A grave crise econômica que atinge a Venezuela e as mais recentes eleições para presidência daquele país, foram assuntos trazidos à tribuna da Câmara do Recife pelo vereador André Régis (PSDB), na tarde desta terça-feira (22). Ele considerou que os problemas venezuelanos são absolutamente preocupantes e chamou de crise humanitária. “A ditadura de Maduro leva, a cada dia mais, o sofrimento para a população”, afirmou. Em seguida, questionou o “silêncio daqueles que durante muito tempo propagaram o Chavismo como exemplo para o mundo”.
Durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (22), o vereador Renato Antunes (PSC) destacou o acolhimento às pessoas com transtornos mentais, realizado pelas comunidades terapêuticas. Ele também defendeu o investimento de recursos públicos voltados para essas instituições.
“Pra onde vai nosso dinheiro?” Escrita em uma faixa afixada no plenarinho da Câmara do Recife, a pergunta indicava o motivo da audiência pública realizada no local na tarde desta quarta-feira (19). O evento, promovido por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), buscou discutir a transparência nas despesas com publicidade oficial do município. Na ocasião, comunicadores e especialistas criticaram a falta de informações sobre o uso desses recursos e o baixo investimento na comunicação pública e popular.
Nascido em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, o advogado Marinaldo José Peixoto, 71 anos, recebeu o título de Cidadão Recifense na manhã desta sexta-feira, 16, por iniciativa do vereador Romero Albuquerque (PP). O homenageado exerce a atividade profissional desde 1973 em fóruns do Recife, Barreiro, Carpina, entre outras cidade do Estado e também de Sergipe, Ceará, Pará e Paraíba, nas áreas de Direito Civil, Tributário, Comercial, Administrativo e Constitucional. “Diante da notória relação afetiva que mantém com nossa cidade, é justa a concessão da honraria”, disse o vereador.
O direito à cidade é o direito coletivo que todos têm de moldar as decisões e ações que constroem o meio urbano. Como isso está relacionado às necessidades da primeira infância, que vai do primeiro dia de vida aos seis anos de idade? Para discutir esse assunto, a Câmara do Recife realizou uma audiência pública nesta sexta-feira (29).
Os pedidos de informação sobre recursos aplicados na fundação da obra da UPA-E do Ibura, feitos pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB), até agora não tiveram as respostas adequadas e esclarecedoras, que ele aguarda, do Executivo e dos secretários municipais. Foi o que afirmou hoje (10) na Câmara do Recife o parlamentar, destacando que as obras daquela unidade estão paralisadas e atrasadas.
O vereador Carlos Gueiros (PSB) questionou o uso do plenário da Câmara do Recife para realização de audiências públicas e outros fins não previstos pelo Regimento Interno da Casa. De acordo com o parlamentar, embora existam precedentes da utilização do local, a função do plenário é para a realização das reuniões ordinárias, extraordinárias e solenes. A discussão foi suscitada na tarde desta quarta-feira (9) em virtude do requerimento 2554/2018, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), apresentado para votação, solicitando o plenário para realização de uma audiência pública.
O voleibol amador teve destaque na manhã desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal do Recife. Com o plenário da Casa repleto de atletas de várias idades, o vereador Eduardo Chera (PSC ), promoveu reunião solene para marcar a criação da Associação Independente de Voleibol Amador de Pernambuco (Aivape). Confessando ser um apreciador e praticante do esporte, o parlamentar elencou o nome de diversos atletas que inspiraram gerações de brasileiros. Isso, disse ele, “na terra do futebol onde muitas crianças sonham em usar a camisa Canarinha”. Com a diretoria da Associação ocupando a mesa dos trabalhos, a cerimônia foi conduzida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).
Com uma pergunta que reflete a atribuição parlamentar de fiscalizar as contas do Poder Executivo, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (9) para questionar: “Pra onde vai nosso dinheiro?”. O foco do interesse eram as verbas orçamentárias referentes às políticas de comunicação da Prefeitura do Recife. A previsão inicial da Lei Orçamentária Anual de 2018, aprovada no ano passado pela Câmara Municipal do Recife, era de R$ 10,9 milhões com gastos referentes à Coordenação, Supervisão e Execução das Políticas de Comunicação e Relações Institucionais. “Entretanto, ao longo do ano de 2018, em apenas oito meses, houve suplementações de crédito bastante significativas na rubrica”, esclareceu o vereador.
