“Pele alvo: a cor da violência policial”, este é o nome da pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança, que foi repercutida pela vereadora Dani Portela (PSOL) no plenário virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (20). “Escolhi essa pesquisa para ser o ponto da minha fala de hoje, pois ela sintetiza muitos dos elementos que tentei trazer aqui durante esse ano: de que nós não podemos fechar os olhos para o fato de que a vida da população negra ainda é tratada de forma descartável ou, como bem dizia Elza Soares já em 1998: a carne mais barata do mercado é a carne negra”.
12
As declarações do humorista Fábio Porchat em um podcast divulgado na semana passada repercutiram na Câmara do Recife nesta segunda-feira (20), durante a reunião plenária remota. Na ocasião, ele teria feito uma defesa de produções de humor direcionadas a religiões. Na tribuna virtual, a vereadora Michele Collins (PP) fez críticas a Porchat disse que vai protocolar uma nota de repúdio contra as afirmações. “Ninguém tem que ridicularizar a religião de ninguém. Religião não é para ser jogada ao vento”, defendeu a parlamentar.
A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta segunda (20), durante reunião plenária virtual, por unanimidade o projeto de resolução número 38/2021, que cria a Escola do Legislativo. A proposta foi encaminhada ao plenário pela Comissão Executiva e prevê a promoção de cursos de formação e qualificação para servidores da Casa de José Mariano, além de possibilitar parcerias com outras instituições para colaborações técnicas.
Na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (20), o vereador Dílson Batista (Avante) fez três esclarecimentos. O primeiro foi sobre projeto de lei, de sua autoria, que propõe reservar vagas em habitacionais da Prefeitura do Recife para mulheres vítimas de violência domésticas. O segundo, sobre o que ele considera como necessidade de o cidadão comum portar arma de fogo. E o terceiro, para falar do afastamento de um coronel da Polícia Militar de Pernambuco.
Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), o vereador Samuel Salazar (MDB), em resposta a críticas à Prefeitura feitas pelo vereador Fred Ferreira (PSC) em relação à chegada da tecnologia da 5G (quinta geração) na cidade, afirmou que a cidade é referência em tecnologia e já votou leis para adequação da nova geração na capital. Na ocasião, Samuel Salazar salientou que o Executivo enviou 52 propostas à Casa de José Mariano.
A vereadora Dani Portela (PSOL) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (20) para demonstrar preocupação com o aumento do número de pessoas baleadas dentro de suas residências na capital. Durante a reunião plenária remota, a parlamentar analisou dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado e afirmou que o aumento dos casos se deve à flexibilização do acesso a armas de fogo promovida pelo Governo Federal. Segundo o Instituto, desde o início de 2021 até o dia 28 de setembro foram baleadas 200 pessoas dentro das suas casas na Região Metropolitana do Recife.
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu 43 requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), sobre pessoa idosa e a erradicação do trabalho infantil. Destes, 42 foram aprovados em plenário e o de número 14.225/2021, que pede ao prefeito do Recife a realização da modernização e manutenção da assistência judiciária gratuita da cidade, teve pedido de vistas.
Números de castração de animais, vacinação, cirurgias e atendimentos. Estas ações foram destacadas pela vereadora Andreza Romero (PP) em seu pronunciamento no plenário virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (20). Ela parabenizou e agradeceu à Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), pelos serviços realizados. “O resultado de um trabalho que vem sendo muito bem executado pelo nosso secretário Luís dos Anjos e, principalmente, pelo prefeito João Campos”, disse.
Sob o comando do vereador Fabiano Ferraz (Avante), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana realizou a reunião de encerramento do ano, na tarde desta segunda-feira (20). Foi um encontro diferente não só por ter concluído os trabalhos do exercício de 2021, mas também porque contou com a presença dos alunos do Colégio Conhecer, localizado no bairro da Várzea. Durante este ano os estudantes elaboraram um trabalho escolar de mobilidade urbana usando como tema o modal bicicleta e estiveram na Casa de José Mariano para apresentar as redações que redigiram.
