Um dia depois de ter tornado pública a filiação ao PSB, a vereadora Goretti Queiroz voltou a falar no tema durante a reunião ordinária desta quarta-feira (11) e disse que assinou a ficha no Partido Socialista Brasileiro porque viu na agremiação uma “grande oportunidade de ajudar ainda mais os animais da capital pernambucana”. Ela anunciou que a Prefeitura do Recife, que é uma gestão do PSB, não vai mais aceitar a queima de fogos com estampido nos eventos oficiais. “Momentos depois de ter anunciado a minha filiação eu já estava colhendo os frutos da decisão, pois meu mandato defende os interesses dos animais e do meio ambiente”.
Notícias do Vereador
O Partido Socialista Brasileiro ganhou mais uma filiada dentre os parlamentares da Câmara Municipal do Recife. A vereadora Goretti Queiroz, que antes pertencia ao Partido Liberal, assinou sua ficha de filiação ao PSB nesta terça-feira (10). À tarde, durante a reunião plenária, a nova socialista repercutiu a novidade na tribuna da Casa de José Mariano.
Vítima de feminicídio, a jovem Mayara Estefanny Araújo, morta em consequência de ácido jogado no corpo dela, especialmente no rosto, pelo ex marido, agora dá nome a uma lei sancionada pelo poder Executivo, de número 18.627/19. A lei Mayara, que resultou na obrigação de controle sobre as vendas desses produtos, é de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PSC), e tramitou ano passado na Câmara do Recife como projeto de lei de número 84/19. Com a sanção do PLO, fica estabelecido o controle na comercialização de ácidos a pessoas físicas e jurídicas nos estabelecimentos localizados na cidade do Recife.
A vereadora Goretti Queiroz (PL) anunciou, no plenário da Câmara Municipal, que o prefeito Geraldo Julio vai ampliar o Hospital Veterinário do Recife. “Ainda esta semana ele entregará a expansão do hospital, para garantir um atendimento mais eficaz para toda a população”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira 918). O HVR funciona atualmente, segundo ela, com apenas 40% da sua capacidade.
Por recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife acatou e não haverá mais queima de fogos de artifício com estampido nas festas de final de ano da cidade. A vereadora Goretti Queiroz (PSC) comemorou a decisão, que segundo ela vai poupar animais, idosos, doentes e crianças autistas dos transtornos provocados pelo barulho. Ela disse na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara do Recife, que essa decisão acertada veio com a pressão da sociedade e a luta dos movimentos da causa animal. A recomendação foi feita pelo promotor Ricardo Coelho, da Promotoria de Meio Ambiente.
Repercutir a conquista de um projeto de sua iniciativa na 30ª edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, voltado para as ações de defesa do meio ambiente. Foi esse o objetivo do discurso realizado pela vereadora Goretti Queiroz (PSC) na tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (10). Desde 2015, a parlamentar – que é ativista da causa – mantém o projeto SOS Cavalos, que levou o terceiro lugar da categoria “Bem-estar animal” do prêmio.
O fechamento do Portal OP9, vinculado ao Sistema de Comunicação Opinião, desempregando profissionais jornalistas e estagiários em início de carreira, mereceu nota de repúdio da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Ela também se manifestou, na tarde desta terça-feira (10), na Câmara do Recife, contra a Medida Provisória 905, editada pelo governo federal extinguindo o registro profissional de jornalistas. “Agora sem diploma e sem registro”.
Vinda de uma família de trabalhadores rurais, composta por dez irmãos (seis homens e quatro mulheres), a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena, nasceu no Engenho Cajabussú, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Filha de José Martins de Sena (in memoriam) e Brasilina Maria da Conceição Sena, chegou à cidade de Moreno em 20 de janeiro de 1964. E na manhã desta segunda-feira (2), a reitora tornou-se recifense de direito, recebendo o Título de Cidadã, sob a iniciativa da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Autoridades, alunos, familiares, amigos e professores prestigiaram a solene na Casa de José Mariano. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu o evento.
A vereadora Goretti Queiroz (PSC) repercutiu, na reunião ordinária desta quarta-feira (27), a audiência pública que participou na Comissão Especial de Direito dos Animais, da Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater o projeto de lei 1095/2019, que trata do aumento de penalidade para quem comete maus tratos a animais. “Com duração de quatro horas e meia, a audiência foi realizada terça-feira, sendo bastante proveitosa. Por essa razão, não pude comparecer às importantes votações realizadas terça-feira nesta Câmara Municipal do Recife sobre os projetos da leis orçamentárias para o próximo ano”, justificou-se.
Um ato de extrema violência praticado contra um cão na cidade de Itapetim, Sertão do Estado, levou a vereadora Goretti Queiroz (PSC), a elaborar uma petição para o Ministério Público de Pernambuco, denunciando o crime e pedindo a prisão de uma senhora que agrediu o cão com uma faca peixeira, e depois praticou apedrejamento até a morte do animal. Ela disse na tarde desta terça-feira (19), na Câmara do Recife, que o ataque se deu a um cão sem raça definida e a ação foi totalmente filmada. “As imagens são horríveis e chocantes”.
