Notícias

Câmara concede voto de aplauso a edição local do Brasil de Fato

A Câmara do Recife concedeu nesta quarta-feira (02) um voto de aplauso à edição pernambucana do jornal Brasil de Fato. Por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), o Legislativo Municipal parabenizou o veículo de comunicação pelos dois anos de funcionamento em Pernambuco. Ao subir à tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes saudou o Brasil de Fato – que tem como lema “uma visão popular do Brasil e do Mundo” – por fugir do que chamou de “mito da imparcialidade.”

Leia mais…

Discussão de projeto gera polêmica

A Câmara do Recife já debateu em outras ocasiões projetos de lei do Executivo que chegam para serem apreciados em regime de urgência e dispensa de prazo, mas há propostas que precisam de mais informações para serem aprovadas, pelo menos é o que sustenta o vereador Rinaldo Júnior (PRB), acerca do PLE 13/2017 cuja ementa determina que a fiscalização da PCR poderá ter poder de polícia. Mas, o vereador Carlos Gueiros (PSB), vice-presidente da Casa, argumentou que o parecer da Comissão de Legislação e Justiça é esclarecedor ao informar que o poder dado à fiscalização será de “polícia administrativa”.

Leia mais…

Mãe e filho recebem Título de Cidadão do Recife

Uma dupla homenagem com entrega dupla de Título de Cidadão do Recife, concedidas pelo vereador Romero Albuquerque (PP), homenageou mãe e filho na mesma solenidade na Câmara Municipal. Os agraciados Delmiro Campos Neto e Patrícia Gonçalves dos Santos considerados pelo autor da proposta profissionais comprometidos, que ressaltou ainda o inusitado da proposta: mãe e filho receberam títulos de cidadania ao mesmo tempo. “Estou emocionado com esta homenagem e ressalto o caráter inusitado da homenagem, nunca antes nesta Casa foi feito algo igual”.

Leia mais…

Aerto Luna pede mais estruturas de apoio para romeiros

“Hoje, 27 de novembro, dia que nós católicos temos a oportunidade de celebrar e reverenciar à Nossa Senhora das Graças, faço um apelo ao Governo do Estado através da Secretaria de Turismo (SETUR), no sentido de disponibilizar estruturas de apoio aos romeiros de nossa cidade e de outros lugares que participam de peregrinações por todo o Pernambuco”, enfatizou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, ao falar sobre a peregrinação ao Santuário de Cimbres, que fica na aldeia dos índios Xucurus, no município de Pesqueira, agreste do Estado.

Leia mais…

Wilton Brito quer proteger de incêndio as comunidades carentes

Muitos casebres das comunidades carentes do Recife são improvisados com madeiras, papelão e plástico. São materiais que facilitam a propagação de chamas em caso de incêndio e quando esses acidentes ocorrem, tornam-se verdadeiras tragédias. Por isso, o vereador Wilton Brito (PP) apresentou, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei número 18/2016, que visa instituir a obrigatoriedade de implantação de sistemas de combate a incêndio, formação e treinamento de brigada de incêndio em comunidades carentes do Município.

Leia mais…

Vereador pede reforma em creche

As chuvas recentes deixaram creche de Cajueiro em situação precária, mas antes mesmo da situação piorar, o vereador Ivan Moraes (PSOL) já havia elaborado requerimento solicitando providências. Ele disse que semana passada – dia 22 – o equipamento em questão havia passado por uma reforma que, no entanto, não resolveu o problema.

Leia mais…

Jornalista Evaldo Costa é cidadão recifense

O jornalista Evaldo Costa nasceu em Parari, na Paraíba, mas, como ele mesmo diz, foi no Recife que viveu a maior parte de sua vida, e onde teve oportunidade de estudar, construir uma carreira e exercer uma militância política e social pela qual conquistou grande reconhecimento. E na tarde desta quarta-feira,14, a Câmara concedeu ao comunicador o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS). O plenário da Casa ficou repleto com a presença de amigos, familiares, políticos, colegas e ex-colegas de profissão. O vereador Alfredo Santana (PRB) presidiu a solenidade.

Leia mais…

Projeto de lei dispõe sobre pagamento de cachês de artistas populares

Às vésperas do Carnaval, tramita na Câmara Municipal do Recife – atualmente em recesso parlamentar - um projeto de lei que visa reduzir um tema polêmico que sempre vem à tona nesse período: o pagamento de cachês aos artistas populares que são contratados para a maior festa da Capital pernambucana. O projeto de lei 249/2015, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), dispõe sobre contratações artísticas do Recife. Ele prevê que os pagamentos referentes às apresentações da cultura popular serão pagos através de subvenção., que contemplam apresentações de concursos, desfiles, encontros e apresentações artísticas nos Polos Oficiais da Prefeitura do Recife.

Leia mais…

Aimée Carvalho parabeniza 480 anos do Recife

Ontem, 12 de março, foi comemorado o aniversário de Recife e Olinda e, durante a plenária desta segunda-feira,13, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) relembrou a data. “Nossa Veneza Brasileira chegou aos seus 480 anos. Uma cidade de muita história e de grandes marcos e lutas”.

Leia mais…

Projeto do Executivo cria Brigada Maria da Penha

A criação da Brigada Maria da Penha proposta através de projeto de lei do Executivo, com base na lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres, pois determina a responsabilidade do Estado na prevenção e proteção das mulheres agredidas, bem como punição dos agressores, mereceu elogios da vereadora Michele Collins (PP).

