A importância do trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância sobretudo nesse momento em que o País discute as denúncias feita pelo youtuber Felca de adultização e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Este foi o assunto abordado pela vereadora Flávia de Nadegi (PV) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (19). "Estamos vivendo um tempo perigoso, em que meninas e meninos são empurrados para uma vida que não lhes pertence. Expostos em redes sociais, erotizados por indústrias que estão lucrando às custas da ceifação da infância das nossas crianças", lamentou a parlamentar. "É preciso deixar registrado que esta Casa saiu na vanguarda quando decidiu, por unanimidade, criar uma Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância".
Dois temas motivaram um debate entre os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (19): as manifestações da segunda-feira (18), promovidas na capital por carroceiros, e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para investigar irregularidades em contratos de publicidade firmados pelo Governo do Estado.
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) multou à Prefeitura do Recife em R$ 500 mil reais por desmatamento irregular e embargou a obra de construção de dois habitacionais, na antiga Vila da Aeronáutica, no bairro de Boa Viagem. A punição foi repercutida na tribuna do plenário da Câmara Municipal pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião Ordinária desta terça-feira (19). “Existe uma licença da CPRH para aquele terreno e uma outra parte foi passada para a Prefeitura, na questão de erradicação das árvores. Então, é preciso que a CPRH fale sobre essa questão porque não ficou claro”. O parlamentar lembrou ainda que o terreno público foi doado pelo governo federal para moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A vereadora Kari Santos (PT) cobrou a nomeação dos Auxiliares de Desenvolvimento Educacional Especial (ADEEs) para melhorar o atendimento às crianças atípicas na rede municipal de ensino. “Há um acordo firmado entre a Prefeitura do Recife e o Ministério Público para contratar todos os profissionais que estão trabalhando. A contratação deveria ocorrer até o dia 15 de agosto e até agora, nada”, lamentou a parlamentar na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (19). De acordo com Kari Santos, o Recife tem 194 ADEEs concursados e 507 contratados, para atender cerca de 11 mil crianças atípicas matriculadas. “As crianças estão sendo atendidas em regime de rodizio, pois não há profissionais suficientes para garantir que essas crianças tenham acesso à educação. A nomeação deveria ser uma prioridade da Secretaria de Educação”, defendeu.
Foi aprovado na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (18), requerimento do vereador Luiz Eustáquio (PSB) solicitando a realização de uma reunião solene, no plenário da Casa, no dia 11 de setembro, em homenagem aos 170 anos do Congrecionalismo no Brasil. Antes da votação, o vereador subiu à tribuna para parabenizar a Igreja Congregacional, que hoje completa 170 anos e já recebeu homenagens de outras casas legislativas. “Semana passada tive a oportunidade de estar na Alepe [Assembleia Legislativa de Pernambuco] participando de uma atividade muito importante, Hoje pela manhã, na Câmara Federal, também houve uma homenagem para esta igreja. A gente fica muito feliz em poder homenagear ela aqui nesta Casa”, afirmou. “A gente tem sempre falado da importância que tem a igreja, do quanto ela fortalece nossa sociedade, e não é diferente com a Igreja Congregacional".
A semana começou com protestos em várias ruas da cidade. Carroceiros interditaram vias e vieram à Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (18), pedir apoio aos vereadores. Eles querem a revogação da lei municipal número 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado em todo o Recife. Um grupo de carroceiros foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), junto com os vereadores Chico Kiko (PSB) e Júnior de Cleto (PSB).
Durante a apresentação de 17 requerimentos de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (18), o vereador Davi Muniz (PSD) debateu as proposições, em bloco. Ainda sobre o bairro, ele também discutiu um requerimento do vereador Eduardo Mota (PSB). “O que me chama a atenção é que eles mostram que o bairro da Várzea está em situação de abandono”, disse. Todos os requerimentos pedem ações e obras não só para o bairro, como também para comunidades vizinhas, todas localizada na Zona Oeste. Os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Júnior de Cleto (PSB) participaram dos debates.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira, (18), o vereador Felipe Alecrim (Novo) teceu várias críticas à gestão municipal. “Atualmente, temos um problema de cunho ambiental”, informou, ao garantir que houve desmatamento e morte de animais no terreno da Vila da Aeronáutica, em Boa Viagem, onde a gestão anunciou que vai construir dois habitacionais, em parceria com o Governo Federal. “Por falta de licença ambiental, a Prefeitura vai ter que pagar meio milhão de reais de multa, um dinheiro que será tirado dos impostos pagos pela população”, disse. O vereador apontou, ainda, que a PCR também vem enfrentando problemas com uma operação “conduzida pelo Ministério Público, com 22 mandados de busca e apreensão, para [investigar] suspeita de fraudes em licitação [para obras] cuja soma de recursos supera meio milhão”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (18), o plenário aprovou o requerimento nº 7.332/2025,de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). A proposição solicita providências necessárias à atualização e adequação do Portal da Transparência da Prefeitura do Recife, com vistas à disponibilização de área dedicada a informações sobre empréstimos, em especial à destinação de valores e montantes já obtidos. Além da autora, o requerimento foi discutido pelo líder da bancada de oposição vereador Felipe Alecrim (Novo) e pelo vereador Carlos Muniz.
Fundada em 14 de setembro de 1994, a quadrilha junina Origem Nordestina vai ganhar uma homenagem na Câmara do Recife. A reunião solene para comemorar os 31 anos do grupo foi proposta pela vereadora Flávia de Nadegi (PV) por meio do requerimento nº 7.321/2025, aprovado pelo plenário da Casa durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (18). Na tribuna, a parlamentar defendeu a proposição e salientou o papel econômico, social e cultural da quadrilha. “O ciclo junino dura o ano inteiro. Existem milhares de famílias, centenas de crianças, de pais e de mães, que tiram o seu sustento desse ciclo junino”, disse. “A Origem Nordestina leva mais do que passos marcados e trajes coloridos para os palcos. Eles levam consigo histórias. Histórias de superação de uma juventude que encontra na cultura um caminho, de crianças e adolescentes que aprendem valores, como disciplina, coletividade e amor às nossas raízes”.