Às vésperas do Dia Nacional do Músico, quando tradicionalmente também se comemora a padroeira da categoria, Santa Cecília, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) homenageou a cena autoral do Recife, que é considerada uma das mais consistentes do País. Goretti realizou uma reunião solene, no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (21) e entregou diploma ao mérito a 47 artistas (cantores e compositores), divulgadores, técnicos de som, bandas e entidades ligadas à música, como forma de reconhecimento ao trabalho artístico.
A vereadora Goretti Queiroz (PSC) lembrou o dia 3 de novembro de 1932, data em que foi instituído o direito ao voto feminino no Brasil, representando o direito à igualdade entre todos. Ela disse na tarde desta segunda-feira (4), na Câmara do Recife, que se sentia representada pela data. “Há 87 anos ganhamos o direito de votar nas eleições nacionais por meio do Código Eleitoral Provisório, de 1932, mas a conquista não foi completa. O Código permitia apenas que mulheres casadas, com autorização do marido, viúvas e solteiras com renda própria, votassem”.
Com nove meses de mandato na Câmara do Recife, a vereadora Goretti Queiroz (PSC), que assumiu no lugar do ex-vereador Wanderson Florêncio, eleito deputado estadual, fez balanço de seu trabalho. Ela disse na tarde desta quarta-feira (13), na Casa José Mariano, que nesse curto espaço de tempo aprovou 20 projetos de lei, dos quais seis foram sancionados pelo Executivo, tornando-se lei. Tem mais. Aprovou 199 requerimentos, cinco decretos legislativos e realizou três audiências públicas.
Membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife, os vereadores João da Costa (PT), Augusto Carreras (PSB) e Goretti Queiroz (PSC) se reuniram nesta terça-feira (29) para discutir e votar pareceres a projetos que tramitam na Casa de José Mariano. Ao todo, foram votados os pareceres a 22 propostas – apenas um foi pela rejeição.
Mais de quatro mil crianças participam do projeto de inclusão de alunos especiais desenvolvido pela gestão municipal. Segundo a vereadora Goretti Queiroz (PSC), são mais de 280 professores especializados no atendimento de crianças especiais junto com 289 agentes de apoio já contratados, tornando o Recife pioneiro e referência nesse atendimento. Ela disse na tarde dessa quarta-feira (16), na Câmara do Recife, que conheceu o trabalho realizado nessas unidades através de um aluno com paralisia cerebral, Alisson Gabriel, 13 anos. Mesmo sem coordenação motora e com outras dificuldades como auditiva, ele escreveu um livro e fez um vídeo com auxílio de tecnologia, cedida às escolas pela PCR.
Na noite desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal do Recife realizou a sexta edição do “Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira” para reconhecer, divulgar e incentivar a atuação dos profissionais e entidades ligadas à saúde do município. A comenda está prevista na Lei Municipal nº 17.708/2011, que foi originada em projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PSD). Foram 36 homenageados e o evento foi bastante prestigiado. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados. “Sinto-me feliz por ser o autor desta iniciativa, que possibilita a concessão da Medalha Fernando Figueira pelos nobres parlamentares a esses verdadeiros anjos da guarda”, ressaltou Gilberto Alves. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solenidade.
Agora é lei: o 17 de Maio foi instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife como o Dia do Catador. A vereadora Goretti Queiroz (PSC), autora do projeto de lei que originou a legislação, comemorou a sanção da Lei Municipal 18.637/2019. Ela agradeceu ao prefeito Geraldo Julio que sancionou a lei cujo objetivo é reconhecer a importância desses trabalhadores. “Os catadores são essenciais para a preservação da natureza, manutenção do bem estar da sociedade, e zelo pelo Recife. Por isso, são merecedores de nossa justa homenagem”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (14).
Conforme a Lei Federal nº 12.092, o Dia Nacional do Cerimonialista passou a ser comemorado anualmente no dia 29 de outubro e a vereadora Goretti Queiroz (PSC) fez questão de celebrar a data, na noite desta terça-feira (29), na Câmara. “Hoje, os verdadeiros maestros dos bastidores viram protagonistas. Fazendo uma analogia com uma orquestra, o cerimonial seria o regente e eu não poderia deixar essa data passar em branco, sabendo da importância desses profissionais na condução dos eventos”, enalteceu a parlamentar. O vereador Samuel Salazar (sem partido) presidiu a solenidade.
Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (21) para falar sobre o desastre envolvendo as manchas de óleo que têm contaminado a costa nordestina. Ela disse que seu gabinete está pronto para contribuir na operacionalização das ações voluntárias que têm tentado reverter a poluição das praias.
Chamar a atenção para o preconceito vivido pelas pessoas que sofrem de uma doença do tecido conjuntivo, sem cura e de causas genéticas, que pode até levar à morte. Essa é a proposta da Semana de Conscientização da Epidermólise Bolhosa, que acontece em Pernambuco neste mês. O evento foi destacado na Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), pela vereadora Goretti Queiroz (PSC), que deve realizar uma audiência pública sobre o tema.