Notícias

Apesar de ter apresentado um resultado positivo, cumprindo as metas fiscais estabelecidas para o primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril), a Prefeitura do Recife levou um susto no último mês do período. As duas principais receitas do município, o Imposto Sobre Serviço (ISS) e o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tiveram resultados negativos. “Foram quedas nominais em relação ao exercício anterior, o que pode ensejar uma mudança de tendência de melhoria do cenário econômico”, analisou o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, na manhã desta quarta-feira, 31, para avaliação do cumprimento das metas fiscais para os primeiros quatro meses deste ano.

Um projeto que visa garantir mais informação a pacientes de hospitais e clínicas do Recife ficou mais próximo de se tornar uma lei municipal nesta terça-feira (30). Em reunião na Câmara Municipal, a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa concedeu parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 18/2017, que institui a obrigatoriedade de entrega de um miniprontuário médico a pessoas atendidas por estabelecimentos de saúde públicos e privados.

A liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal à Prefeitura do Recife e a regularização do fornecimento de água em alguns bairros da cidade foram os dois apelos realizados durante o pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB). Em discurso realizado na tarde de hoje (30), o parlamentar ressaltou a importância da resolução das duas questões para a cidade.

Com a chegada do período chuvoso, muitos moradores são afetados por enchentes provocadas pelo aumento do nível dos rios e canais. Na tarde desta terça-feira (30), durante reunião plenária, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre a realização da limpeza dessas vias de escoamento que percorrem os bairros do subúrbio do Recife. “A prefeitura está com dificuldades para limpar esses canais. Máquinas e equipamentos não conseguem chegar até onde precisam em decorrência de construções irregulares”.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife se reuniu nesta terça-feira (30) para analisar pareceres e distribuir projetos de lei para a avaliação dos relatores. Durante o encontro, que aconteceu no gabinete da presidente do grupo, a professora Ana Lúcia (PRB), receberam parecer pela aprovação quatro projetos que se encontram em tramitação na Casa.

A vereadora Marília Arraes (PT) realizou reunião solene na manhã desta terça-feira, 30, em homenagem à Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans/PE) pela passagem de seu 9º aniversário de fundação. “Hoje é um dia muito especial para todos nós e para mim. Esta não é apenas uma homenagem, mas um marco da resistência contra os retrocessos que vivemos na sociedade brasileira de hoje. De forma muito particular, é um momento de alegria, por poder homenagear aqui o trabalho de uma instituição tão importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária: a articulação e movimento para travestis e transexuais de Pernambuco, ou simplesmente Amotrans-PE”.

Durante a reunião da Comissão de Legislação e Justiça hoje (29), os parlamentares analisaram 12 projetos e 15 foram distribuídos. Participaram do encontro os vereadores Aerto Luna (PRP), Eriberto Rafael (PTC), Renato Antunes (PSC) e Michele Collins (PP).

Eles foram eleitos vereadores jovens do Recife há pouco mais de 10 dias, mas já promoveram a primeira reunião ordinária do grupo, no plenarinho da Câmara, durante a tarde desta segunda-feira, 29. O objetivo do encontro foi eleger os membros das duas Comissões Temáticas: a de Comunicações e Eventos e a de Elaboração e Aprimoramento de Projetos. Cada uma delas será formada por cinco parlamentares.

Vereador Rinaldo Júnior (PRB) trouxe para a Câmara do Recife uma série de questionamentos acerca da atuação da Prefeitura. Entre elas a de que a Guarda Municipal para ter a gratuidade em alguns estabelecimentos por força de lei aprovada dia 29 na Casa, precisa apresentar a carteira funcional, mas eles não a têm. Para ele, a luta continua, pois faltam coletes, qualificação, e a implantação da lei federal que permite o uso de armas. Mas não foi só isso. Ele denunciou que o PSF do Campo da Vila funciona em um contêiner agora, bem como o do Poço da Panela. A líder do governo na Casa, Aline Mariano (PMDB) disse que é preciso verificar em que contexto isso está acontecendo e informou que marcou uma reunião com o secretário de Saúde para conversar sobre essas questões.

Atualmente o canal de transmissão da Rádio Frei Caneca está à disposição do poder público municipal, porém, sua implantação ainda não aconteceu. Na tarde desta segunda-feira (29), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a necessidade de proporcionar estrutura e equipe para o veículo de comunicação fazendo uso adequado do dinheiro público. “Conquistamos um canal, mas falta conquistar uma rádio. Porém, para que funcione é necessário equipamentos, programação, equipe e portanto, precisa-se de dinheiro”.