O bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. O cyberbullying, também considerado uma forma de bullying, é praticado por meio de ferramentas tecnológicas, como os celulares. Os dois assuntos foram debatidos na audiência pública presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), na manhã desta terça-feira (21), tendo como tema “o Bullying e o Cyberbullying nas Escolas: A necessidade de ações concretas de prevenção e de combate a esses males que se alastram e violentam nossos alunos”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) elogiou o andamento das obras de requalificação da Upinha 24 horas Fernandes Figueira, que a Prefeitura do Recife vem realizando no bairro de Jardim São Paulo, com o objetivo de ser referência em atendimento à população da Zona Oeste do Recife. “A comunidade ganhará um serviço de primeira qualidade. O prédio onde a upinha funcionará está ficando excelente e eu terei orgulho de convidar todos os vereadores para a inauguração”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (30).
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou 12 projetos de lei e distribuiu oito, para análise e emissão de pareceres, em reunião realizada no início da tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife. “Foi uma reunião bastante produtiva, pois adiantamos a avaliação de várias matérias que agora terão segmento em outras comissões ou ficaram aptas para votação em plenário”, disse a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (PRB).
Tornar obrigatória, no ato da matrícula escolar, a apresentação da carteira atualizada de vacinação do estudante. É esse o objetivo do projeto de lei nº 188/2018, de autoria do vereador Antonio Luiz Neto (PTB), e que tramita na Câmara do Recife. Caso seja aprovada, a proposta vai ser direcionada a alunos de até 18 anos das redes de ensino municipais pública e particular.
O vereador Renato Antunes (PSC) analisou a situação política que o País está vivendo, às vésperas das eleições de sete de outubro, a partir de visita que realizou a uma escola privada de ensino fundamental 2. “Na visita que fiz à escola, perguntei aos jovens qual a opinião sobre a política. Eles, que tinham entre 12 e 13 anos, me responderam que se trata de uma prática que está associada à corrupção, aos ladrões e à Lavajato”, disse, na reunião desta terça-feira, (2).
O vereador Augusto Carreras (PSB), na tarde desta quarta-feira (15), na tribuna da Câmara, destacou a importância da educação pública e de qualidade e criticou os cortes de verbas da área, anunciados pelo governo Federal. “Tenho acompanhado pela internet as diversas manifestações que reúnem não só estudantes, mas pais, funcionários e muitas pessoas que sabem a importância da educação”, afirmou o parlamentar. Ele anunciou ainda que, após o seu discurso, iria às ruas participar da manifestação no centro do Recife.
A aprovação do projeto de lei 109/19, de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PSC), denomina Jornalista Graça Araújo a próxima ciclovia a ser inaugurada no Recife. O PLE foi aprovado na tarde desta terça-feira (02) e recebeu sugestão do vereador Carlos Gueiros para que a ciclovia da avenida Mário Melo receba o nome da jornalista por se localizar nas imediações do Sistema Jornal do Comércio, local onde a agraciada trabalhou por muitos anos.
Há um ano, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) convocou a população especialmente da Zona Sul da cidade a se concentrar e se manifestar pela construção de um parque em Boa Viagem. Ele disse na tarde desta terça-feira (23), na Câmara do Recife que conseguiu juntar mais de mil pessoas em defesa dessa ideia no movimento que ele denominou Domingo no Parque.
Com saldo positivo e muitos números para comemorar, o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Aerto Luna (PSB), contabilizou 124 projetos analisados, dos quais 18 projetos de lei do Executivo, 78 projetos de lei ordinários, 25 projetos de decreto legislativo, 2 projetos de resolução e 1 projeto de lei complementar. Ele informou na tarde desta terça-feira (02), na Câmara do Recife, que as reuniões da Comissão acontecem todas as segundas-feiras na Sala das Comissões.
A Câmara do Recife discutiu e votou, nesta segunda-feira (19), a Lei Orçamentária Anual (LOA), que fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2019. Durante o debate, o vereador Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna para demonstrar apoio a emendas apresentadas pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), que acabaram rejeitadas pelo plenário. O parlamentar também defendeu a emenda nº 47, de sua autoria, que visa beneficiar a infraestrutura de unidades de saúde pública municipais. Assim como a LOA, a proposta foi aprovada pela Casa de José Mariano.
