Notícias

Comissão de Educação recebe gestores de escolas

Com o objetivo de discutir dois projetos de lei do Executivo que tramitam na Câmara, a Comissão de Educação da Casa promoveu uma reunião, durante a tarde desta terça-feira, 21, com a presença de vários gestores de escolas do Recife, que fazem parte de um comitê gestor. O encontro teve a participação da presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (PRB), e do vereador Renato Antunes (PSC).

Leia mais…

Centenário de Liberato Costa Júnior é celebrado na Câmara

A vida e o legado do ex-vereador Liberato Costa Júnior foram tema de uma homenagem póstuma realizada pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (11), em lembrança ao centenário do político nascido em 11 de Abril de 1918. Liba, como era tratado pelos colegas, cumpriu 11 mandatos na Casa e foi, também, deputado estadual e prefeito interino do Recife. A celebração aconteceu durante o grande expediente da reunião plenária desta tarde, por iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Leia mais…

Câmara do Recife recebe Cantata Natalina

Foi uma noite especial na Câmara Municipal do Recife. O pátio externo da Casa ganhou hoje (17) um palco com várias luzes para receber uma Cantata Natalina. A iniciativa partiu da vereadora Aimée Carvalho (PSB). As Orquestras de Flautistas do Alto dos Coqueiros e do Alto do Deodato II, além dos Corais da Igreja Assembleia de Deus Barra do Caçote e do Cântico Celeste abrilhantaram o evento com seus louvores.

Leia mais…

Frei Dennys é o mais novo cidadão recifense

------- Com informações da Assessoria do Imprensa do vereador -------- Em uma cerimônia marcada por emoção e fé, o vereador Eurico Freire (REDE) entregou na noite desta quinta-feira (24) o Título de Cidadão do Recife ao Padre Dennys Pimentel, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na UR-6, Ibura. A solenidade ocorreu na paróquia, que também celebrou na ocasião o início do Natal Luz – a inauguração da decoração natalina – e contou com a presença de centenas de pessoas, entre fiéis, amigos e familiares do homenageado.

Leia mais…

Vereador reclama “da pressa” para votar

“A pressa é inimiga da democracia”, na visão do vereador Ivan Moraes (PSOL), ao discutir projetos que são votados em regime de urgência, citando o PLE 13/2017 que trata da concessão de mais poderes à fiscalização urbana realizada pela Dircom, órgão da Prefeitura do Recife. Para ele, um projeto que poderia ser muito bom a cidade não é debatido pela sociedade e melhorado na Câmara Municipal.

Leia mais…

Almir Fernando debate sobre saneamento básico no Recife

A população do Recife enfrenta problemas crônicos com o sistema de esgotamento sanitário; coleta de lixo insatisfatória e precariedade no abastecimento de água. Sensibilizado com as constantes reclamações que chegam ao seu gabinete, sobretudo de moradores de comunidades da Zona Norte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 27, para debater o tema “Saneamento Básico”. Ele justificou: “O papel do vereador é intermediar as cobranças da população. E essa é a minha contribuição para debater um assunto que considero urgente e amplo. Com certeza, cada tópico desses merece uma audiência pública em separado, porque cada tema tem a sua complexidade. Tenho clareza de que uma reunião ou uma audiência pública, apenas, não vai conseguir esgotar o tema”, disse.

Leia mais…

Vereador pede regulamentação de Lei que proíbe veículos de tração animal

Desde outubro de 2013, o Recife possui uma Lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado. Entretanto, como a norma ainda não foi regulamentada pelo Executivo municipal, essas práticas continuam sendo realizadas. Para resolver essa situação – e solicitar à Prefeitura do Recife que regulamente a Lei nº 17.918/2013 –, o vereador Romero Albuquerque (PP) apresentou um requerimento à Câmara e subiu à tribuna da Casa nesta quarta-feira (15) para discutir o tema.

Leia mais…

Maguari comenta sobre operação tapa-buracos na BR 101

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez um percurso de averiguação na BR 101 e destacou, na tarde desta terça-feira, 24, que ainda falta muito para conclusão dos trabalhos da operação tapa-buracos. “Nessa primeira etapa, sete trechos importantes da via foram concluídos. Agora, vamos continuar a luta para que o trecho de Abreu e Lima até Prazeres seja finalizado”.

Leia mais…

Projeto cria a Semana Municipal do Movimento Mangue Beat

Foi no ano de 1991 que surgiu na cena cultural do Recife um novo movimento, a partir da mistura de elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, o manifesto do pop, o rock'n roll e o hip hop. Para celebrar esse nascimento, a vereadora Natália de Menudo (PSB) propõe a criação da Semana Municipal do Movimento Cultural Mangue Beat. O projeto de lei nº 15/2017 está em tramitação nas comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Leia mais…

Aerto Luna repercute lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Fraternidade e superação da violência. É esse o tema da Campanha da Fraternidade 2018, iniciativa da Igreja Católica brasileira realizada anualmente no período da Quaresma, e que foi repercutida pelo vereador Aerto Luna (PRP) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21). Segundo o parlamentar, a campanha – cujo lema deste ano é “em Cristo, somos todos irmãos” – foi lançada pela Arquidiocese de Olinda e Recife na quarta-feira de cinzas (14).