Um requerimento de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) foi à votação na Casa de José Mariano nesta terça-feira (22). A proposta, que formulava um voto de aplauso aos 11 anos da Marcha da Maconha do Recife, foi rejeitada pela Câmara – 12 vereadores se manifestaram contrários à matéria e oito a favor. O evento da Marcha aconteceu no município, no último sábado (19). O assunto foi levado à tribuna do plenário por Ivan Moraes e pela vereadora Michele Collins (PP), mas o debate contou com a participação de diversos parlamentares.
No segundo domingo do mês de dezembro é celebrado o Dia da Bíblia e a vereadora Michele Collins (PP) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para destacar o assunto, nesta terça-feira (11). Ela fez um breve relato histórico da criação da data e usou expressões que enaltecem a sagrada escritura para Cristãos em todo o mundo. “Esse livro não é somente um livro, é a Palavra de Deus. A Bíblia é o nosso escudo de proteção”.
Diante dos números do Índice Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) recém divulgados pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o vereador André Régis (PSDB), lamentou que “mais uma vez o Brasil teve a avaliação de ensino reprovada e mais uma vez não temos o que comemorar. Os resultados foram desastrosos”. A crítica foi feita durante a reunião ordinária desta terça-feira (18). “Um terço da população brasileira é analfabeta funcional, que só sabe assinar o nome, um número que corresponde à totalidade da população da França. Isso é vergonhoso”, afirmou.
A demora na entrega da reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, tem preocupado o vereador André Régis (PSDB). Em discurso na Câmara do Recife nesta segunda-feira (11), o parlamentar criticou o Poder Executivo pelos atrasos. Inaugurado em 1970, o ginásio teve a ordem de serviço de sua reforma assinada em julho de 2013. Caso tivessem seguido o cronograma inicial, as obras deveriam ter sido concluídas em dezembro de 2015.
Nesta segunda-feira (28) termina o prazo para apresentação de emendas ao projeto de lei número 11/2018, do Poder Executivo, que dispõe sobre a regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais no Recife. A medida começou a tramitar na Câmara Municipal desde o último dia 14, quando foi lida em plenário e distribuída às Comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento, e Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, foi estabelecido o prazo de dez dias úteis para o recebimento de emendas aditivas, supressivas e modificativas.
Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei nº 351/2017 de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que institui no calendário oficial de eventos do Recife o Dia Municipal da Música Brega, a ser comemorado em 14 de fevereiro.
A proibição da comercialização do cachimbo de água egípcio para crianças e adolescentes menores de 18 anos está mais próxima de se tornar lei no Recife. O cachimbo – popularmente conhecido como narguilé – é alvo do projeto de lei nº 264/2017, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB). A proposta já foi aprovada pelo plenário da Câmara do Recife e teve sua redação final enviada à Prefeitura para efeito de sanção e publicação no Diário Oficial.
Através do requerimento 3648/18, o vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro-secretário da Câmara do Recife, pediu ao Grande Recife Consórcio de Transporte que ao menos adie a decisão de transferir o terminal de ônibus do Alto do Mandu para a rua Mandacaru, que fica na parte baixa da comunidade. Segundo ele, a mudança vai causar impacto aos moradores que vão necessitar subir e descer para pegar ônibus e ali há pessoas idosas ou com eventuais problemas de locomoção. “Existe a dificuldade dos coletivos transitarem, especialmente nos finais de semana quando um maior número de veículos estaciona criando problemas para eles”.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira (2) para elogiar a demanda atendida pelo Hospital Veterinário do Recife (HVR), desde sua inauguração, em junho de 2017. “Dos 49 mil atendimentos realizados, cerca de 22.700 foram de castrações. O que é muito importante, pois ataca o problema da principal causa animal em qualquer município”. Ele destacou que o hospital é a primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte e Nordeste.
A Câmara Municipal do Recife promoveu, nesta quinta-feira (12), uma reunião pública para debater a situação precária de infraestrutura nos bairros do Pina e de Brasília Teimosa, numa iniciativa do vereador Ricardo Cruz (PPS). Moradores da região compareceram e apresentaram os problemas de suas ruas diretamente aos representantes da Prefeitura e da Compesa que também estiveram presentes. O evento aconteceu na quadra de esportes da Escola Estadual João Bezerra, em Brasília Teimosa.
A Casa de José Mariano recebeu na tarde desta segunda-feira (25) uma visita de cortesia do senador Armando Monteiro (PTB) e do ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM). Convidados pelo vereador Antonio Luiz Neto (PTB), os políticos foram prestigiados por diversos parlamentares da Câmara na Sala da Presidência.