Na tarde desta quarta-feira (28), o vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou a Conferência para Revisão do Plano Diretor que será realizada nos próximos dias três e quatro de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Ao ocupar a tribuna da Casa o parlamentar informou que estará ausente da Câmara nestes dias, para acompanhar de perto as discussões.
A vereadora Michele Collins (PP) destacou a sua viagem para Inglaterra com o objetivo de participar do curso sobre "Direitos Humanos e Liberdade Religiosa: ONU e Sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA)", que aconteceu na Universidade de Oxford de 11 a 14 de abril. “Ir para a Inglaterra e ser a única vereadora do Brasil participando desse evento e representar a Câmara de Vereadores do Recife, foi uma honra muito grande”, disse a parlamentar na tarde desta segunda-feira (22), na Câmara do Recife.
Em meio à discussão de cunho partidário que tomou conta da reunião plenária da Câmara do Recife nesta quarta-feira (20), o vereador Jairo Britto (PT) subiu à tribuna para fazer uma defesa da atuação do Partido dos Trabalhadores. O tema da educação foi o ponto principal do discurso do parlamentar.
Sistema de rodízio na Escola Jader Figueiredo, obras paradas na Escola José Lourenço e na UPA-E Ibura, atrasos na entrega do Ginásio de Esportes Geraldão. Esses foram alguns dos problemas citados pelo vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Câmara do Recife, em um discurso crítico à Prefeitura realizado no plenário nesta quarta-feira (20). O parlamentar ainda comentou a atuação do deputado federal João Campos (PSB), que tem visitado localidades da capital pernambucana.
Uma conquista para os jornalistas. Foi assim que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) definiu a formalização da Cooperativa de Jornalistas do Estado de Pernambuco, ocorrida no dia 22 de maio. A parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) para repercutir o tema.
Uma equipe do gabinete do vereador André Régis (PSDB), incluindo um engenheiro, fez vistoria nas instalações do Teatro de Santa Isabel, construído em estilo neoclássico, pelo arquiteto francês Louis Vauthier, e constatou que não está equipado para um eventual incidente. Ele disse que há cerca de 150 anos houve um incêndio no teatro e o Estado não tinha dinheiro para pagar a reconstrução do espaço. Comparou ainda que, da mesma forma, nos dias de hoje, se houvesse uma tragédia, o Estado não teria dinheiro para custear as obras necessárias.
O vereador André Régis (PSDB) afirmou que falta uma autocrítica ao Partido dos Trabalhadores (PT), sobretudo, por conta do atual momento político do Brasil. Durante a reunião plenária na manhã desta quarta-feira (17) ele ressaltou que retornava à discussão iniciada no dia anterior, em que abordou o recente discurso do senador eleito do Ceará, Cid Gomes. Além disso, leu trechos de itens do programa do candidato do PT à presidência da República e considerou como perigosas algumas propostas.
Aprender com o exemplo da Casa de José Mariano. Foi esse o objetivo de uma visita realizada à Câmara Municipal do Recife pelos quatro vereadores da nova Comissão Executiva da Câmara de Garanhuns, localizada no Agreste Pernambucano. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Casa, o vereador Carlos Gueiros (PSB), nesta sexta-feira (14).
A votação de três propostas que têm a educação como tema foi repercutida em um discurso proferido pela vereadora Ana Lúcia (PRB) nesta segunda-feira (20), na Casa de José Mariano. Durante a reunião plenária, a Câmara do Recife discutiu e aprovou os projetos de lei de autoria do Poder Executivo nº 03/2019, 04/2019 e 07/2019, que buscam valorizar os profissionais da área.
Na reunião plenária na manhã desta quarta-feira (17), o vereador Ivan Moraes (PSOL) abordou a importância do debate entre os candidatos à presidência da República neste período de campanha. Ele afirmou que, ao se aproximar o dia das eleições do segundo turno, fica claro perceber que este pleito é difícil e, por isso mesmo, será histórico para o Brasil. “Seremos cobrados por nossos filhos e filhas, netos e netas. Todo mundo vai querer saber onde cada um de nós estava no segundo semestre de 2018”.