O vereador João da Costa (PT) enfatizou a construção de uma política institucional de Defesa Civil no Recife que, segundo ele, foi criada a partir dos anos 2000 e segue com a atual gestão de Geraldo Julio. “Gostaria de fazer um registro sobre a institucionalização de uma política de Defesa Civil no governo do PT, que participei diretamente, durante 12 anos, como secretário e prefeito". Em paralelo, durante a reunião ordinária desta terça-feira (18), ele lamentou o que chamou de "desmonte de muitas políticas institucionais no governo federal”.
Incluir nos livros e cadernos da rede municipal mensagens de texto e imagens que combatam drogas e de incentivo à denúncia de abuso e exploração sexual infantil de crianças, bem como telefones para denúncias, faz parte do projeto de lei 172/19, da vereadora Ana Lúcia (PRB). De acordo com a proposta, as escolas também deverão promover concurso de redação e desenho entre os alunos sobre os temas tratados no projeto de lei.
O vereador André Régis (PSDB) disse que esperou até o dia 30 de agosto, conforme estava previsto, para conferir se o prefeito Geraldo Julio iria realmente cumprir a promessa de inaugurar as obras de reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, conhecido como Geraldão, localizado na Imbiribeira. "Mas, chegou a data e ele não entregou aquilo que prometeu. O prefeito deveria só prometer quando fosse possível cumprir”, criticou, em reunião ordinária desta segunda-feira (2).
A Casa de José Mariano promoveu uma audiência pública nesta sexta-feira (31), na sede do Poder Legislativo, para analisar as contas da Secretaria Municipal de Saúde relativas ao terceiro quadrimestre de 2018. O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Rogério de Lucca(PSL), que aprovou a prestação de contas apresentada pela Prefeitura.
A Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO) é uma associação de pais que nasceu da necessidade e união de um grupo em busca de tratamento de qualidade para seus filhos diagnosticados com autismo. Pela luta desenvolvida e resultados alcançados, a vereadora Ana Lúcia (PRB) achou por bem conceder a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Câmara do Recife. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (22) e foi presidida pelo vereador Renato Antunes (PSC).
O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) realizou a entrega do cheque no valor de R$ 10 mil ao Projeto Autismo Compartilhar Solidariedade, na manhã desta sexta-feira (23). A quantia foi obtida após a venda de 20 quadros a óleo sobre tela, com obras de crianças e jovens com autismo, durante a exposição “Universo Singular”, realizada no último dia 14, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife. “Todas as obras foram vendidas e arrecadamos R$ 10 mil. Essa quantia está sendo totalmente entregue, nesse momento, ao grupo de voluntários que se chama Projeto Autismo Compartilhar Solidariedade, formado por educadores, psicólogos e assistentes sociais”, disse o vereador. Os profissionais do projeto trabalham de forma voluntária nos morros da Zona Norte do Recife para identificar pessoas com algum traço de autismo.
A inauguração de uma unidade do Instituto Maria da Penha (IMP) na capital pernambucana motivou um discurso da vereadora Ana Lúcia (PRB) na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (10). Ela formulou um voto de aplauso ao Instituto e a sua vice-presidente, Regina Célia. O requerimento foi aprovado pela Casa de José Mariano.
Através de ato do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira (15), foi prorrogado por mais 180 dias o funcionamento da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, que a princípio se encerraria em meados de setembro. O plano está previsto no projeto de lei do Executivo número 28/2018. “O aprofundamento do tema é de suma importância, pois ele rege as diretrizes de desenvolvimento urbano do município, desde a sua ocupação, passando pelas questões de mobilidade ambiental, até a definição de zonas de interesse humano”, explicou o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Coutinho (SD), ao solicitar a prorrogação.
Apreensivo com os casos de censura e com a tentativa de despejo ocorridos em Pernambuco e no Rio de Janeiro, no final de semana, o vereador Ivan Moraes (PSOL) reafirmou a disposição de usar o seu mandato como espaço de lutas sociais e convocou os parlamentares da Câmara Municipal do Recife a se engajarem “contra a onda arbitrária, autoritária, de violência e que visa ditar normas de comportamentos no País”. Na reunião ordinária desta segunda-feira (9), ele disse que está preocupado porque, em seu entendimento, não está mais havendo um debate político no Brasil e sim uma sequência de fatos “que buscam impedir a caminhada civilizatória”.
Duplamente homenageado, o desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Valdir José Silva de Carvalho, recebeu o título de Cidadão Recifense e a Medalha de Mérito José Mariano, na manhã desta sexta-feira (27). “Um dos privilégios de atuar como parlamentar na Câmara do Recife é ter a bonita oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que têm se destacado em nossa cidade por meio de uma atuação séria e comprometida, principalmente, em prol dos mais vulneráveis. O desembargador é uma destas importantes personalidades”, comentou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), autora das duas proposições. Era exatamente 11h. quando o desembargador ingressou no plenário, conduzido pela parlamentar, para receber as duas comendas.
