Notícias

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) anunciou que a Prefeitura irá construir uma creche no Alto José do Pinho, Zona Norte da cidade. Além disso, ele também defendeu o Movimento Brega e ressaltou projeto de lei de sua autoria que pretende criar uma agenda cultural específica para esse gênero musical na capital pernambucana.

Comemorado nesta sexta-feira (9), o Dia Municipal do Médico Veterinário foi marcado na Câmara do Recife por uma reunião solene que homenageou 15 profissionais da categoria. A celebração no plenário do Poder Legislativo, proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), serviu para enaltecer o papel da veterinária para a saúde única e para a economia nacional. O evento foi presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

As comissões de Planejamento Urbano e Obras, Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, da Câmara Municipal do Recife, analisaram e aprovaram os pareceres concedidos a três projetos de lei do Executivo (PLE) que estão tramitando na Casa em regime de urgência. Na pauta, o PLE nº 35/2022, que cria o Gabinete de Gerenciamento do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife) e o PLE nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Programa. As proposições devem ser votadas no plenário durante a reunião Ordinária da próxima segunda-feira (12).

Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife discutiu nesta quinta-feira (9) os relatórios concedidos a três propostas de lei apresentadas pelo Poder Executivo municipal, votando favoravelmente a todas elas. Na pauta, estava o projeto de lei do Executivo nº 35/2022, que cria o Gabinete de Gerenciamento do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). Também foi analisado o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Programa.

A categoria dos profissionais de educação física foi celebrada no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (8). Na ocasião, 68 integrantes da área receberam diplomas de homenagem do vereador Rinaldo Junior (PSB), autor da proposta da solenidade. O evento, que foi presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), marca a Semana Municipal do Profissional de Educação Física, que ocorre desde o dia 1º de setembro.

Com o objetivo de discutir a situação dos moradores de Jardim Monte Verde, comunidade da zona sul que enfrenta as consequências trágicas por causa das chuvas de maio, a vereadora Michele Collins realizou reunião pública na manhã desta quinta-feira (8) no plenarinho da Câmara Municipal. Localizada entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, foi lá onde mais se registram óbitos em decorrência do temporal que caiu na Região Metropolitana do Recife. “Estamos aqui para tratar desse assunto tão importante. Sabemos que 133 pessoas morreram em todo o Estado e muitos dos que estão aqui presentes perderam seus familiares e suas casas. Todos estão sem resposta do poder público”, disse a parlamentar.

No dia 7 de julho deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) completou 88 anos de fundação. A data foi marcada na Câmara do Recife nesta terça-feira (6), com uma reunião solene promovida no plenário da Casa por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) e presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Na ocasião, Calheiros salientou a contribuição da entidade para a economia e para o bem estar dos pernambucanos.

A Câmara do Recife promoveu, no dia 31 de agosto, uma audiência pública para tratar da segurança pública na Zona Sul da capital. O debate, solicitado pelo vereador Paulo Muniz (SD), foi recuperado pelo parlamentar em um discurso proferido durante a reunião plenária desta terça-feira (6). Ao repercutir a audiência na tribuna da Câmara, ele ressaltou a importância de fazer mais investimentos em segurança. Muniz também se mostrou insatisfeito com a ausência de resposta para algumas perguntas feitas na ocasião – por exemplo, a respeito do número de viaturas disponíveis para o patrulhamento da Zona Sul.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu atenção à Prefeitura do Recife para as crianças e adolescentes que têm o espectro autista e que, segundo ele, não dispõem sequer de um local adequado para fazerem o tratamento de saúde. “Peço uma atenção especial porque as famílias dessas pessoas estão se sentindo invisíveis pelo poder público. É muito duro se reunir com as mães desses jovens e ouvir isso da parte delas. É uma realidade que choca”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (6).

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) dirigiu-se à tribuna na manhã desta terça-feira (6), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para agradecer o apoio recebido por parlamentares em relação à sugestão para a criação de um centro de referência específico às pessoas com espectro autista. Ele também alertou sobre questões da acessibilidade e mobilidade na cidade.