Há pelo menos 34 anos os moradores da Rua Dona Alda de Andrade, localizada nas proximidades do Viaduto Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira, têm enfrentado uma verdadeira via-crúcis todos os dias para entrar e sair de suas casas: a rua não tem calçadas, falta drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza, e o esgoto é a céu aberto. Foi com esta denúncia que a vereadora Aline Mariano (PP) deu início à audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (9), para discutir as dificuldades enfrentadas pela comunidade pertencente ao Loteamento Jardim Imbiribeira.
A Comissão de Legislação e Justiça analisou, no final da tarde desta segunda-feira (12), as duas emendas apresentadas no plenário ao projeto de lei do Executivo número 11/2018 - que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte remunerado individual privado de passageiros intermediado por plataformas digitais no município.
O vereador André Régis (PSDB) demonstrou preocupação com o estado de conservação do edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, ao subir à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (28). De acordo com ele, moradores da vizinhança relatam que há risco de desastre no local. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu ainda a extinção da modalidade de tempo integral em quatro escolas da rede pública municipal.
Registrar o repúdio pela publicação de um vídeo no facebook do senador Humberto Costa (PT-PE). Este foi o objetivo do discurso da vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (17). De uma forma bastante enfática, ela criticou o político e ressaltou que “ele é uma pessoa desrespeitosa”. O vídeo em questão mostra a futura ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, dizendo que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, no dia que pensou em se matar.
A instalação de detectores de metais nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife é o que prevê o projeto de lei 62/2019, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que está aguardando emenda nas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Segurança Cidadã; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. “Infelizmente, enfrentamos uma onda de violência. Esse projeto de lei pretende evitar, no Recife, o que já ocorreu em outras grandes cidades do País”, disse o vereador, em reunião ordinária desta terça-feira, (9).
Com o objetivo de valorizar o trabalho feminino, a Câmara recebe a Feirinha da Mulher Empreendedora. Vários produtos estão sendo comercializados, tais como artesanato, roupas, produtos de beleza, além de doces e salgados caseiros. A iniciativa partiu da vereadora Ana Lúcia (PRB). O evento ficará até 17h desta quarta-feira (21) e as barracas estão localizadas em frente à entrada principal da Casa de José Mariano.
Com o som do triângulo, sanfona e zabumba, o forró por onde passa anima o público, sobretudo no mês de junho com a chegada das festividades juninas. E para homenagear esse ritmo contagiante, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma reunião solene na manhã desta quarta-feira (6) que foi marcada pela presença de dezenas de artistas consagrados. O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) presidiu a solenidade.
O vereador Renato Antunes (PSC) convidou os vereadores e a sociedade recifense para uma audiência pública que vai discutir a merenda na rede municipal de ensino. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 15, às 9h30, no plenarinho da Casa. “Nós temos o dever de escutar o grito das escolas, alunos e professores, sobre a qualidade da merenda”, disse o parlamentar na reunião ordinária desta terça-feira (9).
O Governo Japonês convidou o vereador André Régis (PSDB) para conhecer de perto o sistema de ensino e as escolas japonesas. O vereador deverá ir a Tóquio em novembro para visita, que deverá ser realizada em conjunto com o corpo técnico da Embaixada Brasileira naquele país. Ele disse na tarde desta segunda-feira (1º), na Câmara do Recife, que estava muito honrado com o convite para conhecer o ensino fundamental, básico e o técnico”.
Recife tem um novo cidadão. Trata-se do Tenente Coronel José Aldo da Silva, membro do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O Tenente foi homenageado no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). As galerias da Câmara ficaram tomadas por amigos, familiares e membros da corporação que fizeram questão de marcar presença na solenidade. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu os trabalhos.
Os dias de paralisação da Guarda Municipal descontados até agora não foram resolvidos, segundo o vereador Ricardo Cruz (PPS). Ele disse, na reunião plenária desta segunda-feira (11), que a corporação estava em um movimento legal de greve por melhores salários e condições de trabalho, além do cumprimento de acordo assinado e que não havia sido cumprido. “Alguns deles chegaram a receber R$ 0,95 centavos no contracheque. Teve Guarda que sofreu desconto, mas estava em férias ou em licença de saúde. A corporação está passando necessidade junto com a família em virtude desses descontos”.