Leia mais…

Reunião instala Comissão de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico

Em uma reunião inicialmente presidida pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), a Comissão de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife foi instalada nesta sexta-feira (10), na Sala de Comissões da Casa de José Mariano. O grupo elegeu o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) para ocupar a presidência do grupo. O novo vice-presidente é o vereador Gilberto Alves (PSD).

Leia mais…

Projeto visa oficializar dias das Mães e dos Pais no Recife

O segundo domingo de maio e o segundo domingo de agosto já são dias especiais para os recifenses – que, como no restante do Brasil, comemoram nessas datas os dias das Mães e dos Pais, respectivamente. Agora, uma iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC) quer inserir essas celebrações no calendário oficial do Recife para que o poder público realize atividades e homenagens às mães e pais da cidade. É isso que busca o projeto de lei nº 88/2018, que tramita atualmente na Casa de José Mariano.

Leia mais…

Câmara discute cultura de paz em audiência

A cultura de paz foi tema de uma audiência pública na Casa de José Mariano nesta quinta-feira (26). Por iniciativa do vereador Eriberto Rafael (PTC), gestores públicos discutiram questões de segurança e pacificação com membros da Comissão Pernambucana pela Paz (Coorpepaz) e moradores de comunidades do Recife. O evento foi centrado em problemas de áreas onde a Cooperpaz desenvolve atividades relacionadas à cultura de paz, como o Ibura de Baixo.

Leia mais…

Hélio Guabiraba cobra providências sobre abuso sexual no BRT

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) se mostrou indignado com uma ocorrência de abuso sexual cometida dentro de um BRT no início da semana. Ele pontuou, na reunião plenária desta quarta-feira (16), que estava feliz com algumas notícias e logo foi surpreendido "por esta notícia que é intrigante e deixa qualquer pessoa de bem com raiva”. Segundo ele, notícias veiculadas na imprensa dão conta de que um homem ejaculou sobre uma mulher que estava no coletivo, indo ao médico. O vereador informou que o referido homem foi detido e levado a prestar depoimento em uma delegacia, aonde foi feito um termo circunstanciado (TCO), e logo em seguida solto.

Leia mais…

Vereadora destaca votação recebida

A vereadora Marília Arraes (PT), reconduzida para um novo mandato na Câmara dos Vereadores do Recife, agradeceu os votos recebidos – ela foi a sexta mais bem votada – disse que a cidade vai continuar combativa e mostrar que não tem dono. Segundo ela, o parlamento não pode ser constituído só por pessoas, é representado também por ideias. “O que precisa ser corrigido não é o processo eleitoral, mas as coligações feitas por partidos que se vendem para os grandes”.

Leia mais…

Aimée Carvalho fala sobre resultado das chuvas no Recife

As fortes chuvas dos últimos dias têm vitimado várias famílias e deslizamentos de terra causaram a morte de duas pessoas, em bairro da Zona Norte da cidade. Na tarde desta segunda (05), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) lamentou as ocorrências e falou da importância de ajudar os desabrigados. “A Defesa Civil registrou a queda de barreiras em ruas da Várzea e do Jordão. Lamento profundamente que a população do Recife ainda esteja sofrendo com os impactos da chuva. Nesse momento, precisamos prestar toda solidariedade a essas pessoas”.

Leia mais…

Por resgate de animal, vereador pede voto de aplauso para ex-jogador Kuki

O vereador Romero Albuquerque (PP) solicitou um voto de aplauso ao ex-jogador e auxiliar técnico do Clube Náutico Capibaribe Sílvio Luiz Borba da Silva, o Kuki, pelo resgate da cadela Louise, ocorrido no mês passado. O animal se encontrava ferido, abandonado e preso a uma pedra na BR-101 quando foi encontrado pelo futebolista. O fato foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15).

Leia mais…

Vereador lamenta cenário de violência mostrado em reportagem

O vereador Rinaldo Júnior (PRB ) ocupou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 17, para destacar a questão da segurança pública no Estado e no Recife. “Pela terceira vez, eu falo aqui sobre o aumento da violência. Neste fim de semana o jornal Folha de S. Paulo, trouxe uma matéria sobre a violência na cidade”. Além de repercutir a reportagem, o parlamentar entregou nas mãos do presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB), a ata da audiência pública que promoveu no mês passado, sobre a situação de insegurança para trabalhadores do transporte coletivo.

Leia mais…

Vereador comenta prevenção de incêndios em escolas privadas

Projeto de lei propondo a qualificação de professores, alunos e funcionários de escolas privadas sobre prevenção de incêndio, de autoria do vereador André Régis (PSDB), foi aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife. O autor justificou a proposta lembrando o incidente que vitimou alunos e professora em um incêndio criminoso recentemente. Segundo ele, se as pessoas tivessem melhor qualificação e soubessem agir diante da tragédia algumas vidas poderiam ter sido poupadas.

Leia mais…