, também se integrou ao circuito das atrações culturais que marcam essa época do ano. Uma emocionante apresentação musical - A Cantata de Natal da Câmara - foi realizada com a Orquestra Criança Cidadã, no início da noite desta terça-feira (16), no pátio da Casa de José Mariano, que fica na Rua Princesa Isabel, ao lado do Parque Treze de Maio. Aberta ao público, dezenas de pessoas acompanharam o evento que transmitiu o espírito de Natal com um misto de arte e celebração.
Dez pareceres concedidos a projetos de lei que tramitam na Câmara do Recife foram a votação em uma reunião promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania nesta terça-feira (16). Presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB), o grupo votou a favor de todas as matérias no encontro, que ocorreu na Sala das Comissões da Casa. Dentre as matérias, estava o projeto de lei nº 152/2025, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que dispõe sobre o direito de acesso e permanência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhadas de cão de apoio terapêutico em meios de transporte, repartições públicas e estabelecimentos privados de uso coletivo. Também participaram da reunião os vereadores Alef Collins (PP) e o vereador Fred Ferreira (PL).
Fazer agradecimentos após o ano legislativo de 2025, enaltecer o trabalho desempenhado pelas vereadoras mulheres e fazer uma análise sobre o cenário de violência contra a mulher no país. Foi com esse objetivo que a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária nesta terça-feira (16), em seu último discurso do ano. Em aparte, os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Natália de Menudo (PSB) também refletiram sobre as temáticas abordadas pela colega.
A Câmara do Recife discutiu e aprovou, em segunda e definitiva discussão, o projeto de lei nº 248/2025, que visa instituir o Dia Clóvis Moura no calendário oficial de eventos do município. A proposta, de autoria das vereadoras Jô Cavalcanti (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB), homenageia o sociólogo Clóvis Moura, militante pioneiro do movimento negro brasileiro e do pensamento sobre a resistência negra no país. Na tribuna da Casa, Cida Pedrosa defendeu a matéria perante os colegas. “Não se pode pensar o Brasil e sua negritude sem pensar neste homem. Ele é o primeiro a escrever e [se] aprofundar, no Brasil, sobre as rebeliões nas senzalas, sobre o papel do negro na formação do Brasil”, disse. “Os pretos e pretas deste país se rebelaram para conseguir a liberdade. Essa liberdade não veio de Deus, nem veio do poder constituído: veio da luta organizativa dos negros do mundo inteiro”.