Notícias

Romero Albuquerque agradece aprovação de requerimento

Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (9), o vereador Romero Albuquerque (PP) agradeceu aos seus pares à aprovação do requerimento nº 422/2018, de sua autoria. O texto faz apelo ao governador Paulo Câmara para que seja criada a Carteira de Defensor dos Animais. O vereador também contou que a carteira será entregue para mais de dez mil defensores.

Leia mais…

Vereador comemora obras na Rua Embaixador Assis Chateaubriand

O vereador Hélio Guabiraba ( PRTB) comemorou a assinatura da ordem de serviço para pavimentação e drenagem da Rua Embaixador Assis Chateaubriand, no bairro da Guabiraba. Ele agradeceu, na tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 04, a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, bem como do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, do deputado estadual Francismar Pontes e do vereador Felipe Francismar (PSB), durante a assinatura para início da obra.

Leia mais…

Comissão de Legislação analisa 22 proposições

A Comissão de Legislação e Justiça se reuniu na tarde desta segunda-feira, 23, e se debruçou sobre a análise de 22 proposições – sendo 21 projetos de Lei Ordinária e um decreto Legislativo. Segundo o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PRP), o encontro foi bastante produtivo por deliberar sobre medidas importantes que tramitam na Casa e, se aprovadas em plenário, influirão na qualidade de vida do recifense.

Leia mais…

Ivan Moraes denuncia estado de greve no Diario de Pernambuco

O vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou que os jornalistas do Diario de Pernambuco estão em estado de greve desde sexta-feira, 23, devido à situação em que se encontram: os salários estão sendo pagos com atraso, segundo ele, e até o pagamento do 13º, que por lei deve ocorrer em dezembro, teria sido efetuado somente há duas semanas, desrespeitando a lei trabalhista atual que prevê o dia 20 de dezembro como último do prazo para quitação do 13º.

Leia mais…

Vereador quer proibir venda de coleiras de choque no Recife

Elas servem para adestrar cães e inibir os seus latidos, mas para isso utilizam um método apontado como cruel pelos protetores dos animais: a descarga elétrica. As coleiras de choque – também conhecidas como coleiras eletrônicas ou coleiras de eletricidade estática – chamaram a atenção do vereador Romero Albuquerque (PP), que apresentou à Câmara do Recife um projeto de lei tratando do assunto. Caso seja aprovado, o projeto nº 336/2017 vai proibir a comercialização desse equipamento na capital pernambucana.

Leia mais…

Rinaldo Junior faz convite para audiência pública

Na manhã da próxima terça-feira (22), a Câmara do Recife vai realizar, por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), uma audiência pública para tratar do problema do saneamento básico no município. Nesta segunda-feira (21), o parlamentar subiu à tribuna do plenário da Casa para convidar os vereadores e a população para o evento. Segundo ele, na ocasião será apresentado um estudo feito por seu mandato sobre a situação do saneamento na capital.

Leia mais…

Projeto declara de utilidade pública associação para tratamento de autismo

O vereador Aerto Luna (PRP) é o autor de um projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto). A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 2005 e funciona no bairro da Encruzilhada. “A Afeto dissemina conhecimento sobre o autismo para aperfeiçoar profissionais que atuam na área e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mediante redução dos custos com o tratamento e geração de oportunidades de colocação no mercado de trabalho”, acrescentou Aerto Luna.

Leia mais…

Benjamim da Saúde entrega título a Fabiana Roberta

O vereador Benjamim da Saúde (PEN) entregou o título de Cidadã do Recife à enfermeira Fabiana Roberta Ribeiro de Vasconcelos Lucena, em reunião solene ocorrida nesta sexta-feira, 9. “Gostaria de reforçar aqui a satisfação em prestar essa homenagem a Fabiana que, além de ser uma excelente profissional, é uma grande amiga e tem presença constante na comunidade da Vila do SESI, no Ibura”, disse.

Leia mais…

Alimentação saudável na Câmara Municipal do Recife

Associado ao crescimento de pessoas que buscam por uma vida saudável, o número de feiras orgânicas itinerantes cresce na capital e a Casa de José Mariano passa a receber quinzenalmente produtores que oferecem esse tipo de alimentos. Aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), desde que passou a ser regular, a segunda edição da feira, na área externa da Câmara. A iniciativa é do setor de Psicossocial da Casa.

Leia mais…

Vereador agradece apoio a projeto de lei

Projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da assistência religiosa, tanto pública quanto privada, em hospitais, clínicas ambulatórios, lares de idosos, casas de recuperação entre outras instituições civis e militares, de autoria do vereador Renato Antunes (PSC) recebeu apoio dos parlamentares em votação na Câmara de Recife. “A regulamentação é fundamental para a prestação desse serviço seja realizada com maior segurança. Todas as entidades religiosas que quiserem prestar assistência deverão se cadastrar na Prefeitura. O importante é que o projeto de lei contempla todas as religiões que fazem esse tipo de trabalho”.

