Um dia após o governo de Pernambuco anunciar a quarentena em todo o Estado, em que serão permitidas apenas atividades essenciais, entre os dias 18 e 28 deste mês, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) pediu a inclusão das óticas na lista desses serviços. O pronunciamento ocorreu durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16).
03
Ao relatar que perdeu amigos para a covid-19 e que está solidário a assessores cujos familiares faleceram por causa da doença, o vereador Doduel Varela (PSL) defendeu as medidas restritivas anunciadas pelo governador Paulo Câmara. “Estou muito triste com essa situação. Por isso, quero dizer que quem defende o lockdown não é insensato, embora reconheça que quem defende a economia não é fascista”, comentou, na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16).
“Este não pode ser um debate politizado. Não pode ser um debate ideologizado. É um debate científico”, afirmou a vereadora Liana Cirne (PT) ao se posicionar contrária ao uso de medicamentos para tratamento precoce da covid-19. Ela fez o pronunciamento durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16), em que o assunto foi abordado por vários parlamentares.
A Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), analisou e discutiu três proposições: um projeto de resolução foi aprovado e dois projetos de lei ordinária tiveram parecer pela rejeição. O presidente do grupo informou aos participantes, na tarde desta terça-feira (16), durante a reunião realizada de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, que o próximo encontro será totalmente no formato remoto, seguindo orientações da quarentena decretada pelo Governo do Estado. Também informou que, na ocasião, novas propostas serão distribuídas para análise de seus respectivos relatores. Participaram da reunião os vereadores Rinaldo Júnior (PSB), Andreza Romero (PP) e Samuel Salazar (MDB).
Em virtude da importância do debate sobre tratamento precoce ou não à covid-19, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) disse que tomou a invermectina quando foi acometido pela doença, mas não concorda em politizar e extremar esse debate entre esquerda e direita. Ele frisou na manhã desta terça-feira (16), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, nunca ter se furtado em dizer que o presidente Bolsonaro errou ao atrasar a compra de vacinas, não recomendar máscara ou distanciamento social. No entanto, acha que o debate eleitoral deve ser feito no ano que vem.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) celebrou os 32 anos de criação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev). Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (16), transmitida por videoconferência, ele lembrou fatos marcantes da entidade e parabenizou os servidores e servidoras pela data.
Presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), a Comissão de Políticas Públicas para a Juventude da Câmara do Recife promoveu uma reunião remota com seus membros nesta quarta-feira (17) para deliberar sobre diversos assuntos. Na ocasião, o grupo decidiu realizar uma audiência pública com o tema “Desafios da juventude na atualidade” para marcar a Semana Municipal da Juventude.
Com a presença de representantes das quatro principais entidades médicas de Pernambuco, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião virtual na manhã desta quinta-feira (18). O encontro coincidiu com o primeiro dos 11 dias da quarentena decretada pelo Governo do Estado, quando apenas os serviços essenciais poderão funcionar visando conter a propagação do vírus da covid-19.
A vereadora Liana Cirne (PT) promoveu, na manhã desta quinta-feira (18), uma audiência pública para discutir o projeto de lei da cultura popular. Ela explicou que este encontro, realizado virtualmente pela Câmara do Recife, será o primeiro para a formatação de um projeto de lei do seu mandato. Participaram representantes do governo municipal na área de cultura, representantes de grupos de cultura popular, além de artistas e militantes.
Presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife analisou, nesta quinta-feira (18), as contas da gestão de saúde do Poder Executivo referentes ao segundo e ao terceiro quadrimestres de 2020. Durante a audiência pública, que aconteceu de forma remota, os vereadores fizeram questionamentos à secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e solicitaram documentos adicionais para a análise dos gastos do município na área.
Durante a audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara do Recife que analisou, nesta quinta-feira (18) as contas da Prefeitura no setor relativas aos dois últimos quadrimestres de 2020, vereadores e membros da sociedade levantaram diversos questionamentos à secretaria de Saúde, Luciana Albuquerque. Os principais pontos abordados disseram respeito à gestão da pandemia de covid-19 realizada pela pasta. A reunião da Comissão, que é presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), ocorreu de forma remota.
“A UFRJ apresentou um ranking com os profissionais que estão com maior risco de infecção por covid-19. Os primeiros são ligados à saúde bucal. Eles são um dos poucos que precisam pedir que os pacientes tirem a máscara e, assim, se expõem”. Com essas palavras, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez um apelo para que a Prefeitura promova a rápida vacinação de dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal. O parlamentar se pronunciou nesta segunda-feira (22), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife.
A vereadora Michele Collins (PP) elogiou o prefeito João Campos que anunciou o Auxílio Municipal Emergencial Recife (AME Recife) para grupos que precisam de um apoio na renda mensal. “Essa ajuda vai beneficiar pessoas que estão em alta vulnerabilidade social. É preciso reconhecer a importância dessa iniciativa”, afirmou, na reunião Ordinária realizada de forma remota, pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (22).
O vereador Júnior Tércio (Podemos) utilizou seu tempo na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (22) para repercutir uma liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco que libera cultos presenciais em uma igreja evangélica de Boa Viagem durante o período de lockdown decretado pelo Governo do Estado. Contrário ao fechamento de templos como forma de prevenção à doença, o parlamentar comemorou a decisão – e lamentou a sinalização dada pelo Governo de que vai recorrer.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) fez a defesa de requerimento da vereadora Natália de Menudo (PSB) dirigindo apelo ao prefeito João Campos para que os estudantes de cursos de enfermagem tenham prioridade na vacinação contra a covid. A proposta foi aprovada na reunião Ordinária realizada de forma remota, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22).
O discurso proferido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 10 de março em São Bernardo do Campo (SP) foi alvo de dois requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT), colocados em pauta nesta segunda-feira (22), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. Por meio das propostas, a parlamentar pediu voto de aplausos ao pronunciamento e sua transcrição nos anais da Casa. Ambas as matérias, entretanto, receberam pedidos de vista do vereador Alcides Cardoso (DEM), devendo retornar à pauta somente na semana que vem.
Críticas a ações do presidente da República, à superlotação no transporte público e ao auxílio municipal emergencial da Prefeitura do Recife. Os três assuntos foram destacados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (22). “Eu vou votar favorável ao auxílio municipal emergencial, mas ainda está aquém da necessidade do povo do Recife”, disse.
"No último final de semana, no Distrito Federal, foi possível acompanhar mais uma ação do desgoverno federal, quando o presidente Jair Bolsonaro promoveu aglomeração". Com esta fala, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) protestou mais uma vez contra o que ela considera um descalabro do chefe da nação. Ela disse na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária na Câmara do Recife, por videoconferência, que mais uma vez o presidente promove aglomeração sem considerar o momento crítico da pandemia.
O vereador Felipe Alecrim (PSC), através do requerimento 1641/2021, solicitou uma audiência pública com o fim de debater "Os Desafios da Juventude na Atualidade", a ser realizada no próximo dia 08 de abril. Ele disse durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), por videoconferência, que o encontro deverá ser realizado às 14h. O requerimento foi aprovado no plenário virtual.
O vereador Chico Kiko (PP) agradeceu o convite formulado pelo Partido Progressista, através do presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte, e do presidente municipal, Lula da Fonte, para que ele seja pré-candidato a deputado estadual. O vereador destacou, na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a repercussão ao convite foi excelente.