Concedido pelo vereador Aerto Luna (PRP), o presidente nacional do Partido Republicano Progressista, Ovasco Rezende foi agraciado com Título de Cidadão do Recife, na Câmara Municipal. O vereador ressaltou que Ovasco Rezende preside o PRP desde 2006, mas é também presidente do Diretório Regional do partido em São Paulo, bem como da Fundação Dirceu Gonçalves Rezende, desde 2010 e do Instituto Republicano de 2003 a 2010. Mas ele foi também coordenador de obras públicas da secretaria de Obras de São José do Rio Preto e palestrante nos cursos de formação política do PRP. O homenageado nasceu em Jales, interior de São Paulo, é engenheiro, casado com Carla Machado, tem dois filhos.
Com o fim do recesso parlamentar de julho, a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Recife voltou a se reunir nesta sexta-feira (11), na Casa de José Mariano, para discutir emendas que visam modificar artigos da lei maior do município. Por cerca de três horas, os vereadores do grupo debateram temas como o voto secreto para a apreciação de vetos do Executivo e a obrigatoriedade de realização de audiências públicas para temas que envolvam zoneamento urbano e política municipal de meio ambiente, por exemplo. A reunião foi liderada pelo presidente da comissão, o vereador Carlos Gueiros (PSB).
A Câmara Municipal do Recife, através do requerimento 6060/2017, de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), realizou na noite dessa quinta-feira (10), uma Reunião Pública externa no bairro do Pina, zona sul do Recife, para tratar do transporte público complementar, gratuito, destinado a circulação na localidade. Além do autor da proposta, estiveram presentes no encontro que aconteceu no clube Banhistas do Pina, a vereadora Ana Lúcia que presidiu a mesa e representantes da Secretaria Estadual das Cidades, Grande Recife Consórcio de Transporte, Secretaria de Turismo, CTTU, Permissionários do Transporte Complementar e moradores.
Dentro da programação do 1º Congresso de Doulas de Pernambuco, o vereador Antônio Luiz Neto (PTB) realizou audiência pública, na manhã desta sexta-feira, 11, para debater o tema “Violência Obstétrica na Cidade do Recife”. Ela é caracterizada por um conjunto de condutas condenáveis que vão do desrespeito à negligência, passando pelo abuso, por parte dos profissionais responsáveis pelo bem-estar da gestante e do bebê, na hora do parto. “Realizar este debate no plenarinho da Câmara Municipal é uma forma de deixar claro que a Câmara rejeita essas práticas e apoia a causa das doulas”, disse o vereador. Ele apresentará um projeto de lei que vai exigir a presença dessas profissionais durante todo o período de trabalho de pré parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pre-natal, sempre que solicitado pelas parturientes, nas maternidades, hospitais e demais equipamentos das redes pública e privada.
Uma dupla homenagem com entrega dupla de Título de Cidadão do Recife, concedidas pelo vereador Romero Albuquerque (PP), homenageou mãe e filho na mesma solenidade na Câmara Municipal. Os agraciados Delmiro Campos Neto e Patrícia Gonçalves dos Santos considerados pelo autor da proposta profissionais comprometidos, que ressaltou ainda o inusitado da proposta: mãe e filho receberam títulos de cidadania ao mesmo tempo. “Estou emocionado com esta homenagem e ressalto o caráter inusitado da homenagem, nunca antes nesta Casa foi feito algo igual”.
A acessibilidade e as dificuldades de obtenção das carteiras de livre acesso no transporte público para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foram pauta de uma reunião pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (10). Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), cidadãos e representantes de diversas entidades discutiram, na Casa de José Mariano, os problemas com que o segmento social lida para se locomover na cidade – e as soluções tomadas para enfrentá-los.
O vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou o projeto de lei número 229/2017, que inclui o Dia do Advogado Trabalhista no calendário oficial do Município do Recife. A data deverá ser comemorada, anualmente, em 20 de junho, como “reconhecimento do mérito da advocacia trabalhista no fortalecimento da defesa dos interesses do trabalhador e da coletividade”.
“Infelizmente a primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado revogou por dois votos a um a cautelar concedida, que freava o repasse do Recifin para o Reciprev”, lamentou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (09) ao falar sobre a regulamentação da lei que permite a migração de servidores de um sistema de previdência para o outro.
Para discutir Acessibilidade das pessoas com deficiência física e locomoção reduzida o vereador Almir Fernando (PCdoB) convidou representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes, secretarias de Mobilidade Urbana, Direitos Humanos, Conselho Municipal de Deficientes e da Superintendência Estadual de Apoio à pessoa com Deficiência, para participarem da reunião pública a se realizar nesta quinta-feira 10, às 14 horas no plenarinho da Câmara do Recife.
Servidores municipais, ADIS/ADRS acompanharam a reunião plenária na Câmara do Recife para ouvir vereadores a respeito do reajuste salarial da categoria, que envolve professores também. A vereadora Ana Lúcia (PRB), que é professora considera que essas categorias de auxiliares de professores da rede municipal estão sendo muito machucados por esta gestão. Lembrou que já estamos em agosto e ainda se está discutindo reajuste de salário. Mas a líder do governo na Casa, vereadora Aline Mariano (PMDB) também lembrou que houve avanços para essas categorias, como por exemplo, a criação desses cargos no município, enquanto que em diversas capitais do país elas sequer existem.