Notícias

Presidente da Câmara presta homenagem às mulheres na terceira idade

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT) prestou uma homenagem especial às mulheres da terceira idade. Ele promoveu, na manhã desta terça-feira (9), na Câmara Municipal do Recife uma audiência pública. “As mulheres idosas permanecem na luta pela autonomia e libertação frente aos preconceitos sociais. Quero render minhas homenagens a estas incansáveis mulheres, lutadoras por um mundo sem desigualdades sociais, um mundo melhor para mulheres e homens.”

Leia mais…

Homenageadas recebem prêmio Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco

Três representantes da Câmara Municipal do Recife receberam o diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. As vereadoras Aline Mariano (PSDB) e Marília Arraes (PSB) e a diretora da Assessoria de Relações Públicas da Casa, Ana Torti foram incluídas entre as homenageadas da sexta edição do evento. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (5) no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), na Avenida Conde da Boa Vista.

Leia mais…

Finanças faz primeira reunião do ano

A Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), promoveu a primeira reunião ordinária de 2010. O encontro deveria ter sido realizado no último dia 4, mas por falta de quorum acabou sendo adiado. Na reunião desta quinta-feira (25), o grupo analisou pareceres de seis projetos de lei em tramitação na Câmara e recebeu 14 matérias para análise.

Leia mais…

Estefano Menudo parabeniza Dia do Vigilante

O dia do vigilante é comemorado em 25 de maio, mas foi lembrado durante a sessão desta segunda-feira (24), pelo vereador Estefano Menudo (PHS), que parabenizou a categoria e destacou a necessidade de preparo destes profissionais. “Os serviços de segurança privada só podem ser executados por empresas registradas no Ministério da Justiça e que receberam da Polícia Federal o certificado de segurança e a autorização para funcionamento. Os vigilantes devem possuir diploma do curso regular para este exercício profissional e não podem executar outras tarefas que não as de segurança”.

Leia mais…

Vereadores recebem homenagem nos 30 anos do PT

Militante do Partido dos Trabalhadores desde 1983, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães, e os vereadores petistas Osmar Ricardo, Josenildo Sinesio, Jurandir Liberal e Luiz Eustáquio foram homenageados numa solenidade em comemoração aos 30 anos de fundação do partido, na noite desta segunda-feira (15) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A sessão solene foi promovida pelo deputado Isaltino Nascimento e presidida por André Campos, ambos do PT.

Leia mais…

Sessão de hoje vota 17 projetos e três vetos

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 21, os vereadores da Câmara Municipal do Recife discutem os pareceres de projetos de lei que passaram pelas comissões temáticas e vetos do Executivo a outros projetos. Ao todo são 20 matérias que estarão em debate, entre os quais os três vetos: à proposta que fixa as normas para exploração do sistema municipal de táxi no Recife (SMTX/Recife); à que normatiza o descarte e a destinação final de restos e vasilhames de qualquer natureza, óleo lubrificante, líquido de arrefecimento de motores, aditivos de combustíveis e lubrificantes de todo tipo e qualquer resíduo perigoso previsto na ABNT NBR 10.004; e o que institui o programa de conservação, uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações.

Leia mais…

Postos devem ter sistema de captação de água da chuva

Foi aprovado durante a sessão desta terça-feira, 9, na Câmara, o projeto de lei nº. 134/09, que obriga a instalação de reservatórios e captadores de água da chuva nos postos de combustíveis e quaisquer estabelecimentos que possuam sistema de lavagem de veículos. A proposta é da vereadora Aline Mariano (PSDB), que está preocupada com a preservação de um dos bens naturais mais importantes do planeta: a água.

Leia mais…

Múcio Magalhães homenageia 160 anos do Teatro Santa Isabel

Dentro das comemorações dos 160 anos de existência, o Teatro Santa Isabel receberá homenagem do presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães (PT). No dia 18 de maio, às 15h, durante o grande expediente da reunião plenária, será entregue placa comemorativa à diretora do teatro, Simone Figueiredo. Os ex-diretores também participarão da solenidade, que contará ainda com a presença de diversas personalidades de expressão cultural do Recife.

Leia mais…

Vereadora propõe transformar Tamarineira em Unidade de Conservação Ambiental

Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) também repercutiu a venda da área do Hospital Ulysses Pernambucano. Ela deu entrada em um projeto de lei que cria no local uma unidade de conservação ambiental, à semelhança do projeto do executivo que tramita na Casa e que transforma o Parque da Jaqueira, em unidade de conservação ambiental. A vereadora lembrou que a área é tombada desde 1992, por decreto do governo estadual.

Leia mais…

Funcionamento da Guarda Municipal do Recife pode virar lei

Garantir a existência e o funcionamento da Guarda Municipal do Recife através de lei é o objetivo do presidente da Câmara Municipal, vereador Múcio Magalhães (PT), que vai aproveitar a reunião plenária desta quarta-feira, 24, às 15h, para comemorar os 117 anos de criação da guarda. A corporação é regulamentada através de um estatuto, que foi criado através de decreto do ex-prefeito João Paulo, mas os direitos trabalhistas não estão plenamente assegurados.

Leia mais…

Representantes de anistiados políticos visitam Câmara

Na manhã de hoje (11), o presidente da Câmara Múcio Magalhães (PT) recebeu o presidente da Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (APAP), Antônio De Campos, e mais quatro representantes da entidade. As comemorações em homenagem ao legendário líder comunista Gregório Bezerra, que se estivesse vivo estaria completando 110 anos, motivaram a visita ao legislativo municipal.

