Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez pronunciamento acerca do voto de Aplausos e Congratulações de número 11056/2025, de sua autoria, ao Real Hospital Português, pela realização do “IV Circuito Outubro Rosa”, ocorrido no dia 12. “Vimos familiares acompanhando pacientes, médicos e amigos emocionadíssimos”, ressaltou. Ainda segundo a parlamentar, a campanha do Outubro Rosa ganha força, sobretudo não só pelo uso do laço rosa, mas também por iniciativas diversas como, por exemplo, a da Prefeitura do Recife que intensifica a ida do caminhão da mamografia a diversos bairros e a iniciativa do Hospital Português, que realiza a corrida do Circuito Outubro Rosa, anualmente. Podem participam da corrida as mulheres que já venceram a doença, as que estão em tratamento do câncer de mama, como também toda a equipe de saúde do hospital. "É uma ação de grande relevância social e de saúde pública", disse.
O vereador Alef Collins (PP) debateu e aprovou o requerimento número 10888/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), pela aquisição de um novo aparelho para exames pet-scan. “É um importante avanço para o diagnóstico precoce de diversas doenças, especialmente o câncer. O aparelho vai aumentar para 300 a capacidade de atendimento de pessoas que precisam fazer exames, por mês, no Imip”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28). Collins destacou que o aparelho custa cerca de R$ 7 milhões, e que foi adquirido com recursos de emendas parlamentares de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte. “Ele é um deputado que há anos faz entrega na área da saúde, em Pernambuco. E já encaminhou cerca de R$ 14 milhões em emendas, somente para o Imip, fora os recursos dirigidos a outros hospitais”.
A queda de parte do teto de uma das UTIs neonatais do Hospital Maternidade Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, que aconteceu na segunda-feira (27), foi tema de debate durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28). O vereador Chico Kiko (PSB) lamentou a ocorrência e teceu críticas ao governo estadual, enquanto que o vereador Felipe Alecrim (Novo) fez considerações sobre o fato e disse que os problemas dos hospitais públicos de Pernambuco não iniciaram agora, e seriam anteriores à atual gestão estadual.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (28), o vereador Júnior de Cleto (PSB) comemorou a passagem do Dia do Engenheiro, transcorrido em 25 de outubro, e aproveitou para elogiar o prefeito João Campos, como engenheiro, que construiu pontes no município. “Até parece que ele faz tudo muito fácil, mas não é. O Recife tem 50 pontes, mas havia 40 anos que nenhuma era construída [até a gestão de Campos]”, argumentou. Ele comparou o atual aos prefeitos do passado, como Augusto Lucena, “que construiu o viaduto da Avenida Norte” e Pelópidas Silveira, “que fez o alargamento das avenidas Conde da Boa Vista e Norte”. Júnior de Cleto destacou que já foi entregue a Ponte Jayme de Gusmão; o pontilhão da Rua Amélia; a Ponte do Arruda; a Ponte Júlia Santiago; e a Ponte do Rio Morno, que “ficará entre Beberibe a Dois Unidos”.
Uma subcomissão que conduzirá o processo disciplinar foi composta pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Recife, na reunião realizada de forma híbrida – presencial e virtual - na manhã desta terça-feira (28), para apurar e deliberar sobe o processo administrativo número 3601/2025, que tem como denunciado o vereador Thiago Medina (PL) e como denunciante o também vereador Osmar Ricardo (PT). O subcolegiado foi instaurado com base na resolução número 2381/2004, do Código de Ética, previsto no capítulo segundo, artigo 27.
Está tramitando na Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 da Reforma Administrativa que, segundo os seus idealizadores, visa a melhoria dos serviços públicos e a redução dos gastos públicos. Entretanto, segundo a vereadora Liana Cirne (PT), a PEC causará um desmonte de direitos dos servidores. Diante do valor do tema, a parlamentar promoveu uma reunião pública na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira (24), para analisar a questão com representantes da sociedade civil, sindicatos e parlamentares, no plenarinho da Casa de José Mariano. “Muito importante esse momento para debater e essa é uma das tarefas que a Frente em Defesa dos Servidores Públicos pediu para que todas as Câmaras Municipais promovam um debate de audiências públicas sobre a Reforma”, afirmou a vereadora.
As contribuições dadas ao desenvolvimento social e econômico do município, através do fortalecimento do cooperativismo local, credenciaram o presidente do Sistema OCB/PE (Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco), Malaquias Ancelmo de Oliveira, a receber o Título de Cidadão do Recife. A Câmara Municipal realizou reunião solene, na tarde desta quinta-feira (23), para a entrega da comenda, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), para quem as atividades do homenageado resultaram em impacto direto sobre a geração de oportunidades de emprego, inclusão produtiva e estímulo à organização social. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira (22) para discutir e votar pareceres a matérias legislativas em tramitação na Casa. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo se posicionou pela aprovação de 13 dos 15 projetos de lei e de todos os cinco projetos de decreto legislativo discutidos no encontro.
Por entenderem que é urgente a necessidade de se debater a integração entre as políticas públicas de proteção animal, saúde mental, meio ambiente e assistência social, os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Eduardo Moura (Novo) promoveram audiência pública, na tarde desta quarta-feira (22), com o tema “Proteção Animal e Saúde Mental dos Protetores: Desafios e Políticas Públicas”. Os dois parlamentares reconhecem que o bem-estar dos animais está diretamente relacionado ao bem-estar humano e à saúde pública e reuniram especialistas, representantes de entidades e criadores de animais visando identificar os principais gargalos estruturais da proteção animal no Recife.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22) e fez a análise e aprovação de seis proposições, sendo dois projetos de lei Ordinária (PLO) e quatro projetos de decreto Legislativo (PDL). Participaram da reunião os vereadores Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Gilberto Alves (PRD).