Durante os debates do projeto de resolução (PR) número 25/2021, que institui, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, a “Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBTQIA+”, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) afirmou que “precisamos ter respeito pelo contraditório”. Ela, que votou contra a proposta, discutiu a reação de gestos vindos das galerias e afirmou que desafiava “qualquer cidadão para acusar um único ato meu de intolerância e desrespeito”.
05
“O Viva a Guararapes é um sucesso, uma demonstração da participação popular nas ruas do Recife”. Com essas palavras, o vereador Rinaldo Junior (PSB) deu início a um discurso proferido nesta segunda-feira (23) sobre o evento da Prefeitura que visa a ocupar a avenida do bairro de Santo Antônio, no centro, com atrações de lazer. Em seu pronunciamento na Câmara do Recife, o parlamentar defendeu a expansão do projeto para outras regiões da capital – e, para facilitar o acesso dos recifenses a iniciativas do tipo, o retorno da meia passagem de ônibus aos domingos e feriados.
Durante a discussão do projeto de resolução nº 25/2021, que institui na Câmara do Recife a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBTQIA+, o vereador Renato Antunes (PL) subiu à tribuna do plenário para externar sua insatisfação com as reações das galerias aos parlamentares que se posicionaram contra a matéria. “Virar as costas quando uma pessoa está debatendo, isso sim chama-se intolerância”, disse o parlamentar.
Duas semanas depois de a Rádio Frei Caneca FM ter sido declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife, representantes da emissora visitaram a Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (24), quando foram recebidos pelos vereadores Romerinho Jatobá (PSB), presidente do Poder Legislativo; e Marco Aurélio Filho (PRTB). O objetivo foi dar início a uma parceria que se propõe a aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população, através de uma rádio pública municipal, contribuindo para com a transparência e o acesso às informações.
Na manhã desta terça-feira (24), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) comemorou, na tribuna, os avanços obtidos após a greve dos servidores federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Tivemos 60 dias de uma paralisação muito dura dos servidores. A primeira do governo Jair Bolsonaro e fazia cinco anos que não tinha nenhum reajuste”.
Na reunião híbrida realizada na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (24), o vereador Doduel Varela (PP) denunciou que buracos na pista que fica em frente ao Centro Social Bidu Krause, localizado entre os bairros de Curado e Jardim São Paulo, na Zona Oeste, estão dificultando a fluidez do trânsito. “Domingo passado, eu voltava de viagem que fiz aos municípios de Bezerros, Gravatá e Chã grande. E, na entrada do Recife, na altura desse centro, fiquei parado por quase uma hora. Pensei que era um acidente, mas eram os buracos, para minha surpresa”, disse.
A restauração de um equipamento de lazer localizado em Santo Amaro, na região central do Recife, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marcos di Bria Júnior (PSB) nesta terça-feira (24), na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar agradeceu a Prefeitura pela revitalização da Praça do Padre – que, segundo ele, se encontrava degradada. De acordo com o vereador, o espaço vai passar a contar com uma quadra de futevôlei.
A inclusão da Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, foi aprovada em primeira discussão pela Câmara Municipal do Recife, durante reunião híbrida realizada na manhã desta terça-feira (24). “Essa é uma temática importante para as famílias, para os pais de bebês recém-nascidos, que precisam de um apoio para identificar uma doença cujo diagnóstico agiliza o tratamento”, afirmou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que debateu o projeto de lei 48/2022, de sua autoria. A proposição foi aprovada e voltará ao plenário para uma segunda votação.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (24), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu a notícia sobre a falta de leitos pediátricos em hospitais públicos de Pernambuco. A lotação se deve ao aumento de casos de doenças respiratórias agudas graves em crianças.
O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (24), para debater o requerimento nº 5800/2022, de sua autoria, no qual dirige apelo ao governo de Pernambuco para efetivar o retorno da cobrança de meia passagem dos ônibus aos domingos.
Realizada no último sábado (21) no Recife, a Marcha da Maconha foi tema de um discurso proferido pela vereadora Dani Portela (PSOL) nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para listar três motivos que a fazem apoiar o movimento antiproibicionista: o uso medicinal, a liberdade para se manifestar, e o efeito de encarceramento em massa decorrente da atual legislação.
O problema da falta de leitos pediátricos no Recife diante do surto de bronquiolite em crianças pequenas foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (24). Uma das parlamentares a tratar do assunto foi a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que relatou ter feito uma visita na segunda-feira (23) à Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, para verificar a situação. De acordo com ela, é preciso que o Poder Executivo amplie a vacinação contra a gripe, realize uma campanha educativa para diminuir os casos e promova uma força-tarefa para dar conta da alta demanda por leitos.
A vereadora Dani Portela (PSOL) apresentou nesta terça-feira (24), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, um substitutivo ao projeto de lei nº 381/2021, de sua autoria. Presente na pauta da ordem do dia, a matéria – que trata da proibição de homenagens a violadores de direitos humanos no município – vai retornar às comissões temáticas para nova rodada de discussões. Na tribuna da Câmara, Portela disse que a medida vai ampliar a possibilidade de colaboração com os parlamentares da Casa.
O mais novo líder do PSB na Câmara do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB), salientou, na reunião Ordinária desta terça-feira (24), a importância da função que ocupa na Casa. "Hoje é uma data muito importante para mim, ontem o Partido Socialista Brasileiro decidiu me dar essa enorme responsabilidade de conduzir a liderança do partido aqui na Câmara Municipal do Recife que, para mim, é motivo de muito orgulho", comemorou.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (24), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento número 5941/2022, de sua autoria, que pede ao prefeito da cidade o cumprimento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião híbrida nesta terça-feira (24) para discutir e votar pareceres a 14 projetos que se encontram em tramitação no Poder Legislativo. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o colegiado acatou o parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 146/2022, do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que visa a instituir o dia 25 de agosto como o Dia Municipal das Feiras Livres.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos), durante a reunião Ordinária desta terça-feira (24) criticou a falta de medicamentos nos hospitais públicos e a superlotação nos leitos de UTI infantil. Ele rememorou já ter levado a necessidade da vacinação infantil várias vezes à tribuna da Casa e destacou que a ausência da imunização tende a agravar quadros de doenças na população.
Em virtude das fortes chuvas, a Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife resolveu fechar a Casa de José Mariano, suspendendo todos os eventos programados para esta quarta-feira (25). O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), foi convidado para integrar o Conselho que foi anunciado, nas primeiras horas da manhã, pelo prefeito João Campos para tratar das ações emergenciais.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu uma audiência pública, por meio de videoconferência nesta quinta-feira (26), para tratar da situação das marquises no Recife. Representantes do poder público e de diversos órgãos participaram do evento.
Sob a presidência do vereador Felipe Alecrim (PSB), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude realizou reunião virtual na tarde desta quinta-feira (26), quando aprovou cinco projetos de lei Ordinária (PLO). Uma das proposições, que agora está apta para ser votada em plenário, foi o PLO 20/2020, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). Ela institui a obrigatoriedade da liberação da catraca ou roleta de acesso para as crianças de até seis anos de idade incompletos, usuárias do transporte público gratuito do Recife.