O vereador André Ferreira (PMDB) repercutiu em plenário nesta terça-feira, 22, o pronunciamento de ontem de Inácio Neto (PT) sobre o atendimento do Samu no Recife. Enquanto André Ferreira lamentou por não ter sido atendido pelos médicos do serviço, na semana passada. O vereador Inácio Neto contou que após um telefonema onde pediu socorro para uma vítima de atropelamento, a ambulância chegou em sete minutos e meio. Para André Ferreira, a diferença no atendimento aconteceu porque o colega identificou-se como vereador, enquanto ele optou por não usar desta prerrogativa.
A vereadora Priscila Krause (DEM) afirmou que ainda há muitas dúvidas sobre a obra da Via Mangue. A parlamentar presidiu, na manhã desta terça-feira, 21, uma audiência pública com a presença de representantes da Prefeitura do Recife e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para discutir a realização da obra. “Existe um consenso sobre a importância dessa via, mas não seremos flexíveis com qualquer suspeita de desvio das determinações legais e procedimentos transparentes previstos em lei. Não passaremos por cima de nada disso. Ficaremos vigilantes”, esclareceu a vereadora.
Um projeto de lei do vereador Amaro Cipriano (Maguari), do PDT, estabelece que os hospitais e maternidades públicas e privadas do Recife sejam obrigados a identificar os recém-nascidos através de uma pulseira com sensor eletrônico sonoro que só seria retirada após a alta médica, na presença da mãe ou do responsável. De acordo com o parlamentar, a proposta tem o objetivo de reduzir os casos de sequestros e troca de bebês nas unidades de saúde.
Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), o ator, produtor cultural e gerente Operacional de Formação Cultural da Prefeitura do Recife, Sebastião Albemar Gonçalves de Araújo recebeu na tarde desta sexta-feira 23, na Câmara do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano. O homenageado nasceu em São Vicente Férrer, Zona da Mata Norte, entre Pernambuco e a Paraíba.
O vereador Amaro Cipriano - Maguari (PDT) parabenizoou, na tarde desta terça-feira (29), o prefeito da cidade do Recife, João da Costa (PT), pelo Parque Dona Lindu. De acordo com o parlamentar, o parque é uma belíssima obra que serve de orgulho para todos os recifenses.
Uma matéria publicada na Folha de Pernambuco motivou o vereador Estefano Menudo (PHS) a usar a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 03, para defender o prefeito João da Costa. A reportagem fala sobre a precipitação pluviométrica no Recife e aponta que abril foi o mês mais chuvoso dos últimos 33 anos. Ao compartilhar as informações com os colegas, Menudo disse não entender porque existe uma perseguição tão forte com relação à gestão de João da Costa.
Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quarta-feira, 5, para discutir a situação das Zonas Especiais de Proteção Ambiental (Zepas) e avaliar a intervenção do poder público nessas áreas, por iniciativa do vereador Raul Jungmann (PPS). Existem 25 Zepas espalhadas num cinturão que vai do Ibura à Guabiraba, no Recife, mas que ao contrário de seus objetivos de preservação ambiental, vêm sofrendo grilagem, depredações e agonizando com as constantes investidas do mercado imobiliário. Muitas delas, inclusive, tendem a desaparecer, segundo denúncia do coordenador da ONG Ecos Brasil, Maurício Laxe.
Em seu discurso na tarde desta segunda-feira, 14, o vereador Gilberto Alves (PTN) apoiou uma iniciativa pioneira no campo da cultura, a Federação Nacional da Economia Criativa – FNEC, lançada no mês passado, durante a programação do Porto Musical, no Recife. “Coloco minha atuação parlamentar à disposição de suas causas por entender a cultura como um dos setores mais dinâmicos da nossa economia e um dos mais importantes agentes de transformação social”.
Entrou em pauta nesta segunda-feira, o projeto de lei 01/08, de autoria do vereador Marcos Menezes (DEM) que dá preferência no atendimento em bancos, supermercados e demais estabelecimentos comerciais a quem for doador de sangue. O projeto havia recebido parecer de rejeição da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, mas acabou sendo aprovado em plenário.
No pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 16, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou na tribuna da Câmara, que a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou hoje uma sessão especial para debater as situações de violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha. O evento foi promovido pela Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher da Câmara Federal.
