Ao todo 14 ruas ainda sem asfalto foram alvo de solicitação do vereador Waldomiro Amorim (SDD). O parlamentar comentou que há muito para elogiar na gestão da Prefeitura, pelo trabalho que vem sendo feito, mas também há críticas construtivas como o pedido para asfaltamento dessas ruas do bairro da Imbiribeira. Ele disse na manhã desta segunda-feira (29), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que abriu um canal de comunicação com as 38 comunidades do bairro para ouvir as reivindicações e demandas da área.
03
O vereador Tadeu Calheiros (PODE) enalteceu a realização da reunião solene pelo Dia dos Profissionais da Enfermagem, dia 12 de maio, requerida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), através de requerimento nº 1818/2021. Ele disse na manhã desta segunda-feira (29), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal, por videoconferência, que vai participar e exortou aos colegas a também participarem desta justa homenagem a estes profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia e que muito lutam pela saúde de todos.
"Estou alarmada com a quantidade de óbitos diários, já passando da casa dos três mil, e podendo chegar em maio, segundo epidemiologistas a cinco mil por dia", lamentou a vereadora Liana Cirne (PT). Segundo ela, da última terça-feira para esta segunda (29) foram 16.871 óbitos chegando a 3.650 em 24 horas. Por isso, chamou a atenção do poder público que poderemos ter enorme crise funerária em virtude da quantidade de mortes e a consequente falta de urnas e terrenos para enterrar os mortos. Ela disse na manhã desta segunda-feira (29), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o Brasil está sendo denominado de Chernobyl, em alusão ao acidente catastrófico com uma usina nuclear na Rússia.
O uso de um recurso que acelerou a tramitação de um projeto de alta complexidade enviado à Câmara pela Prefeitura foi tema de debate na reunião Ordinária remota do Poder Legislativo desta segunda-feira (29). A discussão foi iniciada pelo vereador Renato Antunes (PSC) durante a votação do projeto de lei do Executivo nº 8/2021, que promove diversas alterações no Código Tributário Municipal. Protocolada na terça-feira (23) da semana passada, a matéria obteve a concessão da dispensa de prazo para o recebimento de emendas.
“Fazer oposição não é fácil, tem de se fazer com responsabilidade, seriedade e proposição”, disse o vereador Alcides Cardoso ( DEM ), ao comentar duas ações da Prefeitura do Recife que foram solicitadas por seu mandato. Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (29), ele se referiu à iluminação do Parque das Esculturas, Centro, e ao anúncio da requalificação da Pracinha de Boa Viagem, na Zona Sul.
A aglomeração no transporte público do Recife e alternativas para melhorar tal situação. Foram estes assuntos apresentados em dois requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), aprovados na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária virtual, na manhã desta segunda-feira (29).
Com um discurso forte e contundente, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) conclamou a todas as pessoas a respeitarem o protocolo de segurança estabelecido pelas autoridades sanitárias. Também lamentou a grave crise econômica ligada diretamente à crise sanitária provocada pela covid-19 – durante pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via remota, na manhã desta segunda-feira (29).
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) chamou a atenção para a situação dos artistas, sobretudo os da música, que estão enfrentando dificuldades financeiras durante a pandemia. Na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30), ele disse que a situação para os artistas populares é difícil e que alguns estão vendendo os próprios instrumentos musicais para sobreviver.
Com discurso emocionado e lembrando que é filha adotiva de um homem que ficou estéril em virtude de torturas praticadas pela Ditadura Militar Brasileira, iniciada em 31 de março de 1964, que completa amanhã, 57 anos, a vereadora Dani Portela (PSOL) ressaltou na manhã desta terça-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que não podia deixar de lembrar a data. “A ditadura durou 21 anos e matou mais de 400 pessoas, sem contar os torturados. Pensar que em 2016, o então deputado federal, Jair Bolsonaro, enalteceu na tribuna o torturador Carlos Alberto Ustra, causa estupor. E é esse deputado que hoje é o presidente do País”.