Leia mais…

Comissão de Mobilidade Urbana analisa 24 projetos

Mais de 24 projetos de lei foram analisados pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Recife, nesta terça-feira, 05. Das 24 propostas, vinte e duas são projetos de lei ordinária, e dois são projetos de lei do Executivo. Do total analisado, quinze tiveram seus pareceres aprovados, sete foram rejeitados e dois tiveram pedido de vista.

Leia mais…

A favor de peça teatral, Ivan Moraes critica uso político da censura

O debate em torno da encenação da peça ‘O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu’ no Festival de Inverno de Garanhuns levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (01), durante a reunião plenária. Segundo o parlamentar, as tentativas de censura ao espetáculo – um monólogo com a atriz trans Renata Carvalho – podem ter sido motivadas por questões eleitorais. “Acho que a comunidade cristã tem toda a legitimidade de assistir à peça e dar sua opinião. Mas repudio toda e qualquer tentativa de se obter ganhos políticos com a censura. Não podemos mais usar da religiosidade legítima das pessoas para fins eleitorais.”

Leia mais…

Audiência aborda Políticas Públicas para os animais

As políticas públicas para os animais da cidade do Recife foram debatidas numa audiência promovida pelo vereador Romero Albuquerque (PP). Durante a tarde desta quinta-feira (1), instituições em defesa dos animais, protetores, veterinários e público em geral fizeram questão de participar e esclarecer o assunto no Plenarinho da Casa.

Leia mais…

Secretaria de Saúde faz avaliação do primeiro quadrimestre deste ano

Nos primeiros quatro meses deste ano a Secretaria de Saúde do Recife atingiu o limite constitucional de investimentos (15%). Apesar da crise econômica que o País atravessa, não houve retração de serviços, mas ampliação e requalificação de unidades, garantindo a assistência da população. Foi o que disse a secretária Adjunta de Saúde, Danielle Duca, na audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 28.

Leia mais…

Desaparecidos políticos têm dia no calendário oficial

Desde 2016 os desaparecidos políticos que lutaram contra a ditadura militar no país, ganharam o dia 31 de março para realizar eventos lembrando a luta pela liberdade democrática. Projeto de lei 124/16, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT) oficializou a data que passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Recife. A proposição foi sancionada pelo Executivo e é lei.

Leia mais…

Ex-jogador recebe Título de Cidadão do Recife

Um ex-jogador venerado pelos torcedores do Clube Náutico Capibaribe. Ele foi o responsável por nada mais nada menos do que o gol que deu ao alvirrubro o hexacampeonato, título que ostenta até hoje. Um feito inesquecível. A homenagem partiu do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) para o João Reinaldo Ramos. A solenidade de entrega do Título aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), no Plenário da Câmara do Recife. A reunião solene foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).

Leia mais…

Rinaldo Júnior defende líder sindical

Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (18), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para sair em defesa do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros. De acordo com o parlamentar, Cisneiros enfrenta alguns processos administrativos por exercer atividade sindical.

Leia mais…

Eduardo Chera aborda construção de habitacional no bairro do Pina

“O que reivindicamos é o cumprimento da proposta feita em campanha pelo nosso prefeito. Uma placa no terreno já foi colocada, indicando a construção do tão sonhado habitacional”, enfatizou o vereador Eduardo Chera (PDT), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (21) ao falar sobre a construção de um habitacional no terreno do antigo Aeroclube, no bairro do Pina.

Leia mais…

CLJ aprova título de Mourão e projetos do Executivo

Está apto para ser votado em plenário o Projeto de Decreto Legislativo número 34/2018, de autoria do vereador Marco Aurélio (PRTB), que concede o título de cidadão recifense ao general de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, o vice-presidente eleito. No final da tarde desta segunda-segunda (3), a Comissão de Legislação e Justiça aprovou, em reunião, o parecer apresentado pelo relator e presidente do colegiado, Aerto Luna (PRP).

Leia mais…

Aline Mariano debate presença de fonoaudiólogos nos hospitais

Para discutir a obrigatoriedade de fonoaudiólogo no ambiente hospitalar, a vereadora Aline Mariano (PP) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (16). “Atualmente, a cidade do Recife conta com 13 redes hospitalares privadas e filantrópicas, das quais apenas duas unidades contém fonoaudiólogos como parte integrante de sua equipe de funcionários efetivos”, informou. Ela é autora do projeto de lei 142/2018, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife, e que tem o mesmo objetivo do tema proposto pelo debate. “O trabalho desse profissional no hospital, assim como numa UTI, é pouco conhecido pela maior parte da população, apesar da sua importância”, ressaltou.

Leia mais…