Notícias

Comissão de Finanças se prepara para tramitação da LDO

Com vistas a facilitar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, que chegará à Câmara Municipal do Recife até o final deste mês, a Comissão de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico vai realizar esforço concentrado para esvaziar as gavetas e não deixar projetos de lei com pendências de pareceres técnicos. A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 17. “Estou propondo uma força tarefa para que todos os componentes da comissão possam analisar os projetos de lei que nos chegaram desde o início do período legislativo”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).

Leia mais…

Ivan Moraes realiza audiência pública em defesa do público LGBT

Com uma bandeira do segmento LGBT estendida na porta do plenarinho e outra sobre a mesa de debates, a Câmara Municipal do Recife realizou uma audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSol), na manhã desta quarta-feira, 24, que enfocou a vulnerabilidade do segmento com a ausência de políticas públicas. “Na verdade, essa audiência estava marcada para 25 de abril, mas precisou ser remarcada. Coincidiu de ser hoje, dois dias após o projeto que previa a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População LGBT ser rejeitado em plenário. Esse é um debate importante. Das oito ações previstas no Plano Plurianual (2014-2017), para o público LGBT, a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) deixou de investir recursos em seis delas, de acordo com o Portal da Transparência”, afirmou.

Leia mais…

Regulamentação das cinquentinhas é tema de Audiência Pública

Dados preocupantes e imagens de flagrantes desrespeitando as regras de trânsito marcaram a audiência pública que discutiu sobre a regulamentação das cinquentinhas. A capital pernambucana já possui uma lei municipal que prevê a regulamentação desses veículos desde 2013. A iniciativa do evento, que ocorreu no final da tarde desta quinta-feira,28, partiu da vereadora Vera Lopes (PPS).

Leia mais…

Marcos Menezes quer reforçar debate sobre a violência

Diante das notícias de violência referentes às torcidas organizadas do Recife, o vereador Marcos Menezes (DEM) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta, 8, para debater o assunto. O parlamentar sugeriu que a Comissão de Segurança discutisse o problema com autoridades competentes, através da realização de uma Audiência Pública na Câmara.

Leia mais…

Parlamentar afirma que obras estão atrasadas

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) afirmou que diversas obras estão atrasadas como as do Hospital Veterinário e o Compaz do Cordeiro. Segundo ele o hospital está 683 dias com entrega atrasadas. No entanto, a líder do governo na Câmara do recife, vereadora Aline Mariano (PMDB) rebateu as críticas afirmando que o Compaz do Cordeiro será entregue entre os dias 24 e 26 deste mês.

Leia mais…

Em primeira discussão, Câmara aprova notificação de casos de recém-nascidos com Down a entidades

Entidades ligadas à luta das pessoas com síndrome de Down enchiam as galerias do plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, quando o vereador Jayme Asfora (PMDB) se dirigiu à tribuna para tratar do assunto. O parlamentar é autor do projeto de Lei nº 115/2016, que obriga os hospitais a registrar e comunicar a ocorrência de casos de recém-nascidos com a alteração genética às instituições especializadas do município. A matéria estava na ordem do dia da Câmara nesta terça-feira – e foi aprovada em primeira discussão.

Leia mais…

Comissão de Meio Ambiente realiza reunião

A Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, da Câmara Municipal do Recife, realizou a primeira reunião do colegiado, este ano, na manhã desta quinta-feira, 12, para análise de nove projetos que estão em tramitação à espera de pareceres. Um dos projetos analisados foi o de Resolução número 11/2011, de autoria de Gilberto Alves (PTN), que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana. Ficou decidido que, antes do parecer, a Comissão de Meio Ambiente vai procurar orientações do Departamento Legislativo, para saber como deve ser o funcionamento de uma frente como a que está proposta.

Leia mais…

Eurico Freire debate preservação dos manguezais do Recife

Um público formado por representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, educação e saúde, Ministério Público de PE, integrantes do Partido Verde, professores e alunos das escolas municipais Reitor João Alfredo e Karla Patrícia, participou ativamente da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 01, sobre a preservação dos manguezais do Recife. A convocação foi do vereador Eurico Freire (PV) que, ao abrir o encontro, ressaltou que, mesmo com sua importância para a cidade, a situação desse ecossistema preocupa “devido a constantes ocupações irregulares nas suas margens, o acúmulo de lixo e despejo de esgotos, entre outras agressões. Mas a grande transformação se dá na postura que temos que ter diante dos desafios”.

Leia mais…

Alfredo Santana comenta obras no Geraldão e formatura de técnicos de futebol

Na última sexta-feira,11, o vereador Alfredo Santana (PRB) acompanhou o andamento das obras no Geraldão e fez questão de compartilhar as ações hoje (14), no Plenário. “Uma visita muito proveitosa, juntamente com o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Carlos Geraldo, e o secretário de Esportes do Recife, George Braga. Tivemos a felicidade de observar algo que é muito importante para o nosso esporte local. O parque aquático, por exemplo, está 100% pronto. E em 2016 estaremos inaugurando esse grande espaço”.