A vereadora Dani Portela (PSOL) fez um discurso de retrospectiva e de despedida do ano legislativo, na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21). “Este ano nos trouxe a certeza de que este espaço político precisa ser cada vez mais representativo, para que o conjunto da sociedade se veja aqui. E que possamos nos comprometer com uma participação maior de mulheres na política, do povo negro, das pessoas LGBTQIA+ e aquelas com deficiência”, disse.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu o requerimento de número 14878/2021, que apresentou em coautoria com o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21). A matéria concede voto de aplauso e congratulação à Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), pelo concerto de celebração dos 91 anos do grupo, considerado o mais antigo do País. O requerimento foi aprovado.
Ao apresentar 31 requerimentos para apreciação do plenário, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) destacou o de número 14583/2021, que dirige indicação à Secretaria de Saúde do Recife a fim de disponibilizar polos de vacinação para a primeira infância com horário de funcionamento à noite, bem como aos sábados. A solicitação foi aprovada na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21).
A vereadora Liana Cirne (PT) fez um balanço das ações do seu mandato na última reunião Ordinária de 2021, que aconteceu nesta terça-feira (21), na Câmara do Recife. Ela ressaltou as dificuldades de assumir o cargo eletivo em um cenário de pandemia, mas disse que o convívio democrático na Casa cooperou para superar os desafios. Também pontuou números que mostram recordes de atividades na Câmara neste ano.
Nesta terça-feira (21), durante a última reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife em 2021, o vereador Felipe Alecrim (PSC) ressaltou a importância de ser um parlamentar na capital pernambucana, citou ações realizadas e saudou os demais pares da Casa. “Tenho orgulho dessa missão como um instrumento para melhorar a cidade”.
Discutindo sobre o requerimento número 14366/2021 que solicita a realização de uma audiência pública da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, a fim de divulgar o relatório, no dia 2 de fevereiro, às 15h, no plenarinho, o autor da proposição e presidente do colegiado, Marco Aurélio Filho (PRTB), enfatizou o trabalho realizado pelos parlamentares. O assunto foi abordado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), por meio de videoconferência.
O requerimento 14783/2021, de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM), aprovado em plenário, dirige indicação à Secretaria de Saúde visando adotar as medidas necessárias objetivando a reabertura do serviço de urgência/emergência pediátrica da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, no bairro de Casa Amarela. O parlamentar discutiu a proposição nesta terça-feira (21), na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife.
Durante a reunião plenária remota desta terça-feira (21), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife para fazer um discurso de balanço de seu primeiro ano como parlamentar da capital. Na ocasião, ele destacou algumas das ações do seu mandato e frisou a relevância da Casa de José Mariano para as tomadas de decisões que impactam a vida dos recifenses. O vereador teceu elogios à Comissão Executiva do Poder Legislativo, aos membros da bancada de oposição, aos servidores da Câmara e, também, à Prefeitura do Recife.
Fazer uma análise dos trabalhos legislativos deste ano e tecer agradecimentos a colegas, servidores e à Comissão Executiva da Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Alcides Cardoso (DEM) proferiu um discurso na tribuna virtual da Casa de José Mariano nesta terça-feira (21), durante a reunião plenária remota. No pronunciamento, o parlamentar destacou os desafios apresentados por 2021 e comentou a aprovação de propostas de seu mandato.
O vereador Fred Ferreira (PSC) usou a tribuna virtual da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (21), para tratar de problemas em um posto de saúde e da falta d’água em localidades da Zona Norte do Recife. Ele chamou a atenção para necessidade de agilizar a reforma do Unidade de Saúde da Família (USF) Tia Regina, em Água Fria, e também reclamou do desabastecimento em ruas do Alto do Pascoal.
Questões como a fome, o desemprego e a miséria que assolam o Brasil, foram destacados na tribuna da Câmara Municipal do Recife pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Ela aproveitou a última reunião Ordinária virtual do ano, nesta terça-feira (21), para ressaltar a necessidade de se enfrentar 2022, lutando contra a situação econômica-social do país e conclamou as forças progressistas para se unirem contra o “bolsonarismo”.