Sob a presidência do vereador Hélio Guabiraba (PSB) e com a presença dos vereadores Eduardo Moura (Novo), Fabiano Ferraz (MDB) e da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10), para fazer a distribuição de um projeto de lei Ordinária.O PLO em questão é o de nº 69/2025, que altera a nomenclatura da Guarda Civil Municipal de Recife para Polícia Municipal de Recife. De autoria de Fabiano Ferraz, a proposta ficou sob a relatoria de Hélio Guabiraba. "Eu tenho certeza que farei uma boa relatoria de acordo com os anseios da população do Recife, para que a nossa Guarda Municipal possa contribuir muito mais do que está contribuindo na cidade", afirmou o presidente do colegiado.
A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10), para distribuir seis projetos de lei Ordinária entre os membros do colegiado, que emitirão pareceres às matérias a serem analisados em um próximo encontro. Quatro proposições terão a relatoria da presidente do colegiado, Jô Cavalcanti (PSOL), e as demais, do vereador Júnior Bocão (PSD). O próximo encontro da Comissão foi marcado para o próximo dia 8 de maio, às 9h.
Com o propósito de esclarecer a população acerca da concessão dos quatro parques urbanos do Recife à iniciativa privada, assim como colher subsídios e fazer encaminhamentos, o vereador Alef Collins (PP) realizou audiência pública na tarde desta quarta-feira (9), quando reuniu usuários dos parques, representantes do poder público e da empresa que administrará os equipamentos urbanos para debater o assunto. De acordo com o parlamentar as intervenções a serem realizadas vão impactar a vida de milhares de recifenses, como as numerosas pessoas que usufruem diariamente dos espaços, e os prestadores de serviços ali instalados, o que exige ampla discussão com a sociedade.
Sob a presidência do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (9), e realizou a distribuição de um projeto de lei Ordinária. Com a presença dos vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Francismar (PSB), o colegiado, por sugestão do presidente, decidiu realizar visitas a projetos no Recife que tratam de políticas públicas para a juventude. Uma outra proposta apresentada por Rodrigo Coutinho e acatada pelos demais foi a de incluir Esportes no seio da Comissão da Juventude. "A presidência está fazendo um projeto de decreto Legislativo para a gente poder, efetivamente, ter a Comissão de Juventude e Esportes, fazendo com que a nossa Comissão amplie o leque de debates e discussões", detalhou.
Os pareceres de 21 projetos que se encontram em tramitação na Câmara do Recife foram discutidos e votados nesta terça-feira (8) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes do Poder Legislativo. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo se manifestou favoravelmente a todos projetos de lei e projetos de decreto legislativo analisados. Além da presidente, participaram da reunião em formato híbrido a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), o vereador Felipe Alecrim (Novo) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB) – este, como suplente.
A defesa da fiscalização parlamentar individual foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Eduardo Moura (Novo) na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (8). No pronunciamento, ele defendeu a aprovação de diversos requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação – dentre eles, o de nº 2096/2025. Dirigido à Procuradoria-Geral do Município, o documento solicita a emissão de uma orientação jurídica formal que assegure o direito a esse tipo de fiscalização, inclusive no acesso às repartições públicas. Os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Felipe Alecrim (Novo) se juntaram ao debate.
Criação de uma política municipal de apoio e incentivo ao cooperativismo; a fixação de datas comemorativas e a criação de uma campanha que combate o assédio, importunação e violência sexual nos estádios. Todas essas proposições foram aprovadas em duas votações, na reunião plenária da Câmara Municipal, desta terça-feira (8), e seguem agora para sanção do Poder Executivo.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (8) o requerimento nº 1992/2025, que pede à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) que realize visita técnica para resolver a questão do acúmulo de lixo em alguns pontos do bairro de Santo Amaro. O autor do pedido, vereador Rinaldo Junior (PSB), ocupou a tribuna durante a discussão para salientar a importância do tema. De acordo com ele, comerciantes e moradores de outras localidades têm descartado lixo e entulho nas proximidades da Escola Estadual Aníbal Fernandes, problema que se alastra em vias importantes do bairro, como as ruas Tupinambás e Frei Cassimiro. Ainda segundo Rinaldo Junior, é preciso que haja um controle mais rigoroso do descarte, além de ações de conscientização ambiental. “A população não aguenta mais. O nosso mandato tomou uma atitude: a gente acionou o presidente da Emlurb a fim de fazer uma fiscalização mais rigorosa e punir quem, realmente, está fazendo esse descarte”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (8), a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) destacou três requerimentos de sua autoria. Dois dos pedidos versam sobre a implementação do programa “CEP Para Todos” na cidade e a terceira solicitação pede a realização de serviços, instalação de corrimão e recuperação de canaletas em uma escadaria do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade.
Através de um requerimento de sua autoria, o vereador Alef Collins (PP) denunciou, na reunião plenária desta terça-feira (8), da Câmara Municipal, que a Prefeitura do Recife não vem fazendo a entrega, em tempo hábil, de leite de fórmula – leite artificial, modificado para imitar o materno – específico para crianças com doenças raras. “A Prefeitura atrasa na entrega do leite de fórmula, que é uma necessidade básica. Esse leite é essencial para que a criança sobreviva”, disse, ao debater o requerimento de número 2181/2025, de sua autoria. O vereador Eduardo Moura (Novo) participou da discussão.