02

02
Prefeitura do Recife apresenta o cumprimento das metas fiscais de 2021

O ano fiscal de 2021 iniciou com várias expectativas positivas, tendo em vista o avanço da vacinação contra a covid-19, mas acabou diferente do que se imagina. No entanto, os dados apresentados pela secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, em audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife realizada nesta quarta-feira (23), mostram que mesmo com todas as dificuldades, a Prefeitura conseguiu se sair bem tendo uma boa redução nas despesas.

Chico Kiko entrega a Sabrina Rocha Título de Cidadã Recifense

A jornalista Sabrina Rocha é a mais nova Cidadã Recifense. O título honorífico foi entregue pelo vereador Chico Kiko (PP), em reunião solene presencial realizada na tarde desta quarta-feira (23). “A Câmara Municipal do Recife permite que cada vereador possa escolher até seis pessoas para a concessão do título, entregue a personalidades notáveis que exercem serviços de relevância no Recife. É uma decisão muito importante nomear quem serão os agraciados. Por isso, é uma grande honra estar nesta tribuna hoje para conceder a honraria a essa querida jornalista”, disse o parlamentar.

Comissão de Planejamento Urbano e Obras distribui oito proposições

Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (24), via videoconferência, para distribuir oito projetos de lei para análise e emissão de parecer. Dentre as proposições, duas são de autoria do Poder Executivo e as demais dos vereadores e vereadoras da Casa de José Mariano. O vereador Alcides Cardoso (DEM) acompanhou os trabalhos do colegiado.

Presidente da Câmara participa da instalação do Memorial da Democracia de Pernambuco

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) participaram na tarde desta quinta-feira (24) da assinatura do protocolo de intenções para a criação do Memorial da Democracia de Pernambuco, instalado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura do Recife. O evento aconteceu no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela. O governador Paulo Câmara, a vice-governadora Luciana Santos e o prefeito do Recife, João Campos, estiveram no ato público, que contou com as presenças de secretários estaduais, municipais, além de familiares de mortos e desaparecidos políticos e integrantes de organizações sociais.

Aderaldo Pinto retorna à Câmara após licença médica

Após cumprir licença médica de 130 dias, por conta de uma cirurgia, o vereador Aderaldo Pinto (PSB), retorna à Casa de José Mariano. Ele fez questão de dirigir-se à tribuna para agradecer o apoio recebido dos demais parlamentares, nesta segunda-feira (28), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

Ivan Moraes destaca papel da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco

De autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), foi aprovado o requerimento número 1415/2022, concedendo voto de aplausos à Defensoria Pública de Pernambuco pela sua atuação na defesa dos interesses dos vulneráveis no Recife. O parlamentar teceu elogios à instituição, na manhã desta segunda-feira (28), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.

Paulo Muniz pede reforço da segurança e da limpeza em Boa Viagem

A necessidade de melhoria na segurança pública e limpeza urbana de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Paulo Muniz (SD) nesta segunda-feira (28). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar subiu ao plenário da Casa para chamar a atenção para o efeito negativo da piora desses serviços para moradores do bairro e visitantes de outras localidades.

Ivan Moraes destaca manifestação de ambulantes no centro do Recife

Nesta segunda-feira (28), na reunião Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Ivan Moraes (PSOL), repercutiu um protesto realizado pelo Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci), ocorrido nesta manhã, próximo à Casa. Os ambulantes atearam fogo em pneus e entulhos, fechando o cruzamento entre a Rua do Hospício e Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, centro da cidade. O parlamentar destacou que recebeu, juntamente com o vereador Samuel Salazar (MDB), um grupo de manifestantes que trouxe a pauta da categoria: a inclusão em auxílio da Prefeitura por terem sido prejudicados pela não realização do carnaval.

Ivan Moraes defende políticas de apoio a trabalhadores do Carnaval

“Hoje, infelizmente, é um dia histórico, que ninguém daqui vai esquecer É um dia em que houve um Carnaval sem blocos na rua, sem as festas, sem as troças. Mas é um Carnaval, porque ele faz parte do DNA de toda e todo recifense”. Com essas palavras, o vereador Ivan Moraes (PSOL) deu início a um discurso nesta segunda-feira (28) de Carnaval, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, para lamentar a não realização do Carnaval de 2022 em seu formato tradicional. No entanto, ele lembrou que a festa não deixa de fazer parte da identidade da cidade, o que significa prestar apoio àqueles que realizarão os carnavais após o período pandêmico.

Doduel Varela pede que Compesa envie equipe técnica à comunidade da Horta

O vereador Doduel Varela (PSL) fez um apelo à Compesa na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), para encaminhar uma equipe técnica à comunidade da Horta, localizada em Jardim São Paulo, Zona Oeste da cidade. De acordo com o parlamentar, a comunidade não tem acesso a água encanada nas casas há 20 anos, tendo que fazer fila às 3h da manhã em um local da comunidade para pegar água.

Marco Aurélio Filho lamenta terceiro lugar do frevo em músicas tocadas no Estado

Com base numa lista do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) denunciou que, em pleno carnaval, a música mais tocada neste período, no Estado, não é o frevo, como se poderia supor, mas uma música baiana de axé. “O segundo lugar ficou com uma canção da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, chamada Medo bobo. O frevo Vassourinha aparece apenas no terceiro lugar”, lamentou, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (28), pela Câmara Municipal do Recife.

Felipe Alecrim critica política de Educação do Recife

Em crítica feita ao Poder Executivo, o vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Recife, na manhã desta segunda-feira (28), uma maior atenção da Prefeitura Municipal com a educação. “A Prefeitura não deu resposta sobre o piso salarial dos professores e a infraestrutura da maioria de escolas e creches não é adequada. Além disso, há famílias que não estão conseguindo matricular as crianças na rede pública”, afirmou.

Osmar Ricardo defende guarda municipal armada

A defesa da guarda municipal armada foi feita pelo vereador Osmar Ricardo (PT), na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (28), pela Câmara Municipal do Recife. “Eu sou contra armar o povo, mas quem exerce a função de cuidar do patrimônio público e da vida das pessoas tem que ter armas e ser preparado para usar o armamento. Mas, quanto a isso, a Prefeitura do Recife sequer demonstra o desejo de vir a fazer, deixando a desejar”, disse.

Marco Aurélio Filho se posiciona a favor do armamento da Guarda Municipal

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (28), durante a reunião plenária, para fazer uma defesa do armamento da Guarda Municipal da capital. O parlamentar repercutiu um homicídio ocorrido no interior Centro POP Glória, no bairro de Santo Amaro, na última quinta-feira (24) – na ocasião, coube a um guarda desarmado realizar a apreensão do suposto agressor.

No Dia Mundial das Doenças Raras, Tadeu Calheiros critica rol taxativo da ANS

No que seria a comemoração da segunda-feira de Carnaval, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) lembrou do Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado todo 28 de fevereiro. Nesta segunda-feira (28), na Câmara do Recife, o parlamentar criticou o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS) que teve pedido de vista no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pretende alterar pontos da Lei dos Planos de Saúde.

Direitos Humanos debate Dia das Doenças Raras e distribui proposições

Na tarde desta segunda-feira (28), via videoconferência, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania distribuiu dez projetos de lei. O Dia Mundial da Doença Rara, lembrado anualmente no último dia de fevereiro foi tema de debate no colegiado em um momento da reunião. A presidente da Comissão, vereadora Michele Collins (PP), além de Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB), deram andamento aos trabalhos.