Leia mais…

Vereadores aprovam UCP Parque da Jaqueira

Depois de ter recebido pareceres favoráveis de três comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife, o projeto de autoria do Poder Executivo que cria a Unidade de Conservação da Paisagem (UCP) Parque da Jaqueira foi aprovado em 1ª discussão na sessão plenária desta segunda-feira (01). A matéria, que precisava de maioria absoluta, recebeu 30 votos favoráveis, mas depende ainda de aprovação em 2ª discussão para ser sancionada pelo Executivo.

Leia mais…

Menudo comenta riscos do Bullying

Foi sancionada no Recife a lei nº. 17.621/10, que alerta sobre os riscos do Bullying nas escolas da rede pública municipal. O novo termo, ainda sem tradução para a língua portuguesa, significa o ato de zombar das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. O autor do projeto é o vereador Estefano Menudo (PHS), que alertou em plenário, sobre o aumento no número de casos de Bullying registrados na Região Metropolitana. “É algo que tem trazido transtornos a crianças e adolescentes, e gerado até ocorrências em delegacias, onde há registros de agressão verbal, lesão corporal e até morte. Na semana passada, uma menina teve o rosto cortado por um grupo de colegas de sala”.

Leia mais…

Solenidade marca aniversário do PT

Uma orquestra e passistas de frevo fizeram da sessão solene em homenagem aos 30 anos do Partido dos Trabalhadores, na Câmara Municipal do Recife, uma grande festa com direito a bolo de aniversário e chuva de papel picado. Os petistas que lotaram o plenário e as galerias da Casa de José Mariano cantaram “Parabéns pra você” e soltaram o grito de Partido, partido é dos trabalhadores. Os vereadores Jurandir Liberal (PT) e Luiz Eustáquio (PT), Estéfano Menudo (PHS), Inácio Neto (PTN) e Erivaldo da Silva (PTC) prestigiaram a solenidade presidida pelo vereador petista Múcio Magalhães, presidente da Câmara.

Leia mais…

Múcio Magalhães lamenta e rejeita projeto de Gilberto Alves

Mesmo concordando com o projeto de lei que cria o Programa Domingo de Lazer, de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), o vereador Múcio Magalhães (PT), na condição de membro da Comissão de Legislação e Justiça, disse que foi obrigado a manter o veto do Executivo ao projeto. “Lamento profundamente manter esse veto, pois realmente há uma questão jurídica a se considerar. Mas, do ponto de vista do conteúdo, trata-se de um projeto interessante, pois reflete uma preocupação com o bem-estar da população do Recife’, afirmou Múcio.

Leia mais…

Jurandir Liberal concede entrevista ao programa CBN Total

Sucessão municipal, relação entre Executivo e legislativo, papel da oposição, projetos do ano e desafios em presidir a Casa de José Mariano foram alguns dos temas abordados na entrevista do presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), ao programa CBN Total, apresentado pelo jornalista Aldo Vilela na Rádio JC/CBN, na tarde desta quinta-feira, 3. No terceiro mandato como vereador do Recife, Jurandir Liberal assumiu desde o início do ano a presidência da Casa, cargo que ocupa até o final de 2012.

Leia mais…

Câmara votará quatro projetos na sessão de hoje

Importantes matérias serão votadas na sessão plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 02. Pelo menos quatro projetos de lei, de grande alcance, estão na pauta da reunião que começa a partir das 15h.: a instituição da Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar; a criação do Cadastro Municipal de Deficientes Ativos; também a criação da Unidade de Conservação da Paisagem (UCP) Parque da Jaqueira; e a concessão do adicional de produtividade aos servidores de duas secretarias municipais.

Leia mais…

Audiência vai discutir os destinos da Tamarineira dia 24

Está confirmada a audiência pública que vai discutir, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, no dia 24 de março, a destinação do Sítio da Tamarineira, que abriga o Hospital Ulysses Pernambucano. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito confirmou o debate. “Ele será importante porque o tema, até agora, tem sido discutido entre as autoridades, empreendedores e imprensa. A audiência dará voz ao povo recifense”, disse o vereador Daniel Coelho (PV), presidente da comissão.

Leia mais…

Vera Lopes alerta para risco de epidemia

Foram registrados em Pernambuco dois casos de um novo tipo de dengue, o vírus tipo 4. A notícia preocupou Dra. Vera Lopes (PPS), que alertou alertou na tribuna, na tarde desta quarta-feira, 30, sobre os riscos de uma epidemia. “Este novo vírus é grave e se assemelha à febre amarela. O risco de uma epidemia é alto porque a população não tem anticorpos contra este vírus”.

Leia mais…

Câmara reabre trabalhos e empossa novos vereadores

O novo período legislativo da Câmara Municipal do Recife foi instalado na manhã desta terça-feira, 1º, na Casa de José Mariano. Plenário e galerias estavam lotados para acompanhar a primeira reunião do ano, onde também foi realizada a posse de novos vereadores, que ocuparão uma cadeira na Câmara pelos próximos dois anos. Entre os presentes, o prefeito João da Costa, o presidente da Câmara do Recife, Jurandir Liberal (PT), o primeiro secretário da Casa, Augusto Carreras (PV), o deputado estadual, Ricardo Costa e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira.

Leia mais…