Notícias

Morte de funcionário suspende sessão da Câmara

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), suspendeu a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 09 de dezembro em virtude do falecimento de Anílson Duarte Souto, 69 anos, o funcionário mais antigo em atividade na casa legislativa. Ele morreu ontem (08) de insuficiência respiratória e será enterrado hoje (09), ao meio-dia, no Cemitério de Santo Amaro.

Leia mais…

Daniel Coelho lamenta ausência da Secretaria de Meio Ambiente

Durante a sessão desta quarta-feira (10), o vereador Daniel Coelho (PV) demonstrou insatisfação em relação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A chefia da pasta, criada no ano passado, é ocupada por Roberto Arrais, ex-secretário de Coordenação Política de Governo. Segundo Daniel, o secretário está distante das discussões mais relevantes sobre meio ambiente.

Leia mais…

Jurandir Liberal homenageia engenheiros

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 10, o vereador Jurandir Liberal (PT) homenageou os engenheiros e arquitetos pernambucanos pelos 75 anos de existência do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (CREA) e em especial o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), engenheiro Amaro Henrique Lins, a quem entregou a Medalha de Mérito José Mariano.

Leia mais…

Vereador realiza reunião pública em homenagem a sociólogos

A reorganização dos sociólogos pernambucanos através de um sindicato e a necessidade de se preservar a memória de Gilberto Freyre e discutir a obra dele, foram temas debatidos em reunião pública realizada na manhã desta quarta-feira, 9, na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O objetivo do encontro foi homenagear os sociólogos que este ano comemoram pela primeira vez no Brasil o seu dia amanhã, 10 de dezembro. A iniciativa da reunião foi do vereador Daniel Coelho (PV).

Leia mais…

Múcio participa da troca de comando do exército

O vereador Múcio Magalhães (PT) representou a Câmara Municipal do Recife segunda-feira, 7, na solenidade realizada pelo Comando Militar do Nordeste para realização da passagem de comando. No lugar do general Marius Teixeira Neto assumirá o general Américo Salvador de Oliveira. A troca foi realizada general de exército Enzo Martins Peri, comandante do Exército Brasileiro.

Leia mais…

Sessão solene presta homenagem ao Dia da Bíblia

Por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT) foi realizada no plenário da Câmara Municipal uma homenagem ao Dia da Bíblia na tarde desta quinta-feira, 10. Traduzida para mais de 2500 idiomas, os livros da bíblia vem unindo pessoas e aliviando sofrimentos através da compreensão de suas palavras. No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo do mês de dezembro e todas as igrejas do Recife organizam eventos e palestras de divulgação do texto.

Leia mais…

Menudo comemora abertura de vagas em cursos profissionalizantes

A Prefeitura do Recife anunciou a criação de 3.381 vagas para cursos básicos de formação profissional em várias áreas. As inscrições seguem até terça-feira (6), nas escolas da rede pública municipal. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS). “A intenção é oferecer aos alunos da rede pública um ensino profissional enquanto estiverem em processo de formação intelectual”.

Leia mais…

Menudo quer prevenir sobre os perigos da prática do Bullying

“Quatro olhos”, “baleia” e “Olivia Palito” são alguns dos apelidos mais comuns e frequentes durante a infância, principalmente no ambiente escolar. Mas o que parece uma brincadeira ingênua com os colegas pode provocar sérios problemas emocionais como depressão, dificuldade de aprendizagem e diminuição da auto-estima. São atitudes de chacota, piadas e agressões entre as pessoas. É o ato de zombar que fez surgir um novo termo: a expressão inglesa Bullying, ainda sem tradução para a língua portuguesa, tem preocupado pesquisadores e estudiosos da pedagogia e da psicologia. O assunto também já repercutiu na Câmara Municipal. Um projeto de lei, de autoria do vereador Estefano Menudo (PHS), obriga as escolas públicas do Recife a colocar placas informativas sobre os perigos dessa prática e como ela interfere no processo de ensino e aprendizagem.

Leia mais…

Jurandir Liberal presta homenagem ao Hospital Albert Sabin

Os 35 anos de fundação do Centro Hospitalar Albert Sabin foi lembrado pelo vereador Jurandir Liberal (PT) através de requerimento. Nele, a homenagem também se estendeu para as ações de desenvolvimento do trabalho da equipe, direcionado ao tratamento e diagnóstico de diversas especialidades médicas.

