A Câmara Municipal do Recife concedeu, na manhã desta sexta-feira (8), o Título de Cidadão do Recife para Antônio Muniz da Silva. Ele nasceu em Garabira, município da Paraíba, e na capital pernambucana notabilizou-se na militância em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ele é cofundador da Associação Pernambucana de Cegos (Apec) e ocupou inúmeros cargos nesta área na cidade, no Estado e no Brasil. A honraria foi concedida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que também presidiu a solenidade.
04
A mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal foi concedida nesta sexta-feira (8) a dois nomes que ajudam a manter viva a força da música tradicional. Seguindo uma proposição do vereador Aderaldo Pinto (PSB), a Câmara do Recife agraciou com a Medalha do Mérito José Mariano José Luiz de Lima – o Luizinho de Serra – e Eduardo Henrique Araújo Silva – o Dudu do Acordeon. A solenidade de entrega das homenagens aconteceu no plenário da Casa, em reunião solene presidida pelo vereador Chico Kiko (PP).
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Doduel Varela (PP) agradeceu ao prefeito João Campos por atender uma solicitação de pavimentação na rua Acajutiba, no bairro do Bongi. O parlamentar também reforçou o pedido ao gestor municipal pela reativação do posto de saúde Bongi/Boa Ideia.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu uma visita à escola Sítio do Céu, bairro de Santo Amaro, para acompanhar a entrega dos tablets aos estudantes da rede pública municipal. “Estive lá porque o tema dos tablets já foi alvo de discurso na tribuna da Casa e a entrega [desses equipamentos] vem sendo feita gradativamente”. O assunto foi levantado pela parlamentar durante a reunião plenária desta segunda-feira (11).
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou dados do Boletim de Desigualdade nas Metrópoles, publicado no Jornal do Commercio na quinta-feira passada. Ele disse, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (11), que o estudo mostrou que a renda média dos mais pobres no Grande Recife chegou a R$ 104 no quarto trimestre de 2021.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu a matéria publicada pelo Jornal do Commercio, na semana passada, dizendo que a Região Metropolitana do Recife detém o título de metrópole onde a população mais pobre têm o pior rendimento do País. “Aqui, na Câmara Municipal, alguns vereadores querem desvirtuar a notícia, com interpretações que insinuam que a culpa é do Recife. Mas quem puxou esses números para baixo não foi a nossa cidade. A Região Metropolitana tem 14 municípios e o Recife tem feito a sua parte, contribuindo para reduzir as consequências danosas da crise que estamos atravessando.”
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) chamou a atenção para a necessidade de contratação de profissionais de educação física para a compor os quadros da rede municipal de saúde. “Na última contratação de pessoal, a Prefeitura do Recife não chamou um só educador físico, mas eles são de grande relevância para prevenção e manutenção da saúde da população”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).
O vereador Waldomiro Amorim (SD), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), destacou o requerimento de voto de aplausos, de sua autoria, ao presidente da Federação Pernambucana de Taekwondo, Victor Amorim Rolim Mota, pela gestão de nove anos à frente da entidade.
Uma notícia publicada no Jornal do Commercio na última sexta-feira (8) foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Zé Neto (PROS) nesta segunda-feira (11). Segundo o parlamentar, a matéria – intitulada “Recife é a metrópole do País onde os pobres são mais pobres” – apresentaria falhas na “interpretação de texto” do último Boletim da Desigualdade das Metrópoles, lançado na semana passada.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Casa, criticou a gestão municipal após a fala de vereadores da base do governo sobre as ações realizadas pelo prefeito João Campos. Na ocasião, o parlamentar defendeu, ainda, o governo Federal e destacou medidas, como o Auxílio Brasil.
O vereador Samuel Salazar (MDB) repercutiu o lançamento pela Prefeitura do Recife do Programa de Encostas, um investimento de R$ 40 milhões de reais em obras de contenção nas áreas de morros da cidade. As verbas são oriundas de financiamento e permitem a realização de 24 intervenções, garantindo mais segurança e qualidade de vida para cerca de 500 famílias diretamente beneficiadas com estabilização de encostas, construção de muros de arrimo e serviços de drenagem. O tema foi abordado pelo parlamentar nesta segunda-feira (11), durante reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife.
