Embalado no som das ruas, o Hip Hop mandou a real no plenário da Câmara de Recife ao receber homenagem pela passagem de seu Dia Municipal. A homenagem também veio de uma representante das ruas e comunidades da cidade, a vereadora Natália de Menudo (PSB), estreante na Casa de José Mariano. A reunião solene aconteceu nesta quinta-feira 09, ao som de muita música, improvisos rimados e gente de todas as idades e comunidades. A autora da solene também propôs projeto de lei criando a semana do Hip Hop, a ser comemorada na segunda semana de novembro. O MC Tiger e a Rapper Lady Lya se apresentaram no plenário.
Uma consulta pública com mais de cinco mil votos sobre a destinação do terreno do antigo Aeroclube no bairro do Pina, uma área de mais de 20 mil hectares, apontou que 67%, ou 3.427 dos consultados, desejam que ali seja construído um habitacional. O projeto original, ainda na gestão do Partido dos Trabalhadores, indicava a construção de moradias, mas existem pelo menos três propostas para aquela área: um habitacional, um parque verde, ou solução mista parque e habitacional.
"Quanto a Prefeitura do Recife arrecada com multas de trânsito e para onde vai esse dinheiro?", perguntou o vereador Jayme Asfora (sem partido) na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), durante a reunião plenária. Pedindo mais transparência, o parlamentar falou sobre a apresentação do projeto de lei nº 210/2018, de sua autoria. A proposta visa obrigar a publicação semestral de relatórios sobre a arrecadação e a destinação da receita proveniente da cobrança das multas.
Uma acessibilidade que vai além das rampas, dos intérpretes de Libras, da escrita em Braille. A luta pela acessibilidade atitudinal busca ultrapassar uma barreira que não é física e nem de comunicação: a barreira dos preconceitos e dos comportamentos em relação às pessoas com deficiência. Para discutir o assunto, a Câmara do Recife sediou no plenarinho uma reunião pública nesta quinta-feira (23). A iniciativa do debate partiu do vereador Ivan Moraes (PSOL).
De acordo com o projeto de lei PLO 12/2018, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), o transporte escolar coletivo poderá fazer uso das faixas exclusivas para ônibus. A proposta, em tramitação na Casa, significaria um instrumento capaz de auxiliar no desafogamento do trânsito nas vias de maior circulação da cidade. “Além disso, serve como facilitador do acesso ao ensino, uma vez que os alunos que utilizam esse transporte terão maior facilidade para chegarem à sala de aula”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Romero Albuquerque (PP) concedeu o título de Cidadão do Recife ao diretor adjunto de Mercado e Coordenador do Laboratório de Neuromarketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), Carlos Augusto Lopes da Costa, 56 anos, natural de Crato (CE). “Gostaria de salientar que Carlos Augusto foi o meu principal mentor político. Hoje, Vossa Excelência se torna o mais novo Cidadão Recifense aprovado por unanimidade nesta Casa Legislativa. Essa cidade lhe recebe de braços abertos”, disse o parlamentar.
De acordo com a EMLURB, aproximadamente 98% de tudo que é descartado anualmente no Recife não é reaproveitado. O projeto de lei de nº 204/2018, do vereador Rodrigo Coutinho (SD), quer reduzir esse índice, obrigando condomínios e edifícios residenciais com dez ou mais unidades habitacionais a realizarem a separação do lixo.
A partir deste ano, 23 de julho entra no calendário oficial do Município como o Dia do Socorro aos Animais, dedicado aos ativistas da causa, que lutam pela saúde e vida dos animais. A data foi definida na Lei 18.548/2018, de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), sancionada em dezembro passado.
Além de se solidarizar com a funcionária pública Paula Guerra, agredida recentemente por apoiadores do candidato à presidência pelo PSL, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu a todos para refletirem sobre os planos para educação postos pelos dois candidatos em campanha, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Aproveitou a comemoração do Dia dos Professores, na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife, para saudar os colegas parlamentares que ensinam e refletir sobre propostas.
O vereador Renato Antunes (PSC) aproveitou a passagem do Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira (15), para fazer um apelo no sentido de que o projeto de lei número 22/2018, de sua autoria, seja colocado em pauta ainda este ano. A matéria estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito das unidades de ensino da rede pública municipal e da rede particular localizadas no município do Recife. “Mais do que palavras, este projeto de lei é um reconhecimento de que a educação precisa ser levada a sério”, disse, na reunião ordinária.
