A relevância das atividades realizadas pelos trabalhadores do comércio para movimentar a economia é reconhecida com o Dia do Comerciário, celebrado anualmente em 20 de outubro. O assunto foi tema de destaque durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (20). Ao lembrar a importância da data, o vereador Eduardo Moura (Novo) lamentou a situação do centro do Recife e o vereador Luiz Eustáquio (PSB) também ocupou a tribuna da Casa para evidenciar o reconhecimento à categoria profissional.
A criação de bases para elaboração da Política de Reconhecimento e Desenvolvimento Socioambiental das Comunidades Tradicionais Pesqueiras e a denominação de oito logradouros públicos projetados para o Loteamento Terras do Capibaribe, situado no Bairro Várzea, estão aptas a virar lei no Recife. Dois projetos de lei Ordinária (PLO) com essas propostas foram aprovados em segunda votação na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (20). A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) debateu a questão da pesca artesanal, que gerou o primeiro assunto.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) parabenizou, nesta segunda-feira (20), na plenária da Câmara do Recife, o requerimento nº 10729/2025, de autoria do vereador Samuel Salazar (MDB), concedendo voto de aplausos e congratulações à médica Isabela Coutinho, em reconhecimento por ter assumido o cargo de superintendente geral do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. “Grande iniciativa do vereador Samuel Salazar. Isabela Coutinho tem um leque de muitos serviços prestados ao Recife e agora assumindo uma honrosa missão, que é a de gerir também um dos principais hospitais na área da oncologia em Pernambuco. O Recife que hoje se comporta como o segundo polo médico mais importante do país, eu tenho certeza de que terá à frente do Hospital do Câncer, de forma cumulativa com o Hospital da Mulher, uma grande profissional e uma grande médica.”
As obras que estão ocorrendo na Comunidade do Bem, que fica às margens da Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Parque dos Manguezais, englobando as localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/Nova Esperança e Aritana, bairro da Imbiribeira, foram destacadas pelo vereador Zé Neto (PSB), durante a plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (20). “Esse território está passando por um dos maiores processos de intervenção social já realizados na nossa cidade e essa mudança ganhou maiores contornos com a entrega do primeiro Arrecifes da Cidadania, um espaço que acolhe, escuta e abre caminhos. Um centro de oportunidades onde os moradores terão acesso direto a serviços essenciais como Cadastro Único, atendimento psicossocial, orientação jurídica, qualificação profissional e inclusão digital", disse o parlamentar. Ainda segundo ele, o conjunto de ações na Comunidade do Bem já soma mais de R$ 100 milhões de reais em investimentos..
O vereador Alef Collins (PP) debateu o requerimento número 10506/2025, de sua autoria, solicitando que seja feita a transcrição nos anais da Câmara Municipal do Recife, do artigo intitulado “7 de outubro – um dia trágico que ficará na história”, publicado na seção Opinião, do Diário de Pernambuco, no dia 07 de outubro de 2025. Na reunião plenária desta segunda-feira (20), ele disse que “nesse dia, vimos que o mundo ficou perplexo com o que ocorreu em Israel, quando um grupo terrorista invadiu e matou diversos civis. Foi um momento em que o mundo pode ver a real face do Hamas". O artigo foi escrito pelo economista, professor de cultura judaica e história judaica e coordenador de comunicação da Federação Israelita de Pernambuco, Jáder Tachlitsky.
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Recife deliberou pela inadmissibilidade de denúncia e o consequente arquivamento contra o vereador Gilson Machado Filho (PL) e ao mesmo tempo recebeu pedido de vista ao processo administrativo número 3601/2025, que tem como denunciado o vereador Thiago Medina (PL). A reunião foi realizada sob a presidência do vereador Carlos Muniz (PSB) e contou com a presença dos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Tadeu Calheiros (MDB) e Chico Kiko (PSB).
Voz de programas como o “Primeira Página” e o “Debate”, da Rádio Jornal, a jornalista gaúcha Natalia Ribeiro agora é Cidadã do Recife. O Título foi concedido na tarde desta quinta-feira (16), pela Câmara Municipal, em uma cerimônia realizada no plenário da Casa de José Mariano. A homenagem é uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo), aprovada pelo conjunto dos parlamentares do Poder Legislativo. O vereador Eduardo Moura (Novo) conduziu a reunião solene.
Uma audiência pública com o objetivo de tratar o tema “Vamos cuidar de quem cuida: Políticas Públicas de Suporte e Atendimento às Mães Atípicas”, foi realizada, na manhã desta quinta-feira (16), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, que ficou repleto de mães, filhos, representantes da sociedade civil e poder público. A iniciativa do evento partiu da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Essas mulheres, que dedicam suas vidas ao cuidado diário de filhos com deficiência, frequentemente enfrentam uma sobrecarga física, emocional e financeira que nem sempre é devidamente reconhecida pela sociedade e pelo poder público”.
Com uma trajetória acadêmica e profissional considerada de excelência, o professor doutor Adriano Lisboa de Azevedo é um educador que, através da capacidade de transmitir conhecimento, têm impactado positivamente na formação de muitos recifenses. A partir desse conceito, a Câmara Municipal concedeu a ele, que é diretor Executivo de Ensino do Grupo Ser Educacional, o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). A solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (15), foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).
Uma audiência pública para discutir o tema “Recife na Luta pelo Feminicídio Zero” foi realizada, na manhã desta quarta-feira (15), no plenarinho da Câmara Municipal, sob iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). O parlamentar salientou que o evento se faz necessário diante do crescente número de casos de violência contra a mulher. “O espaço tem por objetivo ampliar o diálogo entre Poder Público, sociedade civil e entidades de proteção às mulheres, buscando fortalecer políticas de prevenção, acolhimento e combate à violência de gênero”.