A vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, conduziu os trabalhos, por meio de videoconferência, na tarde desta segunda-feira (28). Os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB) acompanharam a reunião. Seis projetos foram distribuídos, sete analisados e, na ocasião, a Comissão contou com a participação de um convidado que abordou problemas que estariam ocorrendo em uma parceria realizada entre a Prefeitura e o sistema prisional.
03
Na reunião Ordinária desta terça-feira (29), o vereador Renato Antunes (PSC) comentou a falta de vagas em creches da cidade. Na Câmara Municipal, ele também defendeu o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, que pediu exoneração do cargo após denúncias de tráfico de influência no Ministério.
Ao comentar que o presidente Bolsonaro “deixa um rastro de destruição por onde passa”, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara do Recife, que ele atenta contra a história e a natureza em Pernambuco. “O alvo dele agora é o nosso Estado. O presidente quer construir uma escola de sargentos em Aldeia (localizada em Camaragibe), e isso vai destruir parte da Mata Atlântica. Além disso, quer interferir nas regras de construção de imóveis em Fernando de Noronha”. A reunião Ordinária ocorreu na manhã desta terça-feira (29).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) falou de dois temas distintos na reunião híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (29). Um dos temas, as comemorações que ocorrerão por conta do centenário de criação do PCdoB, no final de semana, no Rio de Janeiro. O segundo foi a necessidade de se refazer uma lei, cujo projeto de lei do Executivo foi aprovado recentemente, mas que deixou de fora as conquistas salariais históricas adquiridas pelos “técnicos municipalizados” do Recife.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) dirigiu-se à tribuna para comemorar o anúncio do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que desobriga a utilização de máscaras em ambientes abertos. O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (29), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. O parlamentar também citou que no início de abril ocorre audiência pública sobre os festejos de São João.
Na manhã desta terça-feira (29), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Doduel Varela (PSL) discutiu o requerimento nº 3179/2022, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito João Campos para o retorno do posto de saúde Bongi/ Boa Ideia, no bairro de San Martin. “Solicito o apoio dessa Casa para essa proposição. A unidade do posto foi fechada e os moradores passaram a ser atendidos na Upinha do Bongi, que dobrou o número de atendimentos”. A proposição foi aprovada no plenário da Casa.
A queda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Dani Portela (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (29), durante a reunião plenária. Na ocasião, a parlamentar defendeu que as suspeitas que motivaram o pedido de exoneração de Ribeiro – ou seja, a existência de crimes de tráfico de influência e corrupção envolvendo pastores evangélicos que atuariam junto ao Ministério – teriam ocorrido sob a anuência do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
A vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (29) para salientar o avanço nos debates em torno do projeto de lei nº 35/2022, de sua autoria, que tramita na Casa de José Mariano. A matéria trata da obrigatoriedade da apresentação do certificado de vacinação contra a covid-19 às instituições de ensino públicas e privadas do município para a participação de atividades pedagógicas presenciais.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes analisou 16 matérias legislativas durante reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (29). Entre as propostas debatidas, aprovou 12 projetos de lei Ordinária (PLOs), dois projetos de decreto legislativo (PDL) e pediu vistas de outros dois PLOs. Também foram distribuídos mais 16 proposições para análise de relatores e posterior emissão de pareceres.
Aguardado pela população desde 2011, o Parque da Tamarineira não saiu do papel até hoje. Localizado em um terreno onde funcionam diversas unidades de saúde – dentre elas, o Hospital Ulysses Pernambucano –, o futuro equipamento de lazer foi alvo de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife nesta terça-feira (29). O debate, proposto pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), se concentrou na necessidade de manutenção dos leitos de emergência psiquiátricas oferecidos pelo Hospital e nas cobranças para que o Poder Executivo municipal se atenha ao projeto inicial do Parque.
A Câmara Municipal prestou reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ex-secretária Executiva da Juventude do Estado de Pernambuco, Camila Cláudia Alves de Barros. Nascida na cidade de São José de Mipibú, Rio Grande do Norte, ela recebeu o Título de Cidadã do Recife na manhã desta quarta-feira (30), numa iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). A reunião solene, no plenário da Casa, foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS) e acompanhada por amigos, parentes, políticos e autoridades.
Por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (30) para comemorar o Dia Nacional do Circo e Mundial do Teatro, ambos transcorridos na mesma data, 27 de março. Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, a parlamentar entregou diplomas homenageando 49 pessoas, coletivos e entidades representantes das duas manifestações artísticas de diversas cidades pernambucanas. O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 e marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Já o Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao “Rei dos Palhaços” do Brasil, Piolin, nascido na mesma data, em Ribeirão Preto (SP).
Presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara do Recife promoveu uma reunião por videoconferência nesta quarta-feira (30) para discutir e votar 14 projetos que tramitam na Casa. Dentre eles, estava o projeto de lei nº 416/2021, de autoria do presidente do Poder Legislativo, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). A matéria, cujo parecer pela aprovação foi acatado pela Comissão, visa a dar o nome de Parque da Esperança ao antigo Centro de Treinamento do Santa Cruz Futebol Clube.
Com o objetivo de ampliar a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, a Câmara do Recife passará a contar com intérpretes de Libras - Língua Brasileira de Sinais em suas reuniões plenárias e solenes. Os profissionais começam o trabalho nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária, a partir das 10h, assegurando aos surdos o direito de participar e poder compreender o trabalho dos vereadores.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) promoveu uma audiência pública para discutir os gastos do Poder Executivo com a área de publicidade. O evento foi realizado no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (31). Representantes da sociedade civil, Prefeitura, além dos vereadores Zé Neto (PROS) e Samuel Salazar (MDB) participaram do debate.
Em reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara do Recife entregou o Prêmio Advogada Maria de Fátima Miranda de Oliveira para 20 mulheres, na manhã desta quinta-feira (31). A iniciativa foi da vereadora Michele Collins (PP). No plenário da Casa, a reunião solene foi presidida pelo vereador Alcides Teixeira Neto (PSB) e contou com a presença da família da advogada que dá nome à honraria, além de amigos, amigas, ex-alunos e ex-alunas.
Consciente da necessidade de se manter viva a memória dos crimes cometidos durante o regime militar, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu audiência pública híbrida nesta quinta-feira (31), na Câmara Municipal do Recife. O evento, que foi marcado por retrospectivas e análises críticas sobre o atual cenário político brasileiro, coincidiu com o 58º aniversário da ditadura implantada em 31 de março de 1964 e que se estendeu até 1985. “Hoje, portanto, é um dia de luta. Afinal, ainda temos um presidente da República que defende o regime autoritário de 64”, resumiu a parlamentar.
Uma história que se confunde com a dos embates do século XX e das lutas por soberania e igualdade nas últimas décadas. A trajetória do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que completou cem anos no dia 25 de março, foi celebrada nesta quinta-feira (31) em uma reunião solene promovida na Câmara do Recife. A homenagem, requerida pela vereadora Dani Portela (PSOL) e presidida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), contou com a presença de militantes e lideranças da legenda.