O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a Prefeitura do Recife que lançou, na semana passada, mais uma edição da campanha Cidade Limpa, que tem como objetivo sensibilizar a população para o descarte correto do lixo. “A gestão do prefeito Geraldo Julio está fazendo a sua parte. É uma iniciativa importante, principalmente para a preservação ambiental. A população precisa corresponder, fazendo também a sua parte”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (04).
Os moradores da rua Estrada do Curado, em Jardim São Paulo, vão ver uma demanda antiga se realizar. Segundo o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), o prefeito Geraldo Julio visitou o local recentemente e anunciou que vai pavimentar 750 metros da via. O parlamentar repercutiu o assunto na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (04), em meio a agradecimentos ao Poder Executivo.
O vereador Antonio Luiz Neto (PTB) defendeu a democracia brasileira e chamou a atenção de todos os eleitores à responsabilidade de ir às urnas e conceder o voto a candidatos que garantam o estado de direito. Ocupando a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (2), o vereador visitou a história recente do Brasil, destacou a necessidade da consciência política e o reconhecimento a homens e mulheres que lutaram para a manutenção dos direitos e garantias fundamentais.
A vereadora Michele Collins (PP) foi empossada no cargo de conselheira Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, na condição de representante da Casa de José Mariano. A solenidade de posse ocorreu na tarde de terça-feira (30). Participam do colegiado entidades da sociedade civil, Prefeitura do Recife e Câmara do Recife.
Para o vereador Jayme Asfora (sem partido), a Prefeitura do Recife não dá a devida atenção aos alertas e solicitações que os parlamentares fazem por meio de requerimentos. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele abordou nesta quarta-feira (12) o caso da manutenção das pontes do município. Após a viralização de denúncias de falta de manutenção nas redes sociais, o Poder Executivo anunciou na semana passada que vai recuperar a estrutura de cinco delas. Segundo Jayme Asfora, o problema já havia sido apontado por ele em abril deste ano.
Alertados de que a Prefeitura do Recife está elaborando uma minuta de projeto de lei que vai dispor da gratificação para gestores, coordenadores e professores das escolas municipais de ensino integral, dirigentes do Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Simpere) reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (28), com a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. “Vamos aguardar a chegada da proposta, para analisar o mérito, pois esta é a nossa função. Ainda não temos conhecimento oficial da proposta, mas é importante a valorização da categoria dos trabalhadores na educação”, justificou a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente do colegiado.
Dois assuntos que ocuparam o noticiário político nacional nos últimos dias foram comentados pelo vereador André Régis (PSDB) nesta quarta-feira (28), na Câmara do Recife. Em um discurso feito ao final da reunião plenária, ele teceu elogios às escolhas ministeriais do presidente eleito Jair Bolsonaro nas áreas de economia e justiça. Já o efeito cascata esperado do reajuste dos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sancionado pelo presidente Michel Temer na segunda-feira (26), recebeu críticas do parlamentar.
O vereador André Régis (PSDB) voltou a cobrar medidas de prevenção para as pontes da cidade, durante a reunião plenária desta segunda-feira (10). “Esse assunto foi trazido a esta Casa no início do ano, quando estávamos em reunião da Comissão de Obras. Discutimos o assuntos com o vereador Rodrigo Coutinho (SD) e repercutimos os estudos feitos pela Universidade Federal de Pernambuco”.
Natural de Olinda, o vereador Rinaldo Junior (PRB) pode vir a ser agraciado com o Título de Cidadão do Recife. A iniciativa partiu do primeiro-secretário da Casa de José Mariano, o vereador Marco Aurélio (PRTB), que subiu à tribuna do plenário nesta quarta-feira (5) para tratar do assunto. O projeto de decreto legislativo, de nº 39/2018, tramita na Comissão de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Dentro das comemorações da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Alienação Parental, que, este ano, vai de 25 de abril a 5 de maio, a vereadora Michele Collins (PP) reuniu pessoas e estudiosos que militam na área da alienação e igualdade parental, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (30). “Como é sabido, trata-se da interpretação dada para a situação na qual o pai ou a mãe influencia a criança, com o objetivo de romper os laços afetivos com o outro genitor. É entendida como uma tendência vingativa e, na maioria das vezes, decorrente da ruptura da vida conjugal”, explicou a vereadora.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Recife do Dia da Convenção Nacional de Igrejas Missionárias Rompendo em Fé, comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de abril de cada ano. “Conforme a Lei nº 17.785/2012, a partir dessa quinta-feira (11) até o dia 13, acontecerá a Convenção da Igreja Missionária Rompendo em Fé, incluído no calendário Oficial do município através de meu projeto”, disse em reunião plenária da tarde dessa quarta-feira (10).
