Notícias do Vereador

Secretário vem à Câmara explicar o projeto de reestruturação administrativa

O atual chefe de gabinete do prefeito Geraldo Julio, cotado para ser secretário de Administração e Gestão do Recife, Marconi Muzzio, compareceu à Câmara Municipal do Recife para esclarecer dúvidas dos vereadores sobre o projeto de lei 01/2019, do Executivo, que extingue 295 cargos comissionados e promove a reestruturação da administração direta e indireta do município do Recife. Dentro da reestruturação administrativa proposta pela Prefeitura está o desmembramento da Secretaria de Infraestrutura e Habitação (ela passa a ser duas, de Infraestrutura e de Habitação) e a Secretaria de Planejamento e Administração de Gestão de Pessoas (também passa a ser duas, de Planejamento e Gestão e de Administração de Gestão de Pessoas).

Aderaldo Pinto critica proibição de estacionamento na rua da Lama

Um problema identificado na rua Gomes Taborda – mais conhecida como rua da Lama – foi alvo de um discurso do vereador Aderaldo Pinto (PSB) na tarde desta terça-feira (27), na Câmara do Recife. O parlamentar criticou a proibição, por parte da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), do estacionamento de automóvel nos dois sentidos da via.

Caixa de Natal recebe homenagem na Câmara

Diante da representatividade e importância do Caixa de Natal para o Recife, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma reunião solene, na manhã desta sexta-feira (30), para celebrar os 5 anos do evento. Anualmente, o Recife é palco do emocionante espetáculo Caixa de Natal formado por 38 crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-Criança que protagonizam a cantata natalina ocupando as janelas e a varanda do prédio da Caixa Cultural Recife, abrindo o ciclo natalino na cidade. Milhares de pessoas são esperadas para assistir gratuitamente a apresentação que começa pontualmente às 18h. O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu a solenidade.

Câmara marca criação da Aivape

O voleibol amador teve destaque na manhã desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal do Recife. Com o plenário da Casa repleto de atletas de várias idades, o vereador Eduardo Chera (PSC ), promoveu reunião solene para marcar a criação da Associação Independente de Voleibol Amador de Pernambuco (Aivape). Confessando ser um apreciador e praticante do esporte, o parlamentar elencou o nome de diversos atletas que inspiraram gerações de brasileiros. Isso, disse ele, “na terra do futebol onde muitas crianças sonham em usar a camisa Canarinha”. Com a diretoria da Associação ocupando a mesa dos trabalhos, a cerimônia foi conduzida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).

Vereadores e Consultoria Legislativa discutem o Regimento Interno

A Consultoria Legislativa da Câmara Municipal do Recife reuniu vereadores, vereadoras e assessores da Câmara para abordar o Regimento Interno da Casa. O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira (22), no Plenarinho. A apresentação foi conduzida pela consultora legislativa Lissandra Vieira. Estiveram à frente da mesa dos trabalhos o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), e o vice-presidente, vereador Carlos Gueiros (PSB).

Personalidades da esfera jurídica recebem Medalha Ministro Djaci Falcão

A Câmara Municipal do Recife promoveu na noite desta quinta-feira (20) a primeira edição de entrega da premiação Medalha de Mérito do Judiciário Ministro Djaci Falcão. A honraria, criada no ano passado por iniciativa do primeiro-secretário da Casa, o vereador Marco Aurélio (PRTB), prestigiou no plenário da Casa 37 membros da esfera jurídica estadual e nacional. Juízes, promotores, procuradores e advogados estiveram entre os homenageados da reunião solene.

Aderaldo Pinto pede melhorias no tráfego da Rua Conselheiro Theodoro

Durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (04) o vereador Aderaldo Pinto (PSB) subiu à tribuna para alertar a CTTU sobre a necessidade de fazer ajustes no trânsito da Rua Conselheiro Theodoro, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. De acordo com o parlamentar, trata-se de uma via estreita onde os carros estacionam dos dois lados, afetando a mobilidade dos veículos que passam pelo local.

Aderaldo Pinto relata solicitações de moradores da Zona Oeste

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) destacou, na manhã desta quarta-feira (10) na Câmara Municipal do Recife, dois assuntos que dizem respeito, segundo afirmou, a pleitos encaminhados pela comunidade ao seu mandato. Ele relatou as medidas tomadas para resolver as duas questões: a proibição de estacionamento nos dois lados da Rua Gomes Taborda, mais conhecida como Rua da Lama, e a construção de vestiário no Campo do 15, na Avenida do Forte, ambos na Zona Oeste do Recife.

Legislação e Justiça analisa emendas do plenário

A Comissão de Legislação e Justiça analisou, no final da tarde desta segunda-feira (12), as duas emendas apresentadas no plenário ao projeto de lei do Executivo número 11/2018 - que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte remunerado individual privado de passageiros intermediado por plataformas digitais no município.

Tenente Coronel José Aldo da Silva recebe Título de Cidadão

Recife tem um novo cidadão. Trata-se do Tenente Coronel José Aldo da Silva, membro do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O Tenente foi homenageado no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). As galerias da Câmara ficaram tomadas por amigos, familiares e membros da corporação que fizeram questão de marcar presença na solenidade. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu os trabalhos.