“Gostaria que toda essa Casa estivesse envolvida na causa da Laurinha, que tem Amiotrofia Espinhal, uma doença neuromuscular. Ela precisa de uma cirurgia com urgência para a colocação de uma sonda alimentar”. O apelo foi feito pela vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 12.
Diante de um plenário repleto de pessoas de várias idades mas, predominantemente de jovens, o treinador de triathlon, Rolnan Gueiros Rosas, recebeu a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha de Mérito José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Almir Fernando (PCdoB) que justificou conceder a honraria a um dos grandes influenciadores do esporte em Pernambuco. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) e foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB).
Antes de ser aprovado em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei do Executivo número 03/2018, provocou debate entre a bancada da oposição na Casa. O vereador Ivan Moraes (PSOL) defendeu a realização de concursos públicos para os servidores municipais. Ele disse considerar que a medida, prorroga por maior tempo a renovação de contratos temporários. A matéria propõe que em vez de dois anos prorrogáveis por mais dois, os contratos temporários sejam de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro anos. O vereador se pronunciou no plenário da Câmara do Recife, nesta segunda-feira, 26, e disse que cerca de 40% do funcionalismo público municipal é composto por temporários.
O vereador Romero Albuquerque (PP) cobrou a regulamentação da lei municipal 17.918/2013, que proíbe o uso de animais como tração para carroças no Recife. “Os animais são maltratados, espancados e usados para transportar cargas pesadas em vários locais da cidade. Ao mesmo tempo que essa irregularidade ocorre, há uma lei que proíbe essa prática, que já foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, mas até aqui continua sem condições de implementação”, advertiu, no plenário da Câmara Municipal.
Eles garantem tranquilidade e segurança contra incêndios em edifícios, indústrias e eventos – e vêm, cada vez mais, assumindo outras atividades. Os bombeiros civis do Recife lotaram o plenário da Casa de José Mariano nesta quinta-feira (07) para participar de uma homenagem de iniciativa do vereador Eduardo Chera (PSC) à categoria. A reunião solene foi presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC).
A vereadora Michele Collins (PP) elogiou a escolha de Clóvis Benevides para secretário de Desenvolvimento Social do Estado. Ela disse que se sentiu pessoalmente contemplada pela indicação e que aprendeu muito com ele sobre drogas. "Considero Clóvis Benevides um dos líderes da maior importância. Esteve durante onze anos em Minas Gerais à frente de políticas de drogas, também esteve em Alagoas, Estado que se tornou referência na prevenção às drogas . Diferentemente do que alguns setores sociais falaram ele está totalmente aberto ao diálogo".
A Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) foi homenageada na manhã desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal do Recife pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC). O parlamentar salientou o trabalho desenvolvido pela entidade nos últimos 30 anos, “lutando pelo direito, pela cidadania e pela inclusão de seus filhos em todas as esferas da sociedade”. O plenário da Casa ficou repleto de parentes, amigos e funcionários da instituição e foi tomado pelo som do Maracatu Batuque, formado por crianças e jovens atendidas pela APABB.
Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife concedeu um parecer positivo ao projeto de lei nº 177/2018, que visa tornar obrigatória a apresentação da carteira de vacinação de alunos da rede de ensino pública municipal no ato de matrícula. A matéria é de iniciativa da vereadora Ana Lúcia (PRB), que preside a comissão.
Depois de parabenizar os colegas Rinaldo Júnior (PRB), novo líder da oposição, e Eriberto Rafael (PCT), líder do governo na Câmara do Recife, um pela disposição aguerrida e o outro pela excelente participação na “árdua tarefa de defender a PCR”, o vereador Ivan Moraes (PSOL) cobrou mais transparência da Prefeitura. Ele lembrou que, ainda que tardiamente aprovada em 2011, o Brasil tem a lei de acesso à informação que obriga ao poder público manter informações disponíveis e acessíveis a qualquer cidadão.
Uma homenagem ao Padre Jaime poderá ser concretizada através da alteração do nome de uma avenida, localizada em Brasília Teimosa. A proposição é do vereador Eduardo Chera (PDT) e, de acordo com o projeto (PLO 113/2017), o nome da Avenida Brasília Formosa seria alterado para Avenida Brasília Formosa Padre Jaime. As Comissões de Legislação e Justiça, e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes estão analisando a matéria.