Na passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta terça-feira (2), o vereador André Régis (PSDB) lembrou da Lei Municipal 18.549/18, que teve origem no projeto de lei de sua autoria, que obriga os estabelecimentos privados do município do Recife a fazerem uso do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário. “Tive a honra de ser o autor desta lei”, disse.
Para lembrar a Semana da Enfermagem, o vereador Benjamim da Saúde (Patriota) fez uma homenagem aos enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem durante reunião ordinária desta segunda-feira (13). “Estas formam uma das maiores categorias de trabalhadores do Brasil, infelizmente todos os trabalhadores que a compõem são desvalorizados e precisam de melhores condições de trabalho”, afirmou. A semana é celebrada de 12 a 20 de maio e foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 48.202 de 12 de maio de 1960.
Dois temas levaram o vereador João da Costa (PT) à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (13). Primeiramente, o parlamentar prestou solidariedade aos jornalistas do Diario de Pernambuco, que aprovaram na semana passada a deflagração de greve por tempo indeterminado. Em seguida, João da Costa expressou sua consternação em relação à chacina ocorrida nesta manhã em uma escola estadual no município paulista de Suzano.
Faixas e cartazes em defesa da moradia digna cobriram as paredes do plenarinho da Câmara do Recife na manhã desta sexta-feira (3). Lotado, o espaço sediou uma audiência pública sobre a reestruturação e o financiamento do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS). O debate, de iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), reuniu urbanistas, comunidades e representantes de instituições para discutir as necessidades dos imóveis e habitantes protegidos pelo Plano.
Tramitam na Câmara dois projetos de lei de autoria do vereador André Regis (PSDB) que determinam a inserção do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados do Recife. O símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é representado mundialmente por uma fita entrelaçada composta por peças de quebra-cabeça coloridas.
A votação de uma emenda que congelaria o número de motoristas dos aplicativos de transporte individual durante um ano esteve no centro das discussões do substitutivo ao projeto de lei do Poder Executivo nº 11, que cria regras para o setor. O debate aconteceu na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21) e contou com a participação do vereador Renato Antunes (PSC). O parlamentar subiu à tribuna para se posicionar de forma contrária à emenda nº 50.
A construção do habitacional no antigo terreno do Aeroclube de Pernambuco, no Pina, um tema, aliás, caro ao vereador Ricardo Cruz (PPS), foi o assunto do seu pronunciamento. Ele, juntamente com outros parlamentares, abraçou a causa e fez questão de ressaltar a atuação da Câmara do Recife pela construção de moradias que deverão ser destinadas a moradores dos bairros do Pina, Brasília teimosa, Areinha e Beira Rio. O parlamentar disse, na tarde desta segunda-feira (4), que aquelas pessoas moram em situação bastante precária, em palafitas, correndo riscos.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) lamentou o encerramento das atividades da filial da Fundação Altino Ventura (FAV), na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Ela leu na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (20), a nota divulgada pela entidade: “É com o coração apertado que a instituição comunica o fechamento devido à falta de repasses de recursos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), cujo débito soma, hoje, R$ 18,5 milhões”
Aprovada há 15 anos, a lei que torna obrigatória a afixação de placa com todas as informações sobre uma obra pública municipal, não vem sendo cumprida no Recife. O vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou, em reunião ordinária desta quarta-feira (15), que percorreu, através do seu mandato, locais onde há execução de obras da Prefeitura e constatou, nessa vistoria, que a legislação está sendo desobedecida. “Essa lei exige que as informações sejam expostas para conhecimento público. Apesar disso, encontramos várias placas em obras públicas que não apresentam nem a metade das informações exigidas legalmente”, afirmou.