Na reunião Ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (15), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) criticou o ministro do Turismo, Gilmar Machado Neto, que insinuou que a não-realização dos desfiles das agremiações carnavalescas e escolas de samba em todo o Brasil foi uma espécie de castigo divino. Ela aproveitou para elogiar o prefeito João Campos que enviou para a Câmara Municipal do Recife o projeto de lei do Executivo número 01/2021, que propõe a criação do Auxílio Municipal Emergencial - AME – que vai beneficiar os artistas que ficaram sem poder trabalhar nos dias da folia.
02
A vereadora Dani Portela (PSOL) defendeu a aprovação de dois requerimentos apresentados em conjunto por ela e pelo colega de bancada, vereador Ivan Moraes, que foram votados na reunião Ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (15). Um dos requerimentos, o de número 458/2021, dirige apelo ao secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, para seja incluído o segmento de pessoas com deficiência na categoria de grupo prioritário para o Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19. O outro requerimento, o de 459/2021, solicita à secretária de Saúde da Recife, Luciana Albuquerque, para que seja garantida a acessibilidade física nos locais de vacinação da cidade do Recife.
A vereadora Liana Cirne (PT) alertou que a contratação dos 695 profissionais da área de saúde, aprovados e classificados através do concurso público previsto no edital 01/2019, “não é uma necessidade dessas pessoas, mas da cidade do Recife”, que enfrenta graves problemas com a pandemia da covid-19. Ela fez esse alerta ao defender o requerimento de número 415/2021, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito João Campos no sentido de fazer as contratações do concurso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Planejamento. “Não é só um direito subjetivo de contratação, mas um clamor maior. O Recife está enfrentando uma guerra desigual e injusta com um Governo Federal que trata a covid-19 com negacionismo e com igual irresponsabilidade a campanha de vacinação”, disse, na reunião Ordinária remota, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (15).
A criação do auxílio emergencial municipal, AME o Carnaval do Recife, projeto de lei nº 01/2021, da Prefeitura, para artistas que ficaram sem trabalho pela inexistência da festa, recebeu elogios da vereadora Dani Portela (PSOL), mas com ressalvas. Segundo ela destacou na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, faltou incluir diversos outros segmentos que também atuam na festa carnavalesca e não vão receber. “Espero que o nome dado ao auxílio, AME, conjugue de fato o verbo amar e inclua tantas categorias de profissionais que ficaram de fora e não têm onde buscar sustento”.
Um vídeo que circulou pelas redes sociais nos últimos dias foi alvo de um discurso do vereador Waldomiro Amorim (SDD) nesta segunda-feira (15). As imagens mostram dois integrantes da Guarda Municipal que atuam como agentes de trânsito conversando com um cidadão, em uma suposta transação de propina. Segundo o parlamentar, que se pronunciou durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, essa informação é falsa.
O vereador Zé Neto (PROS) agradeceu pela confiança a ele atribuída pela Câmara Municipal do Recife e pelos colegas vereadores e vereadoras que o escolheram, na semana passada, para os cargos de presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras e de vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. E falou da importância de estar à frente desses colegiados. “São espaços importantes da atuação parlamentar, pois elas permitem o contato direto do mandato com a população”, afirmou, na reunião Ordinária remota realizada por videoconferência, nesta segunda-feira (15).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) se pronunciou durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (15) para tratar de requerimentos elaborados por seu mandato. Os pedidos – que foram aprovados pelo plenário virtual – tratam da inclusão, no plano de vacinação contra a covid-19, de cuidadores responsáveis por pessoas com deficiência permanente severa, e da eletrificação da comunidade de Vilas Boas, no Barro.
Após a Prefeitura anunciar a criação de um projeto de Auxílio Municipal Emergencial para o setor da cultura ligado ao Carnaval, a discussão sobre o assunto chegou à Câmara do Recife com a tramitação do projeto de lei do Executivo nº 01/2021. Na reunião Ordinária remota desta segunda-feira (15), o vereador Ivan Moraes (PSOL) foi um dos parlamentares a tratar do tema. Ele pediu um debate sobre o auxílio que reflita as necessidades de toda a cadeia de cultura durante a pandemia de covid-19.
Três comissões temáticas permanentes da Câmara Municipal do Recife deram importante contribuição para que as agremiações e demais atrações artísticas que atuaram no carnaval do Recife em 2020 recebam este ano um benefício financeiro diante da impossibilidade de realização de eventos carnavalescos, por força da pandemia de covid-19. Em reuniões Extraordinárias realizadas por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (15), elas aprovaram o projeto de lei do Executivo número 01/2021, que agora está apto para ser votado em Plenário.
Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) fez uso da tribuna virtual para comentar a votação, nesta terça-feira (16), do projeto de lei de Executivo nº 1/2021. A proposta institui o Auxílio Municipal Emergencial (AME) para o setor cultural ligado ao Carnaval da cidade. Apesar de destacar pontos positivos da matéria, a parlamentar afirmou que o texto poderia ter passado por mudanças, principalmente para expandir o número de beneficiados.
Citando recente episódio de apreensão de um veleiro em águas do mar do Recife, com mais de duas toneladas de cocaína, em uma operação realizada pela Polícia Federal e órgãos internacionais de Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), cujo trabalho de prevenção contra as drogas vem de longa data, louvou a prisão dos envolvidos, mas lembrou que não basta apenas prender pessoas, mas fazer a prevenção nas comunidades mais pobres, onde a droga seduz pelas oportunidades aparentes que pode dar aos jovens. O vereador ressalvou, na manhã desta terça-feira (16), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que o alvo principal dos traficantes são jovens negros e pobres das comunidades, que não têm oportunidades de crescer na vida.
A vereadora Andreza Romero (PP) repercutiu, nesta terça-feira (16), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, via remota, um caso de violência contra animais ocorrido na Avenida Beira Rio, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. “Infelizmente, semana passada, as câmeras de segurança da avenida flagraram um homem tirando a vida de cinco gatos. Uma cena monstruosa. Sem pudor, sem receio de ser pego, sem ligar para as câmeras no local”.
O vereador Fabiano Ferraz (Avante) saiu em defesa do guarda municipal que aparece em vídeo anônimo, mostrando supostamente, que o profissional estaria recebendo uma aliança como propina. No entanto, o vereador, que também é da Guarda Municipal, argumenta que o caso ainda está em apuração pelos órgãos envolvidos, e que o profissional teria sido vítima de fake news. Ele disse ainda, na manhã desta terça-feira (16), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que o autor da gravação deveria se entregar por se tratar de fraude.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez elogios à atuação do secretário municipal Executivo dos Direitos dos Animais, Francisco Alberto de Lucena Rabello, que, segundo o parlamentar, em menos de dois meses de gestão, está tomando numerosas medidas administrativas visando melhorar o atendimento do Hospital Veterinário do Recife. “Ao ser criado o hospital já representou uma grande novidade para a cidade. Mas os benefícios que ele oferece estão sendo ampliados, aumentando o atendimento”, disse o parlamentar na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16).
A vereadora Andreza Romero (PP) pediu apoio ao requerimento nº 61/2021, de sua autoria, aos colegas que estavam presentes da reunião Ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16), na Câmara Municipal. Através da matéria legislativa, ela dirigiu indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que sejam destinados recursos financeiros do Carnaval deste ano para investir em hospitais, postos de saúde e para ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
Em defesa da causa de pessoas com doenças raras, a vereadora Michele Collins (PP) fez apelo para que fossem aprovados dois requerimentos de sua autoria, os de número 678/2021 e 679/2021, apresentados na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16). Ambos foram aprovados. “Essas pessoas sofrem muito, pois tomam medicamentos imunossupressores que as deixam suscetíveis às doenças graves. Por isso, peço a sensibilidade das vereadoras e dos vereadores para a aprovação destas propostas que têm como objetivo inclui-las no Plano Municipal de Imunização”, disse.
Nesta terça-feira (16), a Câmara do Recife votou e aprovou, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 1/2021, que institui o Auxílio Municipal Emergencial (AME) para o segmento cultural ligado ao Carnaval da cidade. Antes da votação, o vereador Alcides Cardoso (DEM) comentou a proposta em um discurso feito por meio da tribuna virtual. Ele criticou a não inclusão, dentre os beneficiados pelo texto, do setor que presta apoio técnico à festa.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência nesta terça-feira (16), a vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu o Requerimento número 504/2021, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para determinar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual no grupo prioritário a ser imunizado na fase 3 do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Ela citou requerimento aprovado na Câmara, que já prioriza a imunização em todos os tipos de deficiência.
A diminuição do número de ônibus do transporte público da Capital durante a pandemia de covid-19 foi alvo de críticas do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta terça-feira (16). Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar enfatizou que, com a redução da frota, o risco de aglomeração – e de infecção pelo coronavírus – aumenta.
Ao discutir sete requerimentos, de sua autoria, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou os de números 513, 515 e 516/2021, dirigidos à Emlurb, e que se referem à realização de melhorias no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Ela disse na manhã desta terça-feira (16), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que os moradores do bairro lutam para que o espaço cumpra a vocação de natureza botânica, de espaço de lazer e de educação ambiental, além de cultural.