A ação de lazer realizada pela Prefeitura do Recife, chamada de Viva a Guararapes, foi tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11). “Foi um gol de placa da gestão. É gratificante ver as pessoas ocupando o centro de nossa cidade”, comentou. Ele lembrou que o evento foi inspirado em proposta de sua autoria, o programa “Domingo na Rua é Arretado”, encaminhada ao Poder Executivo, no segundo semestre do ano passado, através do requerimento de número 10892/2021.
Desde 2017, o Recife celebra entre os dias 12 e 18 de abril a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo. O evento foi inserido no calendário municipal por meio da lei nº 18.406/17, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), e tem como intuito não só promover o uso da bicicleta como forma de exercício e meio de transporte, mas também buscar melhorias de infraestrutura para esse modal. O assunto foi tema de um discurso proferido por Ferreira nesta segunda-feira (11), na Câmara do Recife.
Nesta segunda-feira (11), uma lei que disciplina o funcionamento de atividades industriais e comerciais do ramo da panificação do Recife teve a sua revogação aprovada, em primeira discussão, pela Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Paulo Muniz (SD), a retirada da lei nº 14.207/1980 do ordenamento jurídico recifense faz parte de um esforço do parlamentar para rever normas que não cumprem mais função na atualidade. Durante a discussão, Muniz subiu à tribuna do plenário da Casa para debater o tema.
Em virtude de um período de recesso pessoal do prefeito João Campos, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife assume interinamente a chefia do Executivo Municipal. De acordo com a Lei Orgânica do Município do Recife, quando o prefeito está ausente da cidade, é sucedido pela vice-prefeita. No caso da ausência de ambos, pelo presidente da Câmara Municipal. Como coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, a vice-prefeita Isabella de Roldão estará em missão oficial na França no mesmo período.
O Ciclo Junino de 2022 foi tema do debate na tarde desta segunda-feira (11), no plenarinho, promovido pela Comissão Especial de Acompanhamento do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos da cidade do Recife, composta pelos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Aderaldo Pinto (PSB), Alcides Cardoso (DEM), Chico Kiko (PP), Ivan Moraes (PSOL), Ana Lúcia (Republicanos) e Tadeu Calheiros (Podemos). Todos os parlamentares do colegiado fizeram uma fala de apoio aos presentes e ressaltaram a importância de colher as sugestões da audiência pública.
A Câmara Municipal do Recife realizou, no final da tarde desta segunda-feira (11), uma reunião solene de iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB) para homenagear o Dia Municipal do Contador de História e o Dia Municipal do Historiador. As datas foram inseridas no Calendário Oficial de Eventos da cidade por leis de sua autoria e são comemoradas, respectivamente, nos dias 20 e 22 de março. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu a solenidade que reuniu profissionais e boas histórias.
Solicitar ao Governo do Estado que implemente mais duas Delegacias da Mulher no Recife. Esse foi o objetivo de um discurso proferido nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal, pelo vereador Doduel Varela (PP). Na tribuna do plenário, o parlamentar afirmou que o único órgão do tipo em funcionamento na capital já não consegue atender toda a demanda existente.
Todo mês, um domingo com atividades que visam a conectar os recifenses a uma das principais regiões do centro da capital. É essa a proposta do evento mensal Viva a Guararapes, lançado pela Prefeitura do Recife no último domingo (10). O projeto foi alvo de elogios do vereador Chico Kiko (PP), em discurso proferido na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de elogiar o anúncio do prefeito João Campos em relação à realização do São João 2022, no Recife. Segundo a Prefeitura, o Ciclo Junino deve devolver a programação cultural aberta para as ruas da capital pernambucana, depois das suspensões impostas pela pandemia, e contará com festas por toda a cidade. O Edital para habilitação das atrações artísticas para o São João do Recife 2022 será lançado na próxima quinta-feira (14). Ao assunto foi abordado pelo parlamentar nesta terça-feira (12), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.