Um dos mais jovens vereadores da Câmara do Recife, eleito em primeira legislatura, Renato Antunes (PSC), é resultado do Parlamento Jovem. Segundo ele, quando participou anos atrás da experiência do terceiro Parlamento Jovem, projeto que objetiva trazer jovens para conhecer o trabalho político na Casa José Mariano, profetizou que seria parlamentar. “Hoje estou aqui fazendo meu primeiro discurso como vereador da cidade do Recife. Sou apaixonado pelo serviço público. Devemos tratar a coisa pública com respeito, legalidade e moralidade”.
Sete projetos em tramitação na Câmara do Recife foram analisados nesta terça-feira (17), pelos membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Dentre os textos cujos pareceres foram aprovados pelo grupo, está o projeto de nº 310/2017, que institui a Semana da Paz no calendário de comemorações oficiais do município.
O momento é de tristeza e comoção diante do acidente aéreo envolvendo a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, de Santa Catarina. Durante reunião plenária, o vereador Alfredo Santana (PRB) solicitou à Mesa Diretora um minuto de silêncio e lamentou a tragédia que chocou o país nesta terça-feira, 29 . “Mesmo exercendo a função de pastor, é inegável a natureza brasileira que tenho, o apresso pelo futebol. Sentimos uma dor muito grande nesse momento. Essa tragédia da última madrugada nos fez acordar e perceber o quanto somos frágeis diante da perda de pessoas queridas, ou até mesmo de quem não é tão próximo”, afirmou o parlamentar.
Fazer um apelo pela manutenção das estações do metrô do Recife, seus elevadores e escadas rolantes, para garantir a o direito de ir e vir de idosos e de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Foi com esse objetivo que a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (21), durante o pequeno expediente – período da reunião plenária destinada a discursos de até cinco minutos dos parlamentares.
O vereador Renato Antunes ( PSC) se afirmou satisfeito, na tarde desta quarta-feira, 22, ao subir à tribuna da Casa de José Mariano e relatar a visita que fez pela manhã à Escola Municipal do Alto da Bela Vista, no bairro do Totó, que atende a 183 crianças do ensino fundamental. “Verifiquei que a escola foi toda reformada, do chão ao teto. Tanto a parte elétrica, quanto hidráulica, bem como o parque das crianças”. Segundo o parlamentar esta realidade era bem diferente quando da sua primeira visita, que resultou em um requerimento aprovado em plenário, solicitando a reforma para a unidade de ensino.
“Infelizmente a primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado revogou por dois votos a um a cautelar concedida, que freava o repasse do Recifin para o Reciprev”, lamentou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (09) ao falar sobre a regulamentação da lei que permite a migração de servidores de um sistema de previdência para o outro.
Durante reunião plenária na tarde desta terça-feira (07), o vereador Eriberto Rafael (PTC) falou sobre o processo de regulamentação fundiária na comunidade do Cardoso, no bairro da Madalena, que teve início no dia 30 de outubro. “Essa é uma luta histórica de parte da população do Recife. Nós que atuamos pelas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), sabemos de sua importância para essas pessoas”.
Nesta segunda-feira (22), entrou na pauta de votação da Câmara do Recife o projeto de lei do Poder Executivo nº 60/2013, que propõe criar o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Para se posicionar sobre o tema, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) tomou a palavra durante a reunião plenária – e afirmou ser contra a proposta.
O armamento da guarda municipal do Recife foi o tema que levou o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (30). Presidente da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal, o parlamentar repercutiu uma reunião do grupo realizada hoje com a Secretaria de Segurança Urbana do Recife para tratar do armamento da guarda municipal.
Eles estão expostos às mais diversas formas de agressão, entre as quais a física é a mais visível. Mas, também sofrem violências psicológicas, são explorados do ponto de vista financeiro, além de serem vítimas de negligência e do abandono. Os idosos fazem parte da população vulnerável, que apesar das leis protetivas, ainda carecem de mais atenção da sociedade e dos poderes públicos. Com essa ideia, a vereadora Michele Collins (PP) apresentou o projeto de lei número 29/2017, que visa a incluir, no calendário oficial do Recife, o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.