O vereador Fabiano Ferraz (Avante), integrante por 19 anos da Guarda Municipal, fez um alerta, na manhã desta terça-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Ele disse que percorreu a orla de Boa Viagem, no final de semana, junto com representantes da Associação de Inspetores e Subinspetores do Recife, para acompanhar a ação dos guardas municipais. Segundo ele relatou, foram observados alguns problemas sobre as condições de trabalho do efetivo.
“A data de 31 de março não pode ser esquecida. É nosso dever lembrar. Amanhã, nós, da Câmara Municipal, lembraremos”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) proferiu, nesta terça-feira (30), um discurso pela memória das consequências da Ditadura Militar brasileira e do Golpe de 1964. Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, ela convidou os demais parlamentares a participar na quarta-feira (31) de uma reunião pública organizada por seu mandato, com o tema “Direito à Memória e à Verdade no Recife, à luz do relatório final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara”.
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu e aprovou requerimentos de sua autoria que tratam da situação do transporte coletivo, que classificou como “caótico”. Ela também discutiu outra matéria que questiona o fato de as concessionárias de veículos serem consideradas prioritárias no plano do lockdown. O debate ocorreu na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do recife na manhã desta terça-feira (30).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de autoria do vereador Doduel Varela (PSL) sobre a violência contra a mulher e as medidas de reabilitação para o agressor. “Entendo a importância do requerimento, mas não podemos pensar no atendimento do agressor através da Secretaria da Mulher e nem através do orçamento dessa pasta”, ressaltou, na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (30).
A caso dos funcionários de uma empresa que presta serviços ao Governo de Pernambuco levou o vereador Rinaldo Junior a se pronunciar na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (30). Durante a reunião Ordinária remota, o parlamentar disse que os trabalhadores da empresa BBC Vigilância enfrentam atrasos na entrega de tíquetes de alimentação e em relação a direitos de férias.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu três requerimentos, todos de sua autoria, solicitando cessão de um terreno para circos itinerantes, nº 1857/2021; auxílio emergencial (AME) para artistas de rua, nº 1863/2021, e o nº 1864/2021 pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal para averiguar os crimes cometidos pelo presidente da República durante a pandemia. As discussões aconteceram na manhã desta terça-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 1902/2021, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSol), que dá prioridade ao segmento das pessoas com síndrome de down na vacinação contra a covid-19. “Parabenizo o proponente deste requerimento, pois essas pessoas que podem ser beneficiadas realmente são imunodeprimidas e precisam de atenção”, disse.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu oito requerimentos de sua autoria, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (30). Todos foram aprovados no plenário virtual da Casa e dizem respeito a diversos assuntos, a exemplo de auxílio moradia, acompanhamento psicológico aos profissionais da linha de frente da covid-19, equipamentos de proteção individual e vacinação para garis, cuidadores, além de agentes funerários.
O vereador Doduel Varela (PSL) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (30) para discutir requerimentos de sua autoria que foram votados pelo Poder Legislativo durante a reunião Ordinária remota. Um deles foi o requerimento nº 1964/2021, que solicita à Prefeitura que crie centros de reabilitação destinados ao acompanhamento psicossocial de agressores de mulheres.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) proferiu nesta terça-feira (30) um discurso em prol da valorização urbanística do Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife. Durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar mencionou o potencial turístico do bairro e defendeu um requerimento de sua autoria que sugere a instalação de uma Academia Recife na área.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) usou a tribuna virtual da Câmara do Recife para discutir uma série de requerimentos de sua autoria aprovados pela Casa nesta terça-feira (30), durante a reunião ordinária remota. Dentre os pedidos feitos pelo parlamentar, está o requerimento de nº 1947/2021, que defende a inclusão de transplantados e renais crônicos no grupo prioritário do plano de vacinação contra a covid-19 do Recife.