Lei faz ordenamento sobre nomes de ruas na Torre

Preocupado com a ordenação e a correção de nomes de ruas nos bairros, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) propôs projeto de lei, que foi aprovado e sancionado pelo Executivo, transformando-se na lei 18.192. Por esta lei, nomes de oito ruas no bairro da Torre foram corrigidos e oficializados. As ruas estão localizadas na comunidade da Vila santa Luzia.

Eriberto Medeiros é recebido na Câmara Municipal do Recife

Uma comissão de vereadores de diversos partidos recebeu o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, que fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Recife na manhã desta sexta-feira (10). Ele foi eleito e tomou posse no mesmo dia, 1º de agosto, em substituição a Guilherme Uchôa, morto prematuramente no mês passado. “Foi uma visita muito importante por diversos motivos. Esta é uma casa legislativa fundamental para o Recife e Pernambuco, pelo simbolismo histórico e político. Além disso, passei aqui dois mandatos e considero que a Casa de José Mariano foi minha escola”, disse o parlamentar.

Comissão de Redação é instalada na Casa

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) foi eleito presidente da Comissão de Redação da Câmara Municipal do Recife, para o biênio de 2019/ 2020, na manhã desta segunda-feira (11). A instalação do colegiado ocorreu na Sala das Comissões e foi coordenada pelo próprio vereador, por ter sido ele o mais votado do grupo nas últimas eleições, conforme determina o Regimento Interno. Para a vice-presidência do colegiado, foi eleito o vereador Marcos di Bria (PSDC).

Lei determina divulgação de preço de couvert artístico

Desde o ano passado frequentadores de bares, restaurantes e similares devem ser amplamente informados do valor do couvert artístico, estilo de música, início e término da atração. A medida foi proposta pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), através de projeto de lei ordinária 30/2017, que depois de votado na Câmara do Recife, foi sancionado pelo Executivo, tornando-se a Lei Municipal número 18.462/18.

Câmara realiza quinta edição do Prêmio Fernando Figueira

Vinte e sete personalidades da área de saúde foram homenageadas e escolhidas pelos vereadores da Casa de José Mariano para receberem o Prêmio “Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira”, na noite desta terça-feira (20). O Prêmio, em sua quinta edição, surgiu numa iniciativa do vereador Gilberto Alves (PSD), através de um projeto que deu origem à Lei Municipal 17.708/2011. A comenda reverencia o médico, pesquisador e professor, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira, que teve a vida inteira dedicada à medicina e seu ensino. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.

Aderaldo Pinto destaca o bairro da Torre

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) destacou alguns pontos do bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (10). Ele afirmou tratar-se de um local em que pauta ações e dedica bastante do seu tempo. O primeiro assunto foi a Ponte da Torre. “Recebi várias mensagens ao longo da semana com fotos e pedi para algumas pessoas verificarem a procedência das imagens”. Mas, segundo o parlamentar, a Prefeitura anunciou, sexta-feira passada, já ter enviado engenheiros para verificar a situação da ponte e que foi constatado que a estrutura não oferece riscos à população. Disse ainda que um edital será lançado no próximo trimestre para os serviços de manutenção.

Comissão que acompanha o Holiday se reúne com representantes da Celpe

Às vésperas de completar um mês da interdição do prédio Holiday, localizado em Boa Viagem, a Comissão Suprapartidária para acompanhar o Edifício Holiday, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião com representantes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa distribuidora que cortou o fornecimento de energia elétrica do prédio sob a alegação de risco de incêndio. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), na Sala das Comissões, e os dirigentes da companhia foram objetivos: a religação só será feita se o condomínio apresentar um projeto elétrico detalhado, dizendo o que fazer com a subestação que alimenta as instalações internas e com cada uma ligações das 476 unidades de moradia do prédio. A interdição ocorreu no dia 11 de março.

Vereadores de Garanhuns visitam Câmara do Recife

Aprender com o exemplo da Casa de José Mariano. Foi esse o objetivo de uma visita realizada à Câmara Municipal do Recife pelos quatro vereadores da nova Comissão Executiva da Câmara de Garanhuns, localizada no Agreste Pernambucano. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Casa, o vereador Carlos Gueiros (PSB), nesta sexta-feira (14).

Prefeito do Recife em exercício recebe vereadores da cidade

O prefeito do Recife em exercício, Eduardo Marques, recebeu um grupo de vereadores para uma visita de cortesia, na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete, no edifício sede da Prefeitura. Eles conversaram sobre os mais variados assuntos da cidade, que dizem respeito aos poderes Executivo e Legislativo.

Solene destaca Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE)

“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover-se a si mesmo. Essa frase dita por Platão reflete bem o que esses profissionais, hoje aqui homenageados, significam para a educação da nossa cidade”, disse a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante a reunião solene na noite desta quinta-feira (13), que homenageou a Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE). O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu o evento.