A Câmara Municipal do Recife divulgou nesta quarta-feira (02) o balanço das atividades promovidas pelos vereadores da cidade, no ano de 2018, na Casa de José Mariano. O presidente, vereador Eduardo Marques (PSB), afirmou que os números comprovam o expressivo trabalho realizado pelos parlamentares no decorrer de um ano marcado por eventos que alteram o calendário, a exemplo das eleições e da Copa do Mundo. “Nós tivemos um ano de muito trabalho e reafirmamos o importante papel da Casa como espaço democrático para o debate sobre os mais diversos assuntos. Elaboramos, analisamos e aprovamos leis e outras proposições destinadas a melhorar a qualidade de vida do povo do Recife”, afirmou o parlamentar.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (18), para convidar seus pares e a população para participarem de audiência pública, de sua autoria, que acontece amanhã, no plenarinho da Casa, às 9h. A reunião terá como tema a Música Sinfônica e Operística do Recife.
Foi para repercutir o caso da vereadora assassinada no Rio de Janeiro, Marielle Franco, que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (12). Na próxima quinta-feira (14), fará um ano do assassinato e ainda não há respostas sobre quem mandou matar Marielle Franco.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) culpou o prefeito Geraldo Julio pelo “clima de acirramento” que ele identifica estar havendo no Recife entre as categorias dos taxistas e dos motoristas de transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais. “O prefeito, que estava em campanha eleitoral para se eleger, em quatro de setembro de 2016, disse que somente os táxis são legais e que os outros modais, que trabalham com aplicativos, são clandestinos. Isso repercute até hoje”, afirmou o vereador, na reunião ordinária desta quarta-feira (7).
O atraso na construção da UPA Especialidades (UPA-E) da avenida Dois Rios, no Ibura, levou o vereador Rinaldo Junior (PRB) à tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (26). Ao plenário, ele disse ter participado de uma ação com moradores do local no último sábado (23) para lembrar a passagem de seis anos, desde que a Prefeitura anunciou o terreno onde se localizaria a unidade de saúde.
A reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara distribuiu nove projetos entre os membros e analisou o parecer prévio do projeto de lei do Executivo, PLE 11/2018, que trata sobre a regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais na cidade. A análise foi inicial e na próxima segunda-feira, às 10 horas, passará por outra discussão, com a elaboração do parecer definitivo. Este, será enviado também para a apreciação da Comissão de Legislação e Justiça, que deve se reunir às 16 horas, na sala das Comissões da Câmara do Recife.
Ser avisado de forma explícita e clara de direitos é obrigação, no entanto, nem todos os lugares se preocupam em fazer isso. Preocupada com a situação e para dar mais transparência à gratuidade de alguns serviços, já obrigatórios por lei federal, a vereadora Natália de Menudo (PSB) propôs um projeto de lei para tornar obrigatória a afixação de aviso do direito de gratuidade do registro civil de nascimento, óbito, primeira certidão nos cemitérios, cartórios e unidades privadas de saúde pública na cidade do Recife.
A vereadora Michele Collins (PP) disse que é "uma agressão à família e às instituições cristãs” a realização da segunda edição da exposição coletiva “Tramações”, que está em cartaz no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mostra lança olhares para as questões de gênero e sexualidade e, segundo a parlamentar, que fez discurso durante o pequeno expediente da reunião plenária, na tarde desta terça-feira (29), “vai contra todos os princípios religiosos”.
A vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma solenidade na manhã desta terça-feira (26) com o objetivo de lembrar as passagens do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico de Drogas e os 50 anos de existência das Comunidades Terapêuticas no Brasil. “O propósito de recordar as datas deve ser visto com prioridade pelo poder público e pela sociedade”, destacou a parlamentar. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu o evento. Na ocasião, várias entidades receberam um diploma da vereadora pelos relevantes serviços prestados.