Leia mais…

Aimée Carvalho enaltece força da mulher

Nesta quarta-feira, 8 de Março – Dia Internacional da Mulher –, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para saudar a força feminina. A parlamentar falou ainda sobre os obstáculos sociais que as mulheres ainda precisam enfrentar e, também, sobre as representantes femininas da Casa de José Mariano.

Leia mais…

Ação popular pede volta de meia passagem para todos aos domingos

Ontem (10), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) ingressou na justiça com uma ação popular requerendo que a Prefeitura e o Grande Recife revoguem a resolução 0001/2017, a qual estabelece a meia passagem aos domingos apenas ao usuário portador do VEM, impossibilitando o desconto para quem realizar o pagamento em dinheiro. O parlamentar comentou o assunto na tribuna desta terça-feira (11).

Leia mais…

Aimée Carvalho fala sobre centenário da Assembleia de Deus

“A Assembleia de Deus em Pernambuco nasceu aqui no Recife, no bairro da Boa Vista, fundada pelos missionários suecos Joel Carlson e Signe Crlson, em 24 de outubro de 1918. O evangelismo era realizado nas praças da cidade e nas residências, sob muita perseguição e indiferença”, relatou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (09) ao falar sobre a história da instituição religiosa e das comemorações de abertura do seu centenário.

Leia mais…

Ricardo Cruz aborda atuação da Guarda Municipal de outras cidades

Uma das principais pautas do vereador Ricardo Cruz (PPS) é a Guarda Municipal do Recife e as mudanças em torno da instituição. E na tarde desta quarta-feira (21), durante reunião plenária, ele falou sobre as visitas que fez ao Cabo de Santo Agostinho e Cabedelo, na Paraíba, cidades que, segundo ele, têm a segurança reforçada através do poder de polícia cedido à guarda.

Leia mais…

Nação Porto Rico recebe homenagem na Câmara

Os tambores soaram fortes anunciando que a Nação Maracatu Porto Rico está com cem anos de glórias e de muita luta para sobreviver. Soa estranho que um grupo que é pura expressão de cultura popular tenha dificuldades. Mas tem. Até hoje luta para ser reconhecido como Patrimônio Imaterial e ainda não conseguiu. Quem é de luta não desiste nunca. Nesta terça-feira 23, receberam homenagem prestada pelo vereador Aerto Luna (PRP). O parlamentar foi representado, porque estava em viagem inadiável, pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Em discurso emocionado pela causa negra no país, Vicente lembrou as oligarquias pernambucanas fizeram sucumbir muitos desses grupos remanescentes de quilombos.

Leia mais…

Luiz Eustáquio repercute momento político

Com preocupação pelo momento político pelo qual o país está passando, o vereador Luiz Eustáquio (REDE), avalia que existe tentativa de golpe. Para ele, não há na sociedade a percepção de que deva existir o impeachement da presidente. “Vejo parlamentares em situação de conchavo, defendendo o indefensável, como a permanência e Eduardo Cunha na presidência da Câmara Federal. Um parlamentar que quebrou o decoro da Casa. Outros, por muito menos se afastaram daquela Casa”. Ele disse ainda que até agora nada foi provada contra a presidente que permita ao impeachement.

Leia mais…

Comissão de Finanças e Orçamento conclui análise de emendas à LDO

A Comissão de Finanças e Orçamento realizou uma segunda reunião na tarde desta quarta-feira, 7, para finalizar a análise de 26 das 49 emendas, de autoria dos vereadores, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Recife para o próximo ano. “Foi uma discussão bastante rica, que contou com a participação dos vereadores que apresentaram emendas e alguns fizeram questão de discutir as propostas com a Comissão. Foi uma análise que realmente enriqueceu o projeto. Nós realmente trouxemos coisas novas à LDO, acrescentamos, demos a contribuição da Câmara do Recife”, destacou o presidente do grupo, Eriberto Rafael (PTC).

Leia mais…

Ivan Moraes defende requerimento por redução de velocidade no trânsito

Durante a reunião plenária desta quarta-feira (6), a Câmara do Recife debateu e aprovou o requerimento nº 10.942/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). O texto, que solicita à Prefeitura a redução da velocidade máxima do trânsito de 60 km/h para 50 km/h na cidade, foi discutido pelo seu autor na tribuna da Casa. O parlamentar lançou mão de dados e de exemplos de cidades que adotaram a redução para defender o pedido. No Recife, segundo ele, houve 1.771 acidentes com vítimas em 2016.

Leia mais…

Situação de escola no Pina preocupa André Régis

As condições da Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto, localizada no bairro do Pina, têm causado preocupação ao vereador André Régis (PSDB). Nesta terça-feira (16), ele discutiu na Câmara do Recife um requerimento de sua autoria que pede reformas estruturais na unidade. De acordo com o parlamentar, a escola passa por problemas que vão desde a deterioração do telhado à alta temperatura ambiente e à baixa luminosidade das salas de aula.

Leia mais…

Vereador exalta data histórica

Além de exaltar a data de passagem dos 200 da Revolução de 1817, uma das mais importantes do país e que antecipou o que viria ser depois a República, o vereador Marco Aurélio (PRTB) enfatizou a falta de visibilidade de tão importante acontecimento na historia do Brasil. “A Inconfidência Mineira é mais conhecida e estudada nas escolas brasileiras do que a revolução que antecipou o movimento republicano e que resultou ainda na abolição posteriormente.A Rede Glob nos deve uma minissérie sobre a Revolução de 1817”.

Leia mais…