Depois de dois anos sem a realização de grande eventos na cidade, por causa da pandemia do coronavírus, o Carnaval do Recife voltou esse ano e foi tema de pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL), durante a reunião plenária desta segunda-feira (27).
02
O Carnaval de Recife e Olinda foi um dos temas principais da reunião plenária da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foi uma das parlamentares que subiram à tribuna para fazer comentários sobre os festejos. Um dos pontos abordados pela parlamentar foi a discussão em torno da Casa de Redução de Danos instalada em Olinda para o Carnaval pela Escola Livre de Redução de Danos, organização com sede no Recife. Alvo de uma ação policial na segunda-feira de Carnaval (20) por uma denúncia de apologia ao uso de drogas, a Casa de Redução de Danos foi avaliada com ressalvas pela vereadora.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) para tratar do problema do atraso de salários de milhares de trabalhadores terceirizados que atuam no Governo de Pernambuco. Na ocasião, o parlamentar repercutiu uma audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT) na última quinta-feira (23) com membros de pastas como a Secretaria da Fazenda e da Educação. De acordo com Rinaldo Junior, os trabalhadores se encaminham para ficar dois meses sem receber.
Como parte de um projeto pedagógico e de assistência social, que busca contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, enquanto cidadãos, crianças que participam do Instituto Solidare, uma ONG do bairro de Coqueiral, Zona Oeste, visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (28). A visita funcionou como um passeio onde os cerca de 30 meninas e meninos de 6 a 8 anos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do prédio onde funciona o Poder Legislativo. Eles também assistiram à reunião ordinária da Câmara e ficaram sabendo como trabalham as vereadoras e vereadores.
Oito requerimentos voltados para reformas estruturais em unidades educacionais de vários bairros do Recife foram debatidos pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora das proposições, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (28). As matérias foram aprovadas. “São oito requerimentos que tratam de requalificação de unidades de ensino e nosso mandato é focado nas visitas às escolas feitas por nossos assessores. O objetivo único é o de contribuir para que os locais funcionem não somente em relação à infraestrutura, mas também com relação aos professores para que o desenvolvimento do trabalho dos nossos docentes seja pleno”.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) fez um apelo para que o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), paute a votação do veto dado pelo prefeito João Campos à emenda de sua autoria apresentada ao projeto de lei do executivo (PLE) número 46/2022, que autoriza o poder público a desafetar e alienar bens imóveis pertencentes ao município. “Através de uma votação do veto, espero que este plenário reforce a independência do Legislativo em relação ao Executivo”, afirmou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta terça-feira (28).
Durante o Carnaval, a Polícia Civil de Pernambuco registrou o assassinato de ao menos oito mulheres no Estado. Os casos foram repercutidos na Câmara do Recife nesta terça-feira (28) pela vereadora Liana Cirne (PT), no plenário. De acordo com a parlamentar, as mortes contrastam com o período de alegria representado pelo Carnaval e possuem uma raiz em comum: a misoginia. “Enquanto nós aceitarmos que mulheres morram durante uma folia ou em qualquer situação, nós estamos acobertados de vergonha. E isso não pode se repetir”.
Para incentivar a educação ambiental no Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (28), o projeto de lei número 230/2022, de sua autoria, que determina aos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife a realização de visitas semestrais aos parques urbanos e aos equipamentos do Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup). "O projeto já tem o parecer favorável da Comissão de Educação e o objetivo dele é para que a gente possa, de fato, educar as próximas gerações sobre os cuidados com o nosso planeta".
O Dia Nacional das Doenças Raras, celebrado anualmente hoje, último dia do mês de fevereiro, e que tem como o objetivo reivindicar direitos e destacar a importância de novos tratamentos dessas enfermidades, foi lembrado no discurso da vereadora Pretas Juntas (PSOL), durante reunião plenária desta terça-feira (28), da Câmara do Recife. "Eu, enquanto mãe de uma criança que tem uma patologia desconhecida, que é a megalencefalia, precisei sair daqui para o Rio de Janeiro, onde descobri, de fato, o que era a doença neurológica. Há muitas dificuldades para se conviver com doenças raras na nossa cidade".
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (28) um requerimento do vereador Zé Neto (PROS) dirigido à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), solicitando o serviço de capinação e limpeza das canaletas da rua Projetada, na comunidade dos Tijolos, no bairro da Imbiribeira. Durante a discussão, o vereador Paulo Muniz (SD) teceu comentários ao requerimento nº 997/2023 – de acordo com ele, a intervenção já foi promovida no dia 17 de fevereiro, a pedido do seu gabinete.
Num cenário mundial de Guerra da Ucrânia e, no âmbito nacional, de desaceleração econômica, com alta taxa de juros, recuo na produção industrial e a previsão de queda no ritmo de crescimento da atividade econômica para 2023, a Prefeitura do Recife ainda assim alcançou as metas fiscais no exercício de 2022, cumprindo as determinações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O resultado fiscal do terceiro quadrimestre do ano passado da Prefeitura do Recife – que, na prática é uma avaliação de todo o ano anterior – foi apresentado em audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento realizada na tarde desta terça-feira (28).