Notícias

O problema do descarte de pilhas e baterias foi debatido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife nesta terça-feira (5). Presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), o grupo se reuniu na Casa de José Mariano para analisar 16 pareceres a projetos de lei – dos quais 13 foram aprovados. Um dos projetos que receberam parecer positivo foi o de número 151/2017, de autoria da vereadora Aline Mariano (PMDB), que visa obrigar os estabelecimentos que comercializam acumuladores de energia a disponibilizar a seus clientes postos de coleta para o descarte desse tipo de produto.

Um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Marco Aurélio (PRTB), que ainda vai ser encaminhado para votação na Câmara do Recife, propõe uma consulta popular para que moradores digam se querem ou não as câmeras de videomonitoramento que podem multar veículos infratores. Atualmente existem 10 delas em funcionamento, mas segundo o parlamentar há 115 esperando para serem instaladas na cidade.

Nada mais justo do que homenagear jovens estudantes de uma escola de referência no Estado. Trata-se da Escola de Aplicação do Recife, vinculado à UPE, ganhador de três medalhas de prata e uma de bronze na 9ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, realizada em campinas São Paulo. Os quatro grupos participantes, com maioria de alunas, classificou Pernambuco no quinto lugar geral do certame. Por esse feito, o vereador Ivan Moraes (PSOL) solicitou na Câmara do Recife um voto de aplauso para os ganhadores.

O projeto de lei nº 21/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), provocou novos debates na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (5). Em agosto, a matéria havia sido discutida pelos parlamentares, mas teve sua votação adiada para ser analisada pelas comissões da Casa. Nesta terça-feira, o projeto – que trata da transparência ativa dos gastos com publicidade e propaganda realizados pela Prefeitura – não foi votado por falta de quórum, mas não deixou de ser abordado pelos vereadores presentes no plenário.

Nesta terça-feira (5), a Prefeitura do Recife vai discutir o projeto da Vila Naval com moradores do bairro de Santo Amaro, no centro expandido da capital. A audiência, que vai acontecer às 18h30 na rua Mario Albuquerque Cavalcante, foi tema de discurso do vereador Rinaldo Junior (PRB) proferido na Câmara Municipal nesta tarde. Ele convidou os colegas a participarem do debate.

“Já fiz esse apelo antes e volto a fazê-lo mais uma vez. Os moradores do Córrego do Euclides precisam da volta do ônibus que faz o percurso da Linha do Tiro. A mobilidade dessas pessoas tem sido prejudicada com a ausência dele. Foi feito um acordo com a Grande Recife Consórcio de Transportes, mas até então, não foi cumprido”, relatou o vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (05).

Para expandir as oportunidades de os recifenses influenciarem na formatação de políticas públicas e nos debates de prioridades focando o governo municipal, a Câmara Municipal do Recife irá realizar, pela primeira vez em sua história, o Projeto Câmara nos Bairros, com uma reunião ordinária no dia 26 deste mês, a partir das 15h, no Ginásio Esportivo Wilson Campos, do Sesc de Santo Amaro. “Será um momento histórico do Legislativo Municipal, que por natureza é a casa do povo. Mas, pela primeira vez os vereadores estão saindo do plenário e indo para as comunidades, debater os problemas junto com a população”, disse o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB).

A criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária proposta pelo projeto de lei 13/2017 de Wanderson Florêncio (PSC) ganhou adesão de diversos vereadores que se pronunciaram a favor da mesma. Entre eles o vereador Rinaldo Júnior (PRB) que defendeu a proposta por considerar que estamos passando por um momento de crise e de desemprego. Lembrou que semana passada fez uma audiência pública sobre o desemprego e que ficou patente a necessidade de se apoiar a economia solidária que já responde por 8% do PIB nacional.

Na reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife quinze projetos foram analisados, dos quais doze receberam aprovação e três foram rejeitados. O presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PRP) distribuiu mais 52 projetos de lei para serem avaliados pelos vereadores Wanderson Florêncio (PSC) e Eriberto Rafael (PTC), ambos membros do colegiado para que elaborem seus pareceres.

O vereador Carlos Gueiros (PSB) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 04, para cobrar maior diálogo entre o poder Executivo e o Legislativo Municipal. “Nós vereadores somos os olhos da Prefeitura junto à população”, disse ele, acrescentando que tomou a decisão de levar este assunto a público porque, comumente, “a bancada governista faz reclamações aos secretários municipais, mas chegou ao ponto de fazermos como a oposição”.