Leia mais…

Eurico Freire parabeniza o SEFTEX RECIFE

O vereador Eurico Freire (PV) destacou na tribuna na tarde desta quarta-feira, 05, a importância do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (SEFTEX RECIFE), que tem a missão de aumentar a competitividade das empresas de tecnologia da informação e comunicação na cidade. “Recife está se consolidando como um pólo de desenvolvimento tecnológico e vem atraindo empresas de outros estados e o SEFTEX RECIFE é um representante do nosso município. Parabenizo essa empresa que completa 20 anos de história, promovendo o associativismo empresarial do setor e gerindo programas de bolsas de pesquisa”.

Leia mais…

Marília Arraes entra em licença maternidade

A vereadora Marília Arraes (PSB) despediu-se temporariamente do mandato pelo prazo de 4 meses para cumprir licença maternidade. Em seu lugar, durante este período, quem vai assumir é o suplente dela Maré Malta (PSD). De acordo com a parlamentar, o suplente está alinhado com suas posições e ficará na oposição. Embora o partido dela esteja na base do governo, a vereadora desde as eleições passadas demonstrou insatisfação com a condução política que vem sendo dada pelo partido. Já discordou publicamente e disse esta tarde na Câmara do Recife que “se sentia enganada pelo crescimento desordenado do PSB e da falta de responsabilidade política que vem sendo desempenhada”.

Leia mais…

Legislação e Justiça aprova três projetos do Executivo

Três projetos do Executivo (PLE 44/2015, 45/2015 e 47/2015) foram aprovados no seio da Comissão de Legislação e Justiça, no final da tarde de hoje,14. As matérias tratam, respectivamente, da alteração da Lei nº 18.092, de 17 de dezembro de 2014, para compatibilizá-la à Reforma Administrativa instituída pela Lei 18.120, de 25 de fevereiro de 2015; novos procedimentos relativos ao licenciamento urbanístico e o que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico. Após a apreciação da Comissão, os projetos seguem em tramitação para posterior votação no plenário.

Leia mais…

Michele Collins repercute 15 anos do Proerd de Pernambuco

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, durante reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (2), a realização de um seminário nacional que comemorou os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Pernambuco. A parlamentar agradeceu a homenagem feita a ela durante o evento, que começou na última terça-feira (01), no Recife, e segue até a próxima quinta-feira (03).

Leia mais…

Aimée Carvalho debate Operação inverno 2015

Como o Recife se encontra no período que tecnicamente se chama “quadra chuvosa”, que engloba os meses de abril a agosto, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) realizou audiência pública nesta quinta-feira, 30, no plenarinho da Câmara Municipal, para esclarecer o trabalho preventivo que vem sendo realizado pela Operação Inverno 2015, da Prefeitura do Recife, para reduzir o impacto do período chuvoso. “Como bem sabemos, o Recife tem 67,43% do seu revelo constituído por ambiente de morro e grande parte das famílias reside em áreas de risco, o que traz grande preocupação ao poder público municipal. Por isso, é importante sabermos que as intervenções que a prefeitura vem executando com ações de prevenção e assistência social na Operação Inverno vêm socorrer e trazer mais tranquilidade e segurança para muitas pessoas”, disse a vereadora.

Leia mais…

Aderaldo Pinto agradece serviços realizados pela Emlurb

Os serviços executados pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife- Emlurb, nos bairros do Prado e Cordeiro, foram citados pelo vereador Aderaldo Pinto (PROS), durante a Plenária desta segunda-feira,9. O parlamentar parabenizou o órgão pelos atendimentos nos locais. “Quero agradecer as funcionárias da Emlurb, Marília e Fernanda, pela realização dos serviços de terraplanagem e fresagem nas ruas que estavam bastante esburacadas”.

Leia mais…

Almir Fernando enaltece importância de cumprimento da lei 17.713/2011

O presidente da Comissão da Segurança Cidadã, vereador Almir Fernando (PCdoB), fez hoje (6) uma análise dos assaltos ocorridos e noticiados recentemente no Recife, e recordou que desde a gestão do ex-prefeito João da Costa (2009-2013) vem debatendo o armamento da Guarda Municipal. O parlamentar lembrou que elaborou requerimento convidando o secretário para tratar da situação da corporação.

Leia mais…

Comissão de Finanças e Orçamento distribui projetos

Treze projetos de lei foram distribuídos aos membros da Comissão de Finanças e Orçamento, num reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, 22. Estavam presentes os vereadores Marco Aurélio (SDD), Almir Fernando (PCdoB), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Marcos Menezes (DEM) e Gilberto Laves (PTN).

Leia mais…

Osmar Ricardo lamenta morte no Ibura

Na madrugada da última segunda-feira (23), um desabamento matou um homem no Ibura e o fato foi lamentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta terça,24. “Mais uma pessoa infelizmente perdeu a vida dessa forma. Fazia tempo que no Recife não registrava uma caso assim. E até não escutei mais falar sobre o gel utilizado nas encostas, que substitui a lona plástica na contenção das barreiras. Recordo que fizeram tanta propaganda. Foi um fato lamentável”.

Leia mais…