Está tramitando na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal o projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) que orientará na elaboração da lei orçamentária da administração municipal da Prefeitura do Recife para o exercício de 2012. “Tem sido envidados esforços na busca de aperfeiçoamento desse instrumento e, consequentemente, da lei orçamentária anual, visando a ampliação dos níveis de eficiência da gestão municipal”, afirmou o prefeito João da Costa, na apresentação do projeto. A proposição estabelece as prioridades e metas da administração, a estrutura e organização do orçamento, as diretrizes para elaboração e execução do orçamento, as disposições relativas às despesas do Município com pessoal e encargos sociais e as disposições sobre alterações na legislação tributária.
Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara aprovaram, na manhã desta terça-feira, 26, parecer favorável ao projeto de lei 23/2011 da vereadora Aline Mariano (PSDB) que proíbe a venda de lanches acompanhados de brindes ou brinquedos, geralmente voltados ao público infantil, nas lanchonetes do Recife. O relator da matéria na comissão foi o vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele fundamentou o parecer no art. 39 do Código de Defesa do Consumidor que não permite venda casada, quando o fornecimento de um produto é condicionado à compra de outro. O projeto estabelece multa de R$ 2 mil aos infratores. “A maioria dos estabelecimentos induz crianças a ingerir alimentos que não são nutritivos pelo simples fato de adquirirem os brindes oferecidos. Isso gera problemas nutricionais”, justificou a vereadora.
Representantes da Associação de Moradores do Parque dos Milagres, localizado no bairro do Ibura, e do Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial do Recife - SIMPERE – compareceram na manhã desta quinta, 2, à reunião da Comissão de Educação da Câmara. O objetivo da visita foi dizer aos vereadores que querem que o Centro Profissionalizante Vila dos Milagres continue a ser coordenado pela Secretaria de Educação. A Prefeitura do Recife iniciou estudos para avaliar a possibilidade de transferência das 17 escolas profissionalizantes do município para a Secretaria de Juventude e Qualificação.
Para garantir mais segurança aos clientes e funcionários das agências bancárias instaladas no Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) pediu alterações na Lei Municipal 17.647/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras. A solicitação foi feita na tribuna da Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 16.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, Maré Malta (PPS) prestou contas, em plenário, do trabalho que está sendo feito pelo grupo - composto também pelos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Almir Fernando (PCdoB). Eles enviaram à Prefeitura um questionário para saber detalhes da formação e funcionamento da Guarda Municipal do Recife. O objetivo é fazer com que os integrantes da Guarda possam colaborar com as ações de segurança pública na cidade.
As homenagens começaram cedo, com bolo, discursos, poesias e música para os 476 anos do Recife. O presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. Mas foi na Casa de José Mariano que palavras doces reverelaram, mais uma vez, as diversas faces desta cidade molhada pelos rios e gente afetuosa. Antes dos discursos dos parlamentares, uma reportagem do TV Câmara, produzida pela equipe de Jornalismo da Casa, intercalou a poesia Recife, cidade lendária, de Capiba, com depoimentos de vereadores. Começavam então as homenagens traduzidas pela força das palavras.
A vereadora Aimee Carvalho (PSB) alertou a população para a importância da vacinação contra a gripe. A campanha iniciou nesta segunda-feira, 15, em todo o Recife, e segue até o dia 26 de abril. “A vacinação reduz em mais da metade os casos de doenças relacionadas à influenza e diminui em até 45% os índices de hospitalização por pneumonia”, avaliou a vereadora.
O convênio que será assinado amanhã pelo prefeito João da Costa com o município de Olinda para permitir que os taxis transitem pelas duas cidades foi tema de pronunciamento do vereador Aerto Luna (PRP), na reunião desta quarta-feira, 23.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) denunciou na tarde desta terça-feira 1, a falta de pagamento há 4 meses aos funcionários contratados por uma empresa terceirizada de serviços em geral. Ele disse que foi procurado em seu gabinete por trabalhadores que estão sem receber salários, alegando inclusive que a Prefeitura do Recife não repassa o pagamento. “Vou averiguar na PCR o que está acontecendo”.
A próxima ponte ou viaduto a ser inaugurado no Recife receberá o nome do ex-governador de Pernambuco, entre os anos de 1959 e 1963, Cid Feijó Sampaio. O autor da homenagem, vereador Antônio Luiz Neto (PTB), teve seu projeto de lei sancionado pelo prefeito João da Costa. O texto foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia três de março.