Os problemas em áreas como saúde, educação, mobilidade, moradia e gestão de obras foram alvo de um debate levado à tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Felipe Alecrim (Novo) nesta terça-feira (22), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgada neste ano, que afirma que 67% dos moradores da capital se mudariam do Recife se pudessem. O vereador Eduardo Moura (Novo) também participou da discussão.
O vereador Paulo Muniz (PL) apresentou à Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta quarta-feira (22), 32 requerimentos destinados à infraestrutura da cidade. São serviços de capinação, faixa de pedestres, poda de árvores, segurança, entre outros temas. Todas as proposições foram aprovadas e o parlamentar fez questão de debater duas que dizem respeito ao bairro da Imbiribeira: o requerimento nº 2784/2025, determina a realização do serviço de poda de árvore na Rua Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, nº 387. “A prefeitura tem deixado a desejar na questão da zeladoria nos bairros da Imbiribeira, Boa Viagem, Pina e não pode ficar assim", disse. A segunda proposição destacada, requerimento nº 2801/2025, faz um apelo ao Comandante do 19º Batalhão da BPM para intensificar o policiamento na rua Soldado Sinésio Aragão. Ele afirmou que há muitos casos de violência na área. "Esse requerimento eu vou levar diretamente ao 19º Batalhão e à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco".
O vereador Osmar Ricardo (PT) dirigiu-se à tribuna para abordar dois temas, nesta terça-feira (22), durante reunião plenária da Câmara do Recife. O primeiro assunto se referiu ao ato que será realizado nesta quarta-feira em defesa do aumento do salário dos servidores municiais. “A Prefeitura do Recife ofereceu aos seus trabalhadores 1%, e aí começaram as negociações e aumentou para 1,5%. Existe uma revolta entre todas as categorias e amanhã, dia 23, vai ter um ato com todos os sindicatos de servidores municipais e associações. É preciso organizar melhor a mesa de negociações", afirmou. O segundo tema abordado foi um alerta para ataques de cães da raça pitbull. "Semana passada, uma criança de 3 meses foi atacada por um pitbull e faleceu. Precisamos analisar esse problema e ter todo o cuidado porque são vidas colocadas em risco”, lamentou.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) falou sobre a concessão do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) pela Prefeitura do Recife à iniciativa privada. A companhia Revee Real Estate Venues & Entertainment venceu o leilão e adquiriu o direito de gerir o local por 35 anos. “Essa é uma ação extremamente importante da Prefeitura do Recife, que teve a sua licitação concluída em janeiro de 2025. O privado vai entrar para fazer os investimentos, utilizar de forma comercial e ampliar a possibilidade da Prefeitura do Recife arrecadar ainda mais com essa concessão, que vai gerar imposto. A Prefeitura mantém a titularidade [do local] e mantém também todos os serviços prestados ao Geraldão. A gente vai estar economizando cerca de R$ 6 milhões ao ano dos cofres da Prefeitura, e há um redirecionamento de todos esses recursos para a educação, saúde, infraestrutura urbana, atividade física e esportes”, detalhou.
O vereador Eduardo Moura (Novo) reclamou do atraso de uma obra no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (22). Segundo o parlamentar, o pontilhão para trânsito de pedestres, entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Izael Diógenes, em Setúbal, deveria ter sido iniciado em março de 2024, e concluído em 8 de junho do ano passado, mas só começou na última quinta-feira (17). “A obra está orçada em R$ 3 milhões e 200 mil”, acrescentou. Ele afirmou que, além do atraso, “o início foi atrapalhado, com um engarrafamento”, pois uma escavadeira interditou as ruas Copacabana e Luiz Pimentel. “Eu fiquei num engarrafamento de quase uma hora e constatei que houve dois acidentes no local”, acrescentou.
A Caderneta da Criança do Recife, lançada pela Prefeitura na última quarta-feira (16), foi repercutida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (22). A caderneta está disponível no Conecta Recife. “A gestão do Recife mais uma vez sai na vanguarda do cuidado pela Primeira Infância, sendo a primeira cidade a ter a Caderneta Digital da Primeira Infância. Nós sabemos da importância da conectividade na vida de todo mundo, sobretudo hoje, numa vida dinâmica e de muita praticidade, ter todas as informações da sua criança em apenas um clique. A caderneta faz uma interlocução entre os setores da Prefeitura, ela coloca uma interdisciplinaridade na interação entre dados da Secretaria de Saúde, Educação e, logo mais, na Assistência Social”, disse. A parlamentar aproveitou a ocasião para lamentar o falecimento do papa Francisco, na segunda-feira (21).
A Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, durante as reuniões Ordinária e Extraordinária, nesta terça-feira (22), o projeto de lei do Executivo (PLE) número 04/2025. A proposta institui a isenção do pagamento da retribuição pecuniária de uso aos permissionários do Mercado Público da Madalena durante o período em que ocorrerem os serviços de reforma para a recuperação do equipamento, em decorrência do incêndio ocorrido no último dia 12, e cria o Auxílio Emergencial aos permissionários impactados a cada fase da obra. O PLE foi destacado na tribuna da Casa pelos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Eduardo Moura (Novo) e Ana Lúcia (Republicanos), e seguiu para sanção do prefeito da cidade.
A morte do primeiro papa latino-americano, o papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, foi repercutida pelos vereadores do Recife durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (22). O plenário fez um minuto de silêncio e diversos parlamentares destacaram qualidades do pontífice, como o papel humanitário, defesa dos direitos humanos e justiça social, luta contra a desigualdade e pela fraternidade entre os povos. Na tribuna da Casa, os vereadores Chico Kiko (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Carlos Muniz (PSB), além da vereadora Jô Cavalcanti se revezaram para prestar o reconhecimento.
A mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue pela Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (16), a um dos líderes da preservação cultural e da luta contra o racismo religioso no município, Júlio César Gomes da Silva, o babalorixá Júnior de Ajagunã, por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O parlamentar justificou que o homenageado reúne todos os méritos para ser agraciado com a Medalha, “em razão de sua trajetória marcada pela dedicação à humanidade, pela luta incansável em defesa da paz social e pela promoção dos direitos humanos, consolidando-se como uma liderança comunitária e espiritual de relevância mundial”.
As comissões de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), e de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), da Câmara do Recife, fizeram a análise e aprovação de um projeto de lei do Executivo (PLE), durante reuniões realizadas nesta quarta-feira (16). O PLE em questão é o de nº 04/2025, que pede a isenção do pagamento da retribuição pecuniária de uso aos permissionários do Mercado Público da Madalena durante o período em que ocorrerem os serviços de reforma para a recuperação do equipamento, em decorrência do incêndio ocorrido em 12 de abril de 2025, e cria o Auxílio Emergencial aos permissionários impactados a cada fase da obra.