Após ter sido vítima de um assalto na última quinta-feira (4), o vereador Júnior de Cleto (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (9) para tratar do assunto. Em seu discurso, proferido durante a reunião plenária, o parlamentar agradeceu as mensagens de apoio que recebeu, relembrou episódios de violência armada recentes que aconteceram em Pernambuco e criticou a gestão da segurança pública conduzida pelo Governo do Estado. “Tive que chamar alguns amigos, ir até o local fazer a retirada do veículo [roubado] e não chegou a Polícia Militar”, relatou. “Isso que eu passei é o que o cidadão pernambucano passa todos os dias. Venho chamar a atenção da Segurança Pública no Estado de Pernambuco”.
O conjunto de obras de urbanização integrada na comunidade de Vila Brasil, situada às margens do Rio Capibaribe, no bairro de São José, foi tema central do pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária desta terça-feira (9). As intervenções recebem investimento de cerca de R$ 14,3 milhões, com recursos do ProMorar, e vão beneficiar aproximadamente 1,4 mil pessoas, a partir da requalificação de uma área de cerca de 47 mil m², entre as pontes Seis de Março e Joaquim Cardozo. “O prefeito desta cidade, João Campos, deu a ordem de serviço para mais um trabalho que será efetivado no Recife. Um grande investimento numa área vulnerável que terá, dentre outras obras, um espaço de lazer para crianças. É a Prefeitura do Recife chegando em muitas áreas que são importantes e que não eram cuidadas”.
Dois requerimentos de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que têm a segurança pública como tema, foram debatidos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). Quem primeiro utilizou a tribuna para falar das proposições foi o vereador Eduardo Moura (Novo), seguido do autor das propostas. Ambos os requerimentos reconhecem a Guarda Municipal do Recife e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) pela mesma atuação.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) parabenizou o juiz de futebol Rodrigo José Pereira de Lima e a juíza de futebol Débora Cecília, que foram escolhidos como os melhores árbitros brasileiros deste ano. Ele, no futebol masculino. Ela, no feminino. “Os dois são pernambucanos e por isso nosso Estado, que vinha deixando a desejar na arbitragem, está de parabéns. A escolha deles nos honra e eu aproveito para homenagear a Comissão Estadual de Arbitragem de Pernambuco, que vem realizando um trabalho excelente”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). O vereador registrou que vai apresentar voto de aplausos para os dois juízes. “Além deles, outros juízes pernambucanos vem se destacando como Paulo Belence, Bruno Sérgio Vieira, Maximiniano Fagundes de Assunção e José Romão da Silva Neto”.
Dois projetos apresentados pela Prefeitura estiveram no centro do debate de uma reunião da Comissão de Saúde da Câmara do Recife promovida nesta quinta-feira (4). Presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), o grupo votou favoravelmente ao projetos de lei do Executivo (PLEs) nº 43/2025, que altera a lei municipal nº 18.969/2022, e nº 47/2025, que visa a instituir uma bonificação para preceptores de programas de residência em Medicina de Família e Comunidade e residência multiprofissional em Saúde da Família.
Destinada a homenagear e reconhecer pessoas que se destacaram por serviços relevantes e contribuições significativas para a sociedade, a mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao Major Everaldo Vitor Alves Júnior, por iniciativa do vereador Davi Muniz (PSD). A reunião, em caráter solene, foi realizada na tarde desta quinta-feira (4). “Hoje é um dia muito especial. Faço essa homenagem com muita alegria e com muito respeito. O major tem uma história bonita dentro da Polícia Militar”, disse o parlamentar.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião híbrida nesta quinta-feira (4), para votar pareceres concedidos a propostas em tramitação na Casa. Dentre as matérias em discussão, estavam dois projetos de lei do Executivo (PLE) que devem impactar a educação municipal: o PLE nº 45/2025, que cria 300 cargos efetivos de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), e o PLE nº 48/2025, que institui o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Recife.
Fundado em 2 de dezembro de 2000, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias em Pernambuco (Sindacs-PE) celebrou os 25 anos de história em reunião solene realizada nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Foram destacados os desafios e as conquistas do sindicato, criado por um grupo predominantemente liderado por mulheres, agentes comunitárias de saúde. A solenidade contou com a presença de profissionais da área e foi presidida pelo vereador Osmar Ricardo (PT),.
Uma pesquisa do Instituto Boa Vista (IBV) sobre o envelhecimento dos homens periféricos do Recife pautou um debate realizado pela Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (3). A reunião pública, promovida por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), girou em torno do estudo “Velhices Masculinas na Periferia do Recife”, apresentado pelo sociólogo e coordenador do IBV Acioli Neto. O presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), José Maria Silva, também participou do evento.
O português diplomata de carreira, Francisco Carlos Duarte Azevedo, é o mais novo cidadão da capital pernambucana. Desde 2022, à frente do Vice-Consulado de Portugal no Recife, Francisco Azevedo assumiu a missão de aproximar ainda mais o seu país do nosso Estado e da nossa cidade. Na manhã desta quarta-feira (3), autoridades e amigos do diplomata puderam prestigiá-lo, na reunião solene para entrega do Título de Cidadão do Recife realizada no plenário da Casa, sob a iniciativa de Samuel Salazar (MDB). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a solenidade.