Num reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pela TV Nova, ao longo de 20 anos de existência e à contribuição desse veículo “para a construção de uma comunicação mais cidadã e comprometida com os interesses coletivos”, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) realizou reunião solene na Câmara do Recife, na tarde desta quinta-feira (4). A parlamentar entregou diploma a 37 profissionais da emissora, durante a reunião, destacando a dedicação e o trabalho que executam diariamente. A solenidade foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB).
Presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta quinta-feira (4), na Sala das Comissões do Poder Legislativo, para discutir e votar os pareceres dados a projetos de lei em tramitação na Casa de José Mariano. Na reunião, que também contou com a participação da vereadora Flávia de Nadegi (PV), o grupo decidiu se posicionar a favor de oito das 12 propostas em análise. Dentre as matérias que seguem com o parecer pela aprovação, estão o projeto de lei nº 200/2025, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que busca criar um programa de apoio psicológico para gestantes no município, e o projeto de lei nº 209/2025, de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB), que propõe instituir a Política Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno.
Na manhã desta quinta-feira (4), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião, na Sala das Comissões da Casa, para analisar dez projetos de lei. Destes, seis foram aprovados, como o número 216/2025, do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), que dispõe sobre a permissão para circulação de veículos particulares na Faixa Azul e na Faixa Exclusiva do BRT nos fins de semana e feriados. O vereador Fabiano Ferraz (MDB), presidente do colegiado, além dos vereadores Eduardo Mota (PSB) e Júnior de Cleto (PSB) participaram do encontro.
Sob a presidência da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e com a presença dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Júnior Bocão (PSB), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (4), e realizou a aprovação de um projeto de lei Ordinária (PLO) e a distribuição de outro. O PLO aprovado foi o nº 165/2024, que dispõe sobre o "Protocolo de Combate à Discriminação" nos Estádios e Arenas Esportivas do Município, de autoria do então vereador Ebinho Florêncio (Podemos). A proposta tem como objetivo criar um protocolo de etapas para combater condutas discriminatórias nos estádios e arenas esportivas e usa como referência o protocolo de três etapas da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Para contribuir na democratização do debate que visa a desapropriação da Mata do Engenho Uchôa, um dos remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Recife, que atravessa 11 bairros da Zona Oeste, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública, na tarde desta quarta-feira (3), através do mandato da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Moradores de comunidades, ativistas ambientais e representantes de instituições públicas foram ouvidos na reunião, quando reforçaram solicitações dirigidas ao poder público pela efetivação de uma política ambiental que inclua sustentabilidade e a história de luta das comunidades.
Em reunião presidida pela vereadora Kari Santos (PT), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife discutiu e votou os pareceres dados a seis projetos em tramitação na Casa. No encontro, que também contou com a participação do vereador Alef Collins (PP), o grupo se posicionou a favor de todas as matérias – ou seja, os projetos de lei (PLOs) nº 100/2024, nº 110/2023, nº 23/2025, nº 111/2025, nº 37/2025 e nº 103/2025. Os textos abordam temas diversos, como a inclusão de informações sobre canais de denúncia de violência doméstica e familiar contra mulheres nas guias de pagamento de IPTU, proposto pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) no PLO nº 37/2025, e a instituição do mínimo vital de água potável para a população de baixa renda do município, caso do PLO nº 103/2025, de Liana Cirne (PT).
Dois projetos de lei do Executivo (nº 22/2025 e nº 23/2025) foram analisados e aprovados em duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, durante reuniões realizadas na manhã desta quarta-feira (3). Primeira a se reunir, a Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), contou com a participação dos vereadores Hélio Guabiraba (PSB), Fred Ferreira (PL) e Flávia de Nadegi (PV). Já a Comissão de Legislação e Justiça se reuniu em seguida, sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB), juntamente com os vereadores Gilberto Alves (PRD), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Samuel Salazar.
A Câmara do Recife discutiu e aprovou em primeira votação o projeto de lei Ordinária nº 104/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que institui a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto” no Calendário Oficial de Eventos do Município. Durante a reunião plenária desta terça-feira (2), a proposição recebeu 16 votos favoráveis e cinco contrários. Além do autor, debateram a matéria as vereadoras Kari Santos (PT), Jô Cavalcanti (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Thiago Medina (PL), Felipe Alecrim (Novo) e Tadeu Calheiros (MDB). O projeto de lei terá a segunda votação na próxima segunda-feira (8).
O plenário da Casa de José Mariano debateu e aprovou, nesta terça-feira (2), o requerimento de número 7941/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que concede voto de aplausos e congratulações à Clínica Evollutiva, pelos relevantes serviços prestados às crianças e adolescentes neurodivergentes, bem como pelo acolhimento e apoio oferecidos às suas famílias e cuidadores.
Nesta terça-feira (2), o vereador Júnior de Cleto (PSB) repercutiu, na Câmara do Recife, o acordo de cooperação técnica para fortalecer na capital pernambucana o Programa Computadores para Inclusão. A iniciativa tem como foco ampliar a Política Nacional de Desfazimento de Bens Eletroeletrônicos e expandir a capacitação de jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o prefeito do Recife, João Campos, assinaram a parceria no Compaz Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro, nesta segunda-feira (1º). Na ocasião, o ministro entregou 500 computadores para laboratórios de informática e centros comunitários do Estado. “Os computadores são recondicionados por jovens e as máquinas voltam a ser utilizadas nas comunidades, associações comunitárias e rede Compaz”, pontuou o vereador.