Câmara recebe proposta do novo Plano Diretor

O Recife terá uma nova lei para orientar a ocupação do seu solo urbano – e o projeto já se encontra na Câmara Municipal. A proposta do Plano Diretor Municipal foi entregue pela Prefeitura nesta sexta-feira (14) ao presidente da Casa de José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB), na sede do Poder Legislativo. O ato formal foi realizado pelo secretário de Governo e Participação Social do Recife, Sileno Guedes.

Aderaldo Pinto faz apelo para serviços da Compesa

A qualidade da água que está chegando às casas em ruas localizadas nos bairros do Engenho do Meio e Prado vem preocupando a população e o vereador Aderaldo Pinto (PSB). Na tarde desta segunda-feira (1º), o parlamentar comentou que vários moradores enviaram vídeos comprovando que a água não estaria em condição normal e pediu uma solução ao órgão do estado.

Comissão de Finanças e Orçamento analisa quatro proposições

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveu reunião na manhã desta segunda-feira (11), na Sala das Comissões. Em pauta, quatro proposições que receberam parecer de aprovação: o projeto de lei do Executivo número 01/2019, dois projetos de lei Ordinária (números 10/ 2018 e 28/ 2018), além do projeto de Resolução número 27/ 2018. Este último, de autoria da vereadora Ana Lúcia, foi destacado pelo presidente do colegiado, vereador Eriberto Rafael (PTC), e dispõe sobre a criação do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo.

Aderaldo Pinto agradece a CTTU

Foi para agradecer a solicitação atendida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que o vereador Aderaldo Pinto (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (20). O parlamentar comemorou o atendimento ao Requerimento nº 171/2019, de sua autoria, que liberou para estacionamento, um dos lados da Rua Gomes Taborda, localizada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Câmara realiza primeira audiência pública sobre Plano Diretor

A primeira das seis audiências públicas sobre o projeto de lei do Executivo número 28/2018, que institui o Plano Diretor do Município do Recife, ocorreu na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (21), para discutir “A Política de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial”. Esse tema foi escolhido porque corresponde ao primeiro abordado durante a Conferência da Cidade, na época da elaboração da peça legislativa. “Este espaço que estamos abrindo, com as audiências, se destina a ouvir o recifense sobre o que ele pensa do Plano. Queremos que a população participe cada vez mais para contribuir com a cidade”, afirmou o vereador Rodrigo Coutinho (SD), que preside a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor.

Vereadores se reúnem com secretaria de Mobilidade Urbana para tratar do Holiday

Na manhã desta quinta-feira (14), os vereadores que integram a Comissão Suprapartidária para acompanhar os riscos que envolvem o Edifício Holiday se reuniram com o secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, na Prefeitura do Recife. Durante o encontro, o secretário relatou ações realizadas, desde 1996, no sentido de achar uma solução para os problemas apresentados pelo prédio.

Aderaldo Pinto parabeniza Prefeitura do Recife e Emlurb

Foi para elogiar a Prefeitura do Recife e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) pela pavimentação de algumas ruas na Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, que o vereador Aderaldo Pinto (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (18). Segundo o parlamentar, desde o início do seu mandato, em 2013, já ocorreram avanços neste sentido. De acordo com ele, eram 59 ruas sem calçamento, mas, graças ao seu trabalho de intermediar a solicitação da comunidade junto à Prefeitura, "já conseguimos calçar 15, e agora eu recebi a notícia de que mais duas serão pavimentadas", comemorou.

Aderaldo Pinto aborda multas na Gomes Taborda

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) levou à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) reclamações sobre a aplicação de multas em locais onde o estacionamento é permitido na rua Gomes Taborda, também conhecida como rua da Lama, no Cordeiro. Segundo ele, vários comerciantes da área estavam sendo multados. Mas, afirmou que foi informado que essas multas são passíveis de anulação. Na reunião ordinária desta terça-feira (14), o parlamentar aproveitou o momento e prestou uma homenagem em comemoração aos 90 anos de idade do Padre Romeu e quase 50 anos na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Torre.

CLJ aprova substitutivo ao projeto de lei do ar-condicionado nos ônibus

Com a presença de 12 vereadores, a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) realizou reunião extraordinária na tarde desta terça-feira (14) para analisar e votar o substitutivo 01/2019, ao projeto de lei 360/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de equipamento de climatização nos meios de transportes públicos coletivos de passageiros do município do Recife. Através de parecer aprovou o substitutivo dizendo que ele corrige um vício de inconstitucionalidade da proposta original.

Aderaldo Pinto agradece por obras no Cordeiro e Engenho do Meio

Duas importantes obras na área de esportes e lazer foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio aos jovens da Zona Oeste do Recife: a revitalização do Campo do 15, na Avenida do Forte, no Cordeiro; e da Praça do Engenho do Meio. “Foram obras de restauração de equipamentos públicos de grande valor para os jovens e demais moradores dos dois bairros. A realização dessas obras mostra o quanto a gestão está comprometida com as comunidades”, afirmou o vereador Aderaldo Pinto (PSB), na reunião ordinária desta terça-feira (1º).