Alertar a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para os problemas causados pelos veículos que fazem propaganda sonora no bairro de Boa Viagem. Foi com esse objetivo que o vereador Romero Albuquerque (PP) apresentou à Câmara do Recife o requerimento nº 802/2018, discutido pelo parlamentar durante a reunião plenária nesta segunda-feira (5). Segundo Romero Albuquerque, é preciso fiscalizar a atuação dos anunciantes e combater a poluição sonora.
O vereador Ivan Moraes (PSOL), agradeceu a presença de sete parlamentares na audiência pública que ele promoveu na Câmara do Recife para discutir a questão dos ambulantes da cidade, especialmente os que ficam no entorno dos hospitais. Até o momento, segundo ele, não houve solução por parte da Prefeitura da cidade, embora houvesses acordo firmado entre o Hospital Universitário e os ambulantes. ´
Várias solicitações do vereador Almir Fernando (PCdoB) foram encaminhadas à presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, e o parlamentar fez questão de agradecer a atenção do órgão, durante pronunciamento realizado hoje (5). Ações como sinalização e pintura de faixas de pedestres foram solicitadas em diversos locais da cidade e o vereador também aproveitou a ocasião para pleitear outras demandas.
Durante a instalação da Comissão de Segurança Cidadã, realizada na tarde de hoje, 15, o vereador Almir Fernando (PCdoB) foi eleito para o cargo de presidente e o vereador Ricardo Cruz (PPS) ficou com a vice-presidência. O vereador Júnior Bocão (PSDB), membro efetivo da Comissão, também participou do encontro.
Ao andar pelo Recife e por municípios da Região Metropolitana, a vereadora Natália de Menudo (PSB) percebeu um grande número de artistas denominados “artistas de rua” e fez questão de levar o assunto à tribuna hoje, 27. “Eles fazem dos sinais a oportunidade de mostrar um pouco de seus talentos. Talentos esses dignos de receberem pagamento justo pela qualidade com que demonstram seus movimentos”.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), considerou que o esforço conjunto dos parlamentares superou as dificuldades de um ano reconhecidamente de crise econômica e política, sem que fossem interrompidos os trabalhos, nem mesmo durante o período das eleições municipais. “Estivemos em consonância com o clamor das ruas, por isso, estabelecemos e firmamos medidas que são consideradas um avanço no legislativo. O congelamento dos subsídios dos vereadores para a próxima legislatura é uma prova disso”.
A vereadora Aline Mariano (PMDB) está propondo que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que tenham boletim de ocorrência registrado na Delegacia da Mulher, fiquem com isenção da tarifa de transporte coletivo público urbano do Recife até o deferimento da medida protetiva. O projeto de lei 108/2017, de sua autoria, está tramitando nas comissões de Direitos Humanos e Cidadania; de Finanças e Orçamento; de Acessibilidade e Mobilidade Urbana; de Segurança Cidadã; e de Legislação e Justiça.
Com a chegada do período chuvoso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) debateu, em audiência pública, dois temas que entram na ordem do dia no Recife: o auxílio moradia e o déficit habitacional. “Eu faço visitas a muitas comunidades e conheço os problemas que a população enfrenta no dia a dia. O meu papel como vereador é intermediar a necessidade do povo junto ao poder público”, disse. Para o vereador é de fundamental importância realizar, neste momento, discussão das ações preventivas, contínuas e assistenciais propostas pela Prefeitura da Cidade do Recife para reduzir as vulnerabilidades ambientais e o risco de ocorrência de novos acidentes.
Um projeto que obriga a instalação de banheiros família – destinado a crianças de até dez anos – em bares, restaurantes, hipermercados, supermercados e banheiros públicos do Recife está mais próximo de se tornar lei no município. A matéria recebeu parecer positivo da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, que se reuniu nesta segunda-feira (15), na sede do Poder Legislativo.
Por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC) os 39 eleitos para a oitava edição do Parlamento Jovem do Recife tomaram posse, na manhã desta sexta-feira, 18, no plenário da Câmara Municipal do Recife. A representante do setor religioso Vitória do Monte de Paula foi escolhida para presidente do colegiado, sucedendo a Danilo Roberto da Silva Santos. A secretária Executiva da Juventude do Recife, Camila Barros, que esteve presente à sessão de posse, disse que os parlamentares novos “trazem um simbolismo e uma afirmação forte da juventude recifense. Esse é um grupo que vem com a sua diversidade para dentro desta casa legislativa”.