Duas importantes obras na área de esportes e lazer foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio aos jovens da Zona Oeste do Recife: a revitalização do Campo do 15, na Avenida do Forte, no Cordeiro; e da Praça do Engenho do Meio. “Foram obras de restauração de equipamentos públicos de grande valor para os jovens e demais moradores dos dois bairros. A realização dessas obras mostra o quanto a gestão está comprometida com as comunidades”, afirmou o vereador Aderaldo Pinto (PSB), na reunião ordinária desta terça-feira (1º).
Na noite desta quarta-feira (21), o vereador Fred Ferreira (PSC) promoveu uma reunião solene para conceder o Título de Cidadão do Recife ao Apóstolo Luís Augusto Emery Silveira, presidente do Ministério Verbo da Vida. Diversos fieis, autoridades políticas e religiosas compareceram às galerias da Casa de José Mariano para celebrar e prestigiar o mais novo cidadão da capital pernambucana. “Hoje, o meu coração está muito feliz”, ressaltou Fred Ferreira. O vereador Renato Antunes (PSC) presidiu o evento.
Um projeto de lei da vereadora Goretti Queiroz (PSC) quer proibir a venda de animais domésticos e aves em mercados e outros equipamentos públicos do Recife. A proposta que tramita na Câmara já recebeu parecer de aprovação da Comissão de Saúde e pode ser colocada em pauta no segundo semestre deste ano.
Uma solução de baixo custo para organizar o tráfego de veículos em cruzamentos de grande fluxo. É isso que promete o girador – também conhecido como giradouro, rotatória ou rótula –, uma alternativa ao semáforo que se utiliza de uma estrutura urbana circular. A implementação de giradores na capital pernambucana foi sugerida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1). Ele apresentou um requerimento de análise técnica de viabilidade à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
No último domingo (22), o Náutico venceu por 2 a 1 o Juventude no estádio dos Aflitos, o que garantiu ao clube pernambucano a classificação para a final do Campeonato da Série C. Na Câmara do Recife, o vereador Antonio Luiz Neto (PTB) parabenizou o Timbu nesta segunda-feira (23). Mas fez uma observação sobre um fato que poderia ter comprometido a segurança do evento: a ausência da Polícia Militar de Pernambuco no estádio.
Com o objetivo de estimular o engajamento das escolas privadas de ensinos fundamental e médio e também das faculdades particulares, no sentido de cumprir a lei municipal 18.417/2017, o vereador André Régis fez comunicação pública de que enviará ofício para os gestores. “Vou comunicar a existência da lei 18.417/2017, que foi originada a partir de projetos de lei de minha autoria”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (29).
Milhares de carros de passeio, centenas de ônibus, motos e bicicletas disputam o espaço no entorno da Praça do Parnamirim, bairro de mesmo nome, fazendo daquela área uma das mais movimentadas da Zona Norte do Recife. Diariamente, ali é ponto de convergência do tráfego de pessoas que se deslocam de Casa Forte, Poço da Panela, Casa Amarela e diversos morros rumo à Avenida Rui Barbosa e ao centro da cidade. Os moradores do bairro estão temendo que o trânsito, que é caótico, possa piorar quando ficar pronto um empreendimento de impacto que está em construção na Rua Desembargador Góes Cavalcante, nº 452, onde funcionará uma unidade do grupo educacional GGE.
O anúncio da assinatura da ordem para a retomada de serviço destinada à construção da UPA-E do Ibura levou o vereador Renato Antunes (PSC) a fazer questionamentos sobre prazos e recursos empregados em obras realizadas pela Prefeitura do Recife. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (26), ele ressaltou que fará dois pedidos de informação à gestão, um sobre esta unidade de pronto atendimento e outro sobre o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, Geraldão.
Tomando por base o projeto de lei 158/19, de sua autoria, o vereador Samuel Salazar (Sem Partido) está convidando a sociedade civil, entidades ligadas ao meio ambiente e ONGs para participarem de uma audiência pública para debater sobre o uso abusivo de sacolas plásticas. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que o PLO 158 não quer proibir o uso de sacolas de plástico, mas reduzir a quantidade conscientizando as pessoas. A audiência será realizada amanhã (17), às 9 horas da manhã, no Plenarinho da Câmara.
Todos os dias, cada morador do Recife consome 150 litros d’água – o consumo total da cidade chega a seis mil litros por segundo. Mesmo com todo esse consumo, a água não chega aos morros da Zona Norte, onde o revezamento pode ser de até um dia com água para seis sem o produto. Esses dados foram informados em uma audiência pública convocada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), realizada na tarde desta quinta-feira (20), na Câmara do Recife. Na ocasião, foram ouvidos moradores de comunidades da Zona Norte e técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que falaram sobre a obra de setorização que deve reestruturar o abastecimento da área.