Notícias

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu desembargadores eleitos como dirigentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2026-2028. O objetivo da visita de cortesia foi a entrega do convite para a sessão solene de posse que será realizada no próximo dia 2 de fevereiro, ás 16h no Palácio da Justiça.

A Câmara Municipal do Recife divulgou edital de desfazimento de bens usados - a serem doados a entidades - para fins e uso de interesse social. Trata-se de um único lote, com 56 itens de mobília, a exemplo de birôs e armários de madeira, frigobar, dentre outros. Para participar, é necessário preencher o formulário de manifestação de interesse e fornecer a documentação necessária, até o próximo dia 5 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a “Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado” – Grau Grande Oficial, no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), na tarde desta quinta-feira (15). Trata-se da mais alta condecoração instituída pelo Judiciário pernambucano e foi entregue pelo presidente do órgão, desembargador Ricardo Paes Barreto, no gabinete da Presidência.

Disponibilização de salas de aula em escolas públicas, nos Centros Comunitários da Paz (Compaz), além do apoio logístico e de estrutura para manutenção de cursinhos populares. Essas são algumas das medidas previstas no Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº378/2025, que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), prevê a criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares (RMCP).

Servidoras e funcionárias públicas do município do Recife com sintomas graves associados ao ciclo menstrual podem ganhar direito a até dois dias consecutivos de licença por mês, sem prejuízos à sua remuneração ou a outras prerrogativas funcionais. É isso que propõe o projeto de lei nº 489/2025, apresentado à Câmara do Recife pelo vereador Osmar Ricardo (PT). A matéria será analisada pelas comissões permanentes da Casa e, em seguida, votada pelo plenário.

Com 75 anos de história, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A iniciativa, trazida pelo projeto de lei nº 462/2025, é da vereadora Natália de Menudo (PSB) que justifica a proposta ressaltando as relevantes atividades sociais e assistenciais da entidade no município.

Adoção de medidas permanentes de promoção do respeito e de enfrentamento do racismo em espaços privados de convivência, esportes e lazer situados no Recife, através de informações educativas visíveis ao público e da disponibilização de canais de denúncia acessíveis e eficazes. Essa é a finalidade do projeto de lei nº 476/2025, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), em tramitação na Câmara Municipal.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos no mundo, sendo o suicídio a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, o Ministério da Saúde registra, em média, mais de 14 mil mortes por suicídio por ano, o que corresponde a cerca de 38 casos por dia. Os números preocupantes embasam a justificativa do projeto de lei nº 430/2025, que busca instituir a “Patrulha da Saúde Mental” no município. De autoria da vereadora Liana Cirne (PT), a proposta já está em tramitação na Câmara do Recife.

Ao longo de 2025, o bairro do Jordão esteve entre as principais preocupações do vereador Júnior Bocão (PSD). Ao todo, a localidade foi o foco de 172 dos 225 requerimentos protocolados no ano passado pelo parlamentar. Pavimentação, drenagem, serviços de saneamento e a implementação ou melhoria de equipamentos públicos foram algumas das reivindicações apresentadas por Júnior Bocão à Câmara Municipal do Recife.

O vereador Júnior de Cleto (PSB) apresentou, na Câmara Municipal do Recife, diversos requerimentos para melhorias em ruas do bairro de Água Fria, na Zona Norte da capital. Os pedidos são destinados à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e tratam de recuperação de concreto, limpeza e capinação dentre outras benfeitorias.