Leia mais…

Música e poesia na homenagem da Câmara aos 473 anos do Recife

O tom poético do discurso do vereador Jurandir Liberal (PT) marcou a solenidade em homenagem aos 473 anos do Recife. O parlamentar leu versos de Antônio Maria, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho para falar da paixão pela cidade. E foi assim que ele definiu o Recife do século XXI: “Uma metrópole moderna, que não perde suas raízes na arquitetura, nas lutas pela emancipação, nos traços guerreiros do seu povo, no frevo, no carnaval multicultural, nos caboclinhos e no maracatu”.

Leia mais…

Vereadores repercutem reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Crack

Os vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Aline Mariano (PSDB) repercutiram durante a sessão desta segunda-feira (15) a reunião da Frente Parlamentar contra o Crack realizada na semana passada com o Conselho Municipal de Álcool e Drogas e o secretário de Saúde, Gustavo Couto. Luiz Eustáquio fez uma análise positiva do resultado da reunião. “O compromisso da Frente e de todos os vereadores é poder fazer mais pelo Recife e proteger nossos jovens. Colocamos ao secretário que as políticas atuais são insuficientes e tivemos como resposta o compromisso de que o conselho eleja um presidente, e que trabalhe junto com esta Casa e outras secretárias para se elaborar uma Conferência Municipal de Combate ao Crack”.

Leia mais…

Frente Parlamentar vai promover encontro para discutir políticas públicas de combate ao Crack

O início das atividades da Frente Parlamentar do Recife de Combate ao Crack foi tema de pronunciamento de seu presidente, o vereador Luiz Eustáquio (PT), nesta segunda-feira, 14 de dezembro. Ele fez uma apresentação das atividades realizadas até agora e disse que as primeiras reuniões com secretários e representantes de órgãos que trabalham no combate à droga têm alavancado importantes ideias e vêm exercitando a construção de novas políticas públicas na tentativa de diminuir e ou erradicar a comercialização e consumo do crack no Recife.

Leia mais…

Câmara aprova projeto de combate ao Bullying

O ato de zombar das pessoas fez surgir um novo termo. A expressão inglesa Bullying, ainda sem tradução para a língua portuguesa, tem preocupado pesquisadores e estudiosos da pedagogia e da psicologia. Também preocupados com o tema, os vereadores aprovaram um projeto de lei que obriga a afixação de placas informativas alertando sobre os perigos da prática do Bullying em Escolas da Rede Pública do Recife.

Leia mais…

Parlamentares discutem e derrubam vetos a projetos

A discussão e votação de vetos do Executivo a projetos dos vereadores movimentaram nesta segunda-feira, 14, o plenário da Câmara. O vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Comissão de Legislação e Justiça explicou que não aceitava o veto ao projeto 14/2009, impedindo a participação de parlamentares no Conselho Municipal de Assistência Social.

Leia mais…

Uso de bicicleta como meio de transporte é debatido na Câmara

A implantação de ciclovias e ciclofaixas no trânsito do Recife, incorporadas ao sistema de transportes públicos, foi debatida em audiência pública realizada por iniciativa do vereador Daniel Coelho (PV), na manhã desta quarta-feira, 16, na Câmara Municipal. Ele focou os debates em duas abordagens: a cobrança do cumprimento da lei 15.329, em vigor há 19 anos, que obriga a Prefeitura a estimular o uso da bicicleta como meio de transporte urbano e a inclusão de ciclofaixas no Corredor Norte-Sul, previsto para ser construído no trecho entre a PE-15, em Olinda, até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, com a requalificação da Avenida Agamenon Magalhães.

Leia mais…

Audiência Pública discute Piso Nacional dos Professores

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães (PT), convidou para a audiência pública representantes da Secretaria de Educação do Recife e dos sindicatos dos trabalhadores em educação, SINTEPE, Sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco, SIMPERE, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação do Recife e CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Eles debateram o valor do piso salarial criado com a lei 11.738 de 2008, que acaba de completar um ano